Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Botafogo recebe o Atlético-MG em duelo de alvinegros pelo Brasileiro



Equipes já têm suas situações definidas na competição - uma fora, e outra classificada à Libertadores - mas buscam encerrar 2012 com duas vitórias




Apresentação Botafogo x Atlético-MGBotafogo e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, às 17h, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro. Os alvinegros, que já têm seus destinos conhecidos na competição, lutam para terminar o campeonato com seis pontos nas últimas duas rodadas.

O Atlético-MG ainda briga pelo vicecampeonato; está em terceiro lugar, com 66 pontos. O Botafogo, em sexto, não briga mais pela Libertadores. Mas o discurso de fechar a temporada de maneira honrosa é uma constante de ambos os lados. Mas os desfalques são motivo de preocupação em ambos os lados: enquanto o time da casa pode não contra com Renato, a baixa atleticana é Ronaldinho Gaúcho.

FECHANDO O ANO COM HONRA

Para o Botafogo, a motivação de ir à Libertadores já não move mais a equipe. As chances de classificação para a maior competição continental se esvaíram na rodada passada, mas os jogadores miram um objetivo diferente no momento: conquistar duas vitórias na reta final para fechar o ano de maneira honrosa.
Para o jogo, a equipe ainda tem uma indefinição no meio-campo. O meio-campista Fellype Gabriel, acostumado a jogar adiantado, em sua posição de origem, treinou nesta sexta-feira como um volante. O jogador entrou no lugar de Renato, que foi poupado de treinos nos últimos dias, e que participou de atividade entre os reservas.

O experiente Renato é o nome com o qual Oswaldo de Oliveira conta para iniciar o jogo diante do time mineiro. Caso o camisa 8 não entre em campo, Fellype deve substituí-lo. Ainda na atividade de sexta, o volante Jadson foi testado na lateral-direita, para o lugar de Lucas, mas o titular da defesa não deve ser problema para o jogo, que será seu centésimo pelo clube.

Na visão do técnico, o Atlético foi a equipe que jogou de maneira mais eficiente e produtiva ao longo do Brasileiro, o que faz o treinador esperar por um jogo bastante disputado e equilibrado no Engenhão:

- O Fluminense venceu com méritos, mas quem jogou bem mais vezes, pelo que vi, foi o Atlético. Inclusive fizemos um dos grandes jogos do campeonato lá em BH. E acho que aqui também será um grande jogo. O Galo é um dos grandes times, merecem estar na Libertadores, com um timaço e grandes jogadores, bem organizado pelo Cuca... Devemos nos esmerar para superarmos o grande Atlético.

VENCER MESMO SEM O CRAQUE

O Atlético-MG ainda sonha com o segundo lugar do Campeonato Brasileiro. Um ponto atrás do Grêmio, dono da posição, o Galo vai ao Rio buscar a vitória contra o Botafogo, carrasco do time mineiro nos últimos anos. No duelo de alvinegros, o de Minas visita a cidade maravilhosa com a equipe desfalcada e tenta um feito inédito no Brasileirão: vencer sem R49.

Acusando dores do joelho direito, Ronaldinho Gaúcho foi sacado do time durante os treinos da sexta-feita. Nas atividades aplicadas pelo técnico Cuca na Cidade do Galo, o craque levou uma pancada no joelho e foi vetado pelo Departamento Médico do clube. A equipe tenta, agora, alcançar os os três pontos sem seu principal jogador. Até o momento, o Atlético-MG somou apenas um ponto em duas partidas disputadas sem R49. Pior, sequer balançou as redes. Contra o Bahia, em Salvador, um empate sem gols. Em Porto Alegre, uma derrota por 3 a 0 para o Internacional.

O provável meio de campo do Galo deverá contar com Escudero, Bernard e Guilherme, O último, fará a função de Ronaldinho, nas articulações e criações das jogadas. Outras ausências do time serão o lateral Marcos Rocha, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Neto Berola, com um entorse no joelho.

Mesmo com os desfalques, o Atlético-MG viaja para o Rio com o pensamento da vitória, jogando suas últimas fichas nos dois próximos jogos. Se o adversário, Botafogo, não pode almeja mais nada no campeonato, o segundo posto ainda vale muito para o time mineiro.
FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X ATLÉTICO-MG

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 25/11/2012. às 17h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Marcio Luiz Augusto (SP) e João Patrício de Araújo (GO)
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato (Fellype Gabriel), Andrezinho, Seedorf e Lodeiro; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
ATLÉTICO-MG: Victor; Carlos César, Réver, Leonardo Silva e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete, Escudero, Guilherme e Bernard; Jô. Técnico: Cuca.


Leia mais no LANCENET!



Elkeson tem duas propostas oficiais para deixar o Botafogo


Grupo de empresários e clube da China concorrem para contratar o jogador, de 23 anos, e sua saída deve ser anunciada ao fim do Brasileiro


O Botafogo está prestes a conseguir fazer a sua primeira grande negociação ao fim do Campeonato Brasileiro. 

Elkeson, de 23 anos, já tem duas propostas oficiais na mesa e sua saída deve ser anunciada logo depois da última rodada. Uma feita por um grupo de empresários é de cinco milhões de euros e foi a primeira a chegar à mesa dos dirigentes. Outra, de seis milhões de euros, é de um clube da China.

Elkeson chegou a ter propostas oficiais do Kashiwa Reysol, do Japão, e do Bologna, da Itália, que chegaram a R$ 11 milhões, mas não seduziram os dirigentes do clube na janela de transferências no meio da temporada. Agora, no entanto, mesmo com o jogador no banco de reservas, a situação mudou e os valores ainda aumentaram.

Contratado pelo Botafogo em 2011, Elkeson teve um início avassalador, marcando gols, mas sofreu uma queda de rendimento. Este ano, começou a temporada sendo uma peça importante no sistema de jogo de Oswaldo de Oliveira, é o artilheiro do time no Brasileiro, com 10 gols, mas está na reserva desde a chegada de Bruno Mendes.

Esta semana, Elkeson vem treinando como titular e deve começar o confronto com o Atlético-MG, domingo, no Engenhão, pelo Brasileiro. Envolvido em um imbróglio judicial, Bruno Mendes está fora do jogo e pode não atuar mais este ano pelo Botafogo.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Botafogo não conta com Bruno Mendes para enfrentar o Atlético-MG


Atacante ainda está envolvido em imbróglio judicial, que o obriga a voltar ao Guarani, por causa de uma penhora sobre seus direitos econômicos



Bruno Mendes gol Botafogo (Foto: Wagner Meier / Agif)
Bruno Mendes comemora um gol pelo Botafogo
(Foto: Wagner Meier / Agif
)
O Botafogo não conta com o atacante Bruno Mendes para o confronto com o Atlético-MG, domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Envolvido em um imbróglio judicial, o jogador não participou dos últimos treinamentos com o grupo e ficará fora mais uma vez nesta sexta-feira. Elkeson deve atuar em seu lugar depois de ser escalado entre os titulares no trabalho tático de quinta-feira.

Autor de seis gols em oito jogos, Bruno Mendes não pode aparecer com o uniforme do Botafogo, pois seu empréstimo até o fim de 2013 foi cancelado por decisão judicial, assim como o contrato com o Macaé, clube no qual o grupo HAZ o registrou. O motivo é uma penhora sobre os seus direitos econômicos em uma ação trabalhista do ex-zagueiro Andrei contra o Guarani, que negociou o atacante, mas não fez o depósito devido ao credor em juízo.

Os advogados de Bruno Mendes entraram com um mandado de segurança pedindo a liberação do jogador para atuar pelo Botafogo, mas a Justiça ainda não se pronunciou. Eles ainda esperam para esta sexta-feira uma decisão, mas ainda assim não haveria tempo hábil para a reativação de seu contrato no Boletim Informativo Diário da Confederação Brasileira de Futebol.

Por enquanto, ele segue ligado ao Guarani, com contrato até 31 de maio de 2014. Há uma audiência marcada em Campinas para o dia 11 de janeiro de 2013, quando até o Botafogo deve mandar representantes. O próprio clube carioca foi o responsável por pedir esse encontro com todas as partes.

Com apenas 18 anos de idade, Bruno Mendes é considerado um jogador com mercado excelente e muito bem avaliado. O Juventus, da Itália, já mostrou interesse em contratá-lo. No contrato com o Botafogo há uma cláusula indenizatória no valor de seis milhões de euros (R$ 16 milhões) para o caso de o jogador deixar o clube por motivos alheios à sua vontade. Numa negociação, tem direito a 25% do valor líquido.

Além de Elkeson, a outra de opção do técnico Oswaldo de Oliveira para o ataque é Rafael Marques. O vice-presidente de futebol do Botafogo, Chico Fonseca, admitiu que atacantes estão sendo procurados por esta ser considerada uma das posições mais carentes do grupo.

Por Thales Soares Rio de Janeiro


Lodeiro garante estar feliz e quer ficar no Fogão


Firmado como titular, Lodeiro quer permanecer




por Gabriel Andrezo

Salve, galera do Ninguém Cala!

O uruguaio Lodeiro afirmou nesta quinta-feira que deseja permanecer no Botafogo para a próxima temporada. Mesmo tendo recebido uma proposta da Arábia Saudita, o camisa 14 está cada vez mais adaptado à cidade e ao clube, afirmou que quer ficar e que se sente em casa no Alvinegro.

Não é para menos: o jogador vive uma fase muito boa pela equipe de General Severiano, onde conquistou de vez a vaga de titular. Além disso, é o líder da equipe em assistências na temporada: foram sete, e isso porque o meia chegou no meio do ano!

Pelo menos com relação ao platino, a torcida botafoguense pode ficar tranquila. Além de já ter rechaçado propostas do exterior, o jovem de 23 anos afirmou que quer ficar. Mais que isso, dá esperanças à torcida ao dizer que seu sonho é ajudar o time a conquistar muitos títulos. O ano de 2013 pode começar a ver essa realidade.