Páginas

sábado, 16 de março de 2013

Atuações: Rafael Marques faz gol, dá duas assistências e leva maior nota


Atacante marcou pela primeira vez com a camisa do Botafogo após 21 jogos. Lodeiro e Fellype Gabriel também se destacam entre alvinegros






JEFFERSON - GOLEIRO
Nas poucas vezes que precisou trabalhar, mostrou a segurança de sempre.
Nota: 6,0

LUCAS - LATERAL-DIREITO
Apresentou-se bastante para o jogo, mas teve uma participação discreta.
Nota: 6,0

ANDRÉ BAHIA - ZAGUEIRO
Apesar de ainda precisar de mais ritmo, teve uma boa atuação. Levou a melhor na maioria dos confrontos diretos, tanto por cima quanto por baixo. Também fez boas antecipações. Foi muito aplaudido quando substituído.
Nota: 7,0

DÓRIA - ZAGUEIRO
Não foi muito exigido pelo ataque adversário, mas mostrou a mesma seriedade de sempre e deu segurança ao gol alvinegro. Auxiliou o ataque em algumas oportunidades.
Nota: 6,5

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Um gol, uma bola na trave e boas jogadas pelo lado esquerdo do Bota. Tem feito a torcida não sentir falta de Márcio Azevedo.
Nota: 7,0

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Às vezes não é muito notado em campo, mas ajuda bastante na marcação. Foi bem nos desarmes.
Nota: 6,0

GABRIEL - VOLANTE
Fez bem seu trabalho de proteção da defesa e também apareceu algumas vezes como elemento surpresa na frente.
Nota: 6,0

FELLYPE GABRIEL - MEIA
Teve boa participação. Além de ter feito um gol, se movimentou bastante e deu opções ao time.
Nota: 7,0

LODEIRO - MEIA
Um dos destaques do time. Levou a equipe ao ataque com velocidade, criou boas chances e marcou um gol.
Nota: 7,5

SEEDORF - MEIA
Atuação abaixo do que a torcida se acostumou a ver este ano. Perdeu um gol incrível, mas foi importante na organização do meio de campo alvinegro.
Nota: 6,5

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Fez seu primeiro gol pelo Botafogo e deu assistência para Lodeiro e Fellype Gabriel.
Nota: 8,0

RODRIGO DEFENDI - ZAGUEIRO
Substituiu André Bahia e não teve muito trabalho.
Nota: 6,0

BRUNO MENDES - ATACANTE
Substituiu Seedorf perto do fim da partida.
Sem nota

LUCAS ZEN - VOLANTE
Entrou já perto do fim.
Sem nota

OSWALDO DE OLIVEIRA
Bem organizada, sua equipe dominou o adversário e fez os gols com naturalidade. Suas substituições foram para dar mais gás ao time.
Nota: 7,0


A equipe do norte fluminense bem que tentou, mas não conseguiu segurar o Botafogo. O jogador que mais incomodou o adversário foi o camisa 10 Leo Miranda.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Rafael Marques, após primeiro gol feito pelo Botafogo: 'Nunca desanimei'


Atacante teve de esperar quase 11 meses e 20 jogos para balançar as redes pelo Glorioso




Rafael Marques ressaltou apoio de Oswaldo
 (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Acabou a zica! Rafael Marques fez seu primeiro gol com a camisa do Botafogo. Ele teve de aguardar quase 11 meses e 20 jogos para finalmente balançar as redes pelo Glorioso. Mas a espera valeu a pena. O atacante foi o grande destaque da vitória deste sábado sobre o Quissamã, por 4 a 0, no Engenhão. Além de deixar sua marca, ele deu assistências para os gols de Lodeiro e Fellype Gabriel.

- Só sei que nunca desanimei, procurei trabalhar quieto, me esforçar bastante. Sabia que o momento ia chegar. O grupo passou tranquilidade para mim, principalmente o Oswaldo. Graças a Deus aconteceu do jeito que tinha que ser - afirmou Rafael Marques.

Durante esse período sem balançar as redes, o atacante foi alvo de muitas críticas. Não só ele, como também o técnico Oswaldo de Oliveira, que havia indicado sua contratação. A expectativa agora é que o gol em cima do Quissamã seja o primeiro de muitos com a camisa do Botafogo.

- Espero que sim (fim da zica). Quem me acompanha sabe o quanto eu estava sofrendo para fazer o primeiro gol. Mas era só ter calma, o importante era ajudar a equipe primeiro. Foi o que aconteceu antes de eu fazer o gol. Isso é consequência. Era só ter paciência - comentou.

Botafogo estreia com goleada na Taça Rio



Acolhendo sugestão do torcedor Andrezao Albuquerque Apotherock numa justa homenagem ao Rafael Marques e seu primeiro gol com a Glorisa Camisa do Botafogo, segue o original de Händel Messiah - Hallelujah Chorus de Georg Friedrich Händel.


Texto original do LANCENET!

Produção especial de Felipaodf/Botafogodepriemira.com


Noite incrível: Rafael Marques faz gol, Seedorf erra meta vazia, e Bota goleia


Holandês perde chance sem goleiro. Atacante dá duas assistências, desencanta, e Botafogo faz 4 a 0 sem dificuldade sobre o Quissamã


Inacreditável F.C.

Seedorf
O holandês teve boa atuação, mas não era o seu dia. Perdeu um gol sem goleiro e, logo que deixou o campo, o atacante Rafael Marques desencantou.


fim do jejum

R. Marques
Após 21 jogos pelo Botafogo sem conseguir um gol sequer, Rafael Marques teve grande noite. Deu duas assistências e balançou a rede do Engenhão.


ataque inoperante

Quissamã

Com dois gols no Carioca, o time novamente não rendeu no ataque. Teve só uma chance clara de gol contra o Botafogo. E não soube aproveitar.

Campeão da Taça Guanabara, o Botafogo começou muito bem sua campanha na Taça Rio. E numa noite incrível deste sábado, com direito a gol de Rafael Marques quebrando jejum e chance perdida de Seedorf para figurar no Inacreditável Futebol Clube, goleou por 4 a 0 o Quissamã, no Engenhão. Verdade seja dita: o destaque da partida foi o atacante alvinegro. Ele deu assistências para dois gols, e, depois de 21 jogos sem conseguir balançar a rede, desencantou, dando números finais à goleada. O astro holandês participou bem da distribuição de jogo, mas o seu lance mais marcante foi aos 2 minutos do segundo tempo, quando desperdiçou uma oportunidade sem goleiro. Julio Cesar, Fellype Gabriel e Lodeiro marcaram os outros gols alvinegros.


 - Agora é manter os pés no chão. Sabe como é aqui. Temos que matar um leão por dia. O que eles (companheiros) vinham fazendo por mim, me apoiando... Diziam que, apesar de não estar fazendo o gol, estava ajudando - destacou Rafael Marques após a partida.

Com a vitória, o Botafogo assume a liderança do Grupo A. O Quissamã, por sua vez, está na lanterna da chave. No próximo domingo, o Botafogo enfrenta o Madureira, em Moça Bonita. Já o Quissamã pega o Olaria, no Moacyrzão.

Bomba de Julio Cesar abre placar

Os alvinegros entraram em campo desfalcados do zagueiro Bolívar, que disputou todas as partidas do clube em 2013 e foi poupado por conta do desgaste. Ele foi substituído por André Bahia, que formou a zaga com Dória, já que Antônio Carlos se recupera de um estiramento na coxa esquerda. O meia Andrezinho, que sofreu uma lesão no púbis, e o volante Renato, que não atua desde o dia 20 de janeiro e se recupera de uma disfunção no quadril, também ficaram fora. O rival teve força máxima.


Rafael Marques comemora gol pelo Botafogo tirando a 'urucubaca' após 21 jogos (Foto: Fabio Castro / AGIF)
O jogo começou morno e sem grandes lances. O Botafogo procurava tomar a iniciativa, mas esbarrava nos erros de passe e numa saída de bola pouco organizada, na qual até o zagueiro Dória chegou a tentar avançar para fazer a ligação com o ataque. A primeira chance aconteceu aos 9 minutos, quando, após bobeira da zaga do Quissamã em cobrança de lateral, Rafael Marques recebeu na área e ajeitou para Lodeiro bater em cima da zaga. Na sobra, Julio Cesar encheu o pé do meio da rua, e a bola carimbou a trave antes de ir pela linha de fundo. Outra oportunidade, ou quase isso, só aos 17 minutos, em falta de longa distância cobrada por Seedorf com algum perigo.

O Quissamã, por sua vez, fora uma tentativa de ataque que acabou em corte seguro da defesa alvinegra nos primeiros minutos de jogo, dava sinais de que segurar o 0 a 0 já seria excelente e pouco passava do meio de campo. Isso mudou aos 25 minutos. Em bobeira da zaga, Bruno Reis cruzou, Bruno Neves furou, e Arimax disparou um petardo para bela defesa do camisa 1 do Botafogo. Aos 31 minutos, no entanto, a equipe esfriou o Quissamã. Em lance aparentemente despretensioso, a zaga do time de azul não se preocupou em bloquear nova tentativa de Julio Cesar da intermediária e, dessa vez, a bola entrou: 1 a 0.



Seedorf perdeu chance incrível na etapa
 final (Foto: Fabio Castro / AGIF)
No segundo tempo, o Botafogo começou em ritmo mais veloz. Logo aos 2 minutos, em contra-ataque, Fellype Gabriel achou Lodeiro livre na intermediária. Ele avançou, esperou a saída do goleiro Ricardo e tocou para o lado. Seedorf, sozinho, com a meta vazia, isolou e perdeu o gol feito. Cinco minutos depois, o holandês desperdiçou nova chance, desta vez com um pouco mais de dificuldade para a finalização. Ele recebeu passe rasteiro na área, tentou tirar do goleiro, e a bola passou rente à trave.
 Aos 10 minutos, quem teve boa chance foi Rafael Marques. Ele recebeu de Seedorf na área, dominou e bateu com perigo, mas para fora.

Aos 23 minutos, o Botafogo, que a essa altura tinha amplo domínio da partida, marcou o segundo. Rafael Marques tocou para Lodeiro bater sem defesa para Ricardo: 2 a 0. Se o atacante ainda não tinha conseguido marcar seu primeiro gol pelo Botafogo, tratou de dar outra assistência. Aos 28, recebeu na esquerda e achou Fellype Gabriel na área. Ele conseguiu dominar e fez o terceiro.

Veja os melhores momentos da partida:




O técnico Oswaldo de Oliveira colocou Bruno Mendes no lugar de Seedorf, que saiu aplaudido e sorrindo aos 35 minutos, e em seguida Rafael Marques, enfim, desencantou: após 21 jogos sem marcar, ele recebeu de Gabriel na área e tocou no canto. Todos os jogadores foram comemorar o primeiro gol do atacante, que também foi cumprimentar o treinador. A partir daí, foi só administrar a goleada.


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Com gol de Rafael Marques, Botafogo estreia com goleada na Taça Rio


Alvinegro domina o jogo, faz 4 a 0 e começa segundo em grande estilo



Com tranquilidade, o Botafogo fez o dever de casa e deu continuidade à boa fase ao vencer o Quissamã por 4 a 0 neste sábado, no Engenhão, na estreia da Taça Rio. Os gols da vitória foram marcados por Julio Cesar, Lodeiro, Fellype Gabriel e Rafael Marques, que deu fim a incrível sequência de vinte jogos em jejum.


PRIMEIRO TEMPO DE POUCA CRIAÇÃO

A volta aos gramados após o título da Taça Guanabara não foi muito convincente nos primeiros minutos da partida. Com um time ansioso, o Botafogo não conseguia criar muitas chances e Julio Cesar precisou arriscar de longe para assustar o goleiro do Quissamã. A bola tocou na trave e acabou saindo.

A partir daí, mesmo com uma clara desorganização na zaga e um domínio do Alvinegro no meio de campo, o Quissamã foi para o ataque motivado a se manter na primeira divisão do Carioca. Em boa jogada, Bruno Reis cruzou rasteiro e a bola passou pela zaga inteira até sobrar para Arimax, que chutou no ângulo e exigiu incrível defesa de Jefferson.

A resposta não tardou. Novamente a iniciativa partiu do lateral Julio Cesar. Aos 32 minutos do primeiro tempo, o lateral chutou de longe, assim como no início da partida, mas dessa vez deu certo. O goleiro Ricardo ainda tocou na bola, mas não impediu o gol do time da casa. Com o placar a favor, o Alvinegro ganhou confiança e pressionou, mas não conseguiu ampliar até o intervalo.

DEFESA ABERTA

Logo no recomeço do jogo, uma chance incrível desperdiçada. Fellype Gabriel lançou Lodeiro sozinho, nas costas da defesa. O uruguaio avançou em velocidade até ficar cara a cara com o goleiro e tocou para Seedorf, que perdeu um gol inacreditável, isolando a bola para cima. Pouco depois, o holandês quase marcou após um passe de Lucas, dentro da área, mas cercado de zagueiros dessa vez.

A pressão imposta pelo Botafogo gerou tamanha intensidade que por pouco Rafael Marques não deu fim à sequência de vinte jogos sem marcar. Com a equipe toda recuada, o Quissamã deu muitos espaços para o Glorioso armar jogadas ofensivas com liberdade, principalmente pelas laterais do campo.

O excesso de vontade não resultou em cansaço e, após a parada técnica, o Botafogo voltou em busca do segundo gol, que não demorou para sair. Lucas aproveitou a lentidão da defesa e avançou pela direita. O cruzamento encontrou Rafael Marques, que fez o trabalho de pivô com precisão e deixou para Lodeiro chutar e ampliar. 2 a 0, sem sustos.

O fato de Rafael Marques não ter feito gols até então não parecia ser problema quando o centroavante participava diretamente deles. Aos 28 minutos, mais uma vez como garçom, conseguiu tocar para Fellype Gabriel na área. O meia ganhou da zaga e chutou na saída de Ricardo para fazer o terceiro do Alvinegro, que parecia insaciável.

FIM DA SAGA

Como diz o ditado: "Tem coisas que só acontecem com o Botafogo". E o Glorioso pôde protagonizar mais um evento curioso neste sabado. Com total domínio da partida, a equipe tramou boa jogada no meio e Gabriel tocou na entrada da área para Rafael Marques finalmente completar para o gol. No que seria o 21º jogo sem marcar, o atacante balançou as redes, para a alegria coletiva do elenco alvinegro.

 Acuado, o Quissamã apenas observava os gols saírem. Em bom momento, o campeão da Taça Guanabara começa em grande estilo o segundo turno do Campeonato Carioca.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 4 X 0 QUISSAMÃ

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 16/3/2013 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Silbert Faria Sisquim
Cartões amarelos: Gabriel (BOT); Fabrício, Gustavo (QUI)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Julio Cesar, 32'/1ºT (1-0); Lodeiro, 23'/2ºT (2-0); Fellype Gabriel, 28'/2ºT (3-0); Rafael Marques, 36'/2ºT (4-0)

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, André Bahia (Rodrigo Defendi, 28'/2ºT), Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Lodeiro, Seedorf (Bruno Mendes, 35'/2ºT) e Fellype Gabriel; Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

QUISSAMÃ: Ricardo; Bruno Reis, Michel, Edson e Thiago Reis; Bruno Neves (Raphael, 28'/2ºT) , Cleiton, Kunzel e Leo Miranda (Marcelinho, 39'/2ºT); Fabrício e Arimax (Gustavo, intervalo) - Técnico: Gabriel Vieira.

Victor Machado - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!

De ídolo a colega, Jefferson inspira Andrey a brilhar no gol alvinegro


Jovem de 19 anos é o principal destaque do time de juniores e revela que amizade com camisa 1 do Botafogo será importante para vencer na carreira


Aos 30 anos, Jefferson tem uma carreira vencedora. Foram títulos, várias convocações para a seleção brasileira e uma grande identificação com a torcida do Botafogo. Tudo isso faz com que os olhos do jovem goleiro Andrey, de 19 anos, brilhem. Um espelho e tanto para quem é o principal jogador do time de juniores e está apenas começando no profissional do Alvinegro.

Andrey e Jefferson, reserva e titular se admiram e são amigos fora do clube (Foto: Globoesporte.com)

 Em tão pouco tempo, o novato Andrey já mostrou qualidade para um dia, quem sabe, ocupar o posto do ídolo no gol do Botafogo. Ele é o principal jogador do time sub-20 e inclusive foi convocado recentemente para a seleção da categoria. Curiosamente, o fã e o ídolo, que hoje são companheiros de trabalho, tem muitas semelhanças. Além de fisicamente se passarem facilmente como irmãos, os dois são capitães e pegadores de pênaltis.

Nos últimos dois jogos na Taça Guanabara de juniores, Andrey defendeu três cobranças. Foram dois na semifinal contra o Flamengo, no empate em 1 a 1, e um na derrota na decisão por 1 a 0 para o Fluminense. Já Jefferson teve seu maior brilho em 2010, quando defendeu o pênalti de Adriano na final da Taça Rio na vitória por 2 a 1, que deu o título carioca ao Alvinegro.

- Quando cheguei era chato mesmo, queria saber de tudo (risos). Tinha o Jefferson como um grande ídolo e ficava até impressionado. Eu quero chegar onde ele chegou. Um homem digno, batalhador e um goleiro de Seleção brigando para disputar a Copa do Mundo. Torço muito para ele ir para a Copa - disse Andrey.
Eu quero chegar onde ele chegou. Um homem digno, batalhador e um goleiro de Seleção brigando para disputar a Copa do Mundo. Torço muito para ele ir para a Copa"
Andrey, sobre Jefferson

Goleiros do Botafogo com preparador em um
churrasco (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Mas até chegar ao time principal do Alvinegro o caminho não foi fácil para Andrey. Ele ficou três meses sem jogar após deixar o Fluminense e teve de trabalhar como ajudante de pedreiro para pagar as contas e chegou a desistir do futebol, até aparecer a chance de ir para o Botafogo, em 2009. E logo que chegou ao clube, a primeira pessoa que conheceu foi Jefferson, que imediatamente deu atenção ao garoto de 15 anos que acabara de chegar.

- Eu estava decendo a escada e ele subindo. Depois eu parei e vi que era o Jefferson. Voltei e falei com ele que estava chegando, fiquei meio sem graça de falar com ele. Fiquei três meses parado e comecei a trabalhar de servente de pedreiro e não queria mais saber de futebol. O Christiano, treinador de goleiros da base com quem trabalhei no Fluminense, foi a única pessoa que pensou em mim e fez muito para me ajudar - lembrou Andrey.

Jefferson recordou do primeiro encontro e lembrou do recado da mãe do Andrey, dona Dulcenea, que pediu para que o goleiro cuidasse do jovem. O camisa 1 alvinegro rasgou elogios a Andrey e garante que faz o máximo para ajudá-lo:

- Estava alí embaixo, no Jurídico, e chegou o Andrey e a mãe dele. Aí ele me parou e falou que era goleiro e estava vindo para o Botafogo. Desejei sorte e a mãe dele até brincou comigo pedindo para eu cuidar dele (risos). De potencial não preciso falar nada. É um dom que Deus deu para ele. Ele já não é mais uma promessa, já é uma realidade. Se mantiver os pés no chão, tem tudo para brilhar. Ele é o cara dos juniores.

'Família' de goleiros

Curiosamente os quatro goleiros do elenco principal são amigos e fazem programas quase sempre juntos. A disputa por posição existe, mas é deixada de lado quando o trabalho termina. Jefferson revelou que os programas fora de campo entre a 'família' dos goleiros são dos mais diversos. Churrascos, paintball e encontros dos mais
variados:

Flavio Tenius e os quatro goleiros alvinegros com
a Taça GB (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
- É muito difícil todos os goleiros se darem super bem. Normalmente é um querendo a cabeça do outro e tem muita "trairagem". Claro que todo mundo quer seu espaço. O Andrey, o Renan e o Milton querem. Mas a gente se respeita. A gente já fez churrasco, jogamos paintball e agora estamos marcando uma corrida de kart. As famílias também são muito amigas. É um torcendo pelo outro. O Flavio Tenius (preparador de goleiros) é muito importante nesse processo. Quando comprei meu primeiro apartamento no Cruzeiro, ele levou todos os goleiros para inaugurar a minha casa (risos). Agora será a vez do Milton, que comprou um e vamos lá inaugurá-lo - contou o camisa 1.

Andrey já foi batedor de faltas

Umas das particularidades de Andrey é que ele já foi batedor de faltas nos juniores. Em uma vitória na Copa São Paulo de Juniores, em 2012, ele bateu uma falta no fim da partida, quando o time vencia por 4 a 2, e acertou o travessão. Porém, um pênalti perdido por ele, na decisão do Taça Octavio Pinto Guimarães (OPG) do ano passado contra o Flamengo (o tempo normal terminou 3 a 2 para o Rubro-Negro), desanimou o jovem a seguir arriscando.

- Gostar de bater falta todo goleiro gosta, o negócio é saber bater falta. Foi meio que uma arma que o Duda, dos juniores, usava, porque o meu chute era muito forte. Eu fiquei abalado na OPG, no momento decisivo eu perdi. Eu vinha muito confiante, nunca tinha perdido. Sempre batia e era sempre nos momentos decisivos. Aconteceu isso e dei uma segurada. Já é difícil agarrar, e se você se preocupar com duas coisas, é mais difícil.

Recordação da primeira vez na Seleção

Se Jefferson já teve a experiência de defender a Seleção algumas vezes, Andrey foi convocado pela primeira vez no fim do ano passado, na véspera do Sul-Americano sub-20, disputado na Argentina. Porém, ele não participou da competição, mas a sensação de defender o país o deixou emocionado:


- Tinha o sonho de ir há muito tempo. Todas as vezes que eu abria o site para ver, eu ficava abatido. Foi coisa de louco. O Christiano (preparador de goleiros) chegou para mim e falou que eu tinha sido convocado. Eu cheio de fome para tomar café, ele foi falando e a fome foi passando (risos). Peguei duas bananas, um copo de água e me tranquei no quarto. Chorei muito e rezei - lembrou.

A primeira vez de Jefferson na seleção sub-20 já foi mais descontraída. Ele lembrou que no dia que recebeu a notícia, o ex-atacante Oséias combinou com ele para pegar um pênalti no treinamento:

- Tinha 17 anos e foi em 2000. Lembro que eu estava no treino, aí o Oséias era muito palhaço e o treinador da sub-20 estava lá. Ele ficava brincando comigo e falava: "Eu vou bater o pênalti no canto direito e você pula lá. Pega lá". (risos). Cada defesa que eu fazia, o Oséias vibrava. Foi muito engraçado - recordou Jefferson.

Raphael Bózeo, sob a coordenação de Fabio Leme
Por GLOBOESPORTE.COM (*)Rio de Janeiro

Fellype Gabriel deixa rótulo de frágil e vira Homem de Ferro no Botafogo



Motivo de piada quando vomitava em campo no início da carreira, camisa 11 foi o único jogador de linha do Glorioso a participar de todas as partidas no Carioca





Como na história de qualquer super-herói, Fellype Gabriel teve de superar as próprias limitações para ser reconhecido. Taxado como frágil por se lesionar muito e ter vomitado em campo pelo Flamengo, ainda no início da carreira, o meia virou o autêntico Homem de Ferro e se torna neste saábado, contra o Quissamã, às 18h30, no Engenhão, o único jogador de linha do Botafogo a atuar em todos os jogos no Carioca.

Em conversa com a reportagem do LANCE!Net, o fisiologista do clube, Altamiro Bottino, revelou que o superpoder de Fellype Gabriel não é a força física, mas sim a dedicação empregada no dia a dia.

– Ele é sim um verdadeiro Homem de Ferro. Mas a característica principal dele é a capacidade de se dedicar extremamente a todo momento. Chega mais cedo sempre, sai mais tarde, não vacila em nenhum momento. É dono de um psicológico e de uma consciência incríveis – garantiu Altamiro, elogiando o trabalho do meia:

– O Fellype apresenta resultados excelentes nos testes físicos que a gente faz. Hoje, não tem quem possa reclamar dele. Isso falando fisicamente, além da questão tática dele que é muito boa.

Com 27 anos, Fellype Gabriel jogou 58 dos últimos 76 jogos do Botafogo desde o começo da temporada passada. Ao saber da marca, o jogador se mostrou surpreso e confiante em aumentá-la:

– Fico feliz por saber disso e vou continuar me dedicando para estar no melhor da minha condição física. Eu quero ajudar o Botafogo e estar bem é primordial.

É a hora de Fellype Gabriel mostrar que aprendeu direitinho com Tony Stark, o verdadeiro Homem de Ferro dos quadrinhos, e resolver o problema do Botafogo!

Com a palavra: Altamiro Bottino, fisiologista do Botafogo
"Tempo no Japão foi essencial para Fellype"

Tenho total certeza de que a forma física que o Fellype Gabriel apresenta hoje é fruto de um trabalho psicológico que começou no Japão. Depois que ele saiu do Brasil, aprendeu a cultura oriental e isso fez com que ele se cuidasse muito mais.

Tê-lo no Botafogo, além do Seedorf e do Bolívar, é uma ajuda e tanto. Além de ser um excelente jogador, é um exemplo para a garotada. Eles olham os mais velhos se dedicando, suando a camisa, e se envergonham se não estiverem ao menos à altura.

Outra coisa que me chama muito a atenção no Fellype Gabriel é a capacidade cognitiva que ele apresenta. Quando o Oswaldo pede para ele fazer qualquer coisa em campo, não tem problema, ele vai fazer muito bem. É um jogador incrível.

Walace Borges Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!

PRÉ-JOGO: Bota tenta evitar o 'relaxamento pós- título' na estreia contra o Quissamã


Alvinegro, campeão da Taça Guanabara, promete manter empenho para levar também a Taça Rio. Jogo é às 18h30m deste sábado, no Engenhão



Campeão da Taça Guanabara e já assegurado na decisão do Campeonato Carioca, se necessário for, o Botafogo estreia na Taça Rio tentando evitar que o temido "relaxamento pós-título" chegue perto do Engenhão na noite deste sábado, quando os comandados do técnico Oswaldo de Oliveira enfrentam o Quissamã, às 18h30m. 

Para evitar que isso aconteça, o treinador alvinegro relembrou a partida em que o rival Flamengo foi surpreendido pelo Resende, que venceu por 3 a 2, de virada, na última quarta-feira, e vai colocar em campo praticamente o que tem de melhor no momento. O único poupado devido ao desgaste de jogos será o zagueiro Bolívar, que atuou em todas as partidas da equipe no ano.A novidade na equipe será o zagueiro André Bahia, de 29 anos, que substituirá o "General" e vai formar a zaga ao lado de Dória. Fellype Gabriel e Lucas, que foram poupados de algumas atividades da semana, estão confirmados.

A campanha do Quissamã na primeira Taça Guanabara disputada na história do clube foi marcada pela irregularidade. Foram seis pontos em oito jogos, e o técnico Gabriel Vieira sabe exatamente o que faltou: gols. Com o pior ataque da competição, a equipe marcou apenas duas vezes, a primeira delas apenas na sexta rodada. Para corrigir a falta de inspiração na hora de colocar a bola na rede, o time da Terra do Coco, como é conhecido, treinou principalmente finalizações no recesso e vai tentar mudar esse quadro na Taça Rio.

Wagner dos Santos Rosa será o árbitro da partida, auxiliado por Eduardo de Souza Couto e Silbert Faria Sisquim. O Premiere exibe o jogo ao vivo para todo o Brasil através do sistemapay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.


Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira vai manter o time que conquistou a Taça Guanabara em cima do Vasco, com exceção do zagueiro Bolívar, poupado. André Bahia será seu substituto. Com isso, o Botafogo vai a campo com a seguinte formação: Jefferson, Lucas, Dória, André Bahia e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques.

Quissamã: o técnico Gabriel Vieira decidiu não fazer grandes mudanças na equipe. A única alteração no time que encerrou a Taça Guanabara é a saída de Thiago Trindade, autor de um dos dois gols da equipe na competição, para a entrada de Edilberto. O Quissamã deve ir a campo com Ricardo; Bruno Reis, Michel, Edson e Thiago Reis; Bruno Neves, Cleiton, Edilberto e Marquinhos; Fabrício e Marcelinho.




Botafogo: Bolívar, poupado, está fora do jogo. Além dele, o zagueiro Antônio Carlos, que se recupera de um estiramento na coxa esquerda, o meia Andrezinho, que sofreu uma lesão no púbis, e o volante Renato, que não atua desde o dia 20 de janeiro e se recupera de uma disfunção no quadril, também estão fora.

Quissamã: as contratações pontuais da equipe para a disputa da Taça Rio já estão regularizadas e, sem baixas por contusões ou suspensão, o Quissamã vai completo para a partida.


Botafogo: segundo melhor ataque da competição ao lado do Fluminense, com 17 gols, o Glorioso segue à espera do primeiro tento de Rafael Marques. O atacante tem neste sábado mais uma chance para desencantar com a camisa alvinegra após 21 partidas.

Quissamã: Fabrício marcou o primeiro gol do Quissamã numa Série A de Campeonato Carioca, na vitória sobre o Bangu por 1 a 0. Um dos jogadores mais experientes do elenco, o atacante vem se destacando nos treinamentos e é aposta para surpreender a zaga alvinegra. Faz bem o trabalho de pivô e tem velocidade.


Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: “Ano passado, no final da primeira fase da Taça Guanabara, o Bangu era candidato ao descenso, melhorou e jogou a semifinal da Taça Rio contra nós. O Quissamã não perdeu nos últimos três jogos, uma equipe que vem melhorando. Entraremos para jogar uma das sete finais até o final do campeonato”.

Gabriel Vieira, técnico do Quissamã: "Tivemos um bom período de treinamento e aperfeiçoamos nossa parte física. Vai ser um jogo contra o campeão da Taça Guanabara, que tem um time com grandes jogadores e uma excelente comissão técnica. Vai ser difícil, complicado, mas queremos pontuar na partida".

* Enquanto o Botafogo participou do primeiro Campeonato Carioca da história, em 1906, o Quissamã disputa em 2013 a elite do futebol do Rio pela primeira vez em seus mais de 90 anos.

* O Botafogo não perde em uma estreia de Taça Rio há 26 anos (ou 22 estreias). A última vez que o Glorioso estreou na Taça Rio com derrota foi na edição do Campeonato Carioca de 1987: Bota 1 x 2 Vasco, no Maracanã.

* Este ano, o Botafogo já atuou sete vezes no Engenhão, conseguindo quatro vitórias, dois empates e sofrendo uma derrota (0 x 1 Flamengo). O time marcou 13 gols e sofreu seis.


Esta é a primeira vez na história que Botafogo e Quissamã se enfrentam.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Seedorf, o Exterminador quer a Taça Rio


Seedorf atropelou o Urubu-negro, traçou o Bacalhau, levou a taça pra General e quer mais 


No último episódio da saga, Seedorf, o Exterminador enfrentaria os cruz-maltinos na final da Taça Guanabara depois de se credenciar para a disputa com uma vitória incontestável sobre o Urubu-negro carioca, único oponente da espécie nesse começo de temporada.

Com o apoio de mais de 15 mil alvinegros presentes na arena Engenhão, Seedorf comandou a tropa numa vitória emocionante sobre o rival lusitano, que cometera o deslise de aportar suas caravelas em águas dominadas pelo time da Estrela Solitária. Resultado de tal imperícia: afundaram! 

Era a primeira conquista de Seedorf em campos brasileiros defendendo a gloriosa camisa 10 do Fogão. Houve muita festa na arena com gritos de amor ao Botafogo ecoando por todos os lados, como nos bons e velhos tempos!

Clarence Seedorf chegou ao Botafogo em agosto do ano passado e desde então, vem se destacando nos jogos que disputou. Para marcar sua vinda para o Glorioso criamos esse evento fictício com a intenção de registrar a trajetória do craque nos gramados brasileiros, tendo como tema os confrontos com os times rubro-negros do país.

No Brasileirão de 2012, encarou o Atlético-GO, Sport e o próprio Flamengo em turno e returno. O meia levou vantagem nesse primeiro ciclo de confrontos com três vitórias, dois empates e uma única derrota (Sport), atuando sempre em alto nível, comandando o time e fazendo gols.

Na atual temporada, Seedorf já enfrentou o Urubu-negro duas vezes. Na primeira, na fase de grupos, sofreu uma derrota mesmo atuando bem. Mas a história só estava começando. Na segunda, valendo vaga na decisão do turno, atropelou o adversário com uma vitória marcante por 2 a 0, eliminando o rival. Na ocasião o rubro-negro era exaltado pela mídia como o time da melhor campanha do turno, do "craque" Rafinha e do artilheiro do campeonato (impossível não rir) mas na "hora do vamos ver" ficou pra trás e sucumbiu diante do Botafogo de Seedorf.

Veja o gol do título com passe magistral de Seedorf, no começo da jogada




Com a calmaria da conquista do turno e a Taça Guanabara na mão, o Bota volta a campo hoje para enfrentar o modesto Quissamã, no Engenhão. Mas não tem moleza, mesmo para quem é campeão. Vamos entrar com farol alto e para-choque duro pra cima deles porque a intensão é não dar chances para o azar e partir com tudo em busca da Taça Rio.

Seedorf não encara rubro-negros nessa fase. É possível que ocorra outro confronto no caso deles se classificarem para a disputa de vaga na final. Nós, com certeza, estaremos lá.

Tranquilidade com foco no objetivo final, é o lema de hoje... Boa sorte Fogão!

Acessem e participem do "evento"...https://www.facebook.com/events/114564862034572/

 Por Felipaodf/BotafogoDePrimeira.com