Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Com força total


Botafogo entra na reta final da Taça Guanabara com todo o elenco à disposição


Gabriel e Andrezinho participam de conversa:
 eles voltam ao time domingo (AGIF / BFR)
Recuperados e 100% fisicamente, Gabriel e Andrezinho voltam ao time titular do Botafogo neste domingo, contra o Boavista, no Stadium Rio. Renato e Lucas Zen já participam de coletivos, Gilberto e Marcelo Mattos já treinam em alta intensidade... Na reta final da Taça Guanabara, o clube tem à disposição todos os jogadores do elenco para atividades no campo. O fato só é possível devido ao planejamento traçado pela comissão técnica e pela área médica.

A utilização dos jogadores nas partidas depende, é claro, de Oswaldo de Oliveira. Até porque ainda há atletas voltando de lesões e recuperando o melhor condicionamento físico e o ritmo, como Marcelo Mattos, Renato, Gilberto e Lucas Zen. Mas, por trás do trabalho do treinador, nos bastidores, há todo um processo desenvolvido para que o time possa ter força máxima durante todo o ano. O coordenador médico Gustavo Magliocca detalhou os planos, até para esclarecer a situação para a torcida alvinegra.

- Qual foi o planejamento realizado para o Botafogo ter força máxima na reta final?

Gustavo Magliocca: "É importante ressaltar que o time é líder do seu grupo, mesmo com o rodízio estratégico de atletas. Houve a liberdade do treinador em permitir que o departamento trabalhasse primeiro o componente físico e a saúde dos atletas, abordando histórico de dois, três anos de lesão. Hoje, o time entra na semifinal com o melhor de suas forças, banco, time titular e identificação do potencial dos atletas. O Botafogo adotou estratégia audaciosa de querer abordar lesões e pontos frágeis de atletas, segurar mais um tempo a recuperação, visando performance. O quadro é que o Botafogo é líder e entra nos jogos decisivos com força máxima".

- O jogador, então, retorna apenas quanto estiver completamente recuperado, certo?

Gustavo Magliocca: "Se for interpretar, a lesão em si tem um tempo e o condicionamento físico outro. Estamos dando maior importancia ao condicionamento físico, à plenitude física do atleta. O tempo de recuperação de lesão fica menor. Se a lesão é de três semanas e o condicionamento pleno de seis semanas, nossa prioridade são essas seis semanas. A estratégia é audaciosa, pode gerar certa ansiedade na torcida, principalmente no início, mas seria uma irresponsabilidade colocar um padrão, os mesmos 11 jogadores e cansá-los em um calendário de jogos a cada 3,8 dias. Nossa estratégia foi trabalhar em cima dos pontos fracos e ressaltar as virtudes. Conquistando a classificação, o Botafogo chega para a semifinal com ótima perspectiva. Hoje, no coletivo, além de dois times, havia nove jogadores no banco. Todos os jogadores de elenco estão treinando em campo".

- Qual foi a importância do trabalho específico realizado com Andrezinho?

Gustavo Magliocca: "O convencimento do André de que precisava complementar trabalho de força, físico, antes de se expor em uma sequência de jogos, ter essa confiança no departamento, foi o mais importante. Perdeu três jogos, como a maioria interpreta, mas ganhou condicionamento físico para todo o ano".

- Os volantes Marcelo Mattos também já voltaram a treinar bem...

Gustavo Magliocca: "Quem pôde ver o treino desta sexta viu Marcelo Mattos e Renato fazendo um trabalho de alta intensidade, extremamente extenuante, comparável ao de pré-temporada. Mattos há duas semanas teve uma entorse grave, hoje já está correndo na plenitude. Estamos bem contentes com o trabalho, temos que ressaltar o departamento. Pode gerar uma certa ansiedade nos torcedores por segurarmos atletas que querem ver em campo, mas nosso projeto é anual, bem forte em cima de títulos. Não podemos nos preocupar em tapar o sol com a peneira e deixar jogador com queixas físicas atuando".

- Qual é a avaliação do início no Botafogo?

Gustavo Magliocca: "Sabemos a seriedade do nosso trabalho, há um planejamento à risca, equipe integrada e comprometimento dos atletas, tratando em até três períodos por dia, fazendo exame de imagem 22h, por acreditarem no projeto. A torcida precisa saber como estão as coisas aqui dentro. O ambiente interno é muito bom, nosso grupo de trabalho também e os jogadores compraram o nosso planejamento".

Confira as melhores imagens da AGIF do treino desta sexta-feira!



Danilo Santos/BotafogoOficial

Botafogo quer garantir primeiro lugar contra o 'sonhador' Boavista



Líder do Grupo A, o Glorioso terá a chance de conseguir uma vantagem importante para a semifinal da Taça Guanabara: poder empatar e mesmo assim se classificar



Apresentação Botafogo x BoavistaNeste domingo, Botafogo e Boavista entram no campo do Engenhão com motivações parecidas, apesar de diferentes. O Glorioso quer garantir o primeiro lugar do grupo e segurar a vantagem para a semifinal. Por sua vez, o Verdão de Saquarema ainda sonha com uma classificação.

O duelo, que será disputado no Engenhão, às 16h, e que terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net, pode ser o divisor de águas para o Alvinegro de General Severiano e pode ser um dos dias mais importantes na história do Boavista. Os dois times, é claro, farão o possível para alcançar o objetivo.

MOTIVAÇÃO ÚNICA: VANTAGEM NA SEMIFINAL

O Botafogo enfrenta o Boavista com apenas uma motivação: terminar a fase de grupos na liderança do Grupo A. Mesmo não estando matematicamente classificado, o Glorioso já conta com a classificação e pensa na possível vantagem por um empate na semifinal.

Porém, o técnico Oswaldo de Oliveira alerta para os problemas de animação que esta vantagem pode dar:

- Se ganharmos, a vantagem vai existir normalmente. Ela interfere no ânimo do jogador, mas não podemos jogar apenas com isso. O jogo vai terminar empatado naturalmente, mas não vamos pensando em empate. Vamos trabalhar para ganhar o jogo.

Para o duelo, Oswaldo não conta com Marcelo Mattos e Renato. Porém, tem o retorno de Gabriel e Andrezinho, que já serão titulares. Entretanto, também haverá uma mudança no setor ofensivo. O atacante Rafael Marques, que ainda não estreou nesse ano, ganha vaga de Bruno Mendes como o centroavante do time.

BOAVISTA COM A CABEÇA NA SEMIFINAL

Ainda sonhando com uma classificação para a semifinal da Taça Guanabara, o Boavista entra em campo contra o Botafogo para o tudo ou nada. Vindo de quatro vitórias consecutivas, o Verdão de Saquarema garante vaga se vencer o duelo e o Fluminense apenas empate. Situação possível.

O técnico da equipe, Lucho Nizzo, garantiu uma cabeça boa quanto ao jogo. Para ele, as possibilidades são boas:

- Enquanto existir chances, temos que acreditar. Nossa equipe chegou de mansinho, sem chamar a atenção, e agora estamos na última rodada como uma das poucas equipes postulantes a uma vaga nas semifinais. Isso serve como estímulo para desempenharmos nosso trabalho em campo e lutarmos pela vitória, tendo consciência de que o Botafogo nos trará muita dificuldade.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X BOAVISTA

Estádio: Engenhão (RJ)
Data/hora: 23/2/2013 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Antônio Silva dos Santos
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Marcos Sivolella do Nascimento

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Andrezinho; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

BOAVISTA: Vinicius, Leonardo, Gustavo, Jorge Felipe e Carlos Alberto (Paulo Rodrigues); Douglas Pedroso (Rômulo), Túlio Souza, Tony e Leandro Chaves; Erick Flores e Gilcimar. Técnico: Lucho Nizzo.


Leia mais no LANCENET!  

A volta do artilheiro do "zero gol"



Pensando friamente, a promoção do atacante Rafael Marques à condição de titular no próximo jogo, contra o Boavista, não é coisa tão absurda assim como pode parecer a primeira vista.

É fato que o jogador não agradou a ninguém desde que chegou ao clube, no auge de uma crise de atacantes que tantos traumas causou à equipe na temporada passada. Com o baixo rendimento em campo depois de longo período de adaptação, caiu em desgraça junto à torcida até virar alvo de chacotas nas redes sociais como "o artilheiro do zero gol". 

No fim da temporada, com o projeto de remodelação do elenco para 2013, chegou a ser colocado em disponibilidade pelo treinador por considerar que já não havia ambiente para que o jogador atuasse no clube como acontecera com vários outros atletas, todos dispensados como foi o caso do zagueiro Fábio Ferreira, do atacante Jobson e do meia Vitor Junior, entre outros. Mas sua negociação, como sabido, era difícil.

Só havia duas hipóteses para isso acontecer. A primeira, se ele estivesse na vitrine, jogando, mesmo sem grande destaque para que fosse avaliado pelos possíveis pretendentes em condições reais, no campo. Porém, em razão das circunstâncias conhecidas por todos, isso não foi possível. 

Uma segunda possibilidade seria seu empresário, que mostrou grande poder de persuasão ao negociá-lo com o Botafogo, fazer um esforço derradeiro na tentativa de levá-lo de volta ao mercado de origem onde, segundo seus argumentos, o "artilheiro" gozava de grande prestígio. Mas isso, parece não ser a intensão de nenhum dos envolvidos na transação. Vai saber porque...

Mas, a verdade é que o jogador está aí e recebendo salário ou tentando receber nessa onda de atrasados. Pelo que dizem, chega a fantástica soma de duzentos mil por mês, só para treinar, treinar e treinar. Diante da situação, é preciso que volte a jogar e se torne útil ao time, deixando de mamar nas combalidas tetas alvinegras, sem produzir. No caso de uma nova sequência de fracassos, é mandar embora por falta de rendimento e assumir a burrada... ou melhor, dividir o ônus da contratação entre os (ir) responsáveis por ela e ressarcir o clube.

O próximo jogo, contra o Boavista, valendo a classificação para as semifinais da Taça Guanabara e a manutenção da liderança do grupo A, é ideal pra iniciar essa fase de (re) avaliação do jogador antes das grandes competições que estão por vir. Ele, nessa semana de treinamentos, tem sido o artilheiro da equipe e campeão de assistências aos companheiros que, puxados por Seedorf, dizem aprovar sua escalação.

Além dos atuais atacantes estarem em baixa e, como um todo, terem perdido muitos gols contra o Fla (B. Mendes em má forma, Vitinho e Sassá ainda inexperientes e Henrique que nunca está pronto), as voltas de Andrezinho e Gabriel ao time vão dar outra estrutura a equipe e devem proporcionar um equilíbrio entre as linhas que faltou no clássico, facilitando o jogo pra todo mundo.

A proteção da zaga, a cobertura dos laterais, a movimentação na meia cancha e a liberação de Seedorf (que andou sobrecarregado), pra jogar mais adiantado são fatores que devem despontar com essa nova formação. Quanto ao ataque, é melhor esperar!

Por Felipaodf/Botafogodepriemira.com

Botafogo troca Oswaldo de Oliveira por Seedorf e usa holandês para blindar Rafael Marques




O futebol é meso curioso.

Rafael Marques pode ser a solução para os problemas do Botafogo.

Descartado por Oswaldo de Oliveira no fim de 2012 e blindado pelo treinador no começo de 2013, o jogador tem chances de reaparecer no time diante do Boavista no domingo.

Bruno Mendes anda em má fase técnica.

O Botafogo foi inteligente e usou Seedorf, líder e intocável diante da torcida, para pedir apoio ao atacante.

É pouco.

Foram 17 jogos e nenhum gol marcado durante o brasileiro do ano passado. Números assustadores.

Rafael chegou indicado por Oswaldo mas não vingou.

No Botafogo tudo é diferente.

Existem coisas que só acontecem com o Botafogo.

Quem sabe essa não seja mais uma.

Rafael Marques pode entrar, arrebentar com o jogo e ser o salvador da pátria.

A dúvida é saber se o torcedor terá paciência e irá atender os pedidos de Seedorf.

Oswaldo de Oliveira não tem metade do prestígio do holandês e terá que mostrar personalidade para escalar Rafael Marques no domingo.

Blog do Bruno Voloch

Rafael Marques faz gol, e titulares do Botafogo vencem por 2 a 0


Atacante também participa do segundo gol, e escalação contra o Boavista, domingo, no Engenhão, fica cada vez mais próxima de se tornar realidade


Sem ter sido relacionado para um jogo sequer nesta temporada, o atacante Rafael Marques está mesmo perto de receber uma nova chance no time titular do Botafogo, domingo, contra o Boavista, pela última rodada da Taça Guanabara. No treino desta sexta-feira, o jogador marcou um gol e participou da jogada do segundo na vitória por 2 a 0 dos titulares sobre os reservas.

No gol que marcou, Rafael Marques recebeu de Fellype Gabriel pelo lado direito do ataque e chutou cruzado para vencer Renan. No segundo, tabelou com Lodeiro, que tocou para Fellype Gabriel chutar da entrada da área.

Rafael Marques voltou a treinar entre os titulares do Botafogo nesta sexta-feira (Foto: Thales Soares)
Rafael Marques atuou em 17 jogos no ano passado e não fez gol. Sempre foi recepcionado com vaias pela torcida do Botafogo assim que seu nome aparecia no placar do Engenhão. O técnico Oswaldo de Oliveira chegou a dizer que ele estava fora dos planos do clube por causa da relação com os torcedores.

O restante do time foi mantido, com Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Andrezinho formando o meio-campo. No time reserva, o ataque foi formado por Bruno Mendes e Henrique, com Vitinho e Cidinho como meias.

O Botafogo ainda volta a treinar na manhã de sábado no Engenhão. O time precisa de um empate com o Boavista para garantir vaga na semifinal da Taça Guanabara. Se vencer, fica com o primeiro lugar do Grupo A.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Principal trio de meias do Bota inicia jogo junto pela primeira vez em 2013


No ano passado, Lodeiro, Seedorf e Andrezinho foram escalados como titulares ao mesmo tempo em apenas sete jogos. Desempenho foi ruim



Seedorf e Lodeiro estarão juntos
 em campo 
domingo (Foto: Jorge
William / Ag. O Globo)
Pela primeira vez na temporada, o técnico Oswaldo de Oliveira vai escalar Andrezinho,Lodeiro e Seedorf desde o início de um jogo. Será domingo, contra o Boavista, no Engenhão, pela última rodada da Taça Guanabara. No ano passado, ele só repetiu essa formação em apenas sete jogos, com um retrospecto desfavorável de quatro derrotas, duas vitórias e um empate.

O trio é considerado a formação titular do meio-campo do Botafogo, mas Seedorf iniciou a temporada depois dos outros jogadores e Andrezinho precisou passar por um processo de readequação física. A expectativa, agora, é de que eles possam engrenar. No ano passado, Lodeiro e Seedorf só chegaram ao clube no segundo semestre.

- Esse entrosamento vem desde o ano passado e já se dá muito bem. É uma posição importante para equipe, para fazer essa ligação com o ataque. A gente também precisa conversar muito, pois há pouco tempo para treinar - disse Andrezinho, que volta ao time depois de não participar dos três últimos jogos.

Mais experiente do grupo, Seedorf tem 36 anos. Andrezinho completa 30 em julho. O uruguaio Lodeiro é o mais jovem do trio, com apenas 23 anos, mas com rodagem suficiente para ser considerado um jogador com experiência. Ele disputou, inclusive, a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

- Estamos jogando juntos desde o ano passado. São jogadores experientes. Temos que aproveitar essa oportunidade de jogar novamente com o Andrezinho, que tem muita qualidade. Vitinho e Fellype Gabriel também se saíram bem ali. Acho que continuaremos fortes - disse Lodeiro.

Este ano, Oswaldo já usou uma formação que contou até com Cidinho e Vitinho ao lado de Seedorf no trio de meias na vitória sobre o Resende por 4 a 2. Fellype Gabriel também atuou como meia, mas acabou se firmando no momento como volante.

Para se classificar, o Botafogo precisa de um empate com o Boavista. Se vencer, garante o primeiro lugar e a vantagem do empate na semifinal da Taça Guanabara.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Por atraso salarial, elenco do Botafogo vive reunião inédita com presidente



Todos os jogadores pediram para participar de diálogo com Mauricio Assumpção e pela primeira vez não só os líderes do grupo fizeram parte de discussão sobre situação financeira



Mauricio Assumpção (Foto: Dhavid Normando)
Mauricio Assumpção prometeu pagar
 salários nesta sexta-feira
(Foto: Dhavid Normando)
A questão dos salários atrasados há dois meses no Botafogo agitou de maneira inédita os bastidores. O LANCE!Net descobriu que na semana passada, pela primeira vez, todo o grupo de jogadores esteve presente em uma reunião com o presidente Mauricio Assumpção para tratar o assunto. Na ocasião, ele prometeu quitar as dívidas com o elenco nesta sexta-feira. Anteriormente, as reuniões sobre assuntos do gênero eram feitas apenas entre o presidente e os jogadores líderes do grupo alvinegro.

Porém, interessados em saber da boca do próprio presidente quando os salários seriam depositados, todos os jogadores pediram para participar da reunião com o mandatário. Não houve restrições dos líderes e nem de Mauricio Assumpção, que topou sem problemas conversar com todos juntos.

O mandatário fez as garantias necessárias para acalmar o grupo e tudo ficou em paz até o vazamento da informação nos bastidores, no sábado. Após isso os jogadores se inquietaram na tentativa de descobrir a fonte do vazamento dos atrasos.

Para piorar a situação, o Botafogo perdeu para o Flamengo no domingo e a questão dos salários explodiu de vez na imprensa após Jefferson, na saída de campo, admitir publicamente os atrasos. O grupo não recriminou o camisa 1 e capitão do time, pois a informação já havia vazado anteriormente, mas o desconforto pelo assunto se tornou ainda maior, principalmente por parte da diretoria do Glorioso.

Nesta quinta-feira, o L!Net conversou com um dirigente alvinegro, que mostrou o descontentamento dele pelo caso:
- Sobre isso eu não falo. Pergunte para quem falou disso em público.

TENSÃO NO GRUPO POR DÍVIDA SEM EX-DIRETOR

Na época em que Anderson Barros trabalhava como gerente de futebol no Glorioso, muitos jogadores o enxergavam como um solucionador de problemas. Porém, o profissional deixou o clube no fim de 2012 e o LANCE!Net apurou junto a diversos jogadores que existe uma tensão no ar por viver esse problema sem o dirigente ao lado pela primeira vez.

Anderson Barros tinha a total confiança do elenco alvinegro por estar no clube desde janeiro de 2009. Já Chico Fonseca, naturalmente, ainda não é muito íntimo dos jogadores por estar como vice de futebol alvinegro apenas desde setembro do ano passado e assim ainda não desfruta da mesma confiança que Anderson tinha.

Nesta quinta-feira, em coletiva, Andrezinho afirmou que confia na atual diretoria para acertar os salários:
- Todo trabalhador quer receber em dia, mas confiamos na diretoria. O atraso não atrapalha.


Alexandre Braz e Vinícius Perazzini Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!