Páginas

sábado, 7 de julho de 2012

Botafogo joga bem, faz 3 a 0 sobre o Bahia, e Seedorf aplaude de pé


No dia da festa para recepcionar o craque holandês no Engenhão, Cidinho faz dois e Elkeson completa a vitória alvinegra com belo gol

lance capital

2 do 2º tempo
Elkeson recebe passe de Renato e bate de primeira, num belo gol. O Botafogo faz 3 a 0 e mata qualquer possibilidade de reação do Bahia.


o nome do jogo

Cidinho
O meia de 19 anos e 1,69m concluiu com sucesso duas de suas três finalizações no jogo. Foi a primeira partida como titular neste Brasileiro.


a decepção

Souza
O atacante, que ameaçou fazer o "chororô" para a torcida, saiu no intervalo, após três faltas cometidas, um cartão amarelo e zero finalização.

O sábado foi de festa para os alvinegros. O Engenhão, que recebeu público de 20.746 torcedores (16.718 pagantes), foi palco da apresentação de Seedorf e de uma boa atuação do Botafogo, que bateu o Bahia por 3 a 0. O destaque foi Cidinho, que fez sua primeira partida como titular neste Campeonato Brasileiro e marcou duas vezes. Elkeson, em chute de primeira, marcou um belo gol e fechou a vitória, que arrancou aplausos do craque holandês no camarote.

O Botafogo chega a 12 pontos, provisoriamente em sexto lugar. Terá chance de se posicionar melhor na tabela na quarta-feira, quando fará o jogo adiado da sétima rodada, contra o Corinthians, às 19h30m, no Pacaembu. No próximo fim de semana, fará o clássico contra o Fluminense, no domingo.

O Bahia, que ainda não venceu fora de casa, continua com sete pontos, em 16º lugar. Para que entre na zona de rebaixamento, bastará uma vitória de Palmeiras, Santos ou Corinthians neste domingo. Na próxima rodada, a equipe terá a chance de recuperar em casa, diante do Flamengo.

Antes da partida, uma rápida apresentação de Seedorf, que durou seis minutos, animou o público, com fogos, chuva de papel picado e apresentação do humorista Marcelo Adnet, que provocou o Flamengo. O holandês chegou ao estádio de helicóptero, foi até o gramado, brincou com a bola e foi ovacionado pelos torcedores. Agradeceu o carinho e disse que começa a trabalhar com os novos companheiros na próxima semana.

A torcida, que gritou "olé" já aos 23 minutos do segundo tempo, aplaudiu Cidinho quando ele deixou o campo para a entrada de Fellype Gabriel. O jogador brincou após a partida com a semelhança na pronúncia do seu nome com o de Seedorf.

Cidinho, usando uma touca após choque após choque com adversário, acena para a torcida. Jogador marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 (Foto: Satiro Sodré / Agif)

- O nome é parecido, né? A brincadeira já está rolando, mas não penso em mudar a grafia do meu para Seedinho, não (risos) - afirmou o meia de 19 anos, contando a experiência de conhecer o holandês no vestiário. - Ele nos cumprimentou e desejou boa sorte. Aos poucos vamos começar a trabalhar juntos, e será muito legal.

O técnico Falcão lamentou a má atuação e o baixo poder de fogo do Bahia, que concluiu a gol apenas quatro vezes (contra 13 do adversário).

- É muito pouco. Quando joga mal, é difícil de ganhar. Como também não tem garantia de que, jogando bem, vai conseguir um bom resultado. Tenho que analisar a atuação, e foi abaixo do que pensamos para o Bahia. O Botafogo fez uma belíssima atuação, e quando tem esse casamento, do time adversário jogando bem e a gente errando tudo, a tendência é perder o jogo.


Bota abre vantagem no primeiro tempo


Ainda na empolgação da festa para o holandês, o time do Botafogo adotou uma postura ofensiva e encurralou o Bahia. Tentava a maioria de suas subidas pelo lado esquerdo de ataque, e logo aos seis minutos a jogada teve efeito. Márcio Azevedo levou a bola até a linha de fundo e cruzou na medida para Cidinho. O meia de 1,69m subiu e desviou de cabeça, longe do alcance de Marcelo Lomba: 1 a 0. Seedorf, que viu o jogo ao lado de familiares e do ídolo alvinegro Jairzinho, levantou-se e comemorou com palmas.

Depois da alta velocidade no início, a partida caiu de ritmo, e as chances de gol ficaram raras. Souza, no entanto, tratou de esquentar os ânimos. O atacante, que havia provocado durante a semana dizendo que poderia fazer a comemoração "chororô" novamente, deixou o pé em uma entrada em Antônio Carlos e ainda o acertou com o braço. O zagueiro se revoltou e foi tirar satisfação. Os dois levaram o amarelo. A torcida alvinegra, que já vaiava o jogador, começou a gritar "Souza é um m...".

Com o jogo amarrado, o ex-botafoguense Fahel também deu uma pitada maior de emoção. Fez boa jogada e arriscou o chute, que não saiu como ele desejava. Jefferson defendeu firme. Depois, quem trabalhou até o fim da primeira etapa foi Marcelo Lomba. Em sua melhor intervenção, voou para salvar uma falta cobrada por Andrezinho. Aos 45 minutos, no entanto, Lomba não teve muito que fazer. Cidinho arriscou de longe, a bola desviou em Titi e foi para rede: 2 a 0.

Seedorf assiste à partida de um camarote no Engenhão (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Elkeson faz belo gol e sacramenta vitória alvinegra

Assim como havia feito no primeiro tempo, o Botafogo iniciou o segundo em alta velocidade, pressionando o adversário. Logo aos dois minutos, depois de um bate-rebate na área, Renato levantou a cabeça e lançou para a entrada da área na direção de Elkeson. Ele pegou de primeira, de perna esquerda, e fez um lindo gol.

Cidinho ainda teve a chance de fazer o seu terceiro gol depois de boa trama armada por Andrezinho e Lucas, mas, de cara para o gol, chutou em cima do marcador. A revelação alvinegra até marcou novamente - e de cabeça -, mas o árbitro anulou porque viu falta em Marcelo Lomba. O Bahia, que já estava com Jones Carioca no lugar de Souza desde o intervalo, pouco ameaçava.

Lomba voltou a mostrar serviço em uma cabeçada de Elkeson. O meia-atacante desviou, e o goleiro tricolor defendeu com o pé. Seedorf não viu o lance, já que deixou o Engenhão aos 20 minutos do segundo tempo. Sem correr muitos riscos, o Botafogo gastou o tempo, e os jogadores tentaram muitos lances de efeito. No fim, a vitória coroou um dia que vai demorar para sair da memória da torcida alvinegra.


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro 

Sob olhares de Seedorf, Bota atropela o Bahia: 3 a 0

Com dois gols do garoto Cidinho e um golaço de Elkeson, Alvinegro volta a vencer em casa num dia de festa no Engenhão


Cidinho marca o segundo gol do Botafogo - (Foto:Bruno de Lima)
Cidinho (à direita) comemora um de seus gols na vitória 
botafoguense em cima do Bahia (Foto:Bruno de Lima)
Seedorf aprovou! Das cadeiras do Engenhão, o holandês, novo reforço do Botafogo, certamente gostou do que viu: o Alvinegro venceu o Bahia por 3 a 0, na noite deste sábado, e chegou à oitava colocação do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vitória do time alvinegro em casa desde os 4 a 2 da estreia, contra o São Paulo.

A partida, que ficou marcada pela apresentação do meia Clarence Seedorf, minutos antes do pontapé inicial, teve como destaque o jovem atacante Cidinho, da base Alvinegra. Na próxima quarta, o Botafogo enfrenta o Corinthians em São Paulo, em jogo adiado da 7ª rodada. O Bahia volta a campo apenas no próximo domingo, contra o Flamengo, em Salvador.

'SEEDINHO' DEIXA O SEU

O técnico Oswaldo de Oliveira realmente apostou em Cidinho no time titular para a partida diante do Bahia. O jovem meia, de apenas 19 anos, substituía Fellype Gabriel, que se recupera de dores no joelho direito e, por ainda não estar com 100% das condições, ficou no banco de reservas.

A opção de Oswaldo, que lançou Cidinho entre os titulares a partir dos treinos de quarta-feira, deu resultado logo cedo. Aos seis minutos, Márcio Azevedo cruzou da esquerda e o garoto cabeceou para fazer o primeiro gol do jogo. Na comemoração, "Seedinho", como já está sendo chamado por causa da chegada de Seedorf, apontou para o holandês, que sorriu com o gol do garoto. Parceria boa vindo por aí? Botafogo 1 a 0.

Se o clima parecia de alegria no Engenhão, logo as coisas esquentaram. Em uma dividida com Antônio Carlos, o atacante Souza, do Bahia, desferiu uma violenta cotovelada no rosto do zagueiro alvinegro. Descontrolado, e com o dedo em riste, Antônio partiu para cima do rival, que já provocara a torcida botafoguense ao longo da semana. O árbitro Raphael Claus decidiu dar cartão amarelo aos dois atletas.

A torcida, que já estava inflamada com o time em campo, fez chover xingamentos ao ex-atacante do Flamengo, que costuma festejar gols sobre o Botafogo fazendo o "chororô". Nem por isso o ímpeto alvinegro diminuiu, e a equipe tocava a bola de forma envolvente. Uma grande chance de gol, porém, só voltaria a acontecer nos minutos finais do primeiro tempo.

Andrezinho bateu falta e Marcelo Lomba espalmou bem para escanteio. No lance seguinte, foi a vez de Elkeson levar perigo à meta baiana em cabeçada. Novamente Lomba esteve bem para evitar o segundo gol botafoguense. Mas, aos 45, não teve jeito: Cidinho, de novo ele, chutou de longe, a bola bateu na zaga e venceu Lomba. Botafogo 2 a 0.

MAIS SHOW NO SEGUNDO TEMPO
Logo na primeira jogada de ataque da segunda etapa, um gol de sonho para o Botafogo. Andrezinho deu um belo toque de calcanhar para Renato, que entrou na área e cruzou para trás, à meia-altura. Elkeson, de primeira, acertou um voleio no ângulo direito de Marcelo Lomba. Golaço do já notório carrasco do Bahia, e que fez Seedorf se empolgar e aplaudi-lo de pé, na tribunas. 3 a 0 Botafogo.

Com o jogo na mão, o Botafogo até teve a chance de aumentar o placar, justamente porque não deixou de atacar. Cidinho quase fez seu terceiro, mas acertou a zaga. O garoto ainda viu um gol negado por um erro da arbitragem, que marcou falta de ataque do Botafogo num lance em que os baianos Marcelo Lomba e Fabinho se chocaram entre si.

Depois, foi a vez de Lomba evitar a goleada com uma bela defesa com o pé direito. Aos 24, Márcio Azevedo puxou contragolpe pela esquerda e cruzou na medida para Elkeson, que cabeceou no contrapé do arqueiro, que conseguiu voltar e intervir. Em seguida, novo trabalho para Lomba, que desta vez encaixou depois de nova tentativa de cabeça de Elkeson.

O Bahia pouco chegava. Os maiores perigos da equipe de Salvador saiam dos pés do experiente Mancini, o camisa 10 do Tricolor. Mesmo assim, a defesa botafoguense estava bem postada e evitou qualquer chegada mais perigosa dos rivais. Jefferson sequer teve muito trabalho, já que o Botafogo tinha ampla vantagem em todos os aspectos do jogo.

Por fim, restou a festa para a torcida botafoguense que, além de estar feliz com a chegada do internacional Seedorf, já vê na equipe uma esperança de frequentes comemorações.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 0 BAHIA
Data/hora: 7/7/2012, às 18h30 (de Brasília)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho van Gasse (SP) e João Nobre Chaves (SP)
Cartões amarelos: Antônio Carlos, Elkeson, Jadson (BOT); Souza, Titi, Elias, Hélder, Danny Morais (BAH)
Gols: Cidinho, 6'/1ºT (1-0); Cidinho, 45'/1ºT (2-0); Elkeson, 2'/2ºT (3-0)
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Vitor Júnior (Sassá, 38'/2ºT), Andrezinho e Cidinho (Fellype Gabriel, 32'/2ºT); Elkeson (Jadson, 39'/2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
BAHIA: Marcelo Lomba; Fabinho, Danny Morais, Titi e Hélder; Fahel, Kleberson, Gabriel e Mancini; Elias (Lulinha, 19'/2ºT) e Souza (Jones, intervalo). Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Leia mais no LANCENET!

Seedorf é apresentado no Engenhão e enlouquece a torcida do Botafogo




Família acompanha evento, com direito a fogos e chuva de papel picado, no camarote do clube e torcida adota grito 'Uh, tá maneiro, o Seedorf é alvinegro'


 

O dia 7 de julho ficará para sempre marcado na memória dos torcedores do Botafogo. Depois de desembarcar no Rio de Janeiro na última sexta-feira, o holandês Seedorf foi apresentado à torcida do Botafogo neste sábado antes do confronto diante do Bahia pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Com direito a fogos, chuva de papel picado e muita cantoria, o jogador recebeu a camisa 10 das mãos de dois torcedores (João Pedro Klujsza e Vitória) sorteados em uma promoção, a vestiu pela pela primeira vez ao lado do presidente Maurício Assumpção e fez algumas embaixadinhas demonstrando sua rara habilidade com a bola. Foi o suficiente para levar os botafoguenses, em número abaixo do esperado, ao delírio. Em sua primeira declaração oficial, o holandês mandou o recado: "Cheguei".,

- Boa noite, torcida. Muito obrigado pelo carinho. Cheguei. Agora tudo vai começar. Obrigado por tudo, pelo carinho. Na próxima semana eu vou começar a trabalhar para ajudar o Botafogo - disse o apoiador em um português com sotaque carregado antes de tocar pela primeira vez na bola com a camisa alvinegra.

Por falta de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para pousar dentro do Engenhão, Seedorf desceu no campo anexo ao estádio e entrou no gramado exatamente às 17h41. A festa durou apenas seis minutos, mas levantou os alvinegros presentes ao estádio. Antes de o jogador aparecer, a torcida cantou algumas músicas inspiradas no nome do craque. Aparentemente, a saudação escolhida para embalar a passagem do craque por General Severiano foi "Uh, tá maneiro, o Seedorf é artilheiro".

Família acompanha festa do camarote

Quem comandou a festa foi o humorista alvinegro Marcelo Adnet, que empolgou a torcida com o hino do Botafogo e algumas paródias que aproveitavam para ainda tirar sarro os rivais: "Eu tenho Seedorf e você tem o Negueba... E você tem o Negueba..", "Não é mole não, eu tenho o Seedorf e você tem o Tufão" e ainda "Vasco Juninho, Deco nas flores, Seedorf é nosso e o Fla tá duro" no ritmo do hit "Kuduro", da novela "Avenida Brasil", da TV Globo.

A família de Seedorf acompanhou tudo do camarote do clube, para onde o jogador seguiu para assistir o jogo logo após a apresentação. Estavam presentes a esposa Luviana, os filhos Denzel e Jusy, e ainda a agente Déborah Martin.

Por Edgard Maciel de Sá e Thales Soares Rio de Janeiro

Sem carteira de habilitação, Seedorf é multado em blitz da Lei Seca


Mesmo sem traço de álcool no organismo, holandês não escapa de multa, já que não apresentou, num primeiro momento, o documento para dirigir


Seedorf estava sem a carteira de habilitação
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Em sua primeira noite no Rio de Janeiro como jogador do Botafogo, o meia holandês Clarence Seedorf foi multado numa blitz da Operação Lei Seca porque não apresentou a carteira nacional de habilitação. Segundo a assessoria de comunicação do governo do estado, o jogador foi parado na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, no início da madrugada deste sábado, por volta da 1h.

Seedorf aceitou fazer o teste do bafômetro, que não acusou traço de álcool em seu organismo. No entanto, num primeiro momento, o jogador não apresentou a carteira de habilitação e, por isso, recebeu multa leve, no valor de R$ 53,20. Pouco depois, a pedido do holandês, um conhecido chegou ao local com o documento do meia, que pôde deixar o local dirigindo seu carro.

Seedorf será apresentado oficialmente à torcida do Botafogo na tarde deste sábado, antes da partida contra o Bahia, no Engenhão. Na manhã desta sexta, o jogador desembarcou no aeroporto e foi recebido com grande festa pelos torcedores.


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro 

Helicóptero com Seedorf não vai pousar no gramado

 Por motivos de segurança, aeronave que levará craque ao estádio posará no heliporto do estádio

Seedorf chega ao Rio sob grande festa de alvinegros (Foto: Patrick Szymshek)
Seedorf assistirá ao jogo do camarote do presidente 
Mauricio Assumpção (Foto: Patrick Szymshek)

Por medidas de segurança, o craque Clarence Seedorf não descerá de helicóptero no gramado do Engenhão. A aeronave terá de descer no heliporto localizado dentro do complexo do Engenhão. O holandês, então, subirá pelo acesso que os outros jogadores alvinegros costumam ir ao gramado.

Na festa, que começa às 17h, o torcedor do Botafogo terá a oportunidade de ouvir as primeiras palavras do craque devidamente vestido com a camisa do Glorioso.

Logo após, Seedorf irá de dirigir para o camarote do presidente Mauricio Assumpção para acompanhar a partida entre Botafogo e Bahia, às 18h30, pelo Brasileirão.

Tiago Pereira Leia mais no LANCENET! 

Sem pressa, Loco Abreu faz planos de um dia treinar o Botafogo


Atacante uruguaio se despede do Glorioso para se transferir por empréstimo para o Figueirense 


Loco Abreu na sua entrevista de despedida do
Botafogo (Foto: vicente Seda /Globoesporte.com)
Na sexta-feira, Loco Abreu deu adeus ao Botafogo depois de 30 meses de uma intensa relação. O atacante uruguaio agora vai defender o Figueirense por empréstimo até o fim de 2013. O presidente Maurício Assumpção disse que gostaria de ver o atacante de volta ao Glorioso em 2014. Sem pressa, o jogador comentou sobre o plano de possivelmente se tornar treinador. Quem sabe em General Severiano.

- No momento que você planeja ser treinador, pensa por onde você passou e deixou uma boa imagem. Obviamente que amanhã vai chegar uma ligação: “Se vocês quiserem, é só me ligar”. Sou parte da cultura botafoguense e se você já tem essa cultura, sabe como o torcedor pensa, sabe como é o clube, é uma vantagem. Mas falta muito para essa questão.

Ele lamentou apenas uma meta que gostaria de ter alcançado no clube e não conseguiu: a classificação para a Libertadores. No entanto, acredita que este ano, com os reforços que estão chegando, o grupo será capaz de voltar a disputar a competição sul-americana.

- Faltou o meu objetivo, que acho que o time vai conseguir: a classificação para a Libertadores. Precisa de um tempo para colher os frutos de um trabalho. Acho que com esse grupo, este ano o Botafogo vai conseguir e vou ficar feliz. Vou sair, mas vou continuar torcendo. Não sou traíra, falo de frente, muitas vezes as pessoas até não gostam disso. O meu carinho pelo Botafogo vai continuar.

O que mais me emocionou mesmo foi a entrega da 13 pelo Zagallo, um ídolo mundial, e a pintura no muro botafoguense na frente da sede"
Loco Abreu

O uruguaio rasgou elogios à diretoria do Botafogo e disse não ser normal encontrar pessoas como as que encontrou no clube. Ele afirmou ainda que os dois fatos que mais o emocionaram em sua trajetória em General Severiano foram a entrega da camisa 13 feita por Zagallo e a inclusão da sua pintura no muro em frente à sede. 

- O que mais me emocionou mesmo foi a entrega da 13 pelo Zagallo, um ídolo mundial, e a pintura no muro botafoguense na frente da sede. Veja quem está lá, não é para qualquer um. Ter essa honra me deixou arrepiado. Garrincha, Nilton Santos... Entrei de intruso lá nessa parede. Guardarei esses bons momentos para sempre. Encontrei aqui dirigentes corretos, leais, que não falam conversa fiada, é difícil isso. Por onde passei, não é normal encontrar pessoas com esse estilo, essa mentalidade.

Sobre o abaixo-assinado de torcedores por sua permanência que publicou em seu site oficial, ele explicou:

- Publiquei essa carta como agradecimento. A decisão estava clara, mas o sentimento não pode ficar de lado. Não estou indo embora. Vou fazer um passeio, mas volto.

Na saída do uruguaio do clube, cerca de dez torcedores gritavam em frente à concentração de General Severiano. Loco não apareceu, mas eles não deixaram de externar o carinho pelo jogador. Um dos torcedores, Felipe Portella, levou um cartaz com os dizeres: “Mais do que gols, nos deu orgulho”.

- Ele acabou com aquela história da final sempre ser do Flamengo e levou o Botafogo para o mundo ver. Levou a nossa bandeira para o pódio na Copa América. Colocou o Botafogo acima de tudo. Qual outro jogador fez isso? Ele merece todo o nosso amor e todo nosso respeito.

Por Vicente Seda Rio de Janeiro