Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

Seedorf faz gol histórico e abre o caminho da virada


O meia Seedorf marca seu primeiro gol pelo Botafogo e comanda o time na virada
 

O jogo começou morno, com os times se estudando até que aos 13 minutos, Elkeson num belo lançamento aéreo de Seedorf, arrematou rasteiro a gol com perigo para o goleiro Márcio.

 O Botafogo fazia um jogo cadenciado ao estilo Seedorf, escalado na posição de armador. Apesar de ter entrado com dois atacantes, o time pouco chegava à área adversária.

Aos poucos o Atlético-GO foi ganhando o meio campo e forçava as jogadas em cima do lateral Lenon, conhecido dos adversários desde os tempos de Vila Nova. O rubro negro goiano exercia uma marcação forte e saia com velocidade para o ataque, comandado por Joilson. 

Aos 16, o experiente meia fez um lançamento preciso para Ricardo Bueno na entrada da área que o goleiro Jéfferson salvou nos pés do atacante. Na sequência veio um escanteio e nova chance de gol. O domínio era tão evidente que culminou no pênalti cometido por Fábio Ferreira que calçou o jogador atleticano na área, em novo lançamento de Joilson, o dono do jogo até então. O Goleiro Márcio, um especialista em cobranças de bolas paradas, bateu forte a meia altura, mas não deu pra Jéfferson que ainda tocou na bola.  Para desespero da torcida, o Dragão saia na frente do placar.

Aos trinta e oito o lateral Lenon, muito nervoso na partida, levou amarelo pela sequência de faltas que cometeu. Era por alí que o adversário concentrava suas ações de ataque. No geral, o jogador teve baixo rendimento substituindo o titular Lucas que foi poupado.

A essa altura, perdendo de 1 a 0 e um tanto apático em campo, o Alvinegro não dava sinais de que pudesse reagir. Ao término da primeira etapa, a torcida já irritada com a lentidão do time, ensaiou um protesto nas arquibancadas.

O Botafogo voltou com Fellype Gabriel no lugar de Rafael Marques que deixou o time sem ter sido notado, já que poucas bolas chegaram a ele, no ataque. A presença do meia deu mais consistência ao time que aos poucos foi dominando a partida. 

Aos 17, Andrezinho sofreu falta na entrada da área batida por Seedorf, que acertou a barreira. O Botafogo, empurrado pela torcida que compareceu em bom número ao Serra Dourada, teve outra falta marcada na entrada da área. Seedorf, que fazia sua melhor apresentação desde que chegou ao Botafogo, pegou a bola chamando pra si a responsabilidade de mudar o panorama do jogo.

O meia botafoguense bateu a falta com extrema categoria, colocando a bola na esquerda do goleiro Márcio que estático viu a bola entrar. Saía assim, o tão esperado gol de Seedorf pelo Botafogo, coroando sua atuação. Com o empate, conseguido aos 19 minutos, o time se empolgou. Apertou a marcação sobre o Dragão e partiu para a virada que lhe colocaria de novo na briga pela ponta da tabela. A torcida que “ninguém cala” cantava sem parar, puxando a reação.

E ela veio aos 28 minutos com um golzinho chorado de Fellype Gabriel, que tentou duas vezes de cabeça até vencer o goleiro atleticano.
Com a marcação acertada, o Botafogo melhorou muito sua produção ofensiva no segundo tempo e isso foi fundamental para a construção do placar e, principalmente, para sua manutenção.

O Atlético ainda teve algumas oportunidades, mas sem tanto perigo como no primeiro tempo quando dominou o jogo.

Porém, o momento dramático dessa vitória suada ainda estava por vir e chegou aos 48 minutos quando F. Ferreira fez nova falta na entrada da área. A tensão subiu quando a torcida presente ao estádio e a que acompanhou a partida pela TV, viu o goleiro Márcio cruzar o campo para a cobrança. O jeito foi cruzar os dedos e segurar o fôlego até que a bola desviasse na barreira alvinegra, trazendo o alívio geral.

Botafogo 2 a 1 e a promessa de alguns dias de descanso e paz até a próxima quarta-feira, quando o time volta a campo para enfrenta o mesmo Palmeiras, dessa vez pelo Brasileirão.

Felip@odf/BotafogoDePrimeira