Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fellype Gabriel pede mudança de atitude e diz que ambição é o G-4


Meia acredita que o Bota ainda não pode se dar ao luxo de sonhar com título


Fellype Gabriel pede mudança de atitude do Bota
(Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
Diante do desempenho abaixo do esperado do Botafogo nos jogos no Engenhão, a expectativa aumentou para a partida contra o Sport, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília). Dos 24 pontos do Alvinegro no Brasileiro, apenas dez foram conquistados dentro de casa - três vitórias, um empate e quatro derrotas. Para não deixar o G-4 ainda mais longe, a ordem é se impor.

O meia Fellype Gabriel acredita que é fundamental uma mudança de postura. Ele disse que o time não pode se dar ao luxo de pensar em disputa pelo título quando ainda não está no grupo dos quatro melhores colocados da competição.

- Precisamos mudar de atitude, não cometer os erros que estamos cometendo. Conversar é importante, mas o que vale mesmo é alterar a atitude, a postura dentro de campo. Não sei a opinião dos meus companheiros, mas hoje eu penso em ficar entre os quatro primeiros. Estamos um pouco distantes. Só podemos pensar (em título) depois. Precisamos de uma vitória contra o Sport para colarmos no grupo de cima.

Sobre a preparação do Bota para encarar o Leão, Fellype Gabriel disse que a saída de Vagner Mancini deixa o adversário mais imprevisível. Gustavo Bueno será o comandante interino.

- É um pouco difícil falar sobre o Sport. O treinador saiu, pode haver mudanças de jogadores, estilo...

O Botafogo é o oitavo colocado do Brasileiro com 24 pontos.

Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro


Sem bom retrospecto em casa, Botafogo recebe Sport



Cariocas precisam convencer no Engenhão contra um Leão que vive momento bastante delicado na tabela do Brasileiro



Apresentação Botafogo x SportEm busca da ascensão definitiva no Campeonato Brasileiro, o Botafogo recebe o Sport nesta quarta-feira, às 21h50, no Engenhão. Na partida, que é válida pela 17ª rodada, o encontro marca um Alvinegro que precisa engrenar em casa diante de um Leão da Ilha que só quer fugir da zona de rebaixamento.

O Fogão vem de empate com a Portuguesa e terá desfalques importantes na partida deste meio de semana. Por sua vez, o craque Seedorf volta ao time titular. Já o clube de Recife perdeu em casa para o vice-lanterna Figueirense, no último sábado, e está há sete partidas sem ganhar, sem contar que não está mais sob o comando técnico de Vágner Mancini.

CHEIO DE DESFALQUES
Com a necessidade de voltar a vencer no Brasileiro e mostrar sua força dentro do Engenhão, o Botafogo recebe o Sport com uma equipe desfalcada. O técnico Oswaldo de Oliveira terá, ao menos, dois titulares fora do encontro. O lateral-esquerdo Márcio Azevedo e o volante Amaral viram o terceiro cartão amarelo contra a Portuguesa e estão suspensos. Em seus lugares, respectivamente, entram os jovens Lima e Jadson.

Outra baixa é o meia uruguaio Lodeiro. Depois de jogar todo o segundo tempo contra a Portuguesa, no último domingo, o jogador viajou à Europa para defender a seleção de seu país em um amistoso contra a França, também nesta quarta. Além dele, o meia Vitor Júnior - que deu lugar a Lodeiro no jogo passado - também está vetado por causa de dores na coxa direita. Os volantes Lucas Zen e Marcelo Mattos seguem no departamento médico.

Por outro lado, quem deve voltar ao time titular é Seedorf. Depois de ter sido poupado no fim de semana, ele deverá voltar a iniciar uma partida pelo Alvinegro, sua sétima desde que chegou ao clube. O camisa 10 formará o setor de meio-campo junto com Andrezinho e Fellype Gabriel.

Este último, aliás, comentou sobre como o Botafogo deve proceder para furar uma provável retranca do Sport, vizinho frequente da zona de rebaixamento. Fellype disse que o time deve aproveitar mais as chances de gol que tem, uma coisa que não vem acontecendo nos últimos jogos:

- Precisamos ter bastante movimentação, procurar o jogo. Temos que ter mais responsabilidade, caprichar mais. Temos criado muitas oportunidades mas não estamos complemetando.

SPORT: SEM TÉCNICO E EM CRISE
O momento do Sport não é nada bom. A equipe não vence há sete jogos, período em que foi derrotada cinco vezes. Na última rodada, um revés em casa para o Figueirense culminou na demissão de Vágner Mancini. Com o interino Gustavo Bueno e sob pressão da torcida, o grupo viajou para o Rio com a necessidade de um bom resultado.

Para o duelo desta quarta-feira, a equipe terá uma formação diferente. Ao contrário do 4-2-3-1, utilizado pelo antigo treinador, Bueno otpou por mudar o estilo de jogo e lançar um 4-4-2, com um losango no meio-campo. Dessa forma, Gilberto vai para o banco de reservas e Naldinho entra no meio, ajudando na saída de bola.

O único desfalque será o zagueiro Bruno Aguiar, que segue com um problema no nariz e foi poupado pelo treinador. Em seu lugar, entra Diego Ivo. O jogador comemorou o novo esquema utilizado pela equipe:
- Vai ajudar bastante a defesa. Mas temos que manter o foco durante toda a partida, porque qualquer deslize pode representar uma nova derrota. E nós já perdemos o que tínhamos de perder. Agora, só podemos pensar em ganhar.

A última mudança será na lateral-esquerda. Rivaldo substitui Reinaldo por opção técnica. Pelo mesmo motivo, o lateral-direito Cicinho e o atacante Henrique sequer viajaram. Inclusive, o futuro dos dois no clube é incerto.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X SPORT
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-hora: 15/08/2012, às 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado (SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Bruno Salgado Rizzo (SP)
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Lima; Jadson, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Seedorf; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
SPORT: Magrão; Moacir, Aílson, Diego Ivo e Rivaldo; Tobi, Rithely, Naldinho e Hugo; Felipe Azevedo e Marquinhos Gabriel. Técnico: Gustavo Bueno.


Leia mais no LANCENET!



Definidas as finalistas de cada time para o Musa do Brasileirão 2012



Internautas têm duas opções por clube e podem votar até o dia 20 de agosto na página do concurso


A disputa para participar do Musa do Brasileirão 2012 está chegando ao fim. Cada clube da Série A já tem suas duas finalistas escolhidas e os internautas podem votar para definir quem será a musa do seu time na página do concurso.

Para escolher sua preferida é simples: basta acessar o link do Musa do Brasileirão 2012 e clicar na foto da sua candidata preferida. Após fazer isso, é só digitar as palavras que aparecem e clicar em votar, que será computado.

Os internautas têm até o dia 20 de agosto para votar em suas musas, quando termina o prazo para as escolhas. Então, não perca tempo e ajude a definir quem vai representar seu time no Musa do Brasileirão 2012.


Duas finalistas de cada clube da Série A estão definidas (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

A votação está aberta. Escolha a musa do seu time
A votação encerra dia 20 de agosto.



Viviam LimaMusa Atlético-GO


Wanessa LopesMusa Atlético-GO


Alessandra PradoMusa Atlético-MG


Samantha FreitasMusa Atlético-MG


Juliana CardosoMusa Bahia


Katiely KathissumiMusa Bahia


Mayara ValentimMusa Botafogo


Milena MachadoMusa Botafogo


Aline AzevedoMusa Corinthians


Priscila VitielloMusa Corinthians


Dalila KindermannMusa Coritiba


Manuella LopesMusa Coritiba


Monize PafumeMusa Cruzeiro


Rayanne OliveiraMusa Cruzeiro


Franciele PerãoMusa Figueirense


Kellyn TinocoMusa Figueirense


Laura RochaMusa Flamengo


Sulamita GonçalvesMusa Flamengo


Bruna NeivaMusa Fluminense


Priscila do CoutoMusa Fluminense


Martina SpierMusa Grêmio


Nicole DornellesMusa Grêmio


Andhressa HellenMusa Internacional


Thais FustherMusa Internacional


Ially MazzaMusa Náutico


Natália MenezesMusa Náutico


Camila GuerraMusa Palmeiras


Luciana QueirozMusa Palmeiras


Natália VaccariMusa Ponte Preta


Raissa OstetiMusa Ponte Preta


Eloisa PortoMusa Portuguesa


Gianny SerapiaoMusa Portuguesa


Janine MachadoMusa Santos


Rafaela MirandaMusa Santos


Jéssica NunesMusa São Paulo


Mayara DelatorreMusa São Paulo


Fernanda MarquesMusa Sport


Joyce PereiraMusa Sport


Patrícia FonsecaMusa Vasco


Raíssa SampaioMusa Vasc0


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro



Engenhão: desenho novo no gramado para jogo do Botafogo



Estádio muda as faixas em tons diferentes de verde de posição para o confronto desta quarta-feira



Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro

O agrônomo Artur Melo havia informado na quarta-feira passada que o gramado do Engenhão precisaria de 30 a 35 dias para estar em seu melhor nível. No entanto, a administração do estádio vem procurando deixar o palco com o visual mais bonito. No domingo, no jogo entre Fluminense e Palmeiras, o campo apresentou faixas paralelas à linha de fundo em tons diferentes (ainda que sutis) de verde. Agora, a diferença nos tons está maior, e as faixas estão paralelas à linha lateral. É com esse desenho que o Botafogo enfrentará o Sport às 21h50m desta quarta-feira, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Gramado do Engenhão tem faixas paralelas à linha lateral (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)

Veja o desenho do gramado no jogo de domingo:


Oswaldo arma o time do Bota e dá ênfase nas jogadas de contra-ataque


Seedorf treina normalmente entre os titulares e, nesta quarta, deve iniciar a partida contra o Sport, assim como Lima e Jadson

O técnico Oswaldo de Oliveira comandou na manhã desta terça-feira um treino tático para ajustar os últimos detalhes do time para o confronto com o Sport, quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão. Antes da atividade, o comandante reuniu os titulares e, agachado no chão, mostrou o posicionamento que deseja na partida.

Oswaldo orienta o posicionamento dos jogadores do Bota no treino (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

As novidades no time são Jadson e Lima, que entram nos lugares de Amaral e Márcio Azevedo, que estão suspensos. Depois de iniciar o banco de reservas contra a Portuguesa, Seedorf será novamente titular. Ele entra no lugar de Vítor Júnior, que está um problema na coxa direita. O Bota entra em campo com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Lima; Jadson, Renato, Seedorf, Fellype Gabriel e Andrezinho; Elkeson.

Na atividade que comandou, Oswaldo deu ênfase nos contra-ataques. O técnico ajustou o posicionamento defensivo da equipe nos escanteios e abriu Seedorf e Andrezinho nos lados do campo para jogadas em velocidade. Quando não ficou com satisfeito com o rendimento dos jogadores em determinado momento, pediu mais empenho.

- Vamos fazer direito! Respira porque eu quero ver velocidade.

O Botafogo é o oitavo colocado do Campeonato Brasileiro com 24 pontos.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Seedorf faz preparação apurada para chegar a seu ápice físico



Em 'pré-temporada' no Brasil, holandês do Botafogo faz trabalhos físicos para pegar ritmo, já que ficou dois meses de férias


Seedorf (Foto: Ricardo Ramos)
Seedorf já disputou seis partidas pelo 
Botafogo, atingindo um nível sempre 
satisfatório (Foto: Ricardo Ramos)

Com pouco mais de um mês de treino com os companheiros, o holandês Clarence Seedorf segue em busca da plenitude física no Botafogo. Aos 36 anos, o meio-campista chegou ao Brasil no meio do ano, mas só depois de uma temporada inteira na Europa.

Depois de ter ficado de férias por quase dois meses – entre maio, após seu último jogo pelo Milan, e julho, quando chegou ao Alvinegro –, Seedorf voltou à rotina de jogos, mas ainda está sendo acompanhado pela comissão técnica para que possa pegar ritmo aos poucos e finalmente chegar ao ápice.

O próprio técnico Oswaldo de Oliveira, que deixou o camisa 10 no banco pela primeira vez, diante da Portuguesa, reconheceu que a medida serviu para não sobrecarregar fisicamente o jogador durante a longa maratona de jogos.

– Podemos dizer que o Seedorf ainda está em pré-temporada. Ele estava de férias depois de sair do Milan. Para ele, é como se ainda estivesse em fevereiro – explicou.

De fato, o acompanhamento a longo prazo prevê que os descansos a Seedorf serão mais frequentes. Tudo porque o Botafogo terá pela frente, a partir do fim de semana, Palmeiras, pela Sul-Americana, e Atlético-MG, pelo Brasileirão. Dois jogos em que a presença dele contará muito.

Até por isso, o próprio holandês deu o exemplo. Após o empate com a Lusa, no domingo, ele treinou no gramado do Canindé sob supervisão de preparadores físicos. Por cerca de 20 minutos, deu algumas voltas em campo, com relógio e medidor de frequência cardíaca. Algo que é constante nos treinos para quem ainda busca a melhor condição.

– Tive de treinar. Senão, perderia um dia de trabalho. Como estou em preparação, não dá para ficar três dias sem treinar – afirmou o meia.

De acordo com a evolução, Seedorf pode entrar no grande ritmo de jogos. Estrutura física ele tem, falta esquentar os motores para garantir o crescimento a partir de agora.

SEEDORF JÁ RECEBE BOA AVALIAÇÃO TÉCNICA
Mesmo sem estar com totais condições de resistência física, Seedorf vem provando que qualidade técnica não se perde com o tempo. De acordo com as médias de avaliação do LANCE!, o holandês tem notas superiores em relação aos companheiros de posição Andrezinho, Fellype Gabriel e Vitor Júnior.

Com seis partidas, cinco no Brasileiro e uma na Sul-Americana, Seedorf raramente recebeu menos que 6 nas avaliações. Abaixo disso, apenas um 5,5 contra a Portuguesa, domingo. Ele chegou a ganhar o prêmio de “O Cara da 14Rodada” por seu gol diante do Atlético-GO.
Mesmo tendo marcado o primeiro gol só no quarto jogo, o veterano jogador já vinha mostrando bom futebol e criando bonitos lances. Na estreia, contra o Grêmio, Seedorf animou a torcida a o fazer linda jogada individual e criar chance para Elkeson, que quase marcou.

Outro fator que favorece sua avaliação é que Seedorf tem construído atuações positivas mesmo em um meio-campo cujo padrão de jogo ainda está indefinido. Com formações em 4-4-2 ou 4-2-3-1, o camisa 10 obteve destaque de toda forma.


- Notas L! de Seedorf:

6,5 contra o Grêmio
Boa estreia. Teve bom chute deu boa chance a Elkeson. Caiu no segundo tempo.
6,0 contra o Vasco
Ajudou a equipe enquanto teve fôlego. Teve boa participação com a bola nos pés.
6,5 contra o Figueirense
Deu ótimos passes, mas também errou alguns lances mais um pouco fáceis.
8,0 contra o Atlético-GO
Fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra e foi o melhor jogador da equipe.
6,0 contra o Palmeiras
Alternou altos e baixos ao longo da partida, com uma atuação razoável no geral.
5,5 contra a Portuguesa
Jogou o segundo tempo. Quando esteve em campo, chamou para si o jogo e foi bem.

- Média L! após chegada de Seedorf:

Seedorf: 6,4
Em seis jogos, viveu as melhores atuações na estreia, diante do Grêmio, e contra o Atlético-GO, quando marcou seu gol. A menor nota foi um 5,5 contra a Lusa, quando jogou apenas 22 minutos.
Andrezinho: 5,9
O camisa 17 oscilou entre algumas boas e más atuações pela equipe. Mas junto ao holandês, geralmente, se apresentou bem, marcando diante de Figueirense e Palmeiras.
Fellype Gabriel: 5,6
No geral, o jogador produziu melhor nos jogos em que esteve ao lado de Seedorf. Fellype se entendeu bem com o camisa 10 contra o Atlético-GO, jogo em que fez um gol, assim como o estrangeiro.
Vitor Júnior: 4,5
Jogou menos do que os dois companheiros, por causa de suspensão. Também não foi sempre titular, mas teve destaque na estreia do holandês, diante do Grêmio: teve o mesmo 6,5 do meia.

- Bate-bola:

Oswaldo de Oliveira
Técnico do Botafogo, em entrevista coletiva
Poupar Seedorf contra a Portuguesa foi uma decisão tomada pensando nos próximos jogos?
Tudo faz parte de uma programação. Seedorf chegou mas estava de férias na Europa. Então, agora é como se ele estivesse em fevereiro, e não em agosto.
Seedorf chegou a se queixar de algum problema físico?
Ele teve apenas uma fadiga muscular após o treino da sexta-feira. Até por isso, preferi que ele ficasse no banco durante boa parte da partida contra a Lusa.
Como está sendo a adaptação dos estreantes do jogo de domingo, Amaral e Lodeiro?
Eu não podia colocar dois estreantes para começar o jogo. Lodeiro se mexeu bem, está se adaptando. Amaral está mais acostumado, o esquema o favorece.
O fato de um atacante voltar a marcar após um mês te anima?
O interessante não é o ataque marcar e, sim, o time todo. A verdade é que podíamos ter vencido.


Leia mais no LANCENET!