Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sem Seedorf na reta final


A vaga deixada por Seedorf no time ainda está em aberto


Fizemos, no último sábado diante do Dragão, uma excelente partida no Engenhão como complemento da 32ª. rodada do Brasileirão. Ainda restam cinco partidas até o final do campeonato e pegaremos na sequência: Palmeiras, fora; Portuguesa, no Rio; Sport, em Recife; Galo e Flamengo, no Engenhão.

Contra o virtual rebaixado Atlético-GO, a equipe mostrou uma clara evolução no entrosamento e uma determinação exemplar na busca do resultado, diferentemente de outras jornadas quando, por vezes parecia perdida e desinteressada no resultado. Hoje estamos pagando por isso.

Apesar de uma boa sequência no campeonato com um empate e três vitórias nas últimas quatro rodadas, permanecemos em 6o., longe da vaga na Libertadores, pois mesmo que vençamos todos os nossos compromissos, ainda dependeremos de tropeços de São Paulo e Inter, que ocupam o 4º. e 5o. lugares na tabela, com 58 e 51 pontos, respectivamente.

Aquela jornada de sábado teria sido perfeita, não fosse a saída de Seedorf por lesão. Nosso Camisa 10 saiu aos prantos de campo ainda no primeiro tempo após bater um escanteio pela direita. O meia chorou, mais por não poder seguir na luta com os companheiros do que pela dor física da lesão. Segundo as primeiras avaliações, o holandês deverá ficar de fora dos dois próximos compromissos.

Contudo, resta-nos torcer para que o time continue a mostrar esse padrão de jogo mesmo sem ele, principalmente contra o Palmeiras por tudo que ocorreu nos confrontos próximos passados, fazendo a parte e que lhe cabe nessa reta final e que Seedão volte o quando antes, para alegria do Botafogo e do próprio Futebol!

Por Felip@odf/BotafogoDePrimeira



Passador e mais adaptado, Lodeiro cresce com o Botafogo no Brasileiro


Titular nos dois últimos jogos do time na competição, meia é convocado, mais uma vez, para a seleção do Uruguai para amistoso com a Polônia

Lodeiro celebra chance de convivência com o time
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Lodeiro completou 14 jogos com a camisa do Botafogo na vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-GO, sábado, no Engenhão. Como titular, deu o passe para o primeiro gol, marcado por Seedorf. No jogo anterior, quando também foi titular, já havia sido responsável pela assistência para Bruno Mendes abrir o marcador na vitória por 2 a 0 sobre o Figueirense, em Florianópolis.

O bom momento deu mais confiança a Lodeiro. Já mais adaptado, ele foi convocado novamente para a seleção do Uruguai, que dia 14 de novembro disputa um amistoso com a Polônia. Aos 23 anos, ainda tem a expectativa de crescimento no Botafogo.

- Foi sim meu melhor jogo (contra o Atlético-GO). Já me senti melhor, com mais tempo ao lado dos compamnheiros. O time também vem se sentindo bem. É o trabalho e sacrifício que estamos fazendo, com boas pessoas que querem o melhor para o Botafogo - disse Lodeiro.

O trabalho como passador tem sido gratificante para o uruguaio. Nos dois últimos jogos, ele atuou pelo lado esquerdo na trinca de meias estabelecida pelo técnico Oswaldo de Oliveira, mas com movimentação intensa, entrando na área e ajuda defensivamente na marcação dos laterais.

- Estou desfrutando dessa posição. Gosto de atuar assim, pois o time tem mais jogadores no ataque. No gol de Seedorf (contra o Atlético-GO), toda equipe ficou feliz, pois foi uma grande jogada de todos. Fico contente quando um companheiro faz um gol com passe meu - comentou Lodeiro.

Contra o Palmeiras, domingo, em Araraquara, pelo Campeonato Brasileiro, Lodeiro, mais uma vez, será titular. No entanto, a formação será diferente, já que Seedorf, com uma lesão na coxa direita, está fora do jogo. O uruguaio confia no substituto.

- Quem entrar, independentemente se for Fellype Gabriel, Vítor Júnior ou Elkeson, vamos jogar da mesma maneira, trabalhando bem para acertar o time. Muda apenas a característica de um jogador ou outro - explicou Lodeiro.


Por Thales SoaresRio de Janeiro

Jefferson exalta evolução do Botafogo e diz ter fórmula para vencer Palmeiras


Jefferson diz que o Botafogo precisa jogar com inteligência para vencer o Palmeiras





Com três vitórias consecutivas e sem perder há cinco jogos, o Botafogo está numa crescente neste Campeonato Brasileiro. Capitão do time, Jefferson exalta a evolução do Botafogo nas últimas rodadas e diz que a equipe amadureceu na reta final da competição. Para dar sequência à fase positiva, o camisa 1 quer mais um triunfo, desta vez sobre o Palmeiras. No que depender do goleiro os três pontos estão próximos já que o jogador diz ter a fórmula para superar o próximo adversário.

Jefferson elogiou o time do Palmeiras, mas destacou a necessidade de uma vitória como ponto negativo para os paulistas. Segundo o goleiro, o Botafogo precisa ter atenção na defesa e esperar uma chance de contra-ataque para sair na frente do placar. Para o camisa 1, o Alvinegro precisa de inteligência, assim como ocorreu na vitória sobre o Figueirense, em Santa Catarina.

Goleiro Jefferson, do Botafogo, defende bola de Carlos Alberto durante clássico no Engenhão Marcelo de Jesus/UOL

O jogador exaltou o momento do Botafogo, que não perde há cinco jogos – três vitórias consecutivas. Jefferson afirma que o Alvinegro é um time que amadureceu no período em que ficou sem vitórias – sete confrontos – e que soube tirar força do momento negativo. Para o goleiro, o Glorioso tem tudo para manter essa boa fase e viver um 2013 ainda mais positivo.“Temos que manter o que estamos fazendo. Temos um jogo difícil contra o Palmeiras, talvez seja um jogo parecido com o do Figueirense. Eles precisam sair mais para o jogo, precisam vencer e nós também. Precisamos jogar com inteligência e experiência. Não podemos nos lançar todos ao ataque e dar os contra-ataques. Temos de deixá-los se atirar para jogar no contra-ataque”, disse.

“O Oswaldo falou que mudamos radicalmente, que nós amadurecemos muito. Estamos constantemente ganhando mais experiência na reta final. Estávamos jogando ótimos jogos, mas não tínhamos estabilidade para vencer. Estávamos sempre fazendo um primeiro tempo bom e o segundo ruim. Hoje estamos sabendo atacar juntos e defender juntos. Estamos aproveitando o fator fora de campo também. É uma crescente que vamos levar não só pra esse ano como para o ano que vem”, afirmou.

Botafogo e Palmeiras se enfrentam neste domingo, às 17h, na Arena da Fonte, em Araraquara. Com 50 pontos e na sexta posição, o Alvinegro ainda sonha com uma vaga na próxima Libertadores, mas para isso terá que tirar a diferença de oito pontos do São Paulo, com 58 e na quarta colocação.

Bernardo Gentile 
Do UOL, no Rio de Janeiro

Marcelo Mattos será submetido a uma nova cirurgia e só volta em 2013


Volante sente mais uma vez dores no púbis e será operado na quarta-feira

Marcelo Mattos: nova cirurgia no púbis 
(Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
A bruxa parece estar solta no Botafogo. Nesta terça-feira, o médico Luis Fernando Medeiros anunciou que o volante Marcelo Mattos será submetido a uma nova cirurgia no pubis e só voltará a jogar futebol ano que vem. Ele participou apenas de dois jogos no Campeonato Brasileiro e reclamou de dores no local, onde já havia sido realizado um procedimento cirúrgico há três meses.

Marcelo Mattos ficou cinco meses sem jogar nesta temporada. Antes da primeira cirurgia, o departamento médico do Botafogo tentou recuperá-lo apenas com trabalho físico. Agora, ele fará uma intervenção diferente da primeira.

- A primeira operação foi mais simples, sujeita a menos complicações. Essa será mais ampla e radical, abordando outros músculos da região. Lesões de pubis são sempre complicadas, demoradas. Fizemos diversos exames, tudo que poderia ser feito. Ele melhorou bastante depois da primeira cirurgia, voltou a jogar, mas acabou voltando a sentir dores - explicou Luis Fernando.

Além de Marcelo Mattos, que vinha sendo opção no banco de reservas, o volante Lucas Zen, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo, é outro que também só volta a jogar no ano que vem.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Botafogo quer vender Elkeson para investir na compra de Bruno Mendes


Bruno Mendes supera Túlio, e Botafogo quer vender Elkeson para comprar atacante




Com pouco tempo de clube, Bruno Mendes virou o mais novo xodó da torcida. O jogador marcou cinco gols em cinco jogos e superou às expectativas criadas pelo Botafogo. Com média de um tento a cada 55min, o atacante tem números superiores aos de Túlio Maravilha, Loco Abreu, Herrera, Dodô e Caio. Emprestado até o fim de 2013, o Alvinegro já busca alternativas financeiras para contratar o camisa 38 em definitivo. Para que isso ocorra, o Glorioso quer vender Elkeson, que recebeu ofertas nas últimas janelas de transferências internacionais e tem mercado no futebol europeu.

Bruno Mendes foi vendido pelo Guarani a um grupo de empresários pelo valor de 3,5 milhões de euros no início do ano. O Botafogo tem como objetivo comprar 50% dos direitos econômicos e ter o poder de decisão sobre seus direitos federativos. O Alvinegro já marcou uma reunião com o representante do atleta, Gustavo Arribas, que admite que já houve um contato por parte do clube carioca para dar início às negociações.

Bruno Mendes manteve a grande fase e marcou mais uma vez pelo Botafogo na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-GO Agif
Em maio, Elkeson recebeu uma proposta do Bologna-ITA, que ofereceu 4,5 milhões de euros pelo camisa 9. O Botafogo bateu o pé e disse que só venderia o jogador se a negociação chegasse a 6 milhões de euros. Não houve acordo e Maicosuel foi vendido para a Udinese-ITA em seu lugar. O atacante ainda chama atenção dos europeus e uma nova proposta é esperada no fim do ano.

“Houve um contato com o presidente do clube e vamos conversar melhor na próxima semana. É claro que os gols marcados pelo Bruno nesse curto período influenciaram. O Botafogo quer comprar seus direitos e vamos negociar”, disse Arribas ao UOL Esporte.

O início de Bruno Mendes, inclusive, é superior ao de ídolos do Botafogo. O jovem de 18 anos balançou as redes cinco vezes em cinco jogos, sendo que foi titular apenas nos últimos três. Assim, o atacante tem média de um gol a cada 55min e supera até Túlio Maravilha - com um gol por jogo, mas com mais tempo em campo: 450min e média de um tento a cada 90min.

O camisa 38 deixou para trás também Loco Abreu e Herrera (três gols em cinco jogos cada), Dodô (quatro gols em cinco jogos), além de Caio, que tem média de um gol a cada 65min. Na época, o atacante ganhou o apelido de Talismã, por deixar sua marca sempre saindo do banco de reservas. Emprestado ao Figueirense, o jogador é o que tem a média mais próxima de Bruno Mendes.

“Tem média de Túlio Maravilha. O garoto até parece comigo no início. Parece lento, mas tem passadas largas. Tem muita qualidade, qualquer dúvida ele pode vir falar comigo. Estou aqui para ajudar também”, disse o descontraído Túlio, após estrear com derrota para o Boavista, no sábado, em seu projeto rumo ao milésimo gol de sua carreira, segundo suas próprias contas.

Bruno Mendes está confirmado para enfrentar o Palmeiras, neste sábado, em Araraquara, interior de São Paulo. Com 50 pontos, o Alvinegro ocupa a sexta colocação e está a oito pontos do São Paulo, último time no G-4. O Glorioso ainda tem chances de se classificar para a Copa Libertadores-2013, mas terá que tirar essa diferença nos últimos cinco jogos.

Bernardo Gentile Do UOL, no Rio de Janeiro

Compra de Bruno Mendes segue moldes de negociação por Maicosuel



Botafogo deverá contar com ajuda de investidores alvinegros, assim como já aconteceu para viabilizar contratação do Mago, que estava no futebol alemão, em 2010



Bruno Mendes - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Contrato de Bruno Mendes com o Bota
vai até 2013 (Foto: Alexandre Loureiro)
Para comprar Bruno Mendes, o Botafogo vai usar uma fórmula já conhecida e que deu certo para contratar Maicosuel, em 2010. Em reunião entre membros do comitê de futebol, ficou decidido que o clube deve fazer um investimento para ter em definitivo o jovem de 18 anos. A operação seria similar com a da contratação de Maicosuel, que teve 80% dos direitos econômicos adquiridos junto ao Hoffenheim-ALE, por cerca de R$ 9 milhões, com a ajuda de investidores alvinegros.

Os investidores, que são empresários e torcedores do Botafogo, comprarão cotas do jogador e serão ressarcidos do investimento na venda futura do atacante. Com Maicosuel, deu certo. O Mago saiu para a Udinese por R$ 13,6 milhões, gerando bom lucro.

Promessa do Guarani, Bruno Mendes foi comprado neste ano por um grupo de investidores do exterior, que o vinculou ao Macaé Esporte e emprestou ao Botafogo, usando o Glorioso como vitrine para valorizar o jovem.


Tiago Pereira e Vinícius Perazzini - Rio de Janeiro (RJ) Leia mais no LANCENET!