Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Engasgado com Flamengo, Botafogo quer quebrar tabus na semifinal


Alvinegro não consegue vitória sobre rival há dez jogos e espera encerrar amargo jejum de jamais ter vencido Rubro-Negro no Engenhão



Recém-chegado, Bolivar quer quebrar
 incômodo
jejum contra o Fla
(Foto: Fernando Soutello/AGIF)
O que não faltam ao Botafogo são motivos para encarar a semifinal da Taça Guanabara contra o Flamengo, domingo, como um jogo especial. Lógico que a vaga na final em si é o fator que mais motiva, mas o Alvinegro está com o Rubro-Negro entalado na garganta e quer, de qualquer maneira, quebrar dois jejuns que tanto incomodam.

O primeiro tabu é que o Glorioso não vence o Flamengo há dez jogos. Foram sete empates e três vitórias do rival. A última vez que o time de General Severiano levou a melhor foi na final da Taça Rio de 2010, quando o Alvinegro venceu por 2 a 1 e ficou com o título do Carioca após vencer os dois turnos.

A frequesia recente diante do clube da Gávea gera ansiedade. Porém, o que mais incomoda é o fato de o Alvinegro jamais ter vencido o Flamengo em seu próprio estádio. Desde 2009, quando se enfrentaram pela primeira vez no Engenhão, foram 11 partidas, com oito empates e três vitórias do Rubro-Negro. A situação gera tanto desconforto que o zagueiro Bolívar, que chegou ao Glorioso neste ano, ficou sabendo da série de insucessos diante do maior rival em casa.

- Já sei da história que o Botafogo não conseguiu ganhar do Flamengo no Engenhão. É um tabu a ser quebrado e a oportunidade está sendo dada novamente. Quem sabe a gente não quebra o tabu indo à final? Será importante - contou o defensor.

Para garantir a vaga na final do primeiro turno, o Botafogo precisa vencer o Flamengo. O Rubro-Negro, que venceu sete dos oito jogos na competição, joga pelo empate por ter se classificado em primeiro lugar do Grupo B. O lateral-direito Lucas não vê favoritismo do rival na partida e lembrou de 2012, quando o Glorioso chegou invicto na final e saiu derrotado.

Lucas não crê em favoritimo rubro-negro apesar da vantagem do empate (Foto: Wagner Meier / Agif)
- Claro que eles têm uma vantagem considerável. Se for perguntar para as pessoas externas, vão dizer que o Flamengo é o favorito. Mas nós não pensamos dessa forma. É um jogo só. Ano passado estivemos invictos o campeonato todo e perdemos o título para o Fluminense. A gente precisa vencer e, se isso acontecer, as coisas começam a clarear - disse o camisa 2, que descarta clima de revanche neste duelo.

- O clima é de uma semifinal que precisamos vencer. É decisão, é clássico, e os clássicos são decididos nos mínimos detalhes. Não temos que pensar em jogar bem ou mal, temos que vencer.

Nos últimos anos, os dois clubes se encontraram em decisões do Carioca. Nos anos de 2007, 2008 e 2009, o Flamengo levou a melhor. Em 2010, na decisão da Taça Rio, o Botafogo venceu e, por ter sido campeão também da Taça Guanabara, ficou com o título estadual antecipado, na vitória sobre o Rubro-Negro na final. A semifinal de domingo está marcada para às 16h, no Engenhão.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Overdose de Rafael


De uma hora pra outra o jogador Rafael Marques virou o xodó da imprensa carioca. Até pesquisa de aceitação por parte da torcida apareceu sem ninguém saber de onde. Esse movimento teve início na semana que antecedeu sua volta ao time titular pela primeira vez nessa temporada e parece que não tem prazo pra acabar.

Treinador, jogadores e imprensa, de maneira orquestrada, enxergaram no atacante, que atingiu a fabulosa marca 572 minutos sem marcar um mísero gol, o salvador da pátria e solução de todos os problemas da posição.

Após sua 18a. partida pelo clube sem que tenha estufado as redes uma única vez, o jogador continua prestigiado. O inconsciente coletivo se impôs e até aplaudido ele foi ao deixar o campo, substituído por Bruno Mendes. A torcida, irada com a incompetência do time para conseguir o resultado que precisava, direcionou sua revolta para o treinador Oswaldo que cometeu o despautério de sacar o jogador da partida com o intuito de preservá-lo.

Não sendo o bastante, no pós-jogo o mesmo treinador anunciou que o jogador saia na frente para comandar o ataque alvinegro na partida decisiva contra o Fla.

A semana do clássico continuou com overdose de Rafael. Por onde se ia e por onde se olhava, via-se a estampa de Rafael. Até matéria mostrando seu lado familiar, teve.

A moral do cara está tão alta que o gajo já se vê fazendo o primeiro gol, justamente contra nosso maior rival, valendo a classificação para as finais da Taça Guanabara. Seria a glória! É obvio que pode acontecer, mas a lógica passa longe dessa possibilidade.

Para dar uma pequena amostra das afirmações, veja as manchetes de 2 dos mais populares sites de esportes que cobrem o dia-a-dia do alvinegro, do dia 21 pra cá.

Lancenet: Discursos sobre Rafael Marques mudam no Botafogo e jogador ganha chance... Entre os titulares, Rafael Marques marca belo gol em treino...Titular novamente, Rafael Marques se destaca e faz um gol em treino... Há dez meses sem gols, Rafael Marques recebe mensagem emocionada do pai... Rafael Marques deixa críticas de Mauricio Assumpção no passado... Rafael Marques dá apoio e pede calma com Bruno Mendes...Rafael Marques: Emoção à flor da pele ao falar do carinho recebido dos companheiros... Rafael Marques: 'Espero fazer o primeiro gol contra o Flamengo'... Rafael Marques: 'O primeiro passo foi dado'... Herói em clássicos no Japão, Rafael Marques mira gol no Flamengo...Rafael Marques sai na frente na luta por vaga de titular contra o Flamengo...

Globoesporte: Espetacular, importante, trabalhador: Rafael Marques é elogiado no Bota... Criticado pela torcida em 2012, atacante é abraçado pelo time e deve ser titular no domingo. Lodeiro diz que companheiro não teve sorte... Rafael Marques faz gol, e titulares do Botafogo vencem por 2 a 0... Atacante também participa do segundo gol, e escalação contra o Boavista, domingo, no Engenhão, fica cada vez mais próxima de se tornar realidade... Oswaldo confirma Rafael Marques e valoriza atleta: 'Não é um coitadinho'... Depois de descartá-lo dos planos para esta temporada, treinador diz que atacante tem méritos para voltar a ser utilizado como titular contra o Boavista... Após 572 minutos sem gol, a chance da virada se oferece a Rafael Marques... Atacante enfrentou adversários da Série A do Brasileiro em 17 jogos, em 2012, e passou em branco. Ele será titular no domingo, contra o Boavista... Rafael Marques sai na frente para ser titular contra o Flamengo... Mesmo sem encerrar busca por gol, atacante é elogiado por Oswaldo depois do empate com o Boavista, seu primeiro jogo nesta temporada... Mudança de cenário: Rafael Marques ouve aplausos, mesmo sem finalizar... Atacante mantém jejum, mas parece fazer as pazes com a torcida. Oswaldo ouve gritos de burro e diz que o substituiu para preservar boa atuação... Homem do clássico no Japão, Rafael Marques sonha com gol sobre o Fla... Atacante deve ser titular no confronto com o rival, no próximo domingo, pela semifinal da Taça Guanabara. Bota precisa vencer para chegar à decisão...

Até parece coisa encomendada.

Com todos esses ingredientes, o clássico promete grandes emoções. Aguarde!
]
Por Felipaosdf/Botafogodeprimeira.com

Márcio Azevedo acerta com Metalist, da Ucrânia, e não deve jogar semifinal



Botafogo não confirma negociação, mas jogador vai assinar por quatro anos com clube europeu e está praticamente fora do jogo contra o Fla

Mais um jogador está dando adeus ao Botafogo neste começo de temporada. O lateral-esquerdo Márcio Azevedo foi vendido ao Metalist, da Ucrânia, e sequer deve entrar em campo na semifinal da Taça Guanabara, domingo, contra o Flamengo, no Engenhão. O clube carioca não confirma a negociação.

Márcio Azevedo vai assinar contrato de quatro anos com o Metalist. Os valores ainda estão sendo mantidos em sigilo e a negociação foi conduzida pelo empresário Sandro Becker, através de sua empresa a SBecker.

Na temporada, Márcio Azevedo foi titular durante todo o ano. Ele chegou ao clube no início de 2011, não foi bem e acabou perdendo espaço com a chegada de Bruno Cortez, vendido para o São Paulo no fim de 2011.

Com a ausência de Márcio Azevedo, o titular da posição na semifinal contra o Flamengo será Julio Cesar. O jogador foi contratado nesta temporada, depois do fim do seu vínculo com o Fluminense em dezembro do ano passado. Ele estava no Grêmio.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Na expectativa de reforçar o Fogão, volantes aprimoram parte física



Com os titulares na academia, Renato e Marcelo Mattos, que retornam de lesões, treinaram no campo anexo e podem reforçar o time contra o Flamengo



Marcelo Mattos - Botafogo (Foto: Wagner Meier)
Marcelo Mattos pode voltar contra
o Flamengo (Foto: Wagner Meier)
Os volantes Renato e Marcelo Mattos realizaram um treino físico individualizado, nesta terça-feira, no campo anexo do Engenhão. Os dois jogadores foram orientados pelo preparador físico Ricardo Henriques e alternaram o trabalho entre exercícios, piques curtos e longos.

Antes de subirem ao campo, Renato e Marcelo Mattos realizaram um trabalho na academia. A expectativa é a de que os dois estejam liberados para o jogo da semifinal da Taça Guanabara, domingo, às 16h, contra o Flamengo. Renato não joga desde a estreia no estadual. Já Marcelo Mattos está fora desde o jogo contra o Resende.

Com eles, estiveram todos os jogadores que aturam mais de 45 minutos na partida de domingo contra o Boavista. A única exceção foi Bruno Mendes. O atacante entrou no jogo aos 26 do segundo tempo, mas não treinou com os reservas, que disputaram um coletivo reforçados por alguns juniores.

O goleiro Jefferson foi a campo e treinou com o preparador de goleiros do Botafogo, Flávio Tenius. Além dele, o reserva Andrey, que atuou pelos juniores no fim de semana, também participou da atividade.

Leia mais no LANCENET! 


Jovens vivem má fase após seleção sub-20, viram reservas e buscam espaço no Botafogo


B. Mendes, Dória e Jadson não voltaram bem da seleção sub-20 e viraram reservas
O Botafogo encerrou a temporada de 2012 sem ter muito o que comemorar, mas orgulhoso pelo trabalho desenvolvido nas categorias de base. Dória e Jadson se firmaram entres os titulares, e Bruno Mendes completava a lista de jovens que tiveram destaque na temporada. Prova disso é que os três foram convocados pelo técnico da seleção brasileira sub-20, Emerson Ávila, para disputa do Sul-Americano. Sem muito sucesso, o trio retornou ao Alvinegro, apresentou rendimento abaixo do esperado e segue em busca de espaço na equipe.

Com proposta de R$ 24 milhões da Juventus-ITA em janeiro, o Botafogo fez jogo duro e não vendeu Dória para o time italiano. O presidente Maurício Assumpção disse que a oferta não atingiu o quanto o Alvinegro esperava e apostou em uma valorização do zagueiro no Sul-Americano. Mas foi justamente o oposto que ocorreu. Eliminado ainda na primeira fase, ele retornou ao Glorioso sem a vaga de titular e luta para retomar o prestígio.

“Não tem outra coisa a fazer se não continuar trabalhando forte, sério, mas com a mesma alegria de sempre. Não estou em má fase. Quando começou a temporada do Botafogo eu estava na seleção, e o time foi armado com outro jogador na minha posição, que foi o Bolívar. Como ele começou o ano muito bem, seguiu no time. É justo. São coisas que acontecem no futebol. Quando ganhei minha chance também foi por uma oportunidade que surgiu e eu fui bem”, disse ao jornal Extra.

Outro caso emblemático é o de Bruno Mendes. Em 2012, ele resolveu o problema do ataque do Botafogo e marcou seis gols em oito jogos. Além da convocação para a seleção brasileira sub-20, o atacante foi premiado com a camisa 7 do Alvinegro para a atual temporada, mas até o momento não correspondeu às expectativas. Em má fase, ele foi preterido por Rafael Marques no último domingo e, quando entrou no segundo tempo do empate com o Boavista, perdeu duas chances claras de gol e foi vaiado.

Jadson, por sua vez, barrou em inúmeras oportunidades o experiente Renato na última temporada e virou uma espécie de 12º jogador do técnico Oswaldo de Oliveira. Convocado para a seleção brasileira sub-20, o jogador sequer entrou em campo na competição internacional e voltou ao Botafogo com moral abalada. Logo na primeira semana, teve oportunidade contra o Bangu, mas não foi bem. A má fase foi confirmada contra o Fluminense na rodada seguinte. Desta forma, o treinador alvinegro preferiu improvisar o meia Fellype Gabriel na função e o deixou no banco de reservas.

“Isso é normal, já que são bastante jovens. O desempenho deles na temporada passada foi muito bom e sabia que em certo momento esse nível de produção sofreria uma queda. Sigo bastante confiante neles, mas vão reconquistar seu espaço na equipe aos poucos. Eles entendem como o futebol funciona e isso tudo serve de aprendizado”, afirmou Oswaldo.

Com o empate diante do Boavista e a vitória do Vasco, o Botafogo perdeu a liderança do grupo a e enfrentará o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara. Para chegar à final, o Alvinegro terá que vencer, já que o empate favorece o Rubro-negro.

Do UOL, no Rio de Janeiro Bernardo Gentile

Dorival x Oswaldo: técnicos duelam entre confiança e críticas da torcida


Treinador do Flamengo superou desconfiança inicial com boa fase no Carioca, ao passo que alvinegro tenta guinada. Times se enfrentam neste domingo


A semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Botafogo, neste domingo, no Engenhão, terá nos bancos de reservas dois técnicos que vivem fases distintas. Depois de um início instável na chegada ao Rubro-Negro no ano passado, Dorival Júnior tem conseguido conquistar a confiança da torcida. Pelo lado alvinegro, Oswaldo de Oliveira está há um ano no clube, viveu bons momentos no comando da equipe, mas nunca se viu livre da perseguição de parte dos torcedores. Em comum, os dois treinadores têm a experiência de terem passado por incertezas nos cargos e a atração pelo título do Campeonato Carioca.

Dorival Júnior chegou ao Flamengo no fim de julho do ano passado para substituir Joel Santana. No dia seguinte ao acerto, o treinador já foi para o banco de reservas no empate por 0 a 0 com a Portuguesa, pela 12ª rodada do Brasileiro 2012. Com o clube sem recursos financeiros para contratações e com um time que sofrera duas mudanças de técnicos - Vanderlei Luxemburgo fora demitido antes de Joel -, Dorival passou por uma fase de instabilidade. No fim do campeonato nacional, porém, conseguiu maior equilíbrio e engatou uma série de nove jogos sem derrota.

Dorival Júnior e Oswaldo de Oliveira, comandantes de Flamengo e Botafogo (Foto: Agência O Globo)
Com a eleição de Eduardo Bandeira de Mello para presidente e a chegada de Paulo Pelaipe para comandar o futebol, o futuro de Dorival entrou em pauta. Com contrato até dezembro de 2013 e uma alta multa rescisória, o treinador foi mantido no cargo. Na Taça Guanabara, levou o time a sete vitórias e um empate, com a melhor campanha entre todas as equipes e a vaga na semifinal com vantagem de empate.

- O Flamengo sempre foi o objetivo da maioria, senão de todos os atletas do futebol brasileiro. Eu nunca tive essa oportunidade, então você não tem ideia do quanto eu me senti preenchido em poder estar à frente de um clube como o Flamengo hoje. Sinto que é um desafio muito grande – disse Dorival, em entrevista ao Esporte Espetacular.

No total, o treinador comandou a equipe em 35 partidas, sendo 15 vitórias, 12 empates e oito derrotas.

No início da temporada, Dorival deixou clara sua análise sobre o Carioca:
Time grande não pode deixar de brigar por títulos. Canso de ouvir que o campeonato regional não serve para nada. Talvez não sirva quando você ganhe, pois quando perde é um sufoco"
Dorival Júnior

- Time grande não pode deixar de brigar por títulos. Canso de ouvir que o campeonato regional não serve para nada. Talvez não sirva quando você ganhe, pois quando perde é um sufoco.

Já Oswaldo chegou ao Botafogo no início do ano passado e não conseguiu conquistar a torcida, mesmo com uma longa série invicta de 23 jogos até perder no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, quando acabou com o vice-campeonato, sendo derrotado pelo Fluminense na decisão. Em seguida, teve um confronto de ideias com Loco Abreu, que resultou na saída do ídolo. Desde então, os gritos pedindo a sua saída não cessam.

Mesmo assim, Oswaldo mantém a confiança no seu trabalho e continua com suas ideias em prática. No fim do ano passado, passou um período de incertezas sobre a sua permanência. Mas o apoio dos jogadores - especialmente Seedorf, que o comparou a Carlo Ancelotti -, além da aposta da diretoria na sua continuidade, foi fundamental para seguir no clube.

- Minha função aqui é procurar fazer o melhor com conhecimento da minha equipe. Há uma conjunção de fatores para levar em consideração - disse o técnico.
Oswaldo de Oliveira

No Botafogo, Oswaldo completou 74 partidas no empate em 2 a 2 com o Boavista, domingo passado, no Engenhão. Ele venceu 32, empatou 24 e perdeu 18.

Nos clássicos, venceu apenas o Vasco e tem um retrospecto total de três vitórias, sete empates e cinco derrotas. Na semifinal, contra o Flamengo, tentará derrubar uma série de 10 jogos sem vencer o rival.

- Não há nada diferente. É tentar vencer e vamos trabalhar esta semana para isso - afirmou Oswaldo, que é fã do Campeonato Carioca. - É a lembrança mais tenra que eu tenho do futebol. Meu pai (Oswaldo) me levava aos jogos quando eu era garotinho. Tinha apenas seis anos de idade quando fui pela primeira vez ao Maracanã - contou Oswaldo.

Por Janir Júnior e Thales Soares Rio de Janeiro