Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Oswaldo diz: Fellype Gabriel é o melhor do Bota e do Carioca



Após grande atuação como volante, jogador é apontado pelo treinador como craque da sua equipe e da competição estadual



Botafogo x Vasco (Foto: Bruno de Lima)
Grande atuação diante do Vasco rende elogio a
 Fellype Gabriel (Foto: Bruno de Lima) 
O técnico Oswaldo de Oliveira foi responsável pela indicação de Fellype Gabriel ao Botafogo. Fã do do futebol do meia, que na final da Taça Rio foi recuado para a função de volante, o treinador afirmou, após a vitória de 3 a 1, sobre o Vasco, que o camisa 11 é o melhor jogador do Estadual 2012.
- Fellype não me surpreendeu, mas superou minha estimativa. Vou falar isso e se que não vou constranger ninguém. Fellype é o melhor jogador do Botafogo e do Campeonato. Ele, mesmo fora de sua posição, desarmou muito. Em uma partida desse gabarito, com jogadores como Felipe, Carlos Alberto, Juninho, se mostrou muito bem - afirmou.
Na quarta rodada da fase de grupos da Taça Rio, o Botafogo venceu o Vasco pelo mesmo placar de 3 a 1. Na oportunidade Fellype Gabriel fez todos os gols da vitória alvinegra. Na ocasião, Oswaldo não poupou elogios ao jogador dizendo que ele era exemplo de dedicação aos companheiros. Para o treinador, o meia desempenha de forma brilhante as suas funções tanto atacando quanto ajudando na marcação.


Leia mais no LANCENET! 

Gandula nega favorecimento ao Botafogo nas reposições



Fernanda Maia, alvinegra de coração, diz não torcer por ninguém e diz que repõe rapidamente para todos os clubes

Botafogo x Vasco - Gandula (Foto: Cleber Mendes)
A gandula Fernanda Maia acompanha a partida no Engenhão.
Ela foi destaque no primeiro gol alvinegro (Foto: Cleber Mendes)
Um detalhe que chamou atenção no primeiro gol alvinegro foi a reposição de bola da gandula Fernanda Maia. A bola saiu pela linha lateral e, rapidamente, Maicosuel já tinha a bola nas mãos. Ele lançou para Márcio Azevedo que cruzou para Loco Abreu marcar.

- Faço isso a três anos. Eu sempre coloco a bola rapidamente em jogo. Não fiz nada demais. Faço isso para Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense  - disse a gandula.

Fernanda, alvinegra convicta, tirou foto com os jogadores depois do término da partida e foi cumprimentada pelos dirigentes alvinegros. Apesar disso, tentou esconder sua preferência clubística.

- Eu torço para o Engenhão. Eu gosto de futebol e gosto mais ainda de ver o estádio sempre lotado, como está hoje - finalizou a professora de educação física.


Leia mais no LANCENET!

Show em Preto e Branco pode pintar de novo contra o Flu



Botafogo da baile em casa e chama o Vasco para dançar.


Essa montagem de imagens feita em homenagem à conquista da Taça Rio 2012 pelo Botafogo, diante do Vasco, fez grande sucesso de visualizações no blog. Tanto que resolvemos reproduzi-la nessa véspera de decisão como homenagem à imensa torcida alvinegra que compareceu àquele primeiro espetáculo e apoiou o time do começo ao fim rumo à conquista do taça.

O que se espera para esse domingo, diante do Fluminense, é que ela lote novamente as arquibancadas do Engenhão e produza um novo grande espetáculo digno de registros como o que ora reproduzimos nesse momento, incentivando e empurrando o time rumo à vitória nessa primeira partida da decisão. A união time torcida é fundamental nessa retafinal de campeonato.

Precisamos estar juntos na busca desse ideal, torcendo numa só corrente, os que lá estarão e uma imensa nação de alvinegros espalhados por todos os recantos desse país e do mundo. Unidos pela conquista desse Cariocão. Eu acredito!

Veja as imagens de Botafogo x Vasco
 
Botafogo x Vasco (Foto: Bruno de Lima)Botafogo x Vasco (Foto: Cleber Mendes)

























 Botafogo x Vasco (Foto: Cleber Mendes)

Botafogo x Vasco (Foto: Cleber Mendes)



























Botafogo x Vasco (Foto: Bruno de Lima)
Botafogo x Vasco (Foto: Bruno de Lima)

Botafogo x Vasco (Foto: Bruno de Lima)
Botafogo x Vasco (Foto: Cleber Mendes)

Botafogo x Vasco (Foto: Alexandre Loureiro)


Botafogo x Vasco (Foto: Cleber Mendes)
























Botafogo x Vasco (Foto: Paulo Sergio)


Botafogo x Vasco (Foto: Paulo Sergio)
Botafogo x Vasco - Loco Abreu levanta a taça (Foto: Paulo Sergio)


Domingo tem mais. Até lá! Fogão na cabeça...


Fotos: Lancenet


Bota vence o Vasco por 3 a 1 e é campeão da Taça Rio


Com dois de Loco e um de Maicosuel, Glorioso pega o Flu na decisão do Estadual. Carlos Alberto fez para o Vasco 


Botafogo x Vasco (Foto: Bruno de Lima)
Loco fez os dois primeiros do Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
O histórico favorável ao Botafogo em decisões em cima do Vasco continua. Na tarde deste domingo no Engenhão, o Glorioso venceu o Cruz-Maltino por 3 a 1, neste domingo no Engenhão, e conquistou de maneira invicta a Taça Rio. Marcaram Loco Abreu, em duas oportunidades ainda no primeiro tempo, e Maicosuel no início da segunda etapa. Carlos Alberto, já na segunda metade da etapa final, fez o de honra dos vascaínos.

Com isso, o Botafogo, que pela primeira vez deu a volta olímpica em seu estádio, será o adversário do Fluminense na grande decisão do Campeonato Carioca. Os dois jogos decisivos serão disputados nos dois próximos finais de semana.
Antes da primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, o Botafogo pega o Vitória-BA, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Já o Vasco passa a focar a Copa Santander Libertadores. Na próxima quarta-feira, em São Januário, o Gigante da Colina encara o Lanús (ARG), pelo jogo de ida das oitavas de final.

Eficiência: Botafogo vence com pouco volume e muito oportunismo



Vitória por 3 a 1 sobre o Vasco acontece mesmo com menos posse de bola, conclusões a gol e jogadas aéreas. Loco é decisivo



loco abreu botafogo gol vasco (Foto: Fernando Soutello / Agif)A vitória do Botafogo sobre o Vasco, por 3 a 1, neste domingo, no Engenhão, foi fruto da eficiência da equipe comandada por Oswaldo de Oliveira. Em todos os quesitos que tratam de volume de jogo, o time derrotado foi superior. O Glorioso teve menos contato com a bola, mas soube o que fazer com ela. Que o diga Loco Abreu...
O Vasco teve 58% de posse de bola, contra 42% do Botafogo. Os cruz-maltinos passaram o jogo trocando passes. Foram 334, bem mais do que os 151 do Alvinegro. E o índice de acerto também foi superior: 89,5%, contra 85,4%.

COISA DE LOCO: BOTAFOGO ATROPELA O VASCO E CONQUISTA A TAÇA RIO



Vitória de 3 a 1 sobre o Vasco no Engenhão, com dois gols de Loco Abreu, coloca o Botafogo na decisão do Campeonato Carioca, contra o Fluminense






É coisa de louco chegar a maio invicto, ganhar a Taça Rio com um atropelo sobre o Vasco, ir à decisão do Campeonato Carioca com sobras. É coisa de Loco. De Loco Abreu. Com dois gols do uruguaio, o Botafogo venceu o Vasco por 3 a 1 neste domingo, no Engenhão, e conquistou o segundo turno do Estadual - primeira taça erguida pelo clube no estádio. Maicosuel fez o outro. Carlos Alberto descontou.

O Alvinegro agora encara o Fluminense, campeão da Taça Guanabara, na finalíssima do Rio de Janeiro. Ao Vasco, resta remoer o jejum. Os cruz-maltinos não vencem o Estadual desde 2003. Desde então, só ganharam um turno, na temporada seguinte.

'Cachorro' ataca vascaíno em clima de gozação antes da final, no Engenhão


Torcedor do Botafogo de máscara brinca com adversário antes da decisão da Taça Rio com o Vasco. Palco para o campeão já é montado no estádio



Ambiente Torcida, Botafogo x Vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Em paz: grupo de Vitória tem quatro vascaínos e um
alvinegro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
As torcidas de Vasco e Botafogo começam a chegar em bom número ao Engenhão para a decisão da Taça Rio, neste domingo, às 16h. O clima é de tranquilidade, até mesmo quando um “cachorro” decidiu atacar um vascaíno. Tudo de forma descontraída, foi apenas uma pegadinha do torcedor botafoguense José Luis Santiago com uma máscara como apetrecho.
- Essa máscara é para mostrar que sou da cachorrada (como é chamada a torcida do Botafogo). Tudo na maior brincadeira – afirmou José Luis, que chegou a andar como cachorro, latiu e brincou com alguns vascaínos.

El Loco na marca do pênalti



Capitão do Botafogo rebate críticas e pede que sua história seja respeitada


 


Loco Abreu brinca durante treino no Engenhão
Foto: Jorge William / O Globo
Loco Abreu brinca durante treino no EngenhãoJORGE WILLIAM / O GLOBO




RIO — Sabe aquele cricri, o chato que, no íntimo, é um cara legal? É assim que Loco Abreu é visto no Botafogo. Em uma hora de entrevista, deu para perceber que é cheio de manias. Pediu para fechar a porta da sala de imprensa, que os assessores não atrapalhassem a conversa, que o fotógrafo parasse de clicá-lo, e perguntou ao repórter se estava gravando e entendia o “japonês” em que escrevia. Tudo sob o olhar impassível de seu Miguel, o pai.
Loco também gosta de números. Com 62 gols, está a sete do argentino Fischer, El Lobo, o estrangeiro que mais marcou com a camisa do Botafogo. E sonha alcançar Pedro Rocha, com 115, o maior artilheiro uruguaio no futebol brasileiro. Só não sabe se, em outra ocasião, já havia perdido seis dos últimos sete pênaltis que um dia cobrou. Mas lembra que, em 2004, desperdiçou quatro seguidos, como recentemente. Aí, seu técnico no Nacional, o campeão do mundo pelo Grêmio Hugo de León, virou-se e disse: “Olha, vai continuar batendo até acertar”. No fundo, é isso que Sebastián Abreu gostaria de ouvir de Oswaldo de Oliveira.

Bangu, volta triunfal?

“Volta, não! São 12 jogos, dez gols. Se não estivesse fazendo, e aí faço três, é volta. Estou na coartilharia do time no Estadual com o Herrera. A estatística é melhor do que 2010 e 2011. O que acontece é que 12 dias de pré-temporada foi muito pouco para começar com essa responsabilidade de ser o único grande carioca que não estava na Libertadores. Não estava me sentindo com fôlego e força, a sensação era de carregar o corpo e de que, com a sequência, ia estourar. Aí, concordamos que era melhor dar uma parada.”

Mágoa com críticas

Seedorf e Botafogo separados pela quantia de 70 mil na oferta salarial



Quantia de R$ 70 mil mensais da proposta de salário para o jogador é o que falta para o entendimento entre as partes




O sonho do Botafogo em ter Seedorf tem seu preço, mas não é nenhum absurdo. O LANCENET! teve acesso aos valores da negociação e o que separa o clube do meia é uma quantia mensal de R$ 70 mil para ajustar o pedido salarial.
Recentemente, a diretoria ofereceu ao holandês um contrato com duração de 18 meses com valor total de 2,8 milhões de euros (cerca de R$ 7 milhões), o que corresponde a um salário mensal de R$ 390 mil. Porém, o jogador pediu 4 milhões de euros (cerca de R$ 10 milhões), o que daria R$ 555 mil por mês, pelo mesmo tempo de compromisso.
A negociação evoluiu e o Botafogo subiu a proposta para 3 milhões de euros (cerca de R$ 7,5 milhões), com o salário chegando a R$ 416 mil. A relação estreita fez com que o meia aceitasse reduzir as cifras para 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 8,75 milhões). Assim, ele teria um salário de R$ 486 mil, se aproximando de um possível desfecho positivo.

A transferência é tratada como possível já que a diferença para um entendimento financeiro é pequena. Ele teria sua imagem explorada pelo marketing do clube de forma agressiva e que reverteria para um percentual de bônus para Seedorf.


Embora não tenha falado sobre valores, o vice de futebol do Alvinegro, André Silva, confirmou que a questão pendente para que a negociação possa ter um desfecho positivo é o alto salário do jogador:
– A questão é basicamente o nível salarial, que é bem elevado. A nível de Brasil, poucos jogadores ganham o que ele ganha. Se o departamento financeiro aprovar, eu pego o avião e vou para Milão na mesma hora. Não tenham dúvida – disse o dirigente, otimista.

Promessa do Botafogo, Vitinho marca em sua volta aos gramados



Autor do primeiro gol na goleada de 7 a 0 sobre o Madureira, atacante sofreu fratura no pé esquerdo quando iria fazer sua estreia no profissional




Vitinho, jogador do Botafogo (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)
Vitinho sorri em seus primeiros dias como
profissional (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)
O dia 28 de abril será especial para o atacante Vitinho. O jovem de 18 anos de idade, promessa das categorias de base do Botafogo, marcou sábado o primeiro gol da goleada de 7 a 0 aplicada sobre o Madureira, no Caio Martins, pela terceira rodada da Taça Rio de juniores.
Seria apenas mais um, não fosse o fato de Vitinho ter ficado mais de dois meses sem jogar. Na semana em que faria sua estreia como titular no time profissional, na partida contra o Americano, pela Taça Rio, que foi realizada no dia 1 de março, ele sofreu uma fratura no pé esquerdo ao pisar em um buraco no caminho de casa.
Sob o olhar do presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, Vitinho começou jogando e foi substituído aos 22 minutos do segundo tempo. Sempre elogiado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, o jogador segue treinando com o grupo principal, assim como outros companheiros com idade para atuar na categoria júnior.
- Estou muito feliz em voltar a jogar. Continuo com o meu objetivo de firmar entre os profissionais e espero ser lembrado nas próximas convocações da Seleção Brasileira Sub-20 - disse Vitinho, que ficou no banco de reservas no empate em 1 a 1 com o Fluminense na semifinal da Taça Guanabara, no dia 23 de fevereiro.
Na goleada sobre o Madureira, o Botafogo ainda contou com gols de Vinícius (2), Sassá (2), Kazu e Dedé. O próximo jogo do Botafogo na Taça Rio de juniores é quarta-feira, contra o Flamengo, às 15h (de Brasília), na Gávea.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Botafogo e Vasco decidem Taça Rio: título para confirmar boas campanhas

 

Donos de trajetórias expressivas na temporada, equipes duelam neste domingo, no Engenhão, em busca de vaga na final do Carioca


O Botafogo está invicto há 21 partidas na temporada. O Vasco também mostrou sua força ao chegar à terceira decisão consecutiva de um turno do Campeonato Carioca. Mas seja em General Severiano ou em São Januário, a certeza é uma: as boas campanhas são sustentadas por títulos. Com este pensamento, as duas equipes entram em campo neste domingo, no Engenhão, às 16h (de Brasília), para a decisão da Taça Rio. O vencedor - que pode sair em disputa de pênaltis, caso haja empate após 90 minutos - decidirá o estadual com o Fluminense, campeão da Taça Guanabara.
 Nas estatísticas, o Gigante da Colina tem larga vantagem de vitórias no geral do confronto, mas o Glorioso costuma levar a melhor em confrontos decisivos. Foram oito finais disputadas, com sete títulos para o Alvinegro e apenas um para os cruz-maltinos. Na última vez em que disputaram um troféu, o Alvinegro venceu por 2 a 0 e conquistou a Taça Guanabara de 2010.
Aliás, o Vasco não celebra a conquista de um turno do estadual desde 2004, quando foi campeão da Taça Rio. O Cruz-Maltino é o maior vencedor deste troféu ao lado do Flamengo, ambos com oito títulos. Neste domingo o Botafogo vai em busca de sua sexta Taça Rio. A última vitória foi em 2010, quando derrotou o rubro-Negro por 2 a 1 e sagrou-se campeão carioca por antecipação.
Wagner do Nascimento Magalhães apita o duelo. Ele será auxiliado por Luiz Antônio Oliveira e Rodrigo Figueiredo Correa. A Rede Globo transmite a partida ao vivo para RJ, ES, PB, SE, MA, RN, AL, PI, DF e Região Norte. O SporTV 2 e o Premiere também exibem o encontro. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.
header as escalações 2
Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira vai escalar um time ofensivo na ausência do volante Renato, machucado. Fellype Gabriel, que atuou na posição em boa parte do jogo contra o Bangu, receberá a mesma missão contra o Vasco. O Alvinegro vai entrar em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Andrezinho, Elkeson e Maicosuel; Loco Abreu.
Vasco: o técnico Cristóvão Borges não confirmou, mas a tendência é que repita a escalação que venceu por 3 a 2 o Flamengo, pela semifinal da Taça Rio. Dessa forma, jogadores como Juninho Pernambucano, Allan e Carlos Alberto devem seguir no banco de reservas. O Gigante da Colina deve enfrentar o Botafogo com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: o volante Renato sofreu uma forte torção no tornozelo esquerdo e vai desfalcar o time. Além dele, Jobson, com dores musculares, também não estará à disposição.
Vasco: Dedé segue em recuperação de um edema ósseo na perna direita. A tendência é que volte a campo em pouco mais de uma semana. O atacante Carlos Tenorio ainda está em tratamento após ruptura do tendão de Aquiles do pé direito.
header fique de olho 2
Botafogo: autor de três gols na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, na fase de classificação da Taça Rio, Fellype Gabriel tem sido um dos destaques do time na temporada. Desta vez, atuará como segundo volante.

Vasco: destaque do clássico contra o Flamengo, Felipe é a principal peça de articulação do meio-campo com o ataque. Saem de seus pés a maior parte dos passes que alimentam os atacantes vascaínos.
header o que eles disseram
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Estamos confiantes no que fizemos até agora. Vou reviver com os jogadores esses momentos que passamos para que não esqueçam como conseguimos chegar até aqui. O grupo está muito mobilizado e com uma concentração extraordinária. Precisamos ter atenção. Tudo isso aumenta a possibilidade de termos um grande jogo"
Cristóvão Borges, técnico do do Vasco: "Depois de chegar às fases decisivas do Carioca e se recuperar na Libertadores, nosso time está mais confiante e sabe o que quer. Por outro lado, sabemos que se ainda não conquistamos o título, é porque falta alguma coisa. Então, é preciso fazer algo diferente e melhor para ganhar."
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
* O clássico Botafogo x Vasco tem sido garantia de muitos gols. Desde o último 0 a 0, pelo Campeonato Brasileiro de 2006, as duas equipes se enfrentaram 17 vezes, com média de gols de 3,6 por jogo. Nesses últimos 17 jogos, foram marcados 61 gols, com sete vitórias do Botafogo, cinco empates e cinco vitórias vascaínas.
* Botafogo e Vasco decidiram títulos em oito oportunidades. O time de São Januário só venceu uma decisão, a Taça Guanabara de 1965. Nas demais sete decisões, o Botafogo levou a melhor.
* Há oito anos o Vasco não conquista um turno no Campeonato Carioca. A última conquista vascaína foi em 2004, quando levantou a Taça Rio após vencer o Fluminense por 2 a 1. Ainda assim, o time é o maior vencedor da Taça Rio, ao lado do Flamengo.
* O Engenhão já foi palco de oito jogos entre Botafogo e Vasco, com três vitórias do Vasco, três empates e dois triunfos do Botafogo.header último confronto v2

No dia 18 de março, Botafogo e Vasco se enfrentaram pela quarta rodada da Taça Rio no Engenhão. Em noite inspirada de Fellype Gabriel, o Botafogo levou a melhor e derrotou o rival por 3 a 1, com três gols do jogador escolhido para substituir Loco Abreu horas antes da partida. Fellipe Bastos descontou para o Vasco, que ainda teve um pênalti perdido por Juninho - Jefferson defendeu. O Vasco atuou com time misto.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro


Maior vencedor da Taça Rio, Vasco desafia Botafogo em final no Engenhão




Loco e Felipe são duas das atrações da final da Taça Rio | Foto: Márcio Mercante e André Luiz Mello / Agência O Dia
Loco e Felipe são duas das atrações da final da Taça Rio | Foto: Márcio Mercante e André Luiz Mello / Agência O Dia
As equipes de Botafogo e Vasco da Gama fazem neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Engenhão, a grande decisão da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. O campeão do returno, que será conhecido nas cobranças de pênaltis caso o confronto termine empatado no tempo regulamentar, vai decidir o Estadual com o Fluminense, campeão da Taça Guanabara e que está de camarote esperando seu adversário.

O Vasco, caso derrote o Botafogo poderá ampliar ainda mais a supremacia no número de conquistas da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Isso porque o time cruz-maltino é o maior ganhador da história do torneio com nove títulos, um a mais que o Flamengo.

Para chegar a esta final, o Botafogo eliminou o Bangu nas semifinais com autoridade: por 4 a 2. O Vasco, que na Taça Guanabara foi vice do Fluminense, despachou o Flamengo com um triunfo por 3 a 2. Às vésperas de um confronto que se desenha bem equilibrado, os dois treinadores têm procurado estudar o adversário e ambos concordam que seus times encontrarão uma pedreira pela frente.

“O Vasco é um time bem armado, vem bem desde o ano passado e conta com muitas peças de reposição, o que lhe permite manter o ritmo em alta ao longo dos noventa minutos. O Botafogo, porém, também tem as suas virtudes, é uma equipe equilibrada e que está sabendo bem atuar ao longo da temporada. Com certeza vai ser uma partida muito disputada e sem previsão de ganhador”, analisou Oswaldo de Oliveira, comandante do Botafogo.

Do outro lado da disputa, Cristóvão Borges, técnico do Vasco, tem uma opinião semelhante a do colega e destacou a regularidade da equipe do Bota durante este início de temporada.

“O Vasco vem fazendo uma boa temporada, mas temos consciência de que vamos nos deparar com um dos jogos mais complicados deste ano até o momento. O Botafogo tem um time certinho, encontrou a sua maneira de atuar e ataca e defende com eficiência. Com certeza teremos muitas dificuldades, mas estamos cientes de que não podemos fracassar e que temos que ser competentes para neutralizar os pontos fortes do rival e fazer com que os nossos possam se sobressair”, disse Cristóvão.

Por falar em pontos fortes do adversário, botafoguenses e vascaínos parecem ter a exata noção dos perigos que cercam a decisão deste domingo. Destaque na semifinal contra o Flamengo, o meia Felipe causa preocupação no alvinegro.

“O Felipe é um jogador diferenciado, que consegue encontrar espaços na defesa adversária com passes muito eficientes. Percebemos isso na semifinal contra o Flamengo, quando ele foi fundamental para a vitória do Vasco, não apenas pelo fato de ter marcado dois gols. A tendência é que ele seja novamente muito perigoso. Mas não podemos pensar apenas nele, pois nosso adversário tem um elenco de atletas versáteis e todos podem fazer a diferença”, disse o zagueiro Antônio Carlos.

Pelo lado dos vascaínos, a principal preocupação atende pelo nome de Loco Abreu. O atacante uruguaio, que estava em baixa, desequilibrou na semifinal contra o Bangu, marcando os três gols do Botafogo.

“O Loco Abreu é um jogador muito perigoso e, pelo visto, voltou a fazer diferença. Com ele bem, o Botafogo deixa de jogar apenas por baixo e ganha uma ótima opção por cima. Mais uma preocupação para o Vasco. O time deles tem entrosamento e joga junto desde o ano passado”, afirmou o atacante Eder Luis.

Em relação à escalação os dois treinadores apostam no mistério, mas têm pouco a esconder. No Vasco, Cristóvão Borges não deverá mudar muito o time em relação aquele que atuou nas semifinais. Ele continuará podendo contar com o lateral direito Fagner, com o zagueiro Rodolfo e com os volantes Eduardo Costa e Fellipe Bastos, todos amparados por um efeito suspensivo, uma vez que foram punidos pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ) por conta dos incidentes na derrota de 2 a 1 para o Flamengo pela etapa de classificação da Taça Rio.

Pelo lado do Botafogo, como já era esperado, o meia Fellype Gabriel deve mesmo desempenhar a função do volante Renato, que dificilmente reunirá condições de atuar devido a uma torção no tornozelo esquerdo.

Botafogo e Vasco já se enfrentaram pela fase de classificação da Taça Rio nesta temporada e o Bota levou a melhor, vencendo com autoridade por 3 a 1 e com uma exibição de gala de Fellype Gabriel, autor de todos os gols dos vencedores. Fellipe Bastos descontou para o rival, que naquela ocasião decidiu por reservar boa parte de seus titulares por conta de confrontos válidos pela etapa de grupos da Copa Libertadores.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X VASCO

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29 de abril de 2012 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) 
Assistentes: Luiz Antônio de Oliveira (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)

BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Andrezinho, Elkeson e Maicosuel; Loco Abreu
Técnico: Oswaldo de Oliveira

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Rômulo, Felipe, Felipe Bastos e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Cristovão Borges

por ESPN.com.br com agência Gazeta Press
Felip@odf

El Loco Abreu: Ídolo do Fogão!





OPINIÃO DO TORCEDOR 


(Escrita na 2ª-feira da semana passada, mas atual ainda. Uma homenagem ao Cara que decidiu a Taça Rio com 5 gols nos últimos dois jogos!) 




Minha fotoEsse Loco Abreu é mesmo o cara! A cada dia que passa, dá mostras de ter incorporado o jeito carioca de ser. Após ter sido recebido de braços abertos pela torcida botafoguense, parece ter se integrado à vida da cidade do Rio de maneira rápida e plena. Com atitudes e declarações que, via de regra viram manchetes nas mídias esportivas, é o preferido da imprensa carioca para a pauta de entrevistas quando está em campo e até mesmo fora dele. É o tipo de jogador personalíssimo que os repórteres gostam de entrevistar. Quando fala, suas declarações quase sempre causam reações no meio esportivo. É sempre um prato cheio para as redações dos jornais e resenhas de rádio e TV. Quase nunca foge das câmeras e microfones, só mesmo quando quer preservar os dirigentes, comissão técnica e companheiros de clube, como já ocorreu quando ficou no banco de reservas durante todo o tempo do jogo contra o Guarani, no Engenhão. Jogo no qual o Botafogo passou de fase na Copa do Brasil, com um reles empate. Alguns disseram que o time jogou com o regulamento debaixo do braço como fazem os ditos times copeiros: faz um bom resultado no jogo de ida, de preferência assinalando gols, e depois decide em casa sabendo do resultado que precisa pra passar de fase. Assim foi feito, mesmo que produzindo um dos piores jogos da temporada. A torcida, impaciente, chiou.


Loco abreu botafogo gol bangu semifinal taça rio (Foto: Fábio Castro / Agif)
Com essa maneira de ser, El Loco vai retribuindo com generosidades e franqueza as boas vindas e a acolhida com que foi recebido pela cidade, com direito a show da torcida botafoguense que, na oportunidade, invadiu o aeroporto. Daí surgiu então, a expressão "jogador de fechar o aeroporto". Ele, hoje, desfruta de um prestígio crescente junto à massa alvinegra por todo o Brasil e de respeito por parte dos integrantes das torcidas adversárias, que por vezes foram "maltratadas" por suas jogadas de efeito e tantos gols.
O cara já é cidadão honorário, tem visto permanente de trabalho e quer ser treinador quando encerrar a carreira, daqui a alguns anos: "Com certeza. Quando não tiver mais força mental e física para ser jogador...", disse à jornalista Marluci Martins, do Extra/Globo.

Taça Rio (Foto: Divulgação)Quem sabe até lá o Botafogo não prepara uma proposta pra que ele integre a nossa Comissão Técnica e, amplie dessa forma, sua permanência no clube e por conseguinte, na  própria cidade. Seria a grande oportunidade dele se tornar de vez, um ídolo da torcida, daqueles incontestáveis que figuram nas paredes de nossa sede, em General Severiano. Quem sabe? A possibilidade é real e a minha torcida pessoal para que isso aconteça, é grande. O mais sensato é aguardar pra ver o que acontece mais pra frente e torcer pra que hoje, no Engenhão diante do Vasco, ele arrebente e leve o time, juntamente com seus companheiros, à conquista da vaga pras finais do Cariocão... Fogão na cabeça e Loco correndo pra galera, em dia de casa cheia!




Por Felip@odf/BotafogoDePrimeira