Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

Botafoguenses exibem tatuagem e bandeiras dos ídolos Loco e Herrera



Pai e filho saíram de Brasília para assistir à final do Carioca e estenderam passagem pelo Rio para torcer na estreia do Brasileirão


torcedor do Botafogo com tatuagem do Loco Abreu (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Roberto mostra as tatuagens com imagens de
Loco e Herrera (Foto: André Casado)
O treino do Botafogo deste sábado, em General Severiano, recebeu cerca de 15 torcedores e transcorreu em clima tranquilo. Sem o Engenhão, em preparativos para um meeting de atletismo, até havia o temor de que alvinegros insatisfeitos com as derrotas no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil pudessem protestar, mas o destaque ficou por conta de dois brasilienses que exibiram suas três grandes bandeiras. Cada uma com um ídolo deles: Jefferson, Herrera e Loco Abreu.
Pai e filho, que se chamam Roberto, passaram a admirar o trio depois do título estadual de 2010, conquistado sobre o Flamengo, após três vice-campeonatos seguidos para o arquirrival. Na final da Taça Rio daquela temporada, o uruguaio marcou o gol da conquista, de pênalti batido com sua cavadinha marcante. Por essas e outras, o patriarca foi além: fez tatuagens dos dois atacantes nas costas e iniciou uma campanha para que o técnico Oswaldo de Oliveira os escalassem juntos novamente.

torcida do Botafogo leva faixa para Herrera (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Torcedores levam faixa para Herrera e ganham foto (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
- Eternizei os dois, porque foi a coisa mais linda ver os flamenguistas irem embora, derrotados. Hoje, não dá para o Herrera, com a garra dele, ficar fora da equipe. Ô Oswaldo, por favor... - cornetou o pai, que, ao responder qual seu sobrenome, não titubeia.

- Põe Botafogo mesmo. Em Brasília, só me chamam de Roberto Botafogo - avisou ele, que tem um cartão pessoal comprovando que seu email e referências estão ligadas ao clube da Estrela Solitária.

torcida do Botafogo leva faixa para Jefferson (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Jefferson também tirou fotos com a bandeira em
sua homenagem (Foto: André Casado)
Para a alegria da dupla, Jefferson e Herrera tiraram fotos e agradeceram o carinho. Na hora do aperto de mãos, palavras de força a um elenco que tem sofrido com decepções frequentes.
- Botafoguense sempre acredita, vamos longe nesse Brasileiro, sim. Tem de renovar as esperanças - pediu Roberto, o filho.
Neste domingo, o Glorioso encara o São Paulo, pela estreia do Campeonato Brasileiro, às 16h, no Engenhão. A dupla está há uma semana na cidade, depois de ver a derrota na finalíssima para o Fluminense.

Por André CasadoRio de Janeiro

Trio de meias do Bota afia pontaria em faltas e pênaltis e simula as situações



Maicosuel, Fellype Gabriel e Vitor Júnior têm aproveitamento muito bom


O trio de armadores titulares do Botafogo na estreia do Campeonato Brasileiro, domingo, contra o São Paulo, afiou a pontaria na manhã deste sábado, em General Severiano. Em dezenas de faltas e pênaltis, Fellype Gabriel, Maicosuel e Vitor Júnior, que barrou Elkeson, mostraram aproveitamento positivo e deram trabalho a Jefferson e Renan por cerca de meia hora.

Os goleiros também aproveitaram para praticar, e o camisa 1 alvinegro pediu que os dois que não estivessem batendo entrassem na barreira móvel para impedir a visão, simulando situações que ocorrem no jogo. O grupo ficou quatro dias em Saquarema para se reciclar e zerar os erros do primeiro semestre, que causaram as eliminações no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil.

A atividade na sede teve ênfase em algumas jogadas ensaiadas, de cruzamento para a área, orientadas de perto pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Logo depois, uma divisão de grupos definiu as movimentações específicas de cada um: os zagueiro treinaram saída de bola e cabeçadas, os atacantes finalizaram a gol e os os três meias cobraram as faltas e os pênaltis.
Para pegar o rival, haverá quatro desfalques: Lucas, Antônio Carlos, Marcelo Mattos e Andrezinho.

jogadores do Botafogo no treino de faltas (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Maicosuel bate falta, e Vitor Júnior e Fellype Gabriel completando a barreira (Foto: André Casado / GE.COM)
Por André CasadoRio de Janeiro

Andrezinho dá piques no campo e deve treinar com bola na terça-feira



Meia está na fase final de recuperação da lesão na coxa esquerda e voltará ao time na segunda rodada do Campeonato Brasileiro

A presença de Andrezinho no campo não tem sido novidades nos últimos dias. Mas a vontade de trabalhar junto ao grupo deve ser grande. O meia ficou afastado da atividade principal mais uma vez neste sábado e só voltará ao time do Botafogo na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Coritiba, no Couto Pereira, domingo que vem. A evolução da lesão na coxa esquerda é gradativa, mas já anima. O camisa 10 alternou trotes com piques e treinará com bola na terça-feira.

Andrezinho no treino do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Andrezinho devolve a bola para um companheiro em seu único toque no treino deste sábado (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
A etapa de fisioterapia ficou para trás, e Andrezinho está entregue à preparação física. Como já teve outros dois problemas, há precaução em liberá-lo antes do previsto. Desde o começo da temporada, ele tem feito um trabalho específico para se adaptar à rotina de jogos à qual não estava acostumado, por ter passado quatro anos como reserva do Inter.

Os outros casos de lesão inspiram mais cuidado. O volante Marcelo Mattos segue se recuperando de um edema na coxa direita no departamento médico, mas ainda não tem o retorno descartado após o duelo com o São Paulo, neste domingo, no Engenhão. O zagueiro Antônio Carlos tem um edema ósseo no joelho direito e só pensará em pisar no gramado em cerca de dez dias.

Por André CasadoRio de Janeiro

Fator Andrezinho: com o meia, Bota tem aproveitamento 20% melhor


Meia disputou 15 jogos no ano e não participou das únicas três derrotas na temporada. Expectativa é por sua volta no domingo, contra o São Paulo

Andrezinho do Botafogo (Foto: Celso Pupo / AE)
Número de Andrezinho mostram sua importância
para o time (Foto: Celso Pupo / AE)
Namoro antigo do Botafogo, Andrezinho chegou ao clube para ser o camisa 10 e homem de confiança do técnico Oswaldo de Oliveira. No entanto, uma lesão em cada coxa o afastou de 11 jogos do time no ano. Com isso, acompanhou as únicas três derrotas na temporada como espectador, nas finais do Campeonato Carioca, contra o Fluminense, e na eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil, para o Vitória.

Os números de Andrezinho comprovam sua importância para o time. Com ele, em 15 jogos, foram oito vitórias e sete empates, com 32 gols marcados (2,13 por jogo) e um aproveitamento de 68.8%. Nos jogos em que ficou fora, além das três derrotas, o Botafogo somou quatro vitórias e quatro empates, com 18 gols (1,63 de média) e 48,5% dos pontos conquistados.
- Ele é um jogador de qualidade, que segura bem a bola. Nenhum jogador gosta de ficar fora. Eu tamém fiquei e é complicado. Estamos tentando buscar o entrosamento ideal e Andrezinho faz falta - disse Renato.

Andrezinho jogou cinco dos sete clássicos do time no ano. Venceu dois e empatou três. Ficou fora das duas únicas derrotas para os principais rivais

Na relativização dos números, Andrezinho também tem seu peso. Na temporada, o Botafogo disputou sete clássicos. O meia participou de cinco, com duas vitórias e três empates. Nos únicos dois em que ficou fora, o time sofreu duas derrotas, justamente na decisão do Carioca para o Fluminense.

Andrezinho não joga desde o dia 29 de abril, quando o Botafogo venceu o Vasco por 3 a 1. Ele sofreu um estiramento na coxa esquerda, sua segunda lesão na temporada (a outra foi na coxa direita). A expectativa é de que possa estar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para a estreia do time no Campeonato Brasileiro, domingo, contra o São Paulo, no Engenhão.

Na segunda-feira, Andrezinho correu em volta do campo no Engenhão e deu mostras de que sua recuperação evoluiu. Na manhã desta terça-feira, ele fará um novo teste para saber se viaja com o grupo para Saquarema, onde ficará concentrado até sexta-feira no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). O local é o mesmo em que o técnico Oswaldo de Oliveira comandou a pré-temporada do time, em janeiro.

Por Thales SoaresRio de Janeiro





Botafogo: Oswaldo espera reforços, mas elogia elenco



Treinador destaca importância da chegada de jogadores para concretizar ambições. Márcio Azevedo é citado como exemplo

&
Oswaldo - Treino do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Oswaldo espera grande campanha do Botafogo na
sequência da temporada (Foto: Alexandre Loureiro)
 
O técnico Oswaldo de Oliveira está na expectativa pela chegada de reforços para o time do Botafogo para a sequência da temporada. Derrotado nas duas competições que disputou no primeiro semestre - Estadual e Copa do Brasil -, o treinador tem grandes ambições para a disputa do Brasileirão e da Copa Sul-Americana. Ele destaca, inclusive, que alguns atletas podem evoluir nas competições.

- Estamos conversando, tentando e avaliando tudo. A expectativa é muito grande para a temporada. O time pode crescer da maneira que está também. A superação faz parte disso. O Márcio Azevedo era descartado e hoje é importante - disse.

Na busca por reforços, o Botafogo tenta trazer grandes nomes. O do meia holandês Seedorf é um antigo sonho da diretoria. O jogador deixou o Milan (ITA) esta semana e, segundo o próprio jogador, deverá definir seu futuro nos próximos dias.

Liedson, do Corinthians, é outro que tem seu nome especulado na imprensa. O lateral-esquerdo Lima, do Internacional, e Ramon, do Corinthians, também são comentados como possíveis


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/botafogo/Botafogo-Oswaldo-espera-reforcos-elenco_0_703129813.html#ixzz1vMmMxnjY

Vídeo: Saiba como Botafogo e São Paulo vão estrear no Brasileirão



Como Botafogo e São Paulo vão estrear no Brasileirão




Afastado do Bota, Jobson vira sombra alvinegra



Veja as últimas notícias do vaivém do Botafogo!




Provocação entre Renato e Fabuloso agita o Deu no Twitter

Fonte: Lancenet

Brasileirão por pontos corridos chega à 10ª edição



Campeonato de 2012 tem muitos astros na disputa 


Mobile - TR - Leandro Damião (Internacional), Deco (Fluminense), Loco Abreu  (Botafogo), Neymar (Santos) e Guilherme (Atlético-MG)
Damião, Deco, Loco Abreu, Neymar... atrações do BR-12

O Campeonato Brasileiro 2012 começa neste sábado. E não se trata de um campeonato qualquer. Primeiro pelos astros que lutam pela taça. Neymar, Ganso, Leandro Damião, Oscar, Lucas, Emerson, Vagner Love, Fred, Deco... Todos brigarão pelo direito de erguer o troféu da décima edição do Brasileiro por pontos corridos. Este sim, um fato inédito na principal competição do futebol cinco vezes campeão mundial.

Nunca, na história do Campeonato Brasileiro, que existe tal qual conhecemos desde 1971, uma fórmula havia sido repetida. Isso até 2003, quando os pontos corridos passaram a ser adotados. Naquele ano, muito se debateu sobre o assunto. Desconfiança de sobra. Faltaria interesse? Haveria emoção? O público aceitaria? Este ano, quando teremos a edição de número 10 no mesmo sistema, a fórmula parece consolidada entre os boleiros tupiniquins.

Emoção não tem faltado, visto que o campeão tem sido conhecido somente nas últimas rodadas - foi assim em 2008, 2009, 2010 e 2011. Além disso, há a luta contra o rebaixamento, que mobiliza torcidas Brasil afora e torna reações míticas, como a do Fluminense em 2009, quando, de time dado como rebaixado, ressurgiu das cinzas, permaneceu na Série A e de quebra levantou o caneco no ano seguinte.

Na discussão sobre qual foi o melhor time da era dos pontos corridos, algumas divergências surgem, mas dois merecem reverência. Um deles o Cruzeiro, campeão em 2003, primeiro ano desse sistema.
- Para mim, o melhor campeão foi o Cruzeiro, de 2003. Mas é evidente que o São Paulo, tricampeão com o Muricy, também era muito bom - afirmou Mauro Beting.

Em 2004, o Santos de Robinho fez história. Assim como o Cruzeiro de 2003, dirigido por Luxemburgo.
- Acho o melhor de todos o Santos de 2004. Robinho jogou muito e o time inteiro também - disse Roberto Assaf.
E este ano, quem leva?

LINHA DO TEMPO

2003: Cruzeiro campeão
O time dos 100 pontos e 102 gols num mesmo campeonato. Primeira edição do Brasileiro por pontos corridos é disputada por 24 clubes.


2004: Santos campeão
Bi de Vanderlei Luxemburgo e time que tinha Robinho, Elano & Cia.. Peixe marca 103 gols, ultrapassa marca do Cruzeiro. Grêmio é rebaixado.


2005: Corinthians campeão
Com um time recheado de astros, tendo Tévez como o principal, o Timão chega ao título, com direito a polêmica. Inter é vice e reclama da arbitragem. Começa a redução de clubes participantes. São 22 dessa vez. Atlético-MG rebaixado.


2006: São Paulo campeão
Início da era Muricy Ramalho no São Paulo. Clube paulista inicia caminhada para o tricampeonato brasileiro. Competição passa a ser disputada por 20 clubes.


2007: São Paulo campeão
Foi o título mais tranquilo dos pontos corridos. Defesa do São Paulo dá show, sofre apenas 19 gols em 38 jogos e o time fatura o título. Ano perfeito para a torcida são-paulina. Bicampeonato brasileiro e Corinthians rebaixado.


2008: São Paulo campeão
O tricampeonato do São Paulo foi decidido somente na última rodada, numa disputa ponto a ponto com o Grêmio. Vasco rebaixado.


2009: Flamengo campeão
O futebol carioca volta a ser protagonista no Campeonato Brasileiro. O Fla de Adriano & Cia. Acaba com a hegemonia paulista e levanta o caneco. A competição também fica marcada pela sensacional arrancada do Fluminense, que ressurgiu das cinzas para escapar do rebaixamento. Nesse ano surge o "Time de Guerreiros".


2010: Fluminense campeão
Após a fuga do rebaixamento em 2009, o Fluminense traz o papa-títulos Muricy Ramalho e conquista um título brasileiro após 26 anos. De quebra, repete a dobradinha que fez com o Flamengo nos anos 1980. Em 1983 o Fla havia sido campeão. No ano seguinte (1984), o Flu. Conca é o nome do campeonato.


2011: Corinthians campeão
Após disputa acirrada com o Fluminense em 2010, o Timão volta a levantar a taça, com Vasco, Fluminense e Flamengo entre os quatro primeiros colocados.

A OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS
Qual foi o melhor time da história do Brasileirão em pontos corridos?
José Luiz Portella - Colunista do LANCE!: O melhor time da era dos pontos corridos foi Cruzeiro de 2003, com Alex inspirado. Além disso, venceu Copa do Brasil e Estadual.
Marcelo Damato - Colunista do LANCE!: O melhor foi o São Paulo tricampeão com o Muricy Ramalho. Em uma edição, 2007, conseguiu ganhar sem
nenhuma dificuldade.
Mauro Beting - Colunista do LANCE!: O melhor campeão foi o Cruzeiro, de 2003. Mas é evidente que o São Paulo, tricampeão com o Muricy,
também era muito bom.
Roberto Assaf - Colunista do LANCE!: Eu acho que o melhor de todos foi o Santos de 2004. O Robinho jogou muito aquele Brasileiro, e o time inteiro também foi bem.

TURNOS QUE VALEM TROFÉUS
  
Conca com o Troféu Osmarzão em 2010 (Foto: Alexandre Loureiro)

Além do título brasileiro, as 20 equipes que disputam a Série A podem ser premiadas caso sejam as melhores em cada turno. Criados pelo Diário LANCE! em 2004, os troféus Osmar Santos e João Saldanha são entregues aos times que obtiverem a melhor performance no primeiro e segundo turnos, respectivamente.

O São Paulo foi quem mais levou os dois prêmios até o momento: no Osmarzão foram duas conquistas, ao lado do Corinthians. No Saldanhão, três. Outro dado interessante é o domínio dos times paulistas em número de conquistas (cinco no primeiro turno e quatro no segundo), o que mostra o tamanho da superioridade das equipes da Terra da Garoa no início da era dos pontos corridos.

No entanto, os cariocas estão começando a reagir nos últimos anos. O Flamengo, com um Troféu João Saldanha de 2009, e o Fluminense, com uma conquista de cada turno nas duas últimas temporadas, iniciaram a arrancada. Inter e Grêmio, com um título dos dois troféus cada, fecham a lista de campeões.

OS VENCEDORES DOS TURNOS
2004: Santos (Osmarzão e Saldanhão)
2005: Corinthians (Osmarzão) / Inter (Saldanhão)
2006: São Paulo (Osmarzão e Saldanhão)
2007: São Paulo (Osmarzão e Saldanhão)
2008: Grêmio (Osmarzão) / São Paulo (Saldanhão)
2009: Inter (Osmarzão) / Flamengo (Saldanhão)
2010: Flu (Osmarzão) / Grêmio (Saldanhão)
2011: Corinthians (Osmarzão) / Flu (Saldanhão)







BAIER É O MAIOR ARTILHEIRO
        
Baier disputará a Série B (Foto: Divulgação/Site Oficial do Atlético-PR)

Maior artilheiro da história dos pontos corridos, o veterano Paulo Baier vai disputar a Série B pelo Atlético-PR em 2012. Apesar de ser meia, o jogador está à frente de diversos atacantes. Mesmo com 37 anos, Baier garante que disputa a edição do ano que vem e afirma que não vai secar ninguém:
- Fico muito orgulhoso em ser o maior. Estou a poucos gols de completar o 100º e o objetivo é jogar a Série A em 2013, que deve ser a última. Não digo que vou secar o Borges (2º colocado). Ele é um artilheiro nato. Mas terá que batalhar.

















MAIORES ARTILHEIROS
POSIÇÃO
NOME
GOLS
1
Paulo Baier
91
2
Washington
82
3
Borges
74
4
Obina
71
5
Alecsandro
68
6
Souza
64
7
Fred
63
8
Deivid
60
9
Marcinho
58
10
Dagoberto
57


MURICY: O REI DOS PONTOS CORRIDOS
    

Rei dos pontos corridos (Foto: Ivan Storti)
Se um time quiser ser campeão brasileiro, é bom contratar Muricy Ramalho para ser o treinador. Afinal, o atual comandante do Santos já conquistou este título em quatro oportunidades na era dos pontos corridos. Três foram pelo São Paulo, em 2006, 2007 e 2008. Na época, o time também quebrou um recorde: foi o único que faturou um tricampeonato seguido.

Muricy saiu do São Paulo em 2009. Mas no ano seguinte voltou a levantar o troféu de campeão brasileiro, desta vez pelo Fluminense. Para completar, ainda foi vice-campeão com o Internacional, em 2005. Pelo Palmeiras, em 2009, Muricy fracassou.

NEYMAR: TÍTULO E ARTILHARIA INÉDITA
Neymar é apenas o 37º maior artilheiro da era dos pontos corridos, com 40 gols. Mas é bom lembrar que o atacante do Santos disputou apenas três edições do Campeonato Brasileiro. Por enquanto, a média é de 13 gols por edição. Mas como o gênio nãose cansa de quebrar recordes, é bom Paulo Baier ficar de olho no jovem santista.

A motivação de Neymar vai além da artilharia. Apesar de já ter conquistado o Estadual, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores pelo Santos, o craque ainda não venceu o Campeonato Brasileiro. O seu contrato vai até 2014. Será que até lá ele consegue?

Neymar tem média de 13 gols por edição do Brasileirão (Foto: Tom Dib)

CALENDÁRIO EUROPEU OU BRASILEIRO?
Uma discussão antiga no futebol brasileiro é se o calendário deve se adequar ao europeu ou não. Com a fórmula dos pontos corridos, a questão ganhou mais força, já que é comum ver times que perdem jogadores no meio do campeonato e precisam remodelar seu elenco.

Como em toda discussão, uns concordam, outros discordam. O ex-jogador e gerente de futebol do Palmeiras, César Sampaio, se mostra à favor da adequação à Europa:
- Para a gente é melhor. Os calendários conflitam. Com a data anterior, perderíamos algumas rodadas do Brasileiro. Agora, podemos contar com os atletas antes. O ideal é ter uma programação relacionada com a Europa - avaliou.

O São Paulo também se pronunciou à favor. Mas o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, se disse contra, e usou o argumento das estações do ano, que são diferentes no Brasil e na Europa:
- Não gosto disso. As férias são diferenciadas. As estações do ano são diferenciadas e isso pesa muito. Não precisamos adequar o nosso calendário, o que precisamos fazer é adequar as aberturas de janelas. Isso é mais interessante - disse.

HOJE, FÓRMULA É APROVADA
No começo, muitos foram contra e diziam que a fórmula de pontos corridos deixaria o campeonato sem emoção. Dentro de campo, acabou que, em nove edições, apenas três vezes um time foi campeão com antecedência. Assim, as rodadas finais foram quase decisões.
Embora tenha sido campeão apenas na era do mata-mata, o técnico Emerson Leão, do São Paulo, prefere os pontos corridos:
- É a formula de campeonato que mais me agrada porque vai premiar aquele que chegar na frente ao longo de uma longa disputa.

O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, também faz coro pela fórmula atual e cita suas conquistas para exemplificar a escolha.
- Sou a favor dos pontos corridos. É mais justo. Até porque eu ganhei dois e perdi um (pelo São Paulo). E se fosse pontos corridos eu teria ganho - disse, em forma de brincadeira.
Há, também, aqueles que são contra. Joel Santana, técnico do Flamengo, é a favor de mata-mata:
- Eu sou suspeito para falar. Porque a NBA e o basquete brasileiro são tão emocionantes? Por causa dos playoffs. Está na nossa cultura.


João Matheus Ferreira 
Sérgio Arêas

Campeonato Brasileiro: Veja os jogos da 1ª Rodada, deste Sábado e Domingo




CAMPEONATO BRASILEIRO - 1ª RODADA - 19/05/2012 - SÁBADO

18:30>> Sport x Flamengo
18:30>> Palmeiras x Portuguesa
21:00>> Figueirense x Náutico

20/05/2012 - DOMINGO

16:00>> Ponte Preta x Atlético-Mn
16:00>> Botafogo x São Paulo
16:00>> Corinthians x Fluminense
16:00>> Internacional x Coritiba
18:30>> Cruzeiro x Atlético-GO
18:30>> Bahia x Santos
18:30>> Vasco x Grêmio


Palcos do Brasileirão: Engenhão receberá 15,2% das partidas em 2012




Independência, Moisés Lucarelli, Canindé e pernambucanos Aflitos e Ilha são as novidades. Serra Dourada tenta retomar a antiga fama de bom


A bola vai rolar! E para rolar bem, é preciso que o gramado esteja um verdadeiro tapete. A maioria dos 19 estádios que têm jogos marcados para o Brasileirão 2012, que começa neste sábado, está em boas condições para receber os 380 jogos da competição. Mas a maratona, as competições paralelas e as intempéries das mudanças de clima podem e devem influenciar no comportamentos dos principais pisos do futebol brasileiro.
Se existe um palco considerado principal nesta disputa, este é o do Estádio Olímpico João Havelange, popularmente conhecido como Engenhão, no Rio de Janeiro. Das partidas da Série A, 60 estão marcadas para o local, mas 58 devem ser realizadas lá, já que na penúltima e última rodadas, todos os jogos devem ser simultâneos. Tudo isso pelo fato de, além dos clássicos cariocas, Botafogo, Flamengo e Fluminense mandarem todos os seus jogos lá – fato rotineiro desde o fechamento do Maracanã para as obras da Copa do Mundo de 2014. São sete partidas a mais do que no Brasileirão do ano passado.


Engenhão: um jogo a cada três dias e meio
O uso do Engenhão será tão constante no Brasileirão que a cada seis jogos, um será lá (cerca de 15,2% da tabela). Se levarmos em conta o período em que a competição é disputada, a bola vai rolar por 90 minutos em Engenho de Dentro a cada três dias e meio. Isso sem levar em conta as campanhas do Flu na Libertadores e do Botafogo na Copa Sul-Americana, no segundo semestre.
Engenhão raio x estádios (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)
Engenhão: sete jogos a mais que o Brasileirão de
2011(Foto: Thales Soares / globoesporte.com)
A maratona de jogos já seria suficientemente preocupante em relação ao estado do gramado para o Brasileiro. Porém, este não é o único fator. O Engenhão – que já teve 35 partidas realizadas este ano – ainda corre sempre o risco de contar com outras programações no local. Este ano, o estádio já recebeu um festival de música e um show do ex-Pink Floyd Roger Waters. Mas por enquanto, nenhum outro megashow está programado para 2012.
Há opções para dar folgas ao Engenhão no Brasileiro. Estarão à disposição o Raulino de Oliveira (em Volta Redonda) e o Cláudio Moacyr (em Macaé). O primeiro teve o gramado trocado no fim do ano passado e está em melhores condições que o segundo, que apresentou desgaste na reta final do Carioca, sofreu prejuízo por causa de uma praga e ainda vai receber os jogos do Macaé na Série C. O estádio do Vasco, São Januário, que na última quarta sofreu com a drenagem devido a forte chuva durante o empate sem gols com o Corinthians, pela Libertadores, também é uma alternativa.

Independência reformado: mineiros em casa
Com 27 jogos a menos que o Engenhão, vem o Pacaembu, em São Paulo. Mas se o Cruzeiro confirmar a troca dos 16 duelos marcados para a Arena do Jacaré (Sete Lagoas) pelo reformadíssimo Independência, a novidade mineira da temporada poderá receber até 36 jogos da Série A, o que somados aos 19 do América-MG na Segundona, faria o estádio chegar perto do Engenhão em número de partidas programadas para o restante do ano, mais uma consequência das obras para a Copa - o Mineirão está fechado desde junho de 2010. O trato deve acontecer em breve.

Atlético-MG treina no Independência (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
Independência volta ao Brasileirão
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
O fato de o clube celeste ainda não ter entrado em acordo para mandar os jogos no local gerou farpas por parte dos atleticanos, que desde as obras do Mineirão, não se sentiam tão em casa.
- O Atlético-MG é hoje um time com casa. Eu quis compartilhar o Independência com o Cruzeiro, mas todos os outros membros da diretoria bateram o pé e não aceitaram – disse o presidente do Galo, Alexandre Kalil, pouco depois do acordo para usar o estádio.
Iluminação, vestiários e gramado foram aprovados por quem já teve a oportunidade de jogar no reformado estádio. O único problema que ainda existe, mas que o consórcio Arena Independência promete resolver, é a questão de visibilidade de seis mil cadeiras, localizadas em pontos cegos.

Gramados pernambucanos em recuperação
Há outra novidade este ano: a volta dos estádios pernambucanos Aflitos e Ilha do Retiro, palcos de Náutico e Sport, respectivamente, que subiram no ano passado. Os dois gramados têm problemas, o que pode dificultar a vida dos clubes visitantes. No estádio alvirrubro, o piso é considerado alto, pesado e irregular. O Timbu alega que está investindo para melhorar.
- Estamos fazendo alguns ajustes para tirar as irregularidades. Então, acredito que receberemos bem os clubes que vamos enfrentar. O nosso vestiário foi reformulado, e vamos oferecer boas condições para nossos adversários – disse o técnico Alexandre Gallo, sobre os Aflitos.
Aflitos - náutico (Foto: Divulgação / Náutico)
Aflitos: irregularidades no gramado
(Foto: Divulgação / Náutico)
A arena rubro-negra teve todo o gramado trocado, mas a queixa ainda é a quantidade de areia no piso. No ano passado, chegou-se a pintar a grama de verde para melhorar o aspecto. Para esta temporada, o Sport alega ter investido cerca de R$ 300 mil, o que facilitou o toque de bola, embora ainda haja reclamação por parte de quem joga na Ilha.
- É um gramado duro, está em tratamento. Posso classificar como razoável. Marcelinho Paraíba disse que a bola desliza, mas isso acontece com qualquer grama molhada – analisa o goleiro Magrão, do Sport.
Outro estádio que volta ao cenário da Série A é o Moisés Lucarelli, o "Majestoso", em Campinas. Em situações normais, o palco da Ponte Preta apresenta boas condições de jogo, sem buracos. O cenário, no entanto, muda quando chove. Recentemente, o jogo da Macaca contra São Paulo, pela Copa do Brasil, precisou ser adiado por conta de um temporal.

Morumbi: a 'Madonna' dos boleiros
Se o Engenhão é o campeão em número de jogos, o Morumbi foi eleito o melhor para se atuar pelos jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, em pesquisa feita pelo GLOBOESPORTE.COM em parceria com a revista "Monet". O gramado do estádio do São Paulo é elogiado, mas também costuma sofrer com os frequentes megashows realizados lá. Este ano, por enquanto, só está marcada a apresentação da popstar Madonna para dezembro, depois da última rodada. Pacaembu (Corinthians), Vila Belmiro (Santos), Canindé (Portuguesa) e Arena Barueri (onde o Palmeiras mandará seis jogos) têm mantidos seus pisos em bom níveis de qualidade.
pituaçu bahia grêmio copa do brasil (Foto: Valquer da Rosa/RBS TV)
Pituaçu: atletas do Bahia se sentem incentivados
(Foto: Valquer da Rosa/RBS TV)

Outro gramado que recebe elogios dos boleiros é o de Pituaçu, palco do Bahia desde 2009. Em 2010, foi eleito pela CBF o melhor da Série B.
- O gramado é excelente. Quando o estádio está lotado, nós nos sentimos cada vez mais incentivados por nossa torcida. Amigos meus de outros clubes sempre elogiam - diz o atacante Lulinha, do Tricolor baiano.
Os estádios da Região Sul continuam mantendo a fama de bons. Os gaúchos Beira-Rio (Inter) e Olímpico (Grêmio) costumam sofrer mais um pouco no inverno, quando é possível perceber grama queimada e pequenas falhas. O mesmo em relação ao catarinense Orlando Scarpelli (Figueirense).
O meia do Coritiba Everton Ribeiro elogia o gramado do Couto Pereira, segundo ele, um dos mais bonitos do Brasil.

- Quando cheguei aqui, gostei da dimensão do campo, tem um gramado muito bom. Isso só ajuda a fazer um bom trabalho - disse o jogador alviverde.

Serra Dourada tenta retomar a boa fama
Goiás x Atlético-GO, final, Goianão (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Serra Dourada, na final do Goianão
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Por volta dos anos 80, era bastante comum ouvir que o estadio Serra Dourada era um dos melhores do Brasil. Após um período de decadência, o gramado do maior palco do futebol goiano - que tem as maiores medidas permitidas pela Fifa, de 110 x 75 - passou por retoques no início do ano e tem recebido elogios pelos jogadores que atuam no local.
- O gramado e a estrutura do Serra Dourada realmente não deixam a desejar. Está entre os melhores - relatou o capitão e camisa 1 do Atlético-GO, Márcio.
Para receber Brasil x Holanda em junho do ano passado, o palco do Dragão na Série A passou por reformas emergenciais. Local de um novo jogo da Seleção em 2012 – o Superclássico das Américas contra a Argentina –, o estádio passará por novas reformas para a partida, que será em setembro, mas não será interditado durante este tempo. As intervenções devem começar em 40 dias.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro/GE
*Colaboraram as redações de São Paulo, Campinas, Santos, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Salvador e Goiânia.