Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

Recordista no Engenhão, Jefferson reforça amor ao Bota



Goleiro já é o segundo jogador com mais partidas disputadas no Engenhão, atrás apenas do lateral-direito Alessandro


Mesmo sem atuar em casa neste domingo, o goleiro Jefferson, do Botafogo, já é o segundo jogador com mais atuações no Engenhão em todos os tempos. Atrás apenas do lateral-direito Alessandro, que deixou o Alvinegro em 2011, ele chegou a 82 jogos na casa alvinegra.

Jefferson, que estreou no estádio em 2009, durante a Taça Guanabara (empate em 0 a 0 com o Fluminense), porém, minimizou o fato de poder alcançar Alessandro ainda neste ano, e reforçou que o mais importante é o amor ao clube que defende.
- Não é questão de bater a marca do Alessandro ou qualquer outro. O que pretendo é, cada vez mais, fazer história no Botafogo e, consequentemente, essas marcas vão acontecer. O importante é vestir a camisa do Fogão. Assim, vamos batendo as marcas que são importantes para a carreira - afirmou, em entrevista ao site oficial do Alvinegro.

O goleiro, que já disputou 237 partidas pelo Alvinegro, mais do que qualquer outro jogador do atual elenco, elogiou o Engenhão por sua modernidade, beleza e capacidade de receber jogos importantes:

- É um estádio aconchegante, bem elaborado e que está suportando bem os jogos. Impressiona a todos. Quem vai lá, tira foto, quer guardar uma recordação. É um grande estádio onde todos gostariam de jogar. Sem dúvida é um orgulho para nós podermos jogar lá.

Fonte: LANCENET

Botafogo anuncia rodízio das novas camisas para as próximas partidas



Uniforme branco, lançado na última segunda, estreará diante do Boavista, e outros dois estarão nas decisões de vaga. Na quarta, haverá até sorteio


Botafogo novos uniformes (Foto: Satiro Sodré / Agif)


Para dar continuidade à divulgação dos novos uniformes, o Botafogo definiu uma espécie de rodízio para os próximos três jogos entre as camisas branca, preta e listrada. Neste domingo, contra o Boavista, em São Januário, a primeira fará sua estreia, fechando a fase de grupos. A partida, que teria pouco apelo, também marcará a centésima partida do ídolo Loco Abreu pelo clube. Na quarta-feira, pela Copa do Brasil, a negra estará em campo e a tradicional, na semifinal da Taça Rio.

A diretoria transformou o lançamento da coleção da Puma em uma grande ação de marketing. A festa, na última segunda-feira, movimentou a sede de General Severiano, com uso de muita tecnologia. Diante do Guarani, no Engenhão, haverá sorteios da camisa, quiz no pré-jogo e exibição do Conteúdo Único, programa de TV do Alvinegro. A campanha foi nomeada "3, 2, 1.. FOGO".

Novos uniformes do Botafogo foram apresentados pelo elenco, segunda-feira (Foto: Satiro Sodré / Agif)

- Depois da apresentação formal, via imprensa, chegou a hora de a nossa torcida conhecer presencialmente os novos uniformes - afirmou o diretor de marketing, Marcelo Guimarães.

Por GLOBOESPORTE.COM

Oswaldo de Oliveira pede atenção especial com atacante Somália

Treinador do Botafogo orienta jogadores sobre o perigo das bolas aéreas na partida deste domingo, contra o Boavista


Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Agif)
O Botafogo não quer deixar escapar o favoritismo na partida deste domingo, às 16h, contra o Boavista, em São Januário, e vai tentar acabar a primeira fase da Taça Rio no primeiro lugar do Grupo A. Para que isso aconteça, o técnico Oswaldo de Oliveira vem conversando bastante com os jogadores sobre os pontos fortes do adversário, que conta com o experiente atacante Somália.

Para evitar surpresas, o treino da manhã deste sábado também teve um trabalho de posicionamento nas jogadas de bolas aéreas. Segundo o lateral Lucas, o comandante pediu atenção especial com o atacante.
- O Somália é um atacante de referência dentro da área e também sabe sair para buscar o jogo. Ele (Oswaldo) pediu atenção na bola aérea na partida deste domingo para que não soframos gols - disse o jogador, que não se abateu com as vaias na última partida do Carioca:

- Fiquei tranquilo. Sabemos que o futebol tem esses momentos. Foi um lance em que eu tentei tirar a bola e sobrou para o atacante deles. Depois, algumas pessoas pegaram no pé, mas não foi a torcida do Botafogo, que é grande. O importante é saber passar por isso. Agora tenho outro jogo para continuar mostrando meu futebol. Cada partida é uma situação.

A provável escalação do Botafogo para o confronto desse domingo tem: Jefferson, Lucas, Brenner, Fabio Ferreira (Matheus) e Renan Lemos; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Elkeson; Loco Abreu.

somália fluminense x boavista (Foto: Satiro Sodré/Agif/Agência Estado)

Por Felippe Costa/GE

Com Luciano Huck, garoto chora ao encontrar Loco Abreu e passa em peneira no Botafogo


Neste sábado, o programa “Caldeirão do Huck” exibiu o quadro “Peneira” com o garoto botafoguense Marcos Jonatha. Antes de tentar a sorte nas categorias de base do alvinegro, o jovem teve a oportunidade de conhecer o atacante Loco Abreu e o ator Rodrigo Santoro, protagonista do filme “Heleno”.


Foto: Reprodução/TV

Jonatha se emocionou principalmente ao encontrar o uruguaio, que foi bastante atencioso com ele. O garoto teve a oportunidade de se preparar para a peneira no vestiário do atacante antes de ir para o campo.

Depois de marcar um golaço de pé direito, Jonatha foi aprovado pelo técnico do sub-13 do clube carioca. Após cair nas graças também de Abreu e de Santoro, o garoto ainda terá de passar por mais uma fase da peneira antes de integrar a base do Botafogo.

O quadro fez bastante sucesso no Twitter. Enquanto era exibido, os termos “Caldeirão” e “Loco Abreu” apareceram entre os mais comentados da rede social no Brasil.

Blog UOL Esporte vê TV





Vaias da torcida não abalam Lucas no Botafogo



Lateral-direito encara situação vivida com naturalidade


Lucas - Botafogo (Foto: Wagner Meier)Não é de hoje que Lucas vem sendo perseguido pela torcida do Botafogo. Habituando-se às vaias na últimas partidas, o lateral-direito encara a situação com naturalidade. O camisa 2 alvinegro garante não estar abalado.

- Estou tranquilo. A gente sabe que o futebol tem desses momentos. Tudo começou em um lance que tentei tirar a bola, mas peguei mal e a bola acabou sobrando para um adversário. Daí, vieram as vaias. Mas não foi a torcida do Botafogo toda. A torcida do Botafogo é muito grande. Vaia é chato? É chato... Mas foi só uma parte da torcida. Ainda bem que já tem outro jogo. É eu não vacilar mais - disse.

A nova chance de Lucas fazer as pazes com a torcida do Botafogo é neste domingo, quando o time encara Boavista, em São Januário.

LANCEPRESS!

Poupando três, Oswaldo de Oliveira não confirma o Botafogo


Oswaldo de Oliveira no treino do botafogo (Foto: Marcos Tristão / Ag. O Globo)
O técnico Oswaldo de Oliveira não quis confirmar, após o treino deste sábado, o time do Botafogo para o duelo de domingo, às 16 horas (de Brasília), contra o Boavista em São Januário, pela última rodada da Taça Rio. O Glorioso já está assegurado nas semifinais e vai preservar alguns titulares, como o zagueiro Antônio Carlos, o lateral esquerdo Márcio Azevedo e o atacante argentino Herrera, todos pendurados com dois cartões amarelos.

A principal dúvida do treinador está no aproveitamento ou não do volante Lucas Zen, que não participou do treino deste sábado por causa de dores na perna direita. O jogador foi relacionado e vai se submeter a um teste de vestiário, uma vez que é visto como o substituto de Marcelo Mattos, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na vitória de 3 a 1 sobre o Friburguense.

A tendência é que Lucas Zen jogue, pois que nenhuma lesão foi diagnosticada. Mas caso ele seja vetado, Oswaldo pode adotar o esquema com três zagueiros, com Matheus Menezes formando trio com Fábio Ferreira e Brinner, substituto de Antônio Carlos. A vaga de Márcio Azevedo será preenchida pelo jovem Renan Lemos, relevado nas categorias de base do clube.

No ataque, sem Herrera, Loco Abreu jogará isolado, sendo ajudado pelos avanços do trio de meias, composto por Andrezinho, Fellype Gabriel e Elkeson.

Apesar de apresentar um quadro de cansaço muscular, o lateral direito Lucas será escalado, pois ele, suspenso, não participará do jogo de volta pela segunda fase da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, contra o Guarani-SP. Na ida o Alvinegro ganhou por 2 a 1.

Dessa maneira, a tendência é o Botafogo entrar em campo neste domingo com a seguinte escalação: Jéfferson; Lucas, Brinner, Fabio Ferreira e Renan Lemos; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Elkeson; Loco Abreu. Após o treino deste sábado os jogadores seguiram diretamente para a concentração. O Glorioso é o segundo colocado do Grupo B com 17 pontos, um a menos que o Flamengo, que no mesmo horário encara o Americano.

Gazeta Press

Dia em família: Oswaldo leva filho ao treino, vira goleiro e até o orienta


Treinador do Botafogo aproveita momento tranquilo durante o trabalho deste sábado para ficar com o pequeno Guilherme

Oswaldo de Oliveira e o Filho Guilherme, Botafogo (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)

O técnico Oswaldo de Oliveira aproveitou o treinamento mais tranquilo do Botafogo na manhã deste sábado para levar o seu filho mais novo ao Engenhão. Antes do início das atividades em campo, ele foi com o pequeno Guilherme, de 5 anos, para um dos gols do campo anexo do estádio para brincar. Como goleiro, o paizão orientava o seu pupilo na hora dos chutes. Enquanto isso, os jogadores observavam de longe e motivavam o menino.

- Já fez quantos gols, Guilherme? – perguntou um deles.

Oswaldo de Oliveira orienta o filho Guilherme a como dar um chute (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)

O treinador, de 61 anos, tem outros dois filhos de seu primeiro casamento: uma mulher e um homem, ambos já adultos. Animado, o pequeno não dava nem tempo da bola parar no gramado e já tentava o gol. Depois de alguns erros, Oswaldo de Oliveira foi em sua direção para orientá-lo a chutar com o peito do pé. O papo durou alguns minutos, antes de o pai ir para o centro de campo conversar com os jogadores.

O Botafogo enfrenta o Boavista, às 16h, deste domingo, no Estádio de São Januário, pela última rodada da Taça Rio. A vitória pode fazer a equipe acabar a fase em primeiro do Grupo A. Com um ponto a mais, o Flamengo joga no mesmo horário contra o Americano.

Por Felippe Costa/GE

Mais do que a liderança, Lucas diz que vitória já será importante



Lucas cita malícia para ir ao ataque: 'Não adianta chegar 15 vezes e errar'Lateral do Botafogo reconhece que primeiro lugar no Grupo A é o objetivo, mas que o resultado positivo vai continuar dando confiança ao grupo

O Botafogo entra em campo na tarde deste domingo para enfrentar o Boavista e, consequentemente, tentará o primeiro lugar do Grupo A da Taça Rio, que hoje é do Flamengo. Mesmo se o objetivo não for alcançado, o lateral Lucas diz que a vitória já será importante para que a equipe possa chegar nas semifinais da Taça Rio ainda mais confiante.

- É sempre bom estar vencendo, pois dá confiança e credibilidade para a equipe. Esperamos conquistar a liderança, mas o resultado positivo já será importante. A torcida pode apostar no grupo, pois é muito forte e trabalhador - disse.

Quanto à opção do técnico Oswaldo de Oliveira de poupar alguns jogadores da partida tão importante, Lucas minimiza o fato e faz questão de elogiar os companheiros que estão entrando.

- Garantimos a classificação e é importante poupar alguns jogadores. Teremos uma série de jogos pela frente. Os que estão entrando também querem mostrar serviço e têm condições para isso - afirmou.

O Botafogo enfrenta o Boavista, às 16h (de Brasília), deste domingo, no estádio de São Januário. Com 17 pontos, a equipe de General Severiano precisa vencer o jogo e torcer por um tropeço do Flamengo, que lidera o grupo com 18 e encara o Americano no mesmo horário.

Por Felippe Costa/GE

Oswaldo escala equipe para encarar Boavista, e Elkeson dá susto no treino


Apoiador cai no gramado reclamando de dores no tornozelo, mas é atendido e segue normalmente com as atividades, neste sábado

O Botafogo realizou na manhã deste sábado o último treino antes de enfrentar o Boavista, no domingo, às 16h, em São Januário, em jogo que pode dar a primeira colocação ao time no Grupo A da Taça Rio. A atividade, feita no campo anexo do Engenhão, foi marcada por muita conversa e pelo trabalho tático. Durante uma roda de “bobinho”, o meia Elkeson chegou a cair no gramado reclamando de dores no tornozelo, mas logo foi atendido e continuou normalmente em campo.

Treino do Botafogo, Elkeson (Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)
Treino do Botafogo teve queda de Elkeson, que logo depois ficou recuperado e continuou as atividades
(Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)
Antes de entrar em campo, como de praxe, o técnico Oswaldo de Oliveira passou um vídeo para os jogadores e falou sobre as jogadas mostradas. A conversa durou cerca de 40 minutos. Em campo, o time fez uma movimentação baseada nas bolas aéreas.
O zagueiro Fabio Ferreira treinou pouco, mas não deve ser problema. Os atletas ainda praticaram cobranças de pênalti, que podem ser necessários na semana que vem, nas decisões contra o Guarani, pela Copa do Brasil, e na semifinal da Taça Rio, com adversário ainda a ser definido neste fim de semana. Os destaques foram Fellype Gabriel, que teve 100% de aproveitamento, e Loco Abreu, que de três chutes acertou dois.

Exame de Lucas Zen não aponta lesão

Lucas Zen, que sentiu dores na perna direita na sexta, passou por um exame e o resultado não apresentou lesão. O volante, que não treinou em campo com o restante do grupo, deve ser confirmado para enfrentar o Boavista. A escalação do Botafogo é: Jefferson, Lucas, Brinner, Fabio Ferreira e Renan Lemos; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Elkeson; Loco Abreu. Antônio Carlos e Márcio Azevedo serão poupados, e Marcelo Mattos está suspenso.

Por Felippe Costa/GE

Renovação de Felipe Menezes vira pedido do chefe, e Botafogo analisa



Oswaldo de Oliveira enaltece técnica do meia, diz que o quer a seu lado, mas ressalta que ainda tem de 'ultrapassar limites'. Contrato vai até junho

Felipe Menezes no treino do Botafogo (Foto: Fabio Castro / Divulgação Agif)

Reserva de luxo desde que chegou ao Botafogo, em junho, Felipe Menezes, emprestado pelo Benfica-POR, não conseguiu se firmar nem conquistou a torcida com sua habilidade, que no Goiás, entre 2007 e 2010, havia lhe garantido destaque. Mas tem um fã importante: o técnico Oswaldo de Oliveira, que o acompanha atentamente e tem na ponta da língua um dos maiores elogios que um jogador de sua posição poderia ganhar. Por isso, pede a renovação do contrato.

- Tecnicamente, é o melhor jogador que eu tenho no Botafogo. Falei para ele isso. Só que uns demoram mais, outros menos para se firmar. Quero ele ao meu lado e a manutenção desse jogador no elenco. Confio muito nele - afirmou o chefe, que admite que precisa haver melhora.

Felipe Menezes é opção no banco do Botafogo desde que chegou (Foto: Fabio Castro / Divulgação Agif)

- Por outro lado, ele tem que ultrapassar alguns limites, e acho que ele pode conseguir. Acertar ainda mais passes, fazer mais gols, em suma, ser decisivo - avaliou.

Tecnicamente, é o melhor jogador que eu tenho no Botafogo. Eu o quero ao meu lado. Mas tem que ultrapassar alguns limites, e acho que ele pode conseguir. Acertar ainda mais passes, fazer mais gols, em suma, ser decisivo"

Oswaldo de Oliveira

Destro, Felipe Menezes marcou seus cinco gols pelo Alvinegro - um deles este ano - com o pé esquerdo, mostrando versatilidade. Mas costuma ser criticado pela lentidão na armação. A falta de ritmo também não tem ajudado. Na temporada, entrou em dez ocasiões, apenas três delas como titular. Gols, mesmo, só no jogo-treino contra o Boavista, adversário deste domingo, pela Taça Rio, antes do início da competição, há três meses. Ele ficará no banco de reservas novamente.

No último treino, mostrou entrosamento com Caio e ajudou muito os reservas a empatarem o coletivo com os titulares em 2 a 2, na sexta-feira. Seu desempenho também foi citado por Oswaldo.

A diretoria do Glorioso não descarta a possibilidade de estender o vínculo do meia, que se encerra em dois meses. Mas sabe que ouvirá uma exigência financeira dos portugueses, o que deve complicar a negociação. O caso está sendo analisado pelo departamento de futebol e só começará a ter um desfecho em maio. Para o setor, Oswaldo não pode reclamar de reforços, pois conta com Andrezinho, Fellype Gabriel, Elkeson, Maicosuel, Cidinho e Jeferson.

Por André Casado Rio de Janeiro

Botafogo deve anunciar acerto com Wellington no começo da semana



Lateral entra em acordo com clube, e contrato com o Resende está no fim


Wellington do Resende (Foto: Divulgação / Site Oficial do Resende)A diretoria do Botafogo está muito próxima de oficializar a contratação do primeiro reforço para o segundo semestre. O lateral-direito Wellington, de 24 anos, tem tudo para chegar por empréstimo já no início da semana. Clube e jogador entraram em acordo, e o Resende, pelo qual disputa o Carioca, já não terá mais contrato com ele após a competição.

Uma reunião nesta semana adiantou a negociação, que tem o aval do técnico Oswaldo de Oliveira. Segundo o comandante, partiu de sua própria indicação a busca por Wellington, no fim de março.

- Vi o jogo dele, contra o Flamengo, e pedi para que fosse observado - comentou.

As dificuldades no mercado fizeram com que o Alvinegro recuasse na busca por um lateral mais experiente. Mas a necessidade de ter mais uma opção para o setor, que só conta com Lucas, já na Copa do Brasil agilizou as tratativas com Wellington, carioca, revelado pelo Grêmio e que passou por Olaria e Madureira. De acordo com os planos, ainda faltam um zagueiro e um lateral-esquerdo.

Até o meio da semana, o camisa 2 disse que ainda não havia sido avisado de que a transferência estava perto de acontecer. Mas mostrou-se muito animado em retornar a um grande clube:

- Pensar em voltar a um time importante, de camisa, como o Botafogo, é um sonho. O futebol é feito disso, e sabia que estava dando um passo atrás para dar dois à frente depois.

Por André Casado/GE

Lucas Zen volta a ficar fora de treino do Botafogo

Volante sentiu dores na coxa direita na última sexta-feira, mas deve jogar domingo contra o Boavista


Lucas Zen - Botafogo (Foto: Gilvan de Souza)Depois de sentir dores na coxa direita no treino da última sexta-feira, Lucas Zen voltou a firar fora do treinamento do Botafogo na manhã deste sábado, no Engenhão. Ele ficou apenas na academia fazendo exercícios. O volante passou por exames detalhados na sexta mesmo e não foi constatado nenhum tipo de lesão. Desta maneira, deverá estar em campo no domingo, diante do Boavista, em São Januário, fazendo a dupla de contenção no meio de campo alvinegro com Renato.

Quem é, de fato, dúvida é Fábio Ferreira. O zagueiro também havia sentido um incômodo na sexta e, neste sábado, chegou a ir a campo para participar de algumas atividades. Fez o recreeativo e um trabalho técnico. Porém, ficou fora da última parte, que foi um treino tático de ataque contra defesa.

Caso Fábio Ferreira não possa jogar, a dupla de zaga será formada por Brinner (já confirmado no lugar de Antônio Carlos, poupado) e Matheus Menezes.

Já Loco Abreu, na véspera de completar 100 jogos pelo clube, treinou com muita desenvoltura.

Leia mais no LANCENET

Oswaldo elogia novatos Brinner e Renan Lemos

Jogadores, que serão novidades na escalação titular do Botafogo diante do Boavista, recebem reconhecimento do técnico


Oswaldo admite mudanças, mas faz mistério com nomesAs duas principais novidades na escalação do Botafogo para o jogo diante do Boavista, neste domingo, em São Januário, foram elogiadas pelo treinador Oswaldo de Oliveira. Brinner e Renan Lemos vão receber uma chance no onze inicial botafoguense, pelas mãos do técnico alvinegro.

Oswaldo falou sobre o zagueiro Brinner, de 24 anos, que se destacou nos treinos na última semana. Embora seja do tipo calado, o jogador, de 1,89m, intimida pela pujança física e pela força demonstrada dentro de campo. Para o técnico, um líder em potencial:

- O Brinner é muito tímido e isso até me confundiu. Mas dentro de campo, tem uma participação muito ativa. Até no banco ele assume uma postura de líder. Ele tem uma consciência grande do posicionamento da defesa, gradativamente ele tem crescido nos treinamentos e se aproximado bastante da condição de jogo.

Em relação ao jovem Renan Lemos, de apenas 19 anos, Oswaldo chegou a citar os problemas pelo qual a lateral esquerda alvinegra atravessava quando o treinador chegou ao clube. Com a saída de Cortez para o São Paulo, o plantel só tinha Márcio Azevedo, em má fase, para a posição.

- Quando conversamos pela primeira vez, o Botafogo e eu, estava preocupado com a saída do Cortez e com a situação pela qual Márcio Azevedo passava no momento. Me preocupava muito com a lateral esquerda, e me falavam do Renan: "Ele é muito novinho, franzino". Mas tem treinado muito bem e evoluído bastante - afirmou o comandante.

Brinner chegou ao Alvinegro em dezembro, vindo do Paraná, e já fez dois jogos neste ano, tendo ficado no banco em todos os outros do Alvinegro na temporada. Já Renan Lemos só jogou uma partida pelo profissional do clube, em 2011. Na atual temporada, ficou no banco por uma vez, apenas.

Leia mais no LANCENET!

Loco Abreu chega a seu 100º jogo pelo Botafogo


Uruguaio alcançará a marca histórica neste domingo, contra o Boavista, no clube em que passou mais tempo na carreira


Uma marca que, acima de tudo, destaca identificação. Neste domingo, contra o Boavista, Loco Abreu completa 100 jogos com a camisa do Botafogo. Aos 35 anos – dois anos e quatro meses deles no Alvinegro –, o uruguaio tem contrato com o Glorioso até junho de 2014 e mostra felicidade por isso. A estatística centenária é vista para o camisa 13 como consequência de um tempo alegre.


Em papo com a reportagem do LANCENET! na última segunda-feira, quando foi modelo no lançamento dos uniformes do Botafogo para 2012, El Loco foi direto ao comentar sobre a proximidade do seu jogo 100.

– É uma estatística legal, porém o mais importante disso é desfrutar o jogo. E desde que cheguei estou desfrutando o dia a dia no Botafogo, a estrutura do clube. Desfrutando o que se faz, os números chegam de forma natural – comentou Loco Abreu.

Até chegar ao Botafogo, El Loco havia atuado por 16 clubes. Seu recorde anterior pelo mesmo time era de 72 partidas feitas pelo San Lorenzo, da Argentina, em duas passagens (1996-1997, 2000-2001). No Rio de Janeiro criou raízes: caiu nas graças de uma torcida supersticiosa como ele, foi campeão com quatro meses de casa, virou ícone de marketing e até mesmo referência cultural, o que se nota pelo discurso nas entrevistas.

– Na Espanha, o Real Madrid empatou em casa no domingo e a torcida aplaudiu o time, o que foi destacado pela imprensa. Essa mentalidade da torcida e da imprensa só transmite forças – disse El Loco, modesto:

– O time não é só Abreu. E está muito bem, fazendo muitos gols.

VOLTA AO PALCO DEPOIS DE VAIA

No jogo 100, Abreu volta a São Januário, palco no qual levou as primeiras vaias pelo Botafogo. Na última partida alvinegra no estádio, contra o Volta Redonda, em 4 de março deste ano, o uruguaio recebeu a reprovação de pequena parte da torcida ao ser substituído durante o segundo tempo da vitória do Glorioso por 3 a 1.

Apesar das críticas, o ano tem sido de bola na rede para Loco Abreu. A média de gols do atacante na atual temporada é melhor do que a obtida nos dois últimos anos. Em 2012, são 0,63 gols por confronto em média. Loco tem sete gols no ano e no elenco só está atrás de Herrera, com 11 tentos.

OS 13 MOMENTOS DE LOCO ABREU NO BOTAFOGO

1. Carinho na chegada

Em 3 de janeiro de 2010, o Botafogo anunciou Abreu. Cerca de 50 torcedores fizeram festa no aeroporto. No dia 6, El Loco foi apresentado em grande festa em General Severiano e recebeu a camisa 13 das mãos do ídolo Zagallo.

2. Estreia para esquecer

Na terceira rodada da Taça Guanabara, El Loco pouco conseguiu fazer para evitar a goleada sofrida por 6 a 0 contra o Vasco. O atacante saiu no intervalo.

3. Redenção rápida

No encontro seguinte de Loco Abreu com o Vasco, só alegria. Em plena decisão da Taça Guanabara, o camisa 13 marcou e fechou triunfo por 2 a 0.

4. Cavadinha histórica

Na decisão da Taça Rio, contra o Flamengo, o uruguaio imortalizou a cavadinha. O pênalti resultou no gol do título carioca em vitória por 2 a 1 e tornou Abreu ídolo. Anteriormente, o rival havia feito do Bota três vezes vice.

5. Juntos no Mundial

A celeste foi até a semi e levou os alvinegros ao delírio. Na volta do Mundial, o marketing do clube preparou camisa parecida com a do Uruguai e a peça virou fenômeno: cerca de 50 mil peças vendidas.

6. Ruído com técnico

Em 1 de setembro de 2010, Joel Santana e Loco discutiram no banco após o técnico tirar o atacante durante segundo tempo contra o Prudente. Dias depois, o Alvinegro derrotou o Santos com gol de Abreu e o atacante mostrou o escudo do clube em sua “segunda pele”, camisa que guarda seus tesouros na vida.

7. Problema clínico

Em fevereiro de 2011, uma inflamação no nervo ciático fazia Abreu sentir dores lombares. Porém o problema não se agravou e El Loco voltou aos gramados em pouco menos de um mês.

8. Joel sai, Loco capitão

Loco Abreu já disse em entrevistas que sua diferença com Joel Santana era apenas por questões táticas. Porém, com a saída de Joel Santana e a chegada de Caio Junior, no fim de março de 2011, o camisa 13 logo virou capitão do time.

9. Briga em campo

Contra o Avaí, pela Copa do Brasil, Loco saiu no braço com Marquinhos, do rival, ao fim da partida. O adversário disse a Abreu: “Chupa, gringo”.

10. América alvinegra

Ao festejar o título da Copa América, Abreu levou a bandeira do Botafogo para todos os lados na premiação.

11. Tempo de recordes

Em setembro de 2011, Abreu fez do Botafogo o time pelo qual mais atuou e o que mais balançou a rede na carreira.

12. Vilão em pênaltis

Do fim do ano passado até hoje, nos últimos cinco pênaltis batidos por El Loco, quatro acabaram sendo perdidos.

13. Novo fôlego

Em março, Loco ficou três semanas em trabalho de recuperação física especial.

BATE-BOLA

Loco Abreu

Atacante do Botafogo

Como você avalia o comportamento ofensivo do time no ano?

Estamos bem, no caminho certo. A gente treina para o Botafogo fazer gol, ganhar, ser campeão. Botafogo não faz gol, Herrera não faz gol, não faz Abreu, mas o time faz gol. Vamos valorizar o elenco.

Você acredita que existe uma análise equivocada da equipe?

Creio que sim. Não dá para fazer uma avaliação do time em números com Abreu ou sem Abreu. O time se analisa pelo grupo.

O que tirar desses 100 jogos?

É seguir trabalhando com dedicação... E a gente trabalha fortemente pelo bem do Botafogo.

Leia mais no LANCENET/ Vinícius Perazzini