Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Botafogo recebe a Ponte para embalar no Brasileirão



De volta ao Engenhão, Alvinegro tenta se manter entre os primeiros da tabela diante da equipe campineira



    Apresentação Botafogo x Ponte PretaPela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo recebe a Ponte Preta neste domingo, no Engenhão, a partir das 18h30 (de Brasília), no Engenhão. Em quarto lugar na tabela, o Alvinegro busca embalar de vez na competição, depois da boa vitória sobre o Internacional, em Porto Alegre.

    Já a Ponte Preta, em 13º lugar no Brasileiro, também vive uma tentativa de decolagem na competição. O time só tem uma vitória, mas esta foi seu resultado mais recente no torneio: o 1 a 0 em casa sobre o Corinthians já faz o time sonhar com o primeiro triunfo fora de seus domínios.

    DÚVIDA NO ATAQUE
    Após dois jogos fora de casa, o Botafogo volta ao Engenhão com apenas uma dúvida para o jogo contra a Ponte: o atacante Loco Abreu e o meia Elkeson lutam por uma vaga no comando do setor ofensivo do Alvinegro. Os dois realizaram um coletivo nesta sexta-feira, cada um em um tempo da atividade, mas o técnico Oswaldo de Oliveira ainda não definiu quem ficará na posição.

    Recentemente, Abreu declarou que não se sente adaptado ao estilo de jogo de ataque que Oswaldo aprecia, mais afeito à movimentação, em que Elkeson se encaixaria melhor. Porém, o técnico não definiu ainda quem começa jogando, embora pareça levemente inclinado a escolher o uruguaio, mesmo com as ressalvas de que o time precisa variar as jogadas de ataque:

    - Não podemos viver só de bola na área. Fica muito visado. Gosto que o time entre na área com a bola no chão, pelos lados. Loco precisa se adaptar. Tem 35 anos e não resistiria uma grande sequência. Mas, como descansa há duas semanas, deve ter um aproveitamento maior.

    Confirmado na equipe titular alvinegra, de fato, está o zagueiro Antônio Carlos. Recuperado de um edema ósseo que sofreu no joelho direito, há um mês e meio, o defensor começará a partida contra a Macaca ao lado de Fábio Ferreira, com quem editou uma das mais duradouras duplas de zaga do Carioca (Antônio só ficou fora do segundo jogo da final e Fábio sempre jogou).

    Outro nome certo no time de Oswaldo de Oliveira é o lateral Lennon. Com Lucas suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o jovem ganha sua primeira oportunidade no setor, já que começou como titular do lado esquerdo na vitória diante do Internacional, no último fim de semana, em substituição ao então suspenso Márcio Azevedo.

    PARA MANTER SEQUÊNCIA
    Após a primeira vitória no Brasileirão, a Ponte Preta tenta manter o bom momento contra o Botafogo. O volante Renê Junior, que recebeu terceiro cartão amarelo na partida diante do Corinthians, é desfalque certo neste domingo.

    O meio-campista Somália, que seria o substituto imediato, por força de contrato, não pode enfrentar sua ex-equipe. Já o meia Caio, lesionado, pode ser mais uma ausência da Macaca. O jogador não treinou nesta sexta-feira e virou mais uma dúvida.

    Por sua vez, o volante Lucas e o meia Nikão treinaram entre os titulares e podem ser as novidades para este confronto com o time carioca. Os atacantes Rildo e Luan, que foram inscritos na CBF durante a semana, estão liberados para reforçar a equipe de Campinas.

    - O Botafogo vem de um resultado muito bom. Vamos enfrentar uma excelente equipe, mas temos condições de ir para lá e conquistar um grande resultado – disse o goleiro Edson Bastos, que está confiante em bom resultado.

    A Ponte Preta ainda não perdeu jogando fora de casa: em duas partidas contra Atlético-GO e Figueirense, longe do Majestoso, a equipe de Campinas empatou ambas.
    FICHA TÉCNICA

    BOTAFOGO X PONTE PRETA
    Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
    Data/hora: 24/6/2012, às 18h30 (de Brasília)
    Árbitro: Evandro Rogério Roman (FIFA-PR)
    Assistentes: Roberto Braatz (PR) e José Carlos Dias Passos (PR)

    BOTAFOGO: Jefferson; Lennon, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Vitor Júnior; Loco Abreu (Elkeson). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

    PONTE PRETA: Edson Bastos; Cicinho, Ferrón, Tiago Alves e João Paulo; Baraka, João Paulo Silva, Lucas e Caio; André Luis e Roger. Técnico: Gilson Kleina.


    Leia mais no LANCENET!

    Gandula musa volta a atacar em ação de marketing pré-jogo do Botafogo


    Fernanda Maia comandará um parque de recreações no Setor Leste do Engenhão antes do confronto com a Ponte Preta, domingo, pelo Brasileiro

    botafogo ação de marketing (Foto: Reprodução)
    Fernanda Maia no centro do anúncio das ações
    pré-jogo do Botafogo (Foto: Reprodução)
    O Botafogo parece disposto a investir na imagem de Fernanda Maia, gandula que ficou famosa depois da final da Taça Rio, na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, quando foi responsável por uma rápida devolução de bola, que resultou no primeiro gol da decisão. Neste domingo, contra a Ponte Preta, no Engenhão, ela comandatá um parque de recreações montado no acesso ao Setor Leste.
    A ação com Fernanda será uma das atrações pré-jogo elaboradas pelo departamento de marketing do Botafogo. Além da presença da gandula, a equipe bicampeã carioca de futsal e o campeão brasileiro de natação Matheus Santana darão uma volta olímpica no estádio.

    Quarentinha, o maior artilheiro da história do Botafogo, será mais homenageado no estádio. Ele será representado pelos filhos Myrthes, Owaldo Luiz e Jorge Roberto. Um vídeo com gols em homenagem ao ídolo e entrevistas com os filhos serão exibidos no telão.

    As atrações pré-jogo ainda incluem a revista Preliminar Alvinegra e a exibição do Fogo na Tela, que mostra no telão do estádio uma série de notícias sobre o clube. Todas as ações são comandadas pelo humorista George, o Alvinegro, e ainda conta com o Caçador, mascote do time, que sobrevoa o gramado antes dos jogos.

    Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

    Botafogo sofre com peculiaridades para finalizar contratação de reforços


    Com lista pronta e à espera de soluções, Oswaldo reclama do mercado: 'Para negociar um jogador é preciso trabalhar em quatro ou cinco frentes'

    Oswaldo de Oliveira, Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
    Oswaldo de Oliveira ainda espera pela chegada de
    reforços (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
    De um lado para o outro no campo anexo do Engenhão, enquanto o time treina, o gerente de futebol Anderson Barros caminha e, em alguns momentos, se isola em um canto, sempre com o telefone ao ouvido. A cena representa a busca do Botafogo por reforços pedidos pelo técnico Oswaldo de Oliveira e que ainda são considerados difíceis.

    O zagueiro Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus, o lateral-esquerdo Lima, do Internacional, o meia Seedorf, do Milan, e o atacante Rafael Marques, do Omiya Ardija, são os nomes na lista alvinegra, mas cada um com sua peculiaridade. Oswaldo faz uma reclamação direta ao mercado para manifestar sua insatisfação.

    - Ninguém aqui está de braços cruzados, mas para negociar um jogador é preciso trabalhar em quatro ou cinco frentes. Isso tira a velocidade da operação, como se costuma dizer. Estamos trabalhando alguns nomes há algum tempo, mas a janela está sempre nos surpreendendo, como foi no caso do Herrera - disse Oswaldo, sobre a negociação do argentino com um clube dos Emirados Árabes.
    A maioria dos jogadores vem sendo contratada a pedido do treinador, como aconteceu com Vítor Júnior e Fellype Gabriel. É a mesma tentativa agora com Tanaka e Rafael Marques, mas ambos ainda precisam ter seus vínculos quebrados com os clubes, o que pode obrigar o Bota a usar uma verba que ainda não tem.

    Eu não gosto muito de falar sobre quem não está aqui, pois pode acabar indo para outro lugar. Mas vi o Rafael muito bem no Japão e estamos tentando contratá-lo"
    Oswaldo de Oliveira


    - Eu não gosto muito de falar sobre quem não está aqui, pois pode acabar indo para outro lugar. Mas vi o Rafael muito bem no Japão e estamos tentando contratá-lo - comentou Oswaldo, que várias vezes teceu elogios a Tanaka.

    Sobre a possibilidade de Seedorf desembarcar no Botafogo, Oswaldo se mantém cético e prefere não se manifestar sobre o assunto. O presidente Maurício Assumpção tem adotado a tática do silêncio para contratar o jogador, que está livre para negociar e tem várias propostas, entre elas uma milionária de um clube chinês.

    - Soube que ele se despediu e não disse para onde ia. Também não tive qualquer referência a respeito dele na última semana. Sigo aguardando para saber o que vai acontecer - comentou Oswaldo de Oliveira.

    Já com relação ao lateral-esquerdo Lima, o Botafogo espera o fim de seu contrato com o Internacional, no dia 31 de julho, para poder acertar com o jogador. Além dos nomes citados, o clube tem interesse no volante argentino Claudio Yacob, do Racing, e deve buscar mais um atacante.

    Além da saída praticamente assegurada de Herrera, o Botafogo ainda vive a expectativa da chegada de uma proposta oficial do Udinese-ITA para contratar Maicosuel. A janela de transferências internacionais para contratação de jogadores no Brasil abriu na quarta-feira. Ela tem duração de um mês.

    Por Thales SoaresRio de Janeiro

    Mesmo sem se encaixar no esquema, Loco será titular contra a Ponte Preta



    Na ausência de Herrera, que pode deixar clube, uruguaio volta a ficar à disposição para defender o Botafogo, domingo, no Engenhão

    Depois de dizer que não se encaixava no esquema montado pelo técnico Oswaldo de Oliveira e admitir a possibilidade de deixar o Botafogo, o uruguaio Loco Abreu vai receber uma nova oportunidade como titular. No coletivo desta sexta-feira, ele atuou no ataque do time principal e será escalado na vaga de Herrera, em negociação para um clube dos Emirados Árabes, contra a Ponte Preta, domingo, no Engenhão.

    Na semana passada, Loco Abreu sequer viajou para Porto Alegre, onde o Botafogo venceu o Internacional por 2 a 1. Na época, alegou que não estava em condições de atuar por não se considerar concentrado no jogo, preocupado em resolver sua situação no clube.

    Segunda-feira, Loco Abreu foi anunciado como garoto-propaganda da Puma, mesma fornecedora de material esportivo. Na ocasião, disse que analisava seu momento e ainda estudaria uma decisão sobre o futuro, apesar de ter contrato com o Botafogo até o fim do ano que vem, prorrogável por mais um.

    Loco Abreu se junta ao time titular para o início do coletivo  (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)
    Loco Abreu se junta ao time titular para o início do coletivo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)
    Com a negociação de Herrera prestes a ser concluída, Loco voltou a ser utilizado por Oswaldo no time titular. O jogador e o treinador foram os últimos a subirem para o campo anexo do Engenhão. O atacante só começou na equipe principal na estreia do Campeonato Brasileiro, em que o time venceu o São Paulo por 4 a 2. Na ocasião, foi substituído pelo Herrera no intervalo, e o argentino marcou três vezes.

    No time reserva do coletivo, Oswaldo manteve Maicosuel, que está perto de ser vendido para o Udinese-ITA, e Elkeson. Marcelo Mattos, com dores na coxa direita, e Herrera, com um problema na panturrilha esquerda, sequer subiram para treinar. Na segunda parte do coletivo, usou Elkeson no ataque titular no lugar de Loco.

    Com o uruguaio, o time que enfrentará a Ponte Preta será escalado com Jefferson, Lennon (na vaga de Lucas, suspenso), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Vítor Júnior, Andrezinho e Fellype Gabriel; Loco Abreu.

    Por Thales SoaresRio de Janeiro


    Botafogo transfere base para Niterói e dá início à obra em Marechal Hermes


    Categorias já se encontram no Caio Martins até que a sede da Zona Norte carioca seja ampliada e modernizada. Previsão é de pouco mais de um ano


    ct botafogo marechal hermes (Foto: Divulgação)
    Maquete do Botafogo para o CT de 2011: campos,
    piscina e espaço amplos (Foto: Divulgação)
    O Botafogo deu mais um passo para o início da modernização do CT de Marechal Hermes, que abriga as categorias de base do clube há várias temporadas. Nos últimos dias, atendendo à ordem da presidência, toda a garotada e seus respectivos departamentos deixaram o local e já se instalaram de vez no Caio Martins, em Niterói, para onde o time de juniores, por exemplo, já havia se transferido desde a temporada passada.

    Agora, a obra de ampliação, prevista para durar pouco mais de um ano, está livre para começar a todo vapor, após o atraso de alguns meses. Em projeto datado de 2011, a ideia era ter mais dois campos oficiais - totalizando quatro (veja o desenho acima) -, compondo uma estrutura geral de alto nível. Para isso, o Alvinegro entrou em acordo com o Exército para ocupar uma abandonada área militar anexa a seu muro, o que representará uma vez e meia a mais de espaço. A resolução definitiva de Marechal passou por outro acerto, só que com o Governo: a concessão do tradicional estádio, palco de muitas partidas até o princípio deste século, será revogada assim que a reforma acabar.

    Em janeiro, o trabalho estava orçado em aproximadamente R$ 14 milhões, e a diretoria garantia já ter o valor com a ajuda de investidores, que lucrarão posteriormente com parte dos direitos econômicos de atletas que se formarem. Nas próximas semanas, o presidente Mauricio Assumpção deve lançar a chamada pedra fundamental, em evento no local.

    Para evitar o excesso de contingente em Caio Martins, que abriga o alojamento, o Glorioso aluga a base naval de Mocanguê, a quilômetros dali, que conta com dois campos oficiais, caixas de areia e piscinas para realizar os treinamentos completos. Hoje, o elenco principal soma 12 jogadores formados na base. E há pelo menos mais outros cinco a ponto de subir.

    Jair Ventura juniores Botafogo (Foto: Reprodução / Facebook)
    Jair é erguido pela garotada após o título conquistado com dias de trabalho (Foto: Reprodução / Facebook)


    Mudanças, resultados e desabafo

    Os departamentos da base tiveram mudanças afinadas com o profissional, em maio. Ney Souto assumiu a vaga de Sidnei Loureiro, agora braço direito de Anderson Barros como supervisor, na gerência geral, enquanto Jair Ventura se tornou técnico dos juniores, ocupando o cargo de Eduardo Húngaro, que passou a ser auxiliar técnico de Oswaldo de Oliveira.

    Satisfeito com a oportunidade, o filho do ex-atacante do Botafogo e da Seleção já conquistou um título e um vice-campeonato de cara, em torneios na Holanda e na Alemanha. Segundo ele, a experiência servirá para apagar a imagem de protegido que as pessoas podem ter por conta de seu berço, algo que o fez até abandonar a carreira nos gramados precocemente.

    Título juniores Botafogo Engenhão (Foto: Reprodução / Facebook)
    Juniores exibiram o troféu e foram homenageados
    no Engenhão (Foto: Reprodução / Facebook)
    - Para quem não conhece meu trabalho, sempre vai ter uma dúvida. Tenho 19 anos no futebol. Não caí de para-quedas. Sou professor de educação física, falo inglês e francês fluentemente, já morei na Grécia, na França e na África, quando jogador.

    A comparação com meu pai acontecia, e por isso parei. Ouvia alguém falar que eu não jogava nada sem sequer me ver. Foi um dos motivos para eu aceitar esse desafio. Sou muito determinado e vou provar isso. Na primeira competição, já conseguimos encarar e vencer o Benfica-POR, o Schalke 04-ALE e o Ajax-HOL, na final. Foi muito importante - enumera Jair, que pôde conhecer o holandês Ronald de Boer, ex-volante da seleção, técnico dos juniores.

    - Foi muito simpático e educado, cumprimentou a todos no banco. Perdeu, mas manteve o espírito. Por isso é que sempre foi um campeão - destacou.
    No segundo semestre, os juniores terão a Taça BH, o Campeonato Brasileiro sub-20 e o Torneio OPG para comprovar a eficiência que demonstrou no exterior recentemente.

    Por André Casado Rio de Janeiro

    Oswaldo reveza Elkeson e Loco no ataque do Botafogo


    Jogadores compõem setor ofensivo do Alvinegro, cada um numa metade do coletivo, e mostram faro de gol apurado


    Loco Abreu - Treino do Botafogo (Foto: Cleber Mendes)
    Atacante se mexeu muito no setor de ataque, especialmente
    junto dos meias mais abertos (Foto: Cleber Mendes)
    O técnico Oswaldo de Oliveira ainda não parece ter definido como formará o ataque do Botafogo para o jogo contra a Ponte Preta. Loco Abreu e Elkeson fizeram parte dos planos do técnico no coletivo desta sexta-feira, no Engenhão, quando os dois jogadores foram escalados no ataque, cada um em uma metade da atividade. E ambos tiveram boa atuação, marcando um gol cada.

    Loco, que na última segunda-feira disse não conseguir se adaptar ao estilo de jogo de Oswaldo, de grande movimentação no ataque, esforçou-se para garantir seu espaço. Mesmo como único atacante no esquema 4-2-3-1, o uruguaio saía frequentemente da área e chegou a tentar o toque de bola junto aos meias que atuavam pelo lado, Fellype Gabriel e Vitor Júnior.

    Na segunda parte do coletivo, porém, Oswaldo de Oliveira mudou e pôs Loco na equipe reserva. No ataque do time titular, deixou Elkeson, que jogou ainda mais perto dos meias, mas ainda centralizado no ataque. Esbanjando disposição e mais acostumado ao estilo pregado por Oswaldo, o maranhense fez um gol de cabeça e criou várias chances de gol, colocando até uma bola no travessão.

    O time titular que treinou nesta sexta, e que provavelmente começa o jogo contra a Ponte é: Jefferson; Lennon, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Vitor Júnior; Loco Abreu.

    LENNON NA DIREITA, MAGO NA RESERVA
    Na lateral-direita, Oswaldo voltou a escalar Lennon entre os titulares. O goiano, que inclusive participou do lance do gol de Loco Abreu, será o substituto de Lucas, suspenso por ter tomado o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Internacional, no último fim de semana. O garoto Gabriel, que corria por fora pela vaga, treinou mesmo no time reserva.

    Por sua vez, o meia Maicosuel, que está de saída para a Udinese (ITA), realizou o coletivo também na equipe de suplentes. O jogador depende apenas de um "sim" da parte do Botafogo para concluir sua transferência para o clube itaiano, o que pode acontecer ainda nesta sexta-feira.

    Gabriel Andrezo Leia mais no LANCENET! 

    Renato vê pressão em jogo em casa diante da Ponte

    Volante botafoguense ressalta importância de vitória na partida de domingo no Engenhão, para valorizar resultado sobre Internacional



    Renato - Treino do Botafogo (Foto: Cleber Mendes)
    Renato diz que resultado contra o Inter ganharia mais 
    relevância com vitória sobre Ponte (Foto: Cleber Mendes)
    Mesmo com a partida em casa diante da Ponte Preta, o volante Renato afirmou que vê o jogo como fonte de pressão para a equipe do Botafogo. O meio-campista afirmou que o resultado diante do time campineiro é essencial para que o Alvinegro não se distancie muito do pelotão dos líderes do Campeonato Brasileiro.

    Renato salientou que a vitória em cima do Internacional, no último sábado, em Porto Alegre, foi importante, mas afirmou que o resultado será ainda mais valorizado no caso do time conquistar três pontos sobre a Ponte, neste domingo, no Engenhão:

    - A vitória fora de casa se valoriza mais. Precisamos repetir nosso retrospecto vitorioso fora de casa, mas temos que conseguir os três pontos no domingo e valorizar a vitória sobre o Inter. É importante somar três pontos em casa para se manter na frente da tabela. Não dá para deixar quem está na frente se distanciar.

    Leia mais no LANCENET!