Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Botafogo luta pela sobrevivência no Brasileirão Sub-20



Alvinegro precisa vencer dois próximos jogos - a começar nesta quinta-feira, contra o Corinthians - para seguir com chances de se classificar à próxima fase




O Botafogo joga a vida no Campeonato Brasileiro Sub-20, nesta quinta-feira, às 15h30, contra o Corinthians. O jogo será no Estádio dos Quero-Queros, em Alvorada (RS). Com apenas um ponto em dois jogos, o Glorioso precisa vencer os próximos dois confrontos para ter chances de se classificar.

Para conseguir o objetivo, o Alvinegro precisa resolver os problemas do setor defensivo rapidamente. Em dois jogos disputados, o time levou nove gols e já tem a pior defesa da competição.

Lanterna do Grupo A, o Alvinegro tem apenas um ponto ganho, mesma contagem dos corintianos. O Internacional lidera a chave, com sete pontos, à frente de Náutico, com quatro, e Figueirense, com três. Como apenas os dois primeiros do grupo avançam à fase seguinte, os botafoguenses precisam vencer o Corinthians e também o Figueirense, no sábado, para seguirem com chances.

Leia mais no LANCENET!


Botafogo deseja nome de impacto para o ataque



A diretoria do Botafogo continua trabalhando na formação de um elenco de grande nível para brigar por títulos em 2013. A ideia é contratar logo de cara um nome de impacto para o ataque, capaz de fazer a torcida jogar junto com o time logo no começo do Campeonato Carioca. Grafite, que está no Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, é uma das opções e já negocia com Chico Fonseca, vice-presidente de futebol do Glorioso. O dirigente está tomando ciência dos valores para contar com o jogador de 33 anos, que depois terá seu nome validado ou não pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

Grafite defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e no futebol brasileiro viveu seus melhores momentos com a camisa do São Paulo, tendo se destacado ainda pelo Goiás. Oswaldo não chega a ficar encantado com essa opção, já que pretende ver um centroavante de mais movimentação. Porém, não iria se opor a chegada do jogador e aproveitaria inclusive como uma forma de esvaziar ainda mais Loco Abreu, ídolo da torcida e que retorna de empréstimo do Figueirense no próximo mês.

Um nome que foi oferecido ao clube foi o de Zé Eduardo, o Zé Love, ex-Santos e Palmeiras e que estaria insatisfeito no Siena, da Itália. O jogador tem seus direitos federativos ligados a outro clube da Itália, o Genoa, e revelou ao "Lance!" que tem uma proposta oficial de um clube do Rio de Janeiro. A diretoria do Botafogo não confirma o interesse no jogador, mas as características dele se enquadram melhor ao esquema de jogo de Oswaldo de Oliveira.

Outro nome que surge na lista de cotados é o de Rafael Moura, que deixou o Fluminense no meio do ano passado e se transferiu para o Internacional. O He-Man não é considerado titular por conta de Leandro Damião e Forlán, podendo assim ser usado pelo Colorado como moeda de troca. O Colorado gostaria de contar com o zagueiro Brinner, que poderia ter o contrato renovado com o Botafogo apenas para ser incluído nesta negociação, uma vez que não faz mais parte dos planos da comissão técnica botafoguense. O que pesa contra Rafael Moura é o fato dele não ser visto como um nome de impacto.

Além de um atacante goleador, o clube procura um outro nome para o ataque, ainda mais porque Elkeson foi negociado em definitivo com o Guanghzou Evergrande, da China, e Bruno Mendes, envolvido em uma disputa judicial, retornou ao Guarani e ainda não sabe se poderá voltar a defender a camisa botafoguense. Caio, que retorna de empréstimo do Figueirense, tem proposta da Coréia do Sul e será negociado. Esse reforço seria um nome de movimentação e duas são as possibilidades. A primeira é Guilherme, do Atlético-MG, que foi pedido por Oswaldo. O Galo pediu o volante Renato em troca, o que foi recusado pelos botafoguenses. Uma nova investida, porém, poderá ser feita.

Outra possibilidade para o ataque surgiu essa semana. Trata-se de Eder Luis, do Vasco. O jogador poderia ser incluído em uma troca que levaria o goleiro Renan para São Januário. Os vascaínos desejam um novo camisa 1 para ocupar a vaga deixada por Fernando Prass, que se transferiu para o Palmeiras depois de ser titular do Cruz-maltino por três temporada.

Além de dois atacantes, o Botafogo ainda procura zagueiros e laterais. O único nome confirmado para a próxima temporada é o do zagueiro André Bahia, que foi revelado nas categorias de base do Flamengo e que estava na Turquia.

O planejamento da diretoria do Botafogo é ter a maior parte do elenco fechada em 3 de janeiro, quando acontece a reapresentação do grupo e o início da preparação para a disputa da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. A estreia na competição será no domingo 20 de janeiro, às 19h30(de Brasília), diante do Duque de Caxias no Engenhão. O Glorioso não conquista o Campeonato Estadual desde 2010, quando se sagrou campeão sem a necessidade de uma final por ter vencido os dois turnos. Na edição de 2012 os botafoguenses tiveram que se contentar com o vice-campeonato, perdendo a decisão para o Fluminense.

Montagem de BotafogoDePrimeira/texto de esportes.terra.com.br

Botafogo mira zagueiro e atacante 'de impacto' e quer 90% dos reforços ainda em 2012


Vice de futebol do Botafogo, Chico Fonseca, quer fechar 90% dos reforços em 2012
Mesmo após terminar 2012 sem conquistar títulos, o Botafogo considera a temporada positiva em alguns aspectos. Tanto que a maioria dos jogadores serão mantidos e apenas contratações pontuais serão feitas. Para 2013, o Alvinegro quer dois zagueiros e dois atacantes, sendo um de cada posição considerado “de impacto” pelo presidente Maurício Assumpção. A diretoria espera que 90% desses reforços sejam apresentados ainda em dezembro. O objetivo é iniciar a pré-temporada em janeiro com o elenco praticamente formado.

“Espero fechar 90% das contratações antes do dia 4 de janeiro. Estamos correndo atrás disso. Saindo às 23h, meia-noite, do clube. Estamos trabalhando para isso, mas também sabemos que não será fácil. Acreditamos que isso é primordial para um bom início de trabalho”, disse o vice de futebol Chico Fonseca.

Para a zaga, o Botafogo conta com Antônio Carlos e Dória para 2013. Fábio Ferreira tem sondagem de times do Qatar e pode sair. Brinner, por sua vez, ainda não tem permanência confirmada apesar de ter contrato com o Alvinegro até 2015. A diretoria busca um defensor que chegue para ser titular. Tanaka é um dos nomes considerado de impacto, embora não seja a primeira opção. Já André Bahia, que treinou nesta reta final nas dependências do clube, é quem está mais próximo, mas viria para compor elenco caso o camisa 4 confirme sua transferência.

O ataque é onde o Botafogo mais precisa de atenção. Isso porque Bruno Mendes está envolvido em um imbróglio judicial e não tem certeza se poderá atuar normalmente pelo clube em 2013. Rafael Marques não agradou e deve sair. Além disso, Elkeson já assinou a rescisão e se apresentará ao Guangzhou-CHI no dia 4. Loco Abreu não conta com prestígio junto à comissão técnica e sua permanência é incerta. Com proposta do futebol coreano, Caio será negociado.

Para o carente setor, o Botafogo busca um atacante de impacto e que assuma a posição com a confiança da torcida. Apesar de não ser o preferido, Grafite é um dos nomes que interessam. Entretanto, ele tem algumas características parecidas com as de Loco Abreu, o que não agrada ao técnico Oswaldo de Oliveira. Além de um jogador de área, o Alvinegro está também atrás de um atleta que caia pelos lados do campo, com estilo de jogo parecido ao de Elkeson.

As laterais são posições que podem ficar carentes de acordo com a reação do mercado. Lucas e Márcio Azevedo se valorizaram neste Brasileiro e têm propostas e sondagens. O camisa 6 tem uma oferta milionária da China e deve sair. Já o primeiro desperta o interesse de clubes da Europa, embora não tenha nada de concreto. Para a lateral esquerda o Botafogo estuda o paraguaio Samúdio, do Libertad. Entretanto o fato de ser estrangeiro pode pesar contra.

O planejamento não prevê a contratação de atletas de outras posições. Entretanto, Chico Fonseca afirma que isso pode mudar caso uma boa oportunidade surja. “Queremos dois zagueiros, dois atacantes e laterais. Em princípio não sairá disso, mas não quer dizer que descartaremos se aparecerem boas oportunidades em outras posições. Aí é outra história, mas o planejamento do Botafogo é esse. Agora vamos tentar executá-lo”, finalizou.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Olhos alvinegros: Jair Ventura servirá de olheiro do Sul-Americano Sub-20


Novo auxiliar técnico do Botafogo terá papel importante no Sul-Americano Sub-20: analisar jogadores que possam vestir a camisa do Glorioso no próximo ano



Jair Ventura (Foto: Gilvan de Souza)
Jair Ventura será auxiliar do Botafogo
 em 2013 (Foto: Gilvan de Souza)
O Botafogo terá um grande trunfo no Campeonato Sul-Americano Sub-20, em janeiro. E não se trata de Dória, Jadson ou Bruno Mendes, convocados para a competição. Trata-se de Jair Ventura. Técnico dos juniores em 2012, o filho do ídolo Jairzinho servirá como uma espécie de olheiro para o clube de General Severiano. Na Argentina, onde o torneio será realizado, recebeu a função de analisar jogadores interessantes ao clube.

– Fazer esta função na Seleção Brasileira deve ajudar ao Botafogo e a mim. Vou levar muita experiência em muitos aspectos. Vou ver jogadores e culturas que podem ser úteis em 2013 – disse o auxiliar em entrevista exclusiva ao LANCE!

No próximo ano, Jair Ventura também sai dos juniores e vai trabalhar como auxiliar técnico do time profissional do Alvinegro. O profissional aprimorará a integração dos jovens no elenco principal. Desta maneira, o trabalho feito com a Seleção Brasileira será primordial nesta ideia de um envolvimento maior com garotos.

– O trabalho de base dentro do Botafogo está sendo feito da melhor maneira. A ideia é que eu ajude os meninos que já conheço a serem grandes frutos – afirmou.

Hoje o clube tem alguns jogadores formados nas categorias de base em seu elenco. A ideia de ter Jair nestas funções evidencia a vontade do clube em ter um número maior de jogadores nestas condições ou até mesmo conseguir negociá-los.

AJUDA AO BOTAFOGO FORA DE CAMPO

A participação de Bruno Mendes, Dória e Jadson no Sul-Americano Sub-20 é vista com excelentes olhos. Mais do que apenas uma questão técnica, a ajuda vem no psicológico.

Mesmo que percam a pré-temporada com o restante do elenco, o auxiliar técnico Jair Ventura não vê a situação como negativa, muito pelo contrário.
– Essa convocação só pode ser positiva para o Botafogo. Vão crescer como jogadores. As coisas vão melhorar para eles como pessoas. Vão crescer como homens – garantiu o profissional.

Walace Borges -Teresópolis (RJ) LANCENET! 


Botafogo se mobiliza para ter atacante Grafite em 2013


Jogador de 33 anos teve passagem pela seleção e joga atualmente no Al-Ahli, dos Emirados Árabes

Grafite na seleção brasileira, em 2010 Divulgação CBF
RIO - A diretoria do Botafogo está trocando quantidade por qualidade. Com um elenco considerado 85% pronto para a próxima temporada, a busca está concentrada nos 15% que faltam. No caso, um zagueiro e dois atacantes. O alvo do momento é Grafite. O jogador de 33 anos atua no Al Ahli, dos Emirados Árabes, pelo qual marcou ontem um gol na vitória (2 a 1) de seu clube contra o Ajman. O resultado pôs o time do atacante na vice-liderança do campeonato. Grafite é considerado reforço de peso e solução para o ataque alvinegro em 2013.

Bem ao estilo do Botafogo, a negociação é conduzida em sigilo. Mas, ontem, houve contato com um dos representantes do jogador. Atacante de 1,89m, 88kg e destro, Grafite foi convocado por Dunga, então técnico da seleção brasileira, para disputar a Copa do Mundo de 2010 após participar por poucos minutos de um amistoso. Em clubes, Grafite se destacou por Goiás, São Paulo e Wolfsburg, da Alemanha.

Sem saber direito o destino do uruguaio Loco Abreu, que está sendo sondado pelo Colo Colo, do Chile, e com Caio sendo negociado para o Suwon Samsung, da Coreia do Sul, por € 2,5 milhões (cerca de R$ 6,7 milhões), o clube precisa de reforços na posição.

André Bahia para atuar na defesa

A diretoria ainda aguarda uma solução para o caso do atacante Bruno Mendes. Existe uma pendência judicial e, no momento, o jogador está com os seus direitos econômicos presos ao Guarani, de Campinas. Ao mesmo tempo, o Botafogo conta com a promessa da nova diretoria do clube paulista de encontrar uma solução rápida para o problema judicial e cedê-lo ao clube carioca, como é o desejo do jogador.

Para a defesa, o Botafogo está acertado com o zagueiro André Bahia. Ele foi revelado no Flamengo e ultimamente vinha defendendo o Samsunspor, da Turquia. O jogador não recebeu salários durante três meses e recorreu à Fifa para conseguir a liberação de seus direitos econômicos junto ao clube turco.

André Bahia chegou a treinar no Botafogo por algumas semanas em dezembro, para recuperar a forma. Ele foi observado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Por outro lado, o próprio treinador aguarda a chegada de seu advogado do Japão para o acerto definitivo de seu novo contrato com o clube por mais um ano.

No balanço feito por Oswaldo, o time vai iniciar a nova temporada mais amadurecido com a chegada de reforços e a utilização de jogadores da base para disputar e conquistar os títulos tão sonhados pelo torcedor alvinegro.

MARCOS PENIDO/O Globo