Páginas

sábado, 23 de março de 2013

O ANJO E O DIABO


Opinião do Torcedor

Matéria publicada no Grupo BotafogoDePrimera pelo torcedor Raphael Bfr e transformada em post desse blog para perpetuar a história gloriosa do Botafogo e de seus personagens, dentre eles o homenageado Amarildo, o Possesso, que aparece na foto ao lado do fenômeno Garrincha vestindo a camisa alvinegra.

Amarildo foi multi-campeão e artilheiro pelo Botafogo e um dos destaques da Seleção Brasileira de 1962, Bi-campeã do Mundo, substituindo Pelé.

Aos torcedores mais jovens que não viveram essa época e nem viram essas feras em ação, leiam o texto original e compreendam a dimensão dos ídolos do nosso passado-recente que inscreveram seus nomes na história do clube e ajudaram, ao longo de uma gloriosa trajetória, a conquistar títulos e admiradores pelo mundo inteiro:


O ANJO E O DIABO


Mané Garrincha e Amarildo, o possesso
Amarildo Tavares da Silveira, natural de Campos dos Goytacazes-RJ, jogador de muito habilidade, artilheiro, ponta-esquerda, ele foi figura muito importante na Copa do Mundo de 1962, na qual substituiu Pelé, contundido, participando de quatro jogos e marcando três gols: dois diante da Espanha e um contra a Tchecoslováquia, na final da Copa.

Em 1963 foi negociado com o AC Milan, da Itália, onde fez sucesso, jogando até 1967. Jogou ainda na Fiorentina (de 1967 a 1971) e na AS Roma (de 1971 até 1972). Voltou ao Brasil em 1973, para defender o Vasco, time no qual encerrou a carreira em 1974.

No Botafogo foi "eternizado" como titular do maior ataque do Glorioso em todos os tempos: Didi, Garrincha, Quarentinha, Zagallo e Amarildo. Considara-se que Amarildo e Garrincha ganharam "sozinhos" a Copa do Chile para o Brasil. No Milan, na decisão do Mundial de Clubes contra o Santos em 1963, ele integrou o célebre ataque rubro-negro ao lado de Mora, Lodetti, Mazzola e Gianni Rivera.

Por pouco não jogou futebol. Foi dispensado dos aspirantes do Flamengo. Resolveu servir ao exército, até que o jogador Paulistinha o convenceu a fazer teste no Botafogo. Acabou aprovado. No alvinegro carioca fez 238 partidas e 135 gols, sendo Bicampeão Carioca (1961/1962), Campeão Brasileiro (Roberto Gomes Pedrosa - 1962) e da Copa Intercontinental de Clubes da França 1963.

Recebeu o apelido de "Possesso" depois da excelente participação na Copa do Mundo de 1962. Pela Seleção Brasileira de Futebol fez 24 jogos marcando 9 gols.

Títulos Conquistados por Amarildo

No Botafogo:


França: Torneio Internacional de Paris, em1963*
Brasil: Roberto Gomes Pedrosa, em 1962
Rio de Janeiro x São Paulo: Copa dos Campeões Estaduais Rio-SP, em 1962
Rio de Janeiro: Campeonato Carioca, em 1961 e 1962
                      Torneio Início, em 1961, 1962 e 1963
Colômbia: Quandrangular da Colômbia, em 1960
Costa Rica: Triangular da Costa Rica, em 1961
México: Pentagonal de clubes do México, em 1962

Títulos conquistados por Amarildo individualmente:

Melhor Jogador do Torneio Internacional de Paris, em 1963
Artilheiro do Torneio Internacional de Paris, em 1963
Artilheiro do Roberto Gomes Pedrosa, em 1962
Artilheiro da Copa dos Campeões Interestaduais de Clubes, em 1962
Artilheiro do Campeonato Carioca, em 1961
Artilheiro do Torneio Internacional em Costa Rica, em 1961
Artilheiro do Pentagonal Internacional de Clubes, em 1962

Fontes:
- Retrospectos do Botafogo http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Estatísticas_do_Botafogo_de_Futebol_e_Regatas
- Lista de jogadores do Botafogo de 1904 ate 2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_futebolistas_do_Botafogo_de_Futebol_e_Regatas_por_ano
- Lista da FIFA dos Clubes do Seculo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_Clubes_do_Século_da_FIFA

Só parar constar: Maior publico do Botafogo no Maracanã: 171.599 pagantes para ver Botafogo x Portuguesa pelo Campeonato Carioca, em 15 de Junho de 1969.

Montagem e introdução: Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Oswaldo ensaia jogadas surpresas antes do jogo contra o Madureira


Seedorf é muito exigido e participa de praticamente de todos os lances do trabalho de bola aérea durante a atividade no campo anexo do Engenhão



Seedorf: jogadas ensaiadas começam em
passes do holandês (Foto: Raphael Bózeo)
Sem nenhum mistério e com o time já definido para enfrentar o Madureira, Oswaldo de Oliveira tirou a manhã deste sábado para treinar jogadas ensaiadas que possam pegar os adversários desprevenidos. O trabalho no campo anexo do Engenhão foi intenso, e muitas cruzamentos foram feitos para a aérea, tanto para treinar o ataque quanto a defesa. E um dos mais exigidos foi Seedorf, que cobrou praticamente todas as faltas e escanteios e teve grande movimentação nos lances surpresas.

O holandês foi um dos últimos a deixar o campo e treinou cobranças de faltas com barreira repetidas vezes. Ele também arriscou a cobrança de alguns pênaltis antes de sair do treino debaixo de forte calor.

Oswaldo de Oliveira é grande adepto desse tipo de jogada. Um gol emblemático aconteceu na estreia do Carioca, na vitória por 3 a 0 sobre o Duque de Caxias. O último da partida começou com uma falta batida por Lodeiro curta para Fellype Gabriel, que de primeira tocou para Andrezinho. Já dentro da área, o camisa 17 cruzou para Antônio Carlos, que só empurrou para dentro.

O treinador já confirmou o time, que será escalado com Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques. Na Taça Rio, o Alvinegro é líder do Grupo A com três pontos e leva vantagem sobre Friburguense, Olaria, Volta Redonda e Nova Iguaçu, todos com a mesma pontuação, no saldo de gols, já que goleou por 4 a 0 o Quissamã, na estreia do segundo turno.

Atletas disputam a bola na área (Foto: Raphael Bózeo)
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

No embalo de Seedorf, Botafogo é procurado para excursões durante a Copa das Confederações



Dois grupos querem levar o Glorioso para a Europa; Um deseja organizar um período de treinos na Holanda, terra do camisa 10, e outro o possível destino é a Grécia




Taça da Liga dos Campeões e Seedorf - Botafogo (Foto: Reprodução)
Prestígio de Seedorf eleva o nome do
 Botafogo pelo mundo (Foto: Reprodução)
Tetracampeão da Liga dos Campeões, Seedorf segue muito visado na Europa mesmo atuando fora do continente. E o Botafogo pode se aproveitar disso. Interessados nos benefícios que o brilho do camisa 10 costuma trazer, dois diferentes grupos de empresários enviaram sondagens para o Alvinegro oferecendo ao clube um período de treinos na Europa durante a Copa das Confederações. Um dos grupos quer levar o Alvinegro para a Holanda, país de Seedorf. O outro deseja ter o Botafogo na Grécia.

As conversas com o Botafogo ainda são preliminares e hoje não há um convite concreto por parte dos grupos, mas ambas as sondagens foram muito bem-vistas pelo Glorioso. Caso algum destes convites seja formalizado, a diretoria e a comissão técnica irão avaliar a possível viagem.  

As portas do clube estão abertas para convites do exterior e nos bastidores alvinegros a brecha no calendário pela Copa das Confederações (que vai de 15 a 30 de junho) é vista por muitos como a oportunidade ideal para integrar Botafogo, Seedorf e Europa da melhor forma possível, dentro do processo de internacionalização da marca. 

Por ser início do verão europeu, o clima não estará frio, afastando um outro possível empecilho. 

No fim de 2010, o Botafogo quase fechou para fazer a pré-temporada de 2011 em Punta del Este, no Uruguai, mas as negociações travaram na reta final. Loco Abreu era o “embaixador” do clube no período.

Vinícius Perazzini - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!