Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

Botafogo se recupera de goleada com vitória sobre o Coritiba no Engenhão




Sem Seedorf, Alvinegro vence time paranaense com gols de Elkeson e Lodeiro e dá sobrevida ao técnico Oswaldo de Oliveira, que está pressionado pela torcida



HOME - Comemoração do Botafogo (Foto: Cleber Mendes)
Lodeiro e Elkeson deram a vitória para
 o Fogão (Foto: Cleber Mendes)
 
Com vários desfalques, inclusive de Seedorf, o Botafogo fez uma boa partida no primeiro tempo e venceu o Coritiba, por 2 a 0, na noite deste domingo, no Engenhão, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Elkeson e Lodeiro, ambos na primeira etapa. A vitória traz tranquilidade ao clube depois da goleada sofrida para o São Paulo e dá sobrevida ao técnico Oswaldo de Oliveira, que vem sendo pressionado no cargo pela torcida.

Com o triunfo, o Glorioso vai a 31 pontos, mas continua na oitava colocação no campeonato. O Coxa segue com 22, perde uma posição para o Bahia e está a uma da zona de rebaixamento (16º).

O Botafogo volta a campo contra o Cruzeiro, quarta-feira, no Independência, às 22h. No mesmo dia, os clube paranaense pega a Portuguesa, às 19h30, no Canindé.

DOMÍNIO E VITÓRIA ALVINEGRA NO PRIMEIRO TEMPO

Com vários desfalques para o jogo contra o Coritiba, o pressionado Oswaldo de Oliveira também não contou com o zagueiro Brinner e o meia Seedorf, poupados. Dória e Gabriel entraram no time, respectivamente. Além disso, Amaral, barrado, deu lugar a Jadson.

Ignorando esses desfalques e os protestos da pequena torcida que foi ao estádio - menos de três mil pessoas, o Botafogo começou o jogo disposto a espantar a crise de General Severiano. Apesar da vontade, o time errou muitos passes no início do primeiro tempo, o que dificultava a chegada ao gol adversário. Também muito desfalcado, o Coritiba não levava perigo a Jefferson.

A sorte do Botafogo começou a mudar aos 14 minutos. Márcio Azevedo cobrou escanteio da direita e Elkeson cabeceou de costas e inaugurou o placar no Engenhão. Sem Seedorf, Lodeiro tomava conta do meio-campo. Além de muita correria, o uruguaio comandava o time com bons passes e velocidade.

Lodeiro brilha e Botafogo vence o Coxa


A missão dos mandantes parecia ser facilitada aos 20 minutos. Renato foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Só que Elkeson bateu fraco e Vanderlei defendeu. O time de Oswaldo não se abateu e continuou buscando o segundo gol. E ele veio logo depois. Num lindo passe de Fellype Gabriel para Lucas, o lateral cruzou rasteiro e Lodeiro apareceu como uma flecha, para, de carrinho, fazer mais um. Foi o segundo gol dele pelo clube.

A partir daí, o Botafogo continuou soberano em campo e o Coritiba não conseguiu esboçar nenhuma reação. A única chance do time do técnico Marcelo Oliveira foi aos 41. Ayrton cobrou falta de muito longe e a bola pegou na rede pelo lado de fora.

BOTAFOGO GARANTE A VITÓRIA NO SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa, o jogo começou diferente. O Coritiba voltou com Lincoln no lugar de Júnior Urso e pressionou o Botafogo. Com a experiência do meia, o Coxa começou a tocar mais a bola e cadenciar a partida. Com isso, o time da casa não conseguia sair para o ataque.

Com vinte minutos, o Botafogo ainda não havia chutado uma vez ao gol de Vanderlei. Apesar de ter maior posse de bola e volume de jogo, o Coritiba pecava no último passe. Anderson Aquino chegou a entrar livre na área alvinegra, mas perdeu ótima chance. No Botafogo, Fellype Gabriel deixou o campo cansado e deu lugar a Jeferson. Em seguida, Renato, com dores na coxa, pediu para sair e Oswaldo colocou Amaral. A torcida protestou.

Apesar de muito toque para o lado, o Coritiba não conseguiu converter o domínio do segundo tempo em gols. O Botafogo segurou o resultado e ganhou um pouco de tranquilidade para continuar trabalhando na seqência da temporada. 

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 2 X 0 CORITIBA

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 02/09/2012, às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)
Cartões amarelos: Lucas (BOT)
Público e Renda: 2.616 pagantes/R$ 74.915,00
Gols: Elkeson, 14'/1ºT (1-0), Lodeiro, 28'/1ºT (2-0)
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Brinner, 40' 2º/T); Jadson, Gabriel, Renato (Amaral, 28' 2º/T, Fellype Gabriel (Jeferson, 24' 2º/T) e Lodeiro; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
CORITIBA: Vanderlei, Ayrton (Vitor Ferraz, 25' 2º/T), Luccas Claro, Demerson, Eltinho, Júnior Urso (Lincoln, intervalo), Willian Farias, Robinho, Rafinha, E


Leia mais no LANCENET!



O Botafogo com quatro atacantes



Alô Galera alvinegra do Brasil!

Hoje tem Fogão contra o Coxa, no Engenhão. A partir das 18h30 estaremos diante de um  confronto inusitado em que aparecem de um lado, o contestado ataque botafoguense e de outro, a pior defesa do Brasileirão até aqui, com 37 gols sofridos em 20 rodadas. 

A coisa poderia ser pior pro lado deles, já que o Coritiba joga sem seus zagueiros titulares: Emerson, Escudeiro e Pereira. Mas do outro lado estará o cambaleante e sonolento Botafogo. O ataque alvinegro, que já foi um dos mais efetivos no começo do campeonato, hoje está reduzido a um único "atacante" - o improvisado, estabanado e apenas esforçado Elkeson.

Em razão dessa carência de atacantes, fruto de uma opção tática exclusiva do técnico Oswaldo Oliveira, o time vem sendo muito contestado pela torcida que não perdoa a falta de efetividade no setor que acaba por comprometer o desempenho geral da equipe que permanece estacionada na tabela. 

Apesar dos problemas no setor defensivo onde nascem as jogadas, tão ou mais graves dos que os lá da frente, o time vai bem na armação até a intermediária, mas falta o homem pra concluir as jogadas e colocar a bola na rede.

A queixa maior do torcedor é relativa ao verdadeiro desmanche promovido pelos dirigentes, no setor. Foi uma perda significativa e simultânea dos atacantes que estavam no elenco no começo da temporada.  Debandaram de uma só vez, por motivos variados, Jóbson, Alex, Caio, El Loco, Herrera e Maicosuel - uma base considerável, por ação direta da diretoria (leia-se M. Assunção e A. Barros) e conivência, até que se pronuncie ao contrário, do treinador que hoje forma com os dois personagens, o trio parada-dura (de aguentar) da crise instalada em General Severiano. Uma situação desagradável que eles mesmos criaram e fomentam com a impassividade irritante diante dos fatos. 

Um agravante: A reposição não foi feita a tempo e nem na quantidade e qualidade necessária e esperada pela torcida. Ainda hoje não se percebe movimento no sentido de reparar essa falha grotesca de planejamento ou má fé. No frigir dos ovos, sobrou para o contestado Rafael Marques - especialista indicado pelo "professor" que, pela providência divina, se contundiu e saiu do olho do furacão.

Houve um tempo em que o Glorioso jogava com quatro atacantes de ofício: veja a foto onde aparecem o ponta-direita Rogério, o centroavante Roberto Miranda, o ponta de lança Jairzinho (o Furacão da Copa) e o ponta esquerda Paulo Cézar Caju. 

Esse quarteto fantástico era alimentado pela classe do meio de campo Gérson (O Canhotinha de ouro) que, além de figurarem na vasta galeria de ídolos botafoguenses, ainda estão por aí entre nós e podem dar seu testemunho do quanto era lindo esse futebol de gols e conquistas. Todos eles com honrosas passagens pela Seleção Brasileira. 

Quem os viu em campo ou tomou conhecimento desse momento mágico de nossa história não pode e não deve se contentar com tão pouco. 

Somos conscientes e não exigimos cinco craques desse naipe num time só, na atual conjuntura do futebol brasileiro, até porque essa constelação foi fruto da divina providência e, portanto, um fenômeno raro.  Mas isso não quer dizer que temos que aceitar tanta mediocridade no planejamento e na composição de nosso elenco a cada temporada. São erros que se repetem sistematicamente.

Somos movidos à paixão e ela deveria ser considerada como item prioritário no planejamento do futebol alvinegro a cada começo de ano e não é isso que temos visto pelas bandas de General. São lampejos de boas ações administrativas e boas atuações em campo que, de tão insipientes e inconstantes, se vão com a mesma rapidez que aparecem.

Esse longo desabafo serviu pra mostrar que o amor é tão grande por essa solitária estrela que as frustrações acumuladas há anos logo dão lugar a uma esperança infinita de que as coisas vão fluir do jeito que merecemos, já no próximo apito do árbitro iniciando mais uma partida.

É com esse sentimento que - aqui distante dos fatos, mas ligado em tudo que acontece, desejo à imensa Nação Alvinegra que lá estará ao lado do time, um bom dia de protestos que possa ser coroado com uma honrosa vitória do Fogão, a despeito de tudo e de todos aqueles que pouco se importam com tudo isso que aqui registrado.

Em tempo: a presença da Musa Milena Machado é pra dar sorte na partida de hoje já que na última matéria em que apareceu o time se houve bem e ganhou do Palmeiras por 3 a 1, no Engenhão, apesar do resultado não ter sido suficiente pra avançar na competição Sul-Americana. Não custa nada ser supersticioso a um autêntico botafoguense!


Por Felip@odf/BotafogoDePrimeira



Com ataque na berlinda, Bota encara o Coritiba, que tem a pior defesa



Com o trabalho de Oswaldo de Oliveira questionado, Alvinegro tenta vitória para ter dias mais tranquilos. Coxa atua com reservas na zaga



O duelo entre Botafogo e Coritiba, neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, colocará frente a frente o contestado ataque alvinegro e a pior defesa do Brasileiro nas primeiras 20 rodadas, a do Coxa, que sofreu 37 gols e não terá nesta partida seus principais zagueiros: Emerson, Escudero e Pereira. Os botafoguenses estão insatisfeitos com a presença de apenas um homem de frente no time, Elkeson, que originalmente é meia.

O time paranaense chega para este confronto mais otimista, já que vem de uma vitória sobre o Inter, enquanto o Bota foi goleado pelo São Paulo por 4 a 0 e se vê cada vez mais pressionado e com o trabalho do técnico Oswaldo de Oliveira questionado.

O Alvinegro é o oitavo colocado com 28 pontos e deseja a vitória para não perder o G-4 de vista. O Coritiba é o 15º com 22 e está de olho em três pontos para se afastar de vez da zona de rebaixamento. O Premiere transmite a partida ao vivo para todo o Brasil através do sistema pay-per-view.

Botafogo e Coritiba duelam às 18h30m, no Engenhão (Foto: Divulgação/Site oficial do Coritiba)

Botafogo: a equipe do técnico Oswaldo de Oliveira deve ter duas modificações em relação ao time que perdeu para o São Paulo na quinta-feira. Na vaga de Lennon, Lucas retorna de suspensão automática, e Fellype Gabriel, recuperado de um problema na panturrilha, deve entrar no lugar de Cidinho. O Alvinegro deve entrar em campo com Jefferson; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Amaral, Renato, Fellype Gabriel, Lodeiro e Seedorf, e Elkeson.

Coritiba: com desfalques na defesa e no ataque, o técnico Marcelo Oliveira preferiu não confirmar o time que entra em campo. Sem Pereira e Escudero na zaga, o treinador deve escalar Luccas Claro e Demerson. Para a vaga de Roberto, machucado, o treinador não decidiu o substituto. A provável escalação tem Vanderlei; Ayrton, Luccas Claro, Demerson e Eltinho; Willian, Júnior Urso, Robinho, Everton Ribeiro (Lincoln) e Rafinha, e Alex Santos (Marcel).


Botafogo: a equipe continua com muitos problemas médicos. Apesar de recuperado de lesão, Vítor Júnior ainda não está liberado pela preparação física. Antônio Carlos, Andrezinho, Rafael Marques, Marcelo Mattos e Lucas Zen estão vetados. Não há atletas suspensos.

Coritiba: Emerson e Roberto se recuperam no departamento médico. Cleiton está em fase final de recuperação. Keirrison, Sérgio Manoel e Jackson permanecem fora, sem data para retorno. Escudero e Chico cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo.




Botafogo: Andrezinho, Elkeson, Fábio Ferreira, Lennon e Vítor Júnior.

Coritiba: Everton Ribeiro, Lincoln e Sérgio Manoel.

Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita a partida, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Nogueira Junior (SP). Leandro Vuaden arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 278 faltas (média de 34,7 por jogo), mostrou 37 amarelos (média de 4,6 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,5 por jogo) e marcou um pênalti (média de 0,13 por jogo). O campeonato tem média de 4,8 amarelos, 0,25 vermelho, 36,4 faltas e 0,24 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paranaenses na Série A deste ano: Coritiba 1 x 2 Corinthians, pela 16ª rodada.



Botafogo: Seedorf foi substituído no segundo tempo do jogo contra o São Paulo por causa de dores na coxa e uma torção no tornozelo. Apesar disso, o departamento médico o liberou para encarar o Coxa. Desde que estreou, na 11ª rodada, o holandês ainda não desfalcou a equipe.

Coritiba: o meia Rafinha é fundamental para o meio de campo. Ágil e veloz, o jogador se desloca pelos dois lados e chega bem no ataque para fazer gols. Dos pés do baixinho surgem as principais jogadas do Alviverde.




Fellype Gabriel, meia do Botafogo: "Sentimos falta em alguns momentos de ter dois atacantes na frente, mas fizemos grandes partidas jogando com o sistema atual. Desde o início, atuamos dessa forma e quando perdemos ficam procurando uma justificativa. Acho que falta mais movimentação, um jogador se aproximar do outro, trabalhar e tocar a bola. Assim, a gente cria bastante. Quando isso não acontece, o Elkeson fica sozinho e complica".

Júnior Urso, volante do Coritiba: “Vamos aproveitar da sorte que a gente vem tendo e enfrentar o Botafogo, que vem mordido. A gente tem tudo para deixar a cabeça bem focada nesse jogo e sair vitorioso."





* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Nos últimos dez duelos entre Botafogo e Coritiba pelo Brasileiro, o Alvinegro venceu oito, e o Coxa apenas uma. Houve um empate.

* Em Brasileiros, o Coritiba não vence o adversário deste domingo no Rio de Janeiro há 36 anos. O último sucesso foi no dia 21 de outubro de 1976, quando fez 2 a 0 no Maracanã. Os gols foram marcados por Oberdã e Wilson.

* A média de gols do confronto em Campeonatos Brasileiros é de 2,8 por partida. Em 31 jogos foram marcados 89 gols, 48 pelo Botafogo e 41 pelo Coritiba.



 


No primeiro turno, dia 27 de maio, Coritiba e Botafogo fizeram um jogo emocionante no Couto Pereira. O Alvinegro levou a melhor e venceu por 3 a 2, apesar de ter saído atrás no placar com o gol de Lincoln, aos 29 segundos de partida. Lucas, duas vezes, e Vítor Júnior fizeram os gols do Bota. O outro gol do Coxa foi marcado por Lucas Mendes.

Na ocasião, o Coritiba entrou em campo com Vanderlei; Jonas (Aírton), Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Junior Urso, Sergio Manoel (Anderson Aquino), Lincoln (Vinícius) e Éverton Ribeiro; Roberto e Éverton Costa. O Botafogo jogou com Renan; Lucas, Brinner, Dória e Márcio Azevedo; Jadson (Lucas Zen), Renato, Maicosuel (Elkeson), Vitor Júnior e Fellype Gabriel (Cidinho); Herrera.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

As Musas das Olimpíadas de 2012, em Londres, deixaram saudades!


As Olimpíadas passaram. Foram muitas medalhas de ouro distribuídas ao longo dos jogos. Sem dúvida, esse time deixou saudade nas disputas esportivas e na beleza. Merecem todas as honras e o ouro olímpico da modalidade!



Trabalhando sua vida inteira para alcançar só um objectivo não parece muito atraente até que você se lembra que o objetivo é uma medalha de ouro nos jogos Olímpicos e o orgulho do seu país inteiro.

Essas mulheres têm trabalhado mais do que as outras e tem feito mais do que o resto para trazer uma medalha de ouro.

Alem de talentosas e dedicadas essas mulheres são lindas.


Aqui estão as musas das Olimpíadas de 2012 em Londres


Caroline Wozniacki
Esporte: Tênis
País: Dinamarca










Vera Zvonareva
Esporte: Tênis
País: Rússia










Tsvetana Pironkova
Esporte: Tênis
País: Bulgaria










Vitalia Diatchenko
Esporte: Tênis
País: Russia










Natalie Coughlin
Esporte: Natação
País: Estados Unidos










Vicky Pendleton
Esporte: Ciclismo
País: Grã Bretanha










Leryn Franco
Esporte: Dardo
País: Paraguia










Dominika Cibulkova
Esporte: Tênis
País: Eslováquia










Hope Solo
Esporte: Futebol Feminino
País: Estados Unidos







Alona Bondarenko
Esporte: Tênis
País: Ucrânia










Christina Vukicevic
Esporte: Corrida com Barreiras
País: Rússia







Josefine Oqvist
Esporte: Futebol Feminino
País: Suécia







Sara Galimberti
Esporte: Pista e Campo
País: Itália











Stephanie Rice
Esporte: Natação
País: Estados Unidos










Melanie Adams
Esporte: Salto com Vara
País: Austrália










Alex Morgan
Esporte: Futebol Femino
País: Estados Unidos










Por FB Futebol Brasileiro
Montagem e adaptação: BotafogoDePrimeira