Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

Jobson fará novo exame nesta quarta para certificar que lesão está curada



Atacante deu piques no campo, esta manhã, e Oswaldo está na expectativa


Jobson no treino do Botafogo (Foto: Marcos Trisão / Ag. O Globo)Aparentemente recuperado da lesão na altura do glúteo, que o afastou das atividades regulares por quase duas semanas, Jobson fará um novo exame, nesta quarta-feira. O objetivo é certificar que o edema desapareceu para o atacante poder avançar nos trabalhos físicos aos quais vêm sendo submetido desde segunda. Por ora, apenas corridas ao redor do campo estão liberadas. Nesta manhã, foram dezenas de piques.

Se estiver 100% curado, o xodó alvinegro deve voltar a treinar com bola entre quinta e sexta-feira e matar a saudade. O Botafogo ainda planeja uma reunião para oficializar sua reintegração, após o caso de indisciplina ocorrido quase paralelamente à descoberta do problema muscular. Na ocasião, Jobson discordou de um procedimento, discutiu com o fisiologista Altamiro Bottino e foi multado em 20% do salário.

Quem confirmou o exame de imagem foi o técnico Oswaldo de Oliveira, que começa a fazer planos para utilizá-lo aos poucos novamente, muito provavelmente já na próxima semana.
- Ele está se recuperando bem, vamos conferir se a lesão foi controlada e, se nada for detectado, não montaremos uma programação rápida para o Jobson voltar a jogar - afirmou.

Jobson ficou sete meses longe do futebol, cumprindo a parte final de sua suspensão por doping. Após passagens com altos e baixos por Atlético-MG e Bahia, retornou à General Severiano, mas só pôde atuar a partir de 6 de março. Desde então, marcou em gol em cinco partidas.

Por André CasadoRio de Janeiro

Mais completo que nunca



Oswaldo confirma Elkeson no Botafogo e planeja volta de Jobson aos gramados


Elkeson não treinou nesta terça, mas está confirmado na equipe contra o Guarani


Apesar de não ter participado do treinamento desta terça-feira, por causa de uma gripe, Elkeson está confirmado para a partida contra o Guarani, nesta quarta-feira, às 21h50, no Engenhão, pela Copa do Brasil. O treinador ainda revelou que por conta do resfriado o apoiador, inclusive, já se concentrou após o almoço, diferentemente dos demais jogadores que se devem se reapresentar no início da noite.
O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, revelou que o esquema de concentração da equipe será diferenciado para a partida desta quarta-feira, às 21h50, contra o Guarani, pela Copa do Brasil. Segundo o treinador, como o confronto terminará muito tarde, os jogadores não irão para suas casas, como de costume, mas voltarão para General Severiano. Lá, eles dormirão e treinarão na quinta-feira pela manhã.
 “O Elkeson está tranquilo. Amanheceu gripado, mas já está totalmente controlado. Ele já almoçou nesta terça aqui no Engenhão e foi direto para General Severiano para descansar. Vai para o jogo”, disse.
Jobson, por sua vez, ainda não tem condições de jogo. O atacante está em fase final de recuperação da lesão muscular na perna direita e precisa melhorar seu condicionamento físico. O jogador ficou cerca de uma semana sem ir ao clube após cometer um ato de indisciplina e ser suspenso pela diretoria.
O treinador afirmou que Jobson será reavaliado no fim dessa semana para constatar a evolução de sua lesão. Em seguida, a comissão técnica se reunirá para traçar um planejamento para o retorno do atacante ao time e continuar sua luta pela titularidade.
“Ele está se recuperando bem, fará um novo exame de imagem. A lesão está completamente controlada. O mais rápido possível, a partir desse momento, vamos fazer uma programação para que ele esteja bem rápido em condições de jogar”, afirmou.
O Botafogo terá uma semana com decisões pela frente. Nesta quarta, às 21h50, o Alvinegro enfrentará o Guarani, na partida de volta, pela Copa do Brasil. Já na quarta, às 18h30, o Glorioso medirá forças com o Bangu, pela semifinal da Taça Rio. Ambas as partidas serão realizadas no Engenhão. 
Bernardo Gentile/ UOL

Mais completo que nunca



Arma alvinegra, Márcio Azevedo comemora evolução defensiva e boa fase no Fogão



Com crescimento de Márcio Azevedo, lado esquerdo voltou a ser uma das armas alvinegras (Crédito: AGIF)Entre tantas, uma cena pode ser facilmente descrita como rotineira nos jogos do Botafogo. Com muita disposição no apoio e na marcação, Márcio Azevedo tem ganho praticamente todos os duelos individuais pelo seu setor. Não à toa, o lateral-esquerdo, antes visto apenas como apenas como uma arma ofensiva, tem se destacado como um dos líderes em desarmes do Carioca. 

"Sempre tive um pouco de dificuldade de marcar, com o tempo estou evoluindo. Lá no Atletico-PR, o treinador pedia para eu dar atenção na marcação. Estou aprimorando isso e hoje estou ajudando o Botafogo", contou o lateral-esquerdo ao Site Oficial. “Acho que marcar era uma característica que estava faltando em mim. E hoje estou conseguindo”, disse o jogador, que durante muito tempo atuou como ala no Sul, sem preocupações defensivas. 

Se na marcação a evolução de Márcio é notória, no ataque o lateral vem se tornando mais importante a cada jogo. Após se firmar como dono da posição, Azevedo se beneficiou do melhor entrosamento com os companheiros e da própria sequência de jogos. Antes menos utilizado, o lado esquerdo hoje conta com a mesma força do direito. 

“No começo do ano, a equipe sempre jogava pelo lado direito. Aos poucos, conseguimos fazer a equipe jogar mais pelos dois lados do campo. O Oswaldo pede muito isso. Conseguimos e estamos fazendo o Botafogo crescer”, analisou o lateral. 

O crescimento no setor defensivo fez bem ao camisa 6 do Fogão. Hoje, Márcio se considera um jogador muito mais completo que no começo da carreira. “Na frente sempre estive bem, sempre consegui atacar bem. Hoje, me sinto mais completo por também estar bem na marcação”, encerrou o lateral-esquerdo. 

Um dos jogadores que mais tempo atuou pelo Botafogo na temporada, Márcio Azevedo ficou de fora apenas no último jogo do Glorioso na fase de grupos da Taça Rio, por estar pendurado com dois amarelos. Na quarta-feira, contra o Guarani, pela Copa do Brasil, e no sábado, pela semifinal do returno do Carioca, porém, o jogador é presença mais que garantida. 

Rodrigo Paradella

Hora da verdade



Em semana decisiva, Oswaldo ressalta dificuldades do mata-mata



Oswaldo mostrou confiança no título inédito da Copa do Brasil (Crédito: AGIF)São os jogos decisivos que separam os que entrarão para a história dos deixarão seus nomes ligados a curtos momentos de um grande clube. No Botafogo, chegou a hora de todos aqueles que querem ser lembrados. Na quarta-feira, o Alvinegro luta pela classificação para as oitavas da Copa do Brasil, no Stadium Rio. No sábado, recebe o Bangu no mesmo estádio, pela semifinal do returno do Carioca. 

Para Oswaldo, jogos decisivos são totalmente diferentes dos comuns. Tranquilo para encarar a importante semana que o Glorioso terá pela frente, o treinador espera sair com sucesso da maratona. 

“São jogos absolutamente diferentes porque você prossegue, ou não, na competição. Tenho bastante experiência nisso, assim como a maioria dos jogadores. Não temos uma rotina para isso porque sabemos que cada dia é diferente. Mas temos que saber conviver para ter o melhor aproveitamento”, analisou. 

Um dos desafios alvinegros para a noite desta quarta-feira é começar a quebrar a escrita de nunca ter conquistado a Copa do Brasil. Rodado, o treinador do Fogão não vê o ineditismo do título como uma complicação para a campanha de seus comandados. 

“O Botafogo já se aproximou do titulo da Copa do Brasil. Além disso, é uma competição recente, não tem muitos ganhadores”, lembrou Oswaldo. “Ganha quem jogar melhor, nada a ver com o que aconteceu antes”, ressaltou o treinador. 

Apesar da boa vantagem, o comandante alvinegro prefere não dar a vaga como encaminhada. Vencedor do jogo de ida por 2 a 1, o Glorioso pode empatar ou perder por 1 a 0 que garante vaga nas oitavas da Copa do Brasil. 

“O que nós conseguimos lá eles podem conseguir aqui também. É um time muito bom. Venceram o Palmeiras que agora enfrentarão na sequência do paulista. É um time de qualidade e nos preocupa muito. Mas temos que estar preparado para enfrentar qualquer adversário”, destacou o treinador. 

O Botafogo decide a vaga nas oitavas com o Guarani às 21h50 desta quarta-feira, no Stadium Rio. 

Rodrigo Paradella

Oswaldo não se preocupa com restrospecto negativo



Com histórico de cair muito na segunda fase da Copa do Brasil, treinador do Botafogo se apega no presente diante do Guarani



Treino do Botafogo - Oswaldo de Oliveira (Foto: Alexandre Loureiro/Lancepress)Oswaldo de Oliveira não está preocupado com o histórico negativo do Botafogo na segunda fase da Copa do Brasil. Com uma boa vantagem construída na partida de ida, em Campinas, o Alvinegro pode até perder por 1 a 0 que estará classificado. O treinador disse que prefere pensar presente a olhar para o passado. 

- O Botafogo já chegou na final da Copa do Brasil. Não vejo nada irregular em relação ao histórico do clube na competição. Não tem nada a ver com o que já passou. Já vi o Botafogo imbatível e temos que viver o hoje, que é amanhã a Copa do Brasil - afirmou Oswaldo.
Conhecendo a grande superstição da torcida alvinegra, Oswaldo teve que responder por várias vezes sobre o histórico do Botafogo na competição.

- Isso sempre passa dos limites. O Botafogo ficou 21 anos sem ganhar e já ganhou vários títulos depois disso. O futebol é simples, porque o que aconteceu no passado, não quer dizer que irá se repetir no presente - disse.

Com ou sem justificativa, o retrospecto alvinegro na Copa do Brasil na é bom. Desde 2004 o time foi eliminado cinco vezes na segunda fase.

Oswaldo de Oliveira conta com a sua experiência e de seus principais jogadores para conseguir mais este êxito na competição: - Temos que conviver bem com estes momentos - afirmou. 

Por: Lancenet

Oswaldo amplia concentração para 'decisões', mas não enfrenta resistência no Bota




Oswaldo pediu para que os jogadores dormisse em Gen. Severiano após jogo de quarta


O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, revelou que o esquema de concentração da equipe será diferenciado para a partida desta quarta-feira, às 21h50, contra o Guarani, pela Copa do Brasil. Segundo o treinador, como o confronto terminará muito tarde, os jogadores não irão para suas casas, como de costume, mas voltarão para General Severiano. Lá, eles dormirão e treinarão na quinta-feira pela manhã. A medida, no entanto, não encontrou resistência entre os atletas, que aceitaram o medida do treinador.
O Botafogo terá pela frente uma semana com duas decisões. Nesta quarta, o Alvinegro disputa o jogo de volta contra o Guarani, pela Copa do Brasil, após ter vencido em Campinas por 2 a 1. Já no sábado, o time de General Severiano retorna a campo para medir forças com o Bangu, pela semifinal da Taça Rio. Apesar de serem confrontos de competições distintas, ambos têm em comum o palco do espetáculo: o Engenhão, local onde o Glorioso tem demonstrado força nos últimos anos.

“Nesta quarta, sairemos do Engenhão e voltaremos para General Severiano, pois teremos um jogo importantíssimo, com muito pouco tempo de recuperação no sábado. Teremos dores, lesões, jogadores cansados e que precisarão estar próximo do departamento médico, de uma boa alimentação. É um tempo muito curto para recuperar e, nesse aspecto, a concentração é importante. Já conversei com os jogadores e eles imediatamente aceitaram, não tem discussão”, disse.
Apesar do regime diferenciado para a semana, o treinador não é um defensor ferrenho das concentrações. Oswaldo afirma que pretende abolir essa prática em um futuro próximo no Botafogo. Para que isso ocorra, no entanto, o técnico afirma que precisa confiar plenamente em seus comandados.
“Já conversei sobre concentração com os meus jogadores. O dia que eu sentir neles confiança ilimitada, eu vou abolir a concentração. Embora, vez por outra, a concentração também seja saudável. Minha opinião sobre a concentração é: a medida que o futebol evolui, em que os jogadores se tornem, sem sombra de dúvidas, mais profissionais, a tendência é abolir essa prática”, afirmou.
Ainda com concentração, o Botafogo terá uma semana importante pela frente. Nesta quarta, às 21h50, o Alvinegro enfrentará o Guarani, na partida de volta, pela Copa do Brasil. Já no sábado, às 18h30, o Glorioso medirá forças com o Bangu, pela semifinal da Taça Rio. Ambas as partidas serão realizadas no Engenhão.
Bernardo Gentile/UOL

Fellype Gabriel: O arquiteto das decisões do Botafogo



Meia visita redação LANCE!, fala sobre sua paixão por arquitetura e revela que hobby ajuda na criação em campo




Charge Fellype Gabriel (Mário Alberto)
 Criar é um dom do meia Fellype Gabriel. Em campo, ele constrói a consistência no meio de campo alvinegro. Fora dos gramados, o jogador de 26 anos é craque na arquitetura e sonha com a faculdade na área ao fim da carreira como atleta. Em visita a redação do LANCE!, ontem, o camisa 11 revelou que a paixão pelos desenhos influencia na realização de jogadas.
– O gosto pela arquitetura ajuda em campo, sou muito detalhista. Assim como olho as obras, vejo as peças do time em campo, sempre observando onde se pode melhorar aqui ou ali – comentou o jogador.

Fellype Gabriel não é bom somente em rabiscar os zagueiros. O meia é frequentador assíduo de feiras de arquitetura e decoração. Inclusive, já fez diversos projetos – todos por hobby –, dando até mesmo visual novo à casa de seu irmão.
– No Japão, no ano passado, fiz muitos desenhos. Assim o tempo passava, pois minha família estava no Brasil. Meu irmão fez obra na casa dele e enviei por e-mail um projeto. Ele gostou muito – destacou.
E para a equipe do Botafogo, qual é a composição ideal? Fellype Gabriel assina embaixo da criação traçada por Oswaldo de Oliveira.
– Estamos bem, com o time organizado taticamente. Oswaldo pede muito a movimentação dos três meias. Um precisa sempre cobrir o espaço do outro. Com a movimentação constante, a gente desorganiza a defesa do adversário – disse.


Fellype Gabriel fala da expectativa para a semifinal


Nesta semana, Fellype Gabriel tem em pauta dois projetos importantes. Amanhã, contra o Guarani, pela Copa do Brasil, clima de decisão no ar.
– Precisamos estar bem postados. Eles virão para cima – afirmou Fellype Gabriel, que também pensa no Bangu, pela semi da Taça Rio:
– Sabemos a qualidade deles.
No rascunho, o Botafogo é favorito. Resta agora executar a obra.


Paixão com inspiração japonesa


No país asiático, viu construções que o despertaram ainda mais a paixão pela arquitetura.

– No Japão, meu gosto pela arquitetura ficou ainda mais aflorado. Os prédios são muito modernos, têm desenhos muito bonitos – disse o camisa 11 alvinegro.
A tecnologia deixou marcada a mente de Fellype Gabriel. Tanto é que o meia recordou aquilo que mais o impressionou no Japão.

– São incríveis as construções que têm molas e amortecedores para resistir aos fortes tremores.
Dos tempos de Japão, sobraram dezenas de projetos guardados. Imaginação não faltou a Fellype Gabriel no extremo oriente:

– Eu sentava em uma mesa, pensava em um apartamento ou casa e começava a desenhar a sala, com um sofá. Era divertido. Não desenho tão bem, mas o suficiente para sair algo no papel.


Marcar também é ponto forte

Marcar também está entre as obrigações de Fellype Gabriel no Botafogo. Além de fazer gols – já foram cinco pelo clube –, ele tem se destacado pelo alto número de desarmes. Segundo a ferramenta de estatísticas Footstats, entre meias e atacantes, é o jogador que tem a melhor média de roubadas de bolas por partida do Campeonato Carioca, com 2,33.

Fellype Gabriel atuou em seis jogos e fez 14 intervenções certas. No Botafogo, está em terceiro no ranking, atrás de Márcio Azevedo, com 4,26 e Marcelo Mattos, com 2,42.

No jogo contra o Boavista, no último domingo, o apoiador se posicionou mais pela esquerda para ajudar o jovem Renan Lemos no sistema defensivo.

– Eu comecei mais pela esquerda, mais pelo Renan, que estava estreando e precisava dos meias. Hoje sou um jogador com papel mais defensivo, com a função de ajudar mais os marcadores. Quando vi que ele estava mais solto, busquei mais os dois lados.

A construção da história do meia com o Botafogo

Primeiro tijolo - Em seu primeiro jogo pelo Bota, Fellype Gabriel marca um dos gols na vitória sobre o Americano, por 4 a 2, e coloca o primeiro tijolo na construção de sua identificação com o clube.
Pancada na cabeça - Contra o Volta Redonda, meia sofre pancada na cabeça e fica dois dias internado em observação. Fellype fica sem treinar por quase uma semana.
Decorou o Engenhão - Em seu primeiro jogo no estádio, meia marca os três gols da vitória por 3 a 1 sobre o Vasco e decora o Engenhão com seu bom futebol.
Com a sua cara - Fellype Gabriel arquiteta mais um triunfo do Glorioso, sobre o Duque de Caxias, por 2 a 0, e faz seu quinto gol pelo Glorioso.
Casa arrumada - Meia aproveita chance e conquista seu espaço no time. O chefe Oswaldo de Oliveira tem Fellype como um dos operários mais dedicados do grupo, e constantemente o elogia.

Números de Fellype Gabriel segundo o FOOTSTATS
Jogos > 8
Gols > 5
Assistências > 1
Posse de bola (média por jogo) > 1’08
Finalizações certas > 12
Desarmes > 14


Leia mais no LANCENET! 
Gabriel Andrezo 
Raphael Bózeo 
Vinícius Perazzini

Mattos esbanja excitação com finais: 'Vamos botar toda vontade para fora'


Volante conta que grupo do Botafogo já torcia para que as semanas mais importantes chegassem logo, e Oswaldo ressalta que motivação é outra



Marcelo Mattos no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)


A hora é de esfregar as mãos, reforçar a rotina de preparação e redobrar a garra e a concentração para não deixar passar novamente as oportunidades de fazer o torcedor do Botafogo feliz. É assim que os jogadores estão encarando o clima de decisão que tomou conta a partir desta semana. A sequência Guarani depois Bangu, pela Copa do Brasil e pela semi da Taça Rio, respectivamente, tem trazido muita excitação, segundo o acalorado discurso do volante Marcelo Mattos.

Temos um grupo experiente, que sofreu muito e estava torcendo para esse momento de decisão chegar logo. Todos falam de nossa invencibilidade, mas lembrando que não tem sido com grande futebol. Então, é a nossa hora, amigo. Vamos provar a qualidade do que temos feito em campo nessas duas partidas, que vão nos empurrar para o restante do semestre - afirmou o camisa 5, um dos que viveu mais intensamente as eliminações de 2011 e a queda de rendimento no Brasileirão.

- É importante termos o controle do jogo, sob todos os aspectos. Vamos fazer de tudo para demonstrar que somos vencedores e botar toda a vontade para fora, por tudo o que passamos. É a vontade de colocar o Botafogo no lugar mais alto - reiterou.

Afeito a inflamar seus pupilos sempre que é possível, o técnico Oswaldo de Oliveira não vai deixar passar a oportunidade para mostrar a cada um, antes do duelo desta quarta, que vale vaga nas oitavas da competição nacional, o que as classificações representam ao clube. Mas avisa que o papo será entre quatro paredes e, com bom humor, não pode revelar o teor do que preparou.
- Só tem (modos de motivar). Mas não falo (risos).
Logo depois, foi menos conciso a respeito.
- São jogos (as decisões) absolutamente diferentes, sem dúvida. Ou segue ou não segue na competição. Isso torna tudo mais difícil e estimulante. Temos experiência e a maioria dos jogadores também. Não dá para dizer que é igual à rotina, porque o dia seguinte é sempre diferente. Mas é algo que temos de saber conviver com naturalidade, manter nosso planejamento e nossa maneira de nos impor - argumentou o comandante, que bateu na trave na Taça GB, em seu primeiro jogo deste nível, perdendo nos pênaltis para o Flu, e passou adiante contra o Treze-PB.

Por André CasadoRio de Janeiro

Jobson treina mais uma vez e Oswaldo já planeja sua volta


Jogador dá vários piques e mostra estar recuperado da lesao no glúteo. Treinador já planeja volta do atacante aos gramados


Jobson - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
O atacante Jobson treinou mais uma vez com o elenco do Botafogo. O jogador deu vários piques em torno do campo anexo do Engenhão, nesta terça-feira e demonstrou estar recuperado da lesão muscular no glúteo.

Em entrevista coletiva após o treinamento, o técnico Oswaldo de Oliveira comentou a situação do jogador e afirmou que em breve espera contar com o jogador.

- Ele está se recuperando bem. Agora irá fazer um exame de imagem e se não for detectado nenhum problema, nós iremos fazer uma programação para ele jogar - afirmou Oswaldo. 

Além da lesão muscular, Jobson foi afastado do grupo alvinegro depois de uma discussão com o fisiologista Altamiro Bottino. Na segunda-feira ele também correu em volta do campo, porém, em ritmos mais lento.

Leia mais no LANCENET! 

Brinner aprova estreia como titular e prega dedicação: 'Chance não avisa'


Zagueiro diz que se sentiu muito bem contra o Boavista e espera ter aumentado a confiança do técnico Oswaldo de Oliveira em seu futebol



BRINNER Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)O último domingo serviu como estreia oficial para três garotos formados na base do Botafogo: Renan Lemos, Jadson e Gabriel. Outro que comemorou a chance, no entanto, foi Brinner que foi titular pela primeira vez. Aos 24 anos, o zagueiro já tem muito mais experiência, mas viveu um novo momento ao assumir a vaga de Antônio Carlos contra o Boavista. Ele espera ter agradado o técnico Oswaldo de Oliveira e garante que estará sempre preparado para uma nova chance.
- Fiquei muito feliz pelos elogios que recebi do professor sobre meu empenho nos treinos e espero ter agradado aos torcedores na partida também. Vou sempre trabalhar sério e imaginar no treino que estou no jogo. A chance não avisa quando vai chegar, tenho que estar preparado - frisou Brinner, que, apesar do respeito demonstrado pela dupla titular, não descarta brigar pela vaga:
- Eu senti muito bem em campo. Sigo respeitando meus companheiros e fazendo tudo com calma, mas todo jogador sempre treina pensando em virar titular e comigo não vai ser diferente.
Nesta quarta-feira, contra o Guarani, no Engenhão, pela decisão da  vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, o jogador volta a ocupar o banco de reservas e ser a principal opção para o setor. Antônio Carlos e Fábio Ferreira formam a dupla desde o início de 2010.

Por André CasadoRio de Janeiro

Sem Elkeson, Bota faz treino com 12 jogadores e bate pênaltis em segredo


Gripado, meia pode virar dúvida contra o Guarani, e Herrera e Maicosuel assumem a vaga em atividade de toque de bola na véspera da decisão

 


Se mistério garantir classificação, o Botafogo já pode se preparar para comemorar a passagem às oitavas de final da Copa do Brasil. Na véspera do segundo confronto com o Guarani, às 21h50, no Engenhão, a comissão técnica orientou uma atividade com campo reduzido e de 12 jogadores em cada equipe. Elkeson, gripado, foi a ausência na manhã desta terça, e Herrera e Maicosuel ocuparam a vaga, deixando no ar a dúvida sobre quem será o substituto caso o meia seja vetado.
Além deles, Jadson, que deverá ficar no banco de reservas, também compôs os titulares. Não havia goleiro em ambos os lados. O trabalho técnico tinha como objetivo os toques rápidos e a manutenção da posse de bola. Suspenso, o lateral Lucas está fora. O volante Lucas Zen entra em seu lugar. Antônio Carlos, Márcio Azevedo, Marcelo Mattos e Andrezinho voltam, em comparação com a escalação que empatou com o Boavista, domingo, pela última rodada da Taça Rio.
No fim da movimentação, o técnico Oswaldo de Oliveira solicitou que as cobranças de pênaltis não fossem sequer assistidas pela imprensa, aumentando o clima de mistério. Ao que parece, todos os potenciais relacionados foram bater. Vale lembrar que o Alvinegro tem tido uma pedra no sapato com a marca da cal. Além de ver a vaga diante do Treze ser conquistada de forma dramática, mesmo com erros de Renato e Loco Abreu, foi eliminado pelo Fluminense na semifinal da Taça Guanabara e viu o uruguaio desperdiçar outras duas vezes com a bola rolando.

Por André CasadoRio de Janeiro
   

Decisões à vista


Fellype Gabriel destaca peso da classificação na quarta-feira para iniciar fase decisiva



Fellype Gabriel quer equipe aproveitando a vantagem na Copa do Brasil (Crédito: AGIF) Se o primeiro semestre do Botafogo contava com uma fase de preparação para os grandes momentos, ela acabou neste domingo. Ainda invicto na temporada, o Alvinegro encara duas decisões nesta semana: contra o Guarani, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, e outra contra o Bangu, pela Taça Rio, no sábado. Ciente da importância de um bom resultado no meio da semana, Fellype Gabriel espera a classificação para evitar abalos no elenco. 

“São duas competições bem diferentes e importantes. Uma desclassificação na quarta-feira nos abalaria para a semifinal. Não me passa isso pela cabeça. Respeitamos o Guarani, mas vamos lutar pela classificação”, garantiu o meia alvinegro, que pregou o pragmatismo para a partida desta quarta-feira. 

“Temos que saber jogar com o regulamento. Temos um vantagem boa. Sabemos que o Guarani tem uma equipe de qualidade, que vem bem no Paulista. Temos que neutralizar o que eles tem de melhor e aproveitar os espaços para sair com a vitória”, disse Fellype. “É saber da vantagem mas entrar como se estivesse 0 a 0”, avisou. 

Já na Taça Rio, o meia não mostrou preferência por enfrentar o Bangu na semifinal. Apesar da maior dificuldade na teoria, Fellype Gabriel admitiu que gostaria de vencer um dos rivais e chegar com moral na decisão. O jogador, porém, lembrou da qualidade do time da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

“Eu, particularmente, preferia um clássico, até porque, se ganhamos, vamos com mais moral. Mas não escolhemos adversário. Seria um jogo considerado mais difícil até. Mas o Bangu é um bom time, ganhou a chave dele, então temos que respeitar”, lembrou. 

O jogo que decide o confronto entre Botafogo e Guarani pela segunda fase da Copa do Brasil acontece nesta quarta-feira, às 21h50 no Stadium Rio. O Alvinegro pode até mesmo empatar ou perder por 1 a 0 que garante vaga nas oitavas. Já na Taça Rio, o Glorioso encara o Bangu, às 18h30 de sábado, no mesmo local. 

Rodrigo Paradella

Fellype Gabriel admite titularidade de Maicosuel, mas não teme sair do time


Meia vem jogando na mesma posição do companheiro, que, segundo Oswaldo de Oliveira, vai voltar a ocupar já na semifinal da Taça Rio

 

Fellype Gabriel entrevista coletiva (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Sem meias palavras, Oswaldo de Oliveira anunciou que conta com Maicosuel entre os titulares já na semifinal da Taça Rio, sábado, contra o Bangu. Seu período de banco de reservas durará apenas duas partidas, enquanto recupera o ritmo de jogo, após um mês recuperando-se do segundo estiramento na coxa direita. Enquanto isso, o rebuliço a respeito de quem sai do time toma conta dos bastidores do Engenhão. Em tese, o setor em que o camisa 7 vinha atuando é o mesmo que Fellype Gabriel passou a ocupar. O meia dificilmente sairá, mas garante que não teme a decisão do técnico do Botafogo.
- Não estou preocupado com isso, penso no Botafogo. Quero estar em condições de fazer o melhor no trabalho do dia a dia. Oswaldo me conhece e cabe a ele a decisão. Não sei como vai ser, até porque o Maicosuel é o titular mesmo. Como será usado, eu não sei - comentou.
A tão enaltecida obediência tática de Fellype, somada ao fôlego e a eficiência demonstrados nas chances que teve têm tudo para empurrar a briga para Andrezinho e Elkeson. A escolha fica só para a partir de quinta-feira, depois da decisão da vaga nas oitavas da Copa do Brasil, diante do Guarani. Na ida, em Campinas, o Alvinegro fez 2 a 1 e abriu importante vantagem.
A princípio, o Mago só voltaria por 20 minutos, para prevenir uma recaída da lesão. Mas, segundo confirmou o próprio Fellype Gabriel, pediu para arriscar um pouco contra o Boavista:
- Oswaldo já tinha falado comigo que ia dar uma segurada, já que eu vinha jogando direto, e até para colocar o Maicosuel. Mas ele estava confiante e entrou mais cedo, no intervalo. Ganhamos mais um no setor, o pensamento é esse. Para ele foi positivo, o grupo ficou feliz com o retorno.

Por André CasadoRio de Janeiro
   

Wellington ganha concorrência de mais dois para compor lateral do Bota


 Jogador do Resende segue em pauta, mas diretoria avalia opções e espera manter plano de fechar com reforço até o fim da semana



Wellington Resende (Foto: Divulgação/ Site oficial)Pautada pela cautela, como vem trabalhando desde o começo da temporada, a diretoria do Botafogo ainda não definiu se Wellington é o nome ideal para dividir espaço com Lucas na lateral direita. O jogador do Resende segue na linha de frente, agrada a muitos no clube, inclusive ao técnico Oswaldo de Oliveira, mas outros dois nomes que se destacaram em estaduais fora do Rio de Janeiro também são analisados. O plano, porém, tende a ser mantido: fechar com o reforço até o fim desta semana.
No caso de Wellington, de 24 anos e revelado pelo Grêmio, o investimento seria pequeno, mas ainda assim faria com que o Alvinegro desembolsasse uma quantia ao time norte-fluminense, com o qual o atleta ainda tem algumas semanas de contrato e cujos direitos federativos estão registrados. A ideia é comprar parte dos direitos econômicos, e não realizar um empréstimo. No cenário de uma das outras opções houve uma oferta direta e não deve haver gastos. A cúpula guarda em sigilo a identidade das alternativas.
No restante das posições consideradas carentes, o Botafogo se movimenta em paralelo para acertar com um lateral-esquerdo e um zagueiro. Há uma lista definida, mas as negociações não estão tão avançadas. A expectativa é ter os jogadores antes do começo do Campeonato Brasileiro, na segunda quinzena de maio. Para que o elenco esteja mais recheado do que no primeiro trimestre de 2012, no qual vem sofrendo com dificuldades de reposição, não se abrirá mão de mais uma sombra para Márcio Azevedo, ainda que o desempenho de Renan Lemos contra o Boavista, no domingo, tenha agradado. Do meio para frente, a princípio, não haverá mudanças.
O Glorioso é o clube carioca que mais explora suas categorias de base no momento. Nada menos do que 16 jogadores vêm sendo experimentados, alguns eventualmente, pela comissão técnica. Na rodada passada, cinco entraram em campo - três deles pela primeira vez, entre os profissionais: Renan Lemos, Gabriel e Jadson.

Por André CasadoRio de Janeiro/GE