Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Fellype Gabriel se diz tranquilo para substituir Renato: 'Não muda muito'



Meia é cauteloso quanto à gravidade da lesão do companheiro, mas deve ser recuado por Oswaldo e se recorda de ocasiões em que rendeu bem



A versatilidade tática de Fellype Gabriel tem tudo para encarar sua maior prova neste domingo, na final da Taça Rio, contra o Vasco, no Engenhão. Com a torção de tornozelo de Renato, que deve ser desfalque, o meia é a principal opção para recuar e ocupar o setor, mantendo Lucas Zen no banco de reservas. Exaltado por Oswaldo de Oliveira, o camisa 11 já desempenhou bom papel por 60 minutos diante do Bangu, sábado. E, agora, se diz tranquilo para repetir o improviso. No caso, a exemplo do "ensaio", Maicosuel assume a vaga.
- Já joguei algumas vezes na posição, mas não muitas. Não sei como vai ser ainda, mas no Japão, com o Oswaldo, aconteceu por opção tática. Deu certo, vencemos. O importante é estar à disposição do treinador para dar confiança do bom trabalho feito ao grupo e receber a segurança necessária para fazermos uma grande partida e sairmos com o título - afirmou Fellype, que não vê tanta diferença na comparação com Renato, que também chega à frente constantemente.

fellype gabriel botafogo (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)
Fellype Gabriel deve deixar a meia e recuar para ser segundo volante (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)


- É um jogador tecnicamente acima da média e um líder do grupo, o desafio é manter essa qualidade, se realmente ele não puder se recuperar. Mas não muda muito, apesar de eu ser um meia. Estou bem tranquilo em relação a isso. Ele é um volante que sai mais. Tenho de ficar atento, ter tranquilidade e jogar do que jeito que eu venho jogando - frisou.
A diversidade de peças no meio de campo alvinegro, em meio à dúvida, é alvo de elogios. Com a volta de Cidinho da Seleção sub-20 e de Vitinho, recuperado de lesão, agora são sete jogadores: além dos citados, Fellype Gabriel, Maicosuel, Andrezinho, Elkeson e Felipe Menezes
- É um dos melhores do Brasil - decreta Fellype.

Por André Casado

Zerado, Andrezinho declara: "troco qualquer gol por títulos"



Andrezinho chegou no começo do ano e ainda não marcou gols pelo Botafogo. Foto: Getty Images
Andrezinho chegou no começo do ano e ainda não marcou gols pelo BotafogoFoto: Getty Images

Andrezinho ainda não fez gol pelo Botafogo, mas para ele isso é apenas um detalhe. O camisa 10 do Botafogo sonha em balançar a rede pela primeira vez, mas garantiu que um título é muito mais bem-vindo que um gol.

"Muitos me perguntam quando o gol vai sair, mas se as duas bolas na trave contra o Flamengo tivessem entrado, não teriam isso. Se eu não fizer os gols e o Botafogo for campeão, vou estar feliz. Trocaria qualquer gol pelo título do Botafogo. O mais importante é ganhar títulos", destacou.
O apoiador lembrou a boa apresentação do Glorioso contra o Bangu e garantiu que não se esconde nos momentos decisivos. Ele ainda recordou de um momento difícil que passou na infância.
"Sempre fui um jogador que não fujo da responsabilidade e nunca vou me omitir. Claro que com mais idade e experiência, você sabe lhe dar mais com certas situações. Por onde eu passei conquistei títulos e nada foi fácil para mim. A maior pressão que passei foi sair de casa aos nove anos e ter que sustentar uma família com 11 anos. Hoje estou super tranquilo", lembrou Andrezinho.


Pela coroação do trabalho


Andrezinho acredita que título premiaria bom começo de temporada do Glorioso




Andrezinho quer coroar o bom trabalho feito neste começo de temporada (Crédito: AGIF)
Andrezinho quer coroar o bom trabalho feito neste começo de temporada (Crédito: AGIF)
Ainda não é a grande decisão do Carioca, mas a possibilidade de conquistar o título da Taça Rio no próximo domingo animou Andrezinho. Grato pelo apoio da torcida na vitória sobre o Bangu, o meia espera que a união ajude na final contra o Vasco. 

“A cobrança é normal e sempre vai acontecer. Mesmo se ganharmos um titulo ouviremos cobranças. Temos que estar acostumados a isso na nossa profissão. Cabe ressaltar que a torcida nos apoiou muito no sábado, na semifinal. Quando todos remam na mesma direção facilita muito”, analisou o meia, que ressaltou o bom trabalho feito até aqui. Ninguém fica 21 jogos sem perder à toa. O título seria a coroação”, lembrou. 

O apoio do torcedor foi algo que realmente chamou a atenção de Andrezinho. Empolgado, o meia destacou a presença do torcedor e a paciência após os gols sofridos no sábado. A satisfação do camisa 10 foi tanta, que o alvinegro já torce por um repeteco na final do próximo domingo. 

“Isso foi uma coisa que nos deixou muito satisfeitos. Ver a torcida apoiando do começo ao fim, mesmo nas nossas falhas. A torcida foi em bom numero e jogou junto com o time. No domingo, esperamos que a torcida compareça e apoie como apoiou contra o Bangu”, torce o meia. 

Se o torcedor precisa de motivos para comparecer à final, o desempenho do Botafogo nos clássicos desta temporada pode ser um deles. Além de não ter perdido nenhum dos confrontos, o Alvinegro foi melhor na grande maioria dos jogos contra os rivais. 

“Sempre digo que clássico é o jogo que todos gostamos de jogar. É o jogo onde o grande jogador aparece. Nos clássicos, nosso time mostrou um futebol envolvente, muitas vezes melhor que o adversário”, destacou Andrezinho. 

Atrás de seu primeiro título com a camisa alvinegra, o meia considera o segundo turno do Carioca como a primeira oportunidade de conquista. Mas lembra que de nada valerá se o time não vencer o Estadual nas semanas seguintes. 

“Não adianta ganhar a Taça Rio e ficar só por ai. Se não ganhar o Carioca, nem entra para o currículo”, encerrou. 

Botafogo e Vasco decidem o returno do Carioca no domingo, no Stadium Rio. O vencedor encara o Fluminense na decisão do Estadual. 

Rodrigo Paradella

Animação de Loco Abreu após trinca de gols sobre o Bangu alegra elenco



Jogadores enaltecem veia decisiva do atacante uruguaio, que fez trabalhos em separado ao longo das últimas semanas e vivia fase irregular no ano





Nada como três gols de uma vez só, que valem classificação para a final e que podem pôr fim a um período de irregularidade que vinha incomodando um ídolo do Botafogo. Loco Abreu está mais leve, e os jogadores comemoram o retorno triunfal do artilheiro com quem sempre contaram. Na saída do campo, após o 4 a 2 sobre o Bangu, sábado, no vestiário e já na tarde de trabalho desta terça, no Engenhão, muitos contam que a alegria estava estampada no rosto do camisa 13.

Mesmo quem o conhece pouco, já notou que a cobrança pessoal é grande. O uruguaio não está acostumado a perder ou vacilar - e se aborrece quando isso acontece. Agora, a expectativa é de não deixar a bola cair e tentar manter a fama de carrasco diante dos cruz-maltinos. Loco já marcou quatro vezes sobre o time, hoje dirigido por Cristóvão Borges, e costuma se dar bem.

- Ele está muito feliz, agradeceu a todos. Mas, nesta segunda, só cruzei rapidinho. Não lembro de um jogador ter feito três gols numa semifinal. Loco é um cara que se cobra muito, não foge da responsabilidade. E tudo com ele tem tomado proporções maiores, às vezes erradas. Mas provou que é decisivo, jogo assim é o que ele gosta - afirmou Andrezinho, autor de duas assistências para cabeçadas certeiras do capitão, contra o Alvirrubro, além de outras duas na temporada.

- Por onde passei, sempre fui um jogador de dar este tipo de passe. Ele se posiciona bem, conversamos sobre onde vai estar e gosta de estar, dependendo da defesa adversária. Isso facilita, mas o importante é que não é só o Loco. Fellype Gabriel e os zagueiros também têm força nessa jogada, abrem espaço e preocupam - reforçou o camisa 10.


O lateral Lucas ressalta que, apesar de brincalhão, a seriedade e o profissionalismo do atacante não costumam mudar, ainda que a fase seja negativa e o período de atividades seja em separado em alguns dias, como ocorreu no mês de março, em um recondicionamento físico e técnico.

- Quando faz ou não faz gol, a postura é quase sempre a mesma coisa. Ficamos muito felizes por contar com os gols de novo. É um cara que vai nos ajudar muito no Campeonato Brasileiro e nessas retas decisivas, porque é líder e sabe mexer com os companheiros - apontou.
- Muitos focaram no pênalti perdido, mas o que importa é o que ele fez. Acabou resolvendo a semifinal para a gente. Fui o último a entrar no vestiário, mas felicidade dele era clara - disse.


Relembre e Comente...

Por André Casado/GE

Oswaldo estuda opções para vaga de Renato no meio-campo do Botafogo



Oswaldo de Oliveira técnico Botafogo na Coletiva do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Oswaldo não quer saber de exagero se a Taça Rio
vier (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
O Botafogo terá um importante desfalque para a final da Taça Rio: o volante Renato está com o tornozelo esquerdo bastante inchado e dificilmente estará em condições de entrar em campo no domingo, para o duelo contra o Vasco.
O técnico Oswaldo de Oliveira já estuda outras opções para a equipe, como o volante Lucas Zen, mas que também não tem presença garantida, pois foi vetado dos dois últimos jogos da equipe por conta de dores no joelho direito.
Outros dois volantes que fazem parte do grupo, Jadson e Gabriel, porém, ambos foram promovidos recentemente das categorias de base e Oswaldo teme que o peso da juventude possa atrapalhá-los. Caso deseje manter o esquema ofensivo, que terminou a partida contra o Bangu, Oswaldo de Oliveira vai promover a entrada de Maicosuel, com Fellype Gabriel jogando mais recuado, auxiliando Marcelo Mattos na proteção à zaga.
"O Fellype Gabriel é um jogador que amadureceu muito no futebol japonês e se tornou muito importante taticamente para os clubes que defende. Com certeza pode desempenhar bem essa função, como mostrou contra o Bangu. Posso dizer, inclusive, que estou inclinado a seguir com este time para a decisão contra o Vasco caso o Renato não se recupere", declarou o treinador.
Por outro lado, o atacante Jóbson foi liberado pelo departamento médico para reforçar o Botafogo. O jogador está livre de um edema na região do glúteo, mas ainda não será titular. Caso seja relacionado, o atacante ficará como opção no banco de reservas, pois seus recentes atos de indisciplina incomodarem bastante a comissão técnica.

Taça GB de 1997 foi a maior emoção de Gonçalves jogando pelo Botafogo



Ex-zagueiro marcou de cabeça o gol do título na decisão contra o Vasco




Em 1997, o Botafogo conquistou a Taça Guanabara de forma invicta ao derrotar o Vasco na final por 1 a 0, gol de cabeça do zagueiro Gonçalves. Mesmo já tendo passado 15 anos daquela decisão, as lembranças continuam muito presentes na memória do jogador. Afinal de contas, após 29 anos o Glorioso ganhava novamente a Taça GB. Até então, a última conquista tinha sido em 1968.



- Sem dúvida foi a maior emoção que eu tive com a camisa do Botafogo – revela ele, que também foi campeão Carioca em 1990 e Brasileiro em 1995 pelo clube de General Severiano.

Uma campanha realmente irretocável. Na fase de classificação foram 11 vitórias em 11 partidas, incluindo o famoso jogo em que o Botafogo derrotou o Flamengo por 1 a 0 com um time só de reservas. Nem o técnico era o titular, já que o auxiliar Valinhos exerceu a função de Joel Santana. Na decisão, mais uma vitória sobre o Vasco.


O título do Campeonato Estadual de 1997 também teve um sabor especial para Gonçalves, sobretudo por causa da reboladinha feita pelo jogador Edmundo na primeira partida da decisão vencida pelo Vasco.
- Eu acho que aquilo foi um deboche, mas aquela provocação foi a melhor coisa que podia ter acontecido.
Três dias após, o Botafogo conquistaria o título ao ganhar por 1 a 0, gol do atacante Dimba e com direito a reboladinha de Gonçalves na comemoração.
Ex-zagueiro Gonçalves (Foto: TV Globo)
Ex-zagueiro Gonçalves (Foto: TV Globo)
- No dia seguinte, os botafoguenses estavam zoando os vascaínos com a rebolada. Até hoje, se você perguntar ao torcedor do clube quem ele prefere enfrentar numa final entre os times grandes, a grande maioria vai responder o Vasco.
Com tantas partidas marcantes, o zagueiro Gonçalves foi um dos jogadores alvinegros que mais contribuíram para que o clássico entre Botafogo e Vasco ganhasse um olhar especial.
Se nos confrontos diretos entre as duas equipes, a vantagem vascaína é de 112 a 68 vitórias, a maior disparada entre os grandes times do Rio, quando se trata de decisão, a superioridade muda de lado, já que o Glorioso conquistou sete títulos em oito decisões, incluindo um Rio-São Paulo, duas Taças Guanabaras e quatro Cariocas.
Na última decisão, em 2010, o Botafogo conquistou a Taça Guanabara ao vencer o Vasco por 2 a 0, gols do zagueiro Fábio Ferreira e do atacante Loco Abreu.
Para um clube que tem na superstição uma de suas principais marcas, não dá para negar que o Vasco traga boas lembranças ao Botafogo em decisões.

Globo Esporte.com

Em clipe, Neymar 'vira diretor' e revela inventor da dança do 'tchu tcha'


Na gravação da música da dupla sertaneja João Lucas e Marcelo, craque do Santos chega a corrigir uma das cenas





VÍDEO Censurado te leva para a Colônia de Férias de R10






Loco Abreu recebe visto permanente no Brasil



Atacante agora pode número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e terá benefícios por conta disso


 

Gol do Loco Abreu - Bangu x Botafogo (Foto: Cléber Mendes)
Loco Abreu tem visto aprovado (Foto: Cléber Mendes)
Loco Abreu é do Brasil. Na semana passada, o uruguaio finalmente conseguiu o visto permanente para morar e trabalhar no país. O processo vinha sendo conduzido por vontade do próprio atacante há cinco meses e foi concretizado com sucesso em ida à sede da Polícia Federal, no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro (RJ).

El Loco planeja continuar no Botafogo até a Copa do Mundo no Brasil, em junho de 2014, e tem contrato com o Glorioso até lá. Diante disso, ele procurou a lei para obter maiores direitos. Com o visto permanente, o camisa 13 pode ter um número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) brasileiro e maior flexibilidade para realizar grandes investimentos no país.

Loco Abreu só conseguiu o visto permanente por já trabalhar no Brasil há dois anos, desde janeiro de 2010. Ao exercer no país sua capacidade profissional, se credenciou. Pela lei, a chamada mão de obra estrangeira temporária tem prazo de estada de até dois anos, podendo ser prorrogada uma vez.
No início deste ano, El Loco comprou um apartamento no Rio de Janeiro e se mostra adaptado à cidade, na qual mora com os quatro filhos e a esposa. Apesar de ter recebido recentes sondagens de clubes da Arábia Saudita, do Qatar e de Portugal, o atacante não pensa deixar a Cidade Maravilhosa.


Leia mais no LANCENET! 
Vinícius Perazzini Rio de Janeiro (RJ)



Loco finaliza processo para ter visto permanente e reforça certeza de ficar



Após dois anos com a condição de mão de obra temporária, tempo máximo permitido pela lei brasileira, uruguaio investe em imóvel e ganha vantagens



Às vésperas de marcar três gols sobre o Bangu, no último sábado, pela semifinal da Taça Rio, Loco Abreu  havia recebido uma notícia pessoal importante: saiu a resposta positiva a respeito do visto permanente no Brasil que havia solicitado em novembro do ano passado. Assim, o atacante uruguaio pôde concluir a comprar de um imóvel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no qual assumiu um parcelamento, e ganhará vantagens regulares a qualquer cidadão local.

Além disso, é claro, o lado profissional também comprova sua estabilidade. Sem intenção de deixar o Botafogo até a Copa do Mundo de 2014, realizada no país, reforça o cumprimento de seu vínculo, que ainda tem mais dois anos. Então, o capitão do time terá 37 anos e sonha com a participação em sua segunda competição deste porte - na África do Sul, em 2010, foi semifinalista.

O documento oficial só sairá dentro de dois a três meses, mas o protocolo o permite tirar o CPF, por exemplo, e realizar investimentos sem maiores trâmites. Até então, Loco mantinha um visto provisório por dois anos, tempo máximo permitido pela lei brasileira. Ele vive com a esposa e quatro filhos. Na folga de dois dias concedida ao elenco alvinegro, viajou ao Uruguai para rever parte da família e prometeu que entregaria a bola do jogo ao pai, seu Sebastián Miguel.
Nesta terça, volta a treinar no Engenhão, no início da preparação para a decisão do turno, contra o Vasco, domingo. Quem vencer, pega o Fluminense para saber quem é o campeão estadual.

Por Globo Esporte

Oswaldo alerta que decisão não será no domingo: 'A coroação vem depois'



Técnico reconhece importante evidente do duelo com o Vasco, mas não quer ver comemoração exagerada caso seu time conquiste a Taça Rio 


Oswaldo de Oliveira técnico Botafogo na Coletiva do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Oswaldo não quer saber de exagero se a Taça Rio
vier (Foto: André Casado / Globoesporte.com
Celebrar, sim, mas com cautela. Para Oswaldo de Oliveira, a possibilidade de título da Taça Rio não representa o desejo pleno do elenco do Botafogo. Portanto, quer evitar tratar o clássico contra o Vasco, pela final do turno, neste domingo, no Engenhão, como definitivo no Campeonato Carioca. O treinador lembra que o esforço só vai valer caso a equipe seja capaz de superar também o Fluminense, posteriormente, na disputa pelo estadual.
- As decisões serão nos outros domingos (6 e 13 de maio). Agora ainda não é definitivo, não dá para fazer projeção de títulos. É prepoderante vercermos, sim, mas é o caminho para a final. A coroação virá depois. Isso fecharia com chave de ouro - alertou, sem deixar de ressaltar a satisfação com o desempenho.
Seja qual for o resultado, estamos encaminhando bem o trabalho, melhorando e demonstrando o espírito coletivo necessário para grandes objetivos. Neutralizamos os adversários em boa parte dos jogos, fosse qual fosse. Temos esperança e otimismo - completou.
O grupo alvinegro volta a treinar nesta terça-feira, ás 15h, no Engenhão, após dois dias de folga para recarregar as baterias. Como não há compromisso pela Copa do Brasil, a semana será livre para treinos e foco total no rival cruz-maltino, que passou pelo Flamengo nas semifinais.

André Casado

Jobson volta a treinar e tem 3º 'recomeço' no Bota um mês após único gol no ano


Jobson treina parte física visando duelo contra o Vasco, domingo



Foto: Flickr BotafogoO atacante Jobson continua sua preparação para entrar 100% contra Vasco, pela semifinal da Taça Rio. Nesta terça-feira, o jogador realizou um trabalho físico com o restante do grupo, na reapresentação alvinegra após a vitória contra o Bangu, no último sábado.

Recuperado de uma lesão no glúteo, o atleta vinha treinando à parte com o elenco. Esta semana, de acordo com a assessoria de imprensa do clube, a diretoria do Glorioso deve ter uma conversa em particular com Jobson.

O Botafogo enfrenta o Gigante da Colina no próximo domingo, às 16h, no Engenhão. O vencedor enfrentará o Fluminense na final do Campeonato Carioca.
Redação SRZD


Jobson voltará a treinar com os companheiros nesta terça-feira pelo Botafogo
Jobson voltará a treinar com os companheiros nesta terça-feira pelo Botafogo

Desde que voltou ao Botafogo pela terceira vez, Jobson foi avisado que teria que mudar seu comportamento para permanecer na equipe. Entretanto, o atacante voltou a pisar na bola, discutiu com o fisiologista Altamiro Bottino e foi suspenso pela diretoria por cinco dias. Após conversar com o gerente de futebol Anderson Barros e ser multado em 20% do salário, o atleta foi reintegrado ao elenco, mas apenas para tratar sua lesão e se recondicionar fisicamente. Exatos 30 dias depois de ter marcado seu único gol na temporada - contra o Duque de Caxias, no Engenhão - o jogador voltará a treinar normalmente com o elenco e buscará o terceiro 'recomeço' no Glorioso.

RENATO TROCA FOLGA POR FISIOTERAPIA E AGENDA EXAMES PARA TERÇA-FEIRA

·         
Apesar de estar de folga nesta segunda-feira, após conquistar a classificação para a final da Taça Rio, Renato foi ‘obrigado’ a interromper seu repouso para tratar do entorse no tornozelo esquerdo. O local, no entanto, continua muito inchado. A lesão deve fazer com que o jogador vire desfalque no Botafogo para a final contra o Vasco. Nesta terça, Renato fará um novo exame de imagem, que definirá sua situação.
A reportagem do UOL Esporte apurou que essa não é a última chance de Jobson dentro do Alvinegro. A diretoria afirma que o trata da mesma maneira que todos os demais atletas de seu plantel e que seu histórico em nada afetaria em futuros julgamentos. De fato, a punição aplicada ao jogador foi muito similar a de outro atacante. No fim de 2011, Caio foi acusado de falta de comprometimento na reta final do Brasileirão e também foi suspenso por alguns dias e recebeu uma multa de 20% do salário.
“Ele tem buscado que isso não se repita. Precisa desse crédito, tem a chance de mudar tudo. Ele é um atleta como qualquer outro. Houve sim um problema, mas ele está fazendo um esforço muito grande para manter o equilíbrio”, disse Anderson Barros há duas semanas, quando Jobson recebeu a permissão de tratar a lesão na perna direita nas dependências do clube.
O discurso da diretoria é de que o atacante está apresentando uma melhora significativa, desde que começou a manter conversas com o psicanalista Roberto Hallal. Os dirigentes tratam o episódio envolvendo o fisiologista do clube como algo isolado e que não coloca em xeque os avanços realizados pelo jogador na atual temporada. Seus companheiros, inclusive, são só elogios ao ‘novo’ Jobson.
Em sua primeira passagem pelo clube alvinegro, Jobson testou positivo para uso de cocaína durante a reta final do Campeonato Brasileiro de 2009. O atacante chegou a cumprir seis meses de suspensão determinados pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). No entanto, a Wada (Agência Mundial Antidoping) não concordou com a sentença e acionou a CAS (Corte Arbitral do Esporte), que ampliou a pena para dois anos.
Em sua segunda passagem pelo Botafogo, em junho de 2010, Jobson colecionou atos de indisciplina e perdeu a confiança do então treinador Joel Santana. Assim foi emprestado ao Atlético-MG em dezembro. Entretanto, sua passagem por Belo Horizonte não durou muito. Após muita confusão envolvendo seu nome, alegou infelicidade e rescindiu seu contrato de empréstimo para voltar ao Glorioso, que não abriu as portas de General Severiano e o emprestou para o Bahia. Em Salvador, o atacante abusou das noitadas e das bebidas alcoólicas e não teve seu contrato renovado antes de sofrer nova punição.
Desde que voltou ao Botafogo para esta temporada, Jobson era acompanhado de perto pelo clube e elogiado por causa do comportamento tranquilo. Pouco mais de um mês depois de se livrar da suspensão, o atacante aprontou novamente e foi punido com uma multa. Com seu retorno, o técnico Oswaldo de Oliveira deverá ganhar nova opção para o banco de reservas para a final da Taça Rio, contra o Vasco, neste domingo, às 16h, no Engenhão.
Bernardo Gentile Do UOL, Rio de Janeiro






Sansão do Botafogo, Marcio Azevedo curte boa fase




wellington nem fluminense x botafogo (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)

Rio - Já diz o ditado popular que o mundo dá voltas. Que o diga Marcio Azevedo. Depois de muitas críticas ano passado, o lateral-esquerdo do Botafogo chega ao fim do Campeonato Estadual com pelo menos quatro estatísticas que provam sua evolução. Entre todos os jogadores, ele lidera os números certos de passes (594), desarmes (68) e dribles (42), e detém a maior posse de bola (34’15’’). Na estatísticas de lançamentos o lateral também é o melhor, com 38 acertos. Mesmo que os dados joguem a favor, Marcio Azevedo diz que não se apega a eles. 


“Eu não acompanho. Outro dia me falaram no clube que os meus números estavam bons. O treinamento serve para a gente alcançar esses bons números e eu fico feliz porque estou conseguindo ajudar o Botafogo”, diz o cabeludo alvinegro. 

Com o clima bem mais leve ao seu redor, o jogador é alvo de inúmeras brincadeiras dos companheiros de clube, principalmente vindas de Antonio Carlos, que até já o chamou de Puyol, ozagueiro do Barcelona.

“Quem me dera que eu tivesse o futebol que ele tem”, brinca Marcio, acrescentando que os dois jogam em posições diferentes.

“É um zagueiraço, que tem muita raça”, elogia. 

A provocação por conta do visual ganhou até um tom de desafio nesta reta final de Estadual.

“Meus amigos já falaram para eu cortar o cabelo se o Botafogo for campeão, mas eu não corto. Explico a eles que a minha força está no cabelo, se cortar, acaba”, brinca o Sansão de General Severiano.

Sobre a decisão da Taça Rio de domingo, contra o Vasco, Marcio usou a máxima do futebol ao tomar conhecimento do adversário, que eliminou o Flamengo.


 “Qualquer um que passasse seria um clássico. E nessa hora é o que dizem mesmo: Clássico não tem favorito. Quem errar menos vai levar”, aposta o lateral, que na semifinal contra o Bangu chegou a sua quarta assistência no campeonato. Foi dele o passe para o último gol do Botafogo, marcado por Maicosuel na vitória de 4 a 2: 

“A semifinal foi muito boa, jogamos bem e poderíamos até ter feito mais gols. Já tínhamos feito outros jogos bons e não é por acaso que estamos há 21 jogos invictos no ano. O time está focado e a semifinal convenceu. Temos que manter a postura que vai dar tudo certo no final”.



 

POR SABRINA GRIMBERG 

Dúvida para final, Renato gera dilema no Botafogo, apontam comentaristas



Time, que tem números piores sem o volante, pode ser escalado com um jogador mais defensivo ou ser montado com esquema altamente ofensivo


Uma torção no tornozelo ainda no primeiro tempo da semifinal da Taça Rio contra o Bangu causou um dilema no Botafogo. O jogador que saiu machucado de campo foiRenato, considerado pelos especialistas sem um substituto com as mesmas características no elenco alvinegro. Por isso, enquanto espera que seu camisa 8 melhore, o técnico Oswaldo de Oliveira pensa na melhor maneira de montar sua equipe sem ele. Pode optar por colocar Lucas Zen na função e, com isso, ter um jogador com características mais defensivas do que o titular, ou utilizar a mesma tática empregada contra o time de Moça Bonita: recuar Fellype Gabriel e colocar Maicosuel. Nesse contexto, teria uma equipe ofensiva, com quatro meias de origem.

renato botafogo contusão (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Renato conta com o carinho dos torcedores na recuperação (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Após a partida, Oswaldo despistou e disse que ainda vai pensar no melhor esquema. Mas deve mesmo levar a dúvida até a véspera do jogo, já que aguardará até o último instante para saber se poderá contar com o volante mais experiente do grupo, que não foi desfalque em 2012 ainda.
Na verdade, desde que chegou ao Botafogo, no meio do ano passado, Renato quase não saiu mesmo da lista de relacionados. Em apenas cinco jogos o camisa 8 não esteve em campo. Neles, o time obteve duas vitórias, um empate e duas derrotas. O aproveitamento de 46,6% é inferior aos 56,4% com ele: o Glorioso venceu 23 jogos, empatou 14 e perdeu apenas 12.
- O Botafogo não tem substituto para o Renato no elenco. Ele fecha o meio de campo com o Marcelo Mattos. Mesmo sem ter tanta pegada na marcação, ele tem qualidade no passe para sair jogando. Sem ele, o time perde em organização, em tranquilidade, já afunila mais com jogadas individuais do Elkeson, Maicosuel. Com o Renato, o jogo fica mais pensado. Contra o Bangu, funcionou com o Fellype Gabriel, mas as chances do Oswaldo repetir a formação são pequenas. A opção deve ser o Lucas Zen, que não vai fazer nem de perto o que faz o Renato. Falta um jogador com as mesmas características no elenco. Se houvesse um, mesmo que com menos qualidade, o desfalque seria menos sentido. Se for Marcelo Mattos e Zen, o time ganha em marcação, mas perde qualidade no meio. Ficaria mais quadradão, com praticamente dois primeiros volantes, já que o Mattos não assume a função do Renato - analisou o comentarista Raphael Rezende.
Sem Renato, que ficou fora de só cinco partidas em quase um ano, o aproveitamento é baixo: 46,6%. Com o volante em campo, já sobe para 56,4%. Na temporada, ele não saiu da equipe, a exemplo do goleiro Jefferson e do zagueiro Fábio Ferreira apenas
Opinião parecida tem o também comentarista André Loffredo. Para ele, Oswaldo não tem um substituto que faça as mesmas funções que Renato e, por isso, o desfalque do volante seria uma perda considerável para decisão.
- Vejo no Renato técnica, liderança e experiência. Ele chama a bola o tempo inteiro, sai para o jogo, é bom no primeiro passe. Considero a dupla de volantes Marcelo Mattos e Renato uma das melhores do Brasil. O Botafogo tem jogadores mais jovens, e pode pesar perder a experiência do Renato. Por mais que o Bangu tivesse crescido, é diferente usar uma formação dessa (com Maicosuel no lugar de Renato) no clássico, e ainda desde o início. Se não me engano, o Lucas Zen não estava nem no banco na semifinal (ficaram os mais jovens Gabriel e Jadson). Ou seja, o Oswaldo não tinha peça defensiva - salientou Loffredo, complementando em seguida.

- Foi uma decisão muito mais por falta de opção. Com o Lucas Zen, não mudaria muito taticamente a equipe. Até tenho visto que o Oswaldo acaba trocando as peças sem mexer muito no esquema. Faz diferença na qualidade técnica. O Lucas não apresentou ainda tanta qualidade para que a torcida pudesse acreditar nele, ainda falta experiência. Ele tem muito empenho na função de marcação, tem alguma qualidade na saída de bola, mas precisa desenvolver muito ainda. Com o Maicosuel já mudaria o sistema tático. Ele precisaria de um empenho maior do Fellype Gabriel na marcação, do Maicosuel fechando os lados do campo, além de que a marcação terá que começar mais na frente para suprir a falta de pegada de um volante. E o Loco não vai começar marcando.

Apostas diferentes

Fellype Gabriel botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
Fellype Gabriel pode ser improvisado na função de
Renato (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Embora concordem na análise do time e na falta que Renato pode fazer, André Loffredo e Raphael Rezende discordam sobre o melhor esquema a ser adotado para a final contra o Vasco, com o volante fora.
- Eu faria o que o Oswaldo fez contra o Bangu. Tentaria com o Fellype Gabriel, quem sabe segurando um pouco mais o Andrezinho, deixando o Maicosuel e o Elkeson abertos. Fellype voltou muito bem taticamente. Se conseguir manter a posse de bola, não tem problema o Fellype não marcar tão forte - disse Rezende.
- Para esse tipo de jogo, o Lucas Zen seria o substituto, a princípio, mais indicado. Tem a responsabilidade de não começar tão exposto, poderia ser um risco. Depois, durante a partida, a substituição com o Maicosuel poderia até ser utilizada - aponta Loffredo.
Vasco e Botafogo se enfrentam no próximo domingo, no Engenhão. O jogo será disputado a partir das 16h (horário de Brasília) e vale vaga na decisão do estadual, contra o Fluminense.

Por Thiago Fernandes e Thiago Lima/GE

Mercadinho carioca: veja um time de opções entre os pequenos do Rio



GLOBOESPORTE.COM seleciona, entre os clubes de menor investimento, jogadores que podem servir como reforços para os grandes na temporada



thiago galhardo bangu (Foto: Agência Estado)O Campeonato Carioca vai caminhando para sua reta final. Botafogo e Vasco decidem a Taça Rio no domingo, e o vencedor vai encarar o Fluminense na final de um estadual dominado pelos grandes. Entre as semifinais dos dois turnos, apenas o Bangu conseguiu pegar uma das vagas, após uma campanha de recuperação no returno e uma surpreendente fuga do rebaixamento. Mas bons nomes surgiram entre os pequenos do estado, alguns mais experientes, outros como revelações da competição. Para conhecer melhor este mercado, o GLOBOESPORTE.COM ouviu comentaristas e selecionou um time de sugestões para os clubes brasileiros de maior investimento.

Em 2011, alguns nomes que se destacaram no Carioca vingaram em grandes do estado. Do Nova Iguaçu, por exemplo, dois jogadores rumaram para ares de maior visibilidade: o atacante William Barbio, contratado pelo Vasco, e o lateral-esquerdo Cortez, reforço do Botafogo na época e atualmente no São Paulo. O mercado internacional também esteve de olho no Rio de Janeiro. O Juventus levou para a Itália os meias Guilherme e Gabriel, do Resende. Este ano, os grandes da cidade já começaram a se movimentar. O Flamengo venceu a disputa com o Botafogo e contratou o lateral-direito Wellington, ex-Resende, enquanto o Vasco acertou com o atacante Pipico, autor de seis gols no estadual pelo Macaé.

Confira abaixo 11 destaques dos pequenos no Campeonato Carioca:

Willian Alves, goleiro do Bangu (Foto: Divulgação / Site oficial Bangu AC)Willian Alves (Willian Alves Kempinski, 30 anos, 1.93m, 87kg, goleiro do Bangu) – com passagens por Cruzeiro e Atlético-PR, o goleiro é um dos mais experientes da lista de opções. Chegou ao Bangu no início da temporada e, após a péssima campanha do time na Taça Guanabara, foi um dos responsáveis pela recuperação na Taça Rio: em oito jogos no returno, sofreu só cinco gols e teve boas atuações contra Flamengo, Botafogo e Resende. Tem contrato no clube até o dia 30 deste mês.

Thiago Medeiros, zagueiro do Madureira (Foto: Divulgação / Site oficial Madureira EC)Thiago Medeiros (Thiago Medeiros Godilho, 20 anos, 1,84m, 78 kg, zagueiro do Madureira) – o defensor assinou contrato no Madureira em outubro do ano passado e, apesar da má campanha do time neste estadual, sobressaiu-se na equipe. O zagueiro se mostrou muito calmo e seguro, além de ser eficiente no jogo aéreo. Seu compromisso no clube termina no dia 10 de maio desse ano.

Filipe Machado, zagueiro do Resende (Foto: Divulgação / Site oficial Resende FC)Filipe Machado (Filipe José Machado, 28 anos, 1.88m, 79kg, zagueiro do Resende) – o jogador se aproxima mais do estilo clássico do que o “zagueiro-zagueiro”, afeito aos chutões. Calmo e seguro, sai para o jogo de cabeça erguida e foi um dos pilares da boa campanha do Resende no Carioca (terminou em quinto lugar e se classificou para a Série D do Brasileiro). O defensor está no clube desde maio de 2011 e tem contrato até o dia 10 de maio desse ano.

Renan Oliveira, lateral do Bangu (Foto: Divulgação / Site oficial Bangu AC)Renan Oliveira (Renan Aparecido Albertini de Oliveira, 21 anos, 1.78m, 75kg, lateral-esquerdo do Bangu) – com características ofensivas, o jogador faz melhor o papel de ala do que de marcador. Além de ter um bom cruzamento, conta com um chute forte de canhota e também se destacou na campanha do Bangu na Taça Rio. Chegou ao clube no início da temporada e tem contrato até o dia 30 deste mês.

Paulo Vitor, lateral do Madureira (Foto: Divulgação / Site oficial Madureira EC)Paulo Vitor (Paulo Vitor Balbi Serra, 23 anos, 1,66m, 67kg, lateral-esquerdo do Madureira) – canhoto e baixinho, o lateral tem habilidade, força nas finalizações e é um dos cobradores de faltas do time. Com características mais ofensivas, o jogador pode ser aproveitado também em outras posições, como aconteceu durante a Taça Rio, quando atuou algumas partidas no meio-campo do Madureira. Ele chegou ao clube no início do ano e tem contrato até o dia 30 de novembro desse ano.

Rodrigo Thiesen, volante do Volta Redonda (Foto: Divulgação / Site oficial Volta Redonda FC)Rodrigo Thiesen (Rodrigo Thiesen, 25 anos, 1.80m, 79kg, volante do Volta Redonda) – o jogador é um primeiro volante clássico, eficiente na marcação e na saída de jogo. Compensa a pouca velocidade com bom posicionamento e qualidade na troca de passes. Além disso, sua boa estatura o permite ajudar o sistema defensivo nas bolas aéreas. Chegou ao Volta Redonda no início do ano e tem contrato até o dia 31 de maio desse ano.

Manteiga, volante do Volta Redonda (Foto: Divulgação / Site oficial Volta Redonda FC)Manteiga (David Henrique dos Santos, 22 anos, 1,77m, 70kg, volante do Volta Redonda) – atua mais como um segundo volante e formou um meio de campo forte no Volta Redonda. É um jogador técnico, atua de cabeça erguida e tem qualidade no passe. Chegou ao clube no início do ano e tem contrato até o dia 30 de maio de 2013.

Thiago Galhardo, meia do Bangu (Foto: Divulgação / Site oficial Bangu AC)Thiago Galhardo (Thiago Galhardo do Nascimento Rocha, 22 anos, 1.83m, 68kg, meia do Bangu) – o meia fez parte do pacote de contratações do Bangu, que chegou com o objetivo de salvar o time do rebaixamento na Taça Rio. Mas com visão de jogo e bom toque de bola, ele fortaleceu o meio de campo e foi o principal nome do time nas últimas partidas pelo Carioca. Thiago teve uma passagem pelo Botafogo na temporada passada, mas não se destacou. Voltou ao Bangu este ano e tem contrato até o dia primeiro de junho de 2013.

Marcel, meia do Resende (Foto: Divulgação / Site oficial Resende FC)Marcel (Marcel Silva Andrade, 30 anos, 1.81m, 75kg, meia do Resende) –o jogador é o mais experiente das sugestões do marcado e tem passagens por Grêmio, Palmeiras e Corinthians. Aos 30 anos, ele comandou o setor de criação do Resende e ainda marcou cinco gols no estadual. É o homem da bola parada do time e tem boa finalização. O meia chegou ao clube no início de 2011 e recentemente renovou contrato até 30 de abril de 2015.

Jhonnattann, atacante do Volta Redonda (Foto: Divulgação / Site oficial Volta Redonda FC)Jhonnattann (Jhonnattann Benites da Conceição, 22 anos, atacante do Volta Redonda) – o jovem atacante já havia aparecido bem pelo Volta Redonda no estadual de 2011 e voltou a ser o destaque da equipe esse ano. É um jogador muito rápido, com bom volume de jogo e movimentação. Fez cinco gols neste Carioca. Jhonnatthann assinou contrato com o clube em agosto de 2010, e o compromisso vai até o dia 8 de maio desse ano.

Elias atacante Resende (Foto: Divulgação / Site oficial Resende FC)Elias (Elias Constantino Pereira Filho, 25 anos, 1.82m, 72kg, atacante do Resende) – o atacante é o típico homem de área da equipe. Joga enfiado entre os zagueiros e faz o papel de matador. Com bom posicionamento e boa estatura, fez cinco gols neste estadual. Foi o destaque do Madureira na Copa Rio de 2011 e voltou este ano ao Resende, clube com o qual tem contrato até o dia 30 de novembro de 2014.


Por Globo Esporte.com