Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Maurício Assumpção: "Seria uma atitude mesquinha e pequena por parte do Vasco"



Presidente do Botafogo comenta sobre situação do Botafogo

Créditos: Bruno Lima / Super Rádio Tupi
Os problemas do Botafogo por causa da interdição do Engenhão se tornam cada vez maiores. Além dos problemas financeiros que o Glorioso terá de enfrentar, já que perde receitas com o fechamento do estádio, o clube agora precisa de um lugar para jogar. Em reunião na Federação de Futebol do Rio de Janeiro na noite de ontem, após o anúncio do prefeito Eduardo Paes de que o estádio seria realmente fechado, ficou acordado que os jogos seriam transferidos para São Januário, inclusive os clássicos.

O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, falou com exclusividade com a Super Rádio Tupi, e explicou a situação. O Alvinegro pedia 50% das arquibancadas para cada torcida para jogar o clássico contra o Vasco, que seria neste fim de semana, porém, a Polícia Militar do Rio de Janeiro não garantiu a segurança com essa divisão, o Vasco da Gama, então, propôs 90% para o Vasco, e 10% para o Botafogo, mas com a renda dividida, mas o presidente do Alvinegro não aceitou a proposta e o jogo foi transferido para Volta Redonda, no dia 3 de abril, ás 19h30. No que estão chamando de retaliação, o Vasco da Gama não cedeu o estádio de São Januário para que o Glorioso mandasse seu jogo amanhã, mas Mauricio Assumpção rechaçou essa hipótese.

“O Botafogo e Vasco jogariam em São Januário se fosse permitida a divisão de 50% de público e 50% da renda, porque essa é a condiçção que o Botafogo dá quando os clássicos acontecem no Estádio Olímpico João Havelange. O presidente (da FERJ, Rubens Lopes) perguntou a todos os presidentes, caso a polícia não concordasse com essa situação de 50% de divisão, se Volta Redonda era o plano B, todos dissemos que sim. Hoje de manhã, perguntamos à Polícia Militar se haveria a possibilidade dessa divisão, eu não estava presente, o representante do Botafogo disse que, se houver jogo, a polícia não concorda com 50% tem que ser com divisão menor para o Botafogo. Eu disse que não posso aceitar uma condição dessa, porque não foi iso que foi acertado. Me colocaram que o clássico seria em Volta Redonda, e o jogo de amanhã, em São Januário, estava cancelado. Estão dizendo que houve retaliação, eu não acredito, até porque seria uma atitude extremamente mesquinha e pequena por parte do Vasco da Gama, que tem uma grandeza muito maior do que isso. O Roberto (Dinamite, presidente do Vasco) é uma pessoa que seria incapaz desse tipo de atitude, então não acredito. Deve ter acontecido algum outro problema que eu não sei.”

O presidente do Alvinegro ainda lamentou as críticas que o clube vinha recebendo por causa do Engenhão, e afirmou ainda que o Botafogo foi um dos clubes que mais apoiou o futebol carioca nos últimos tempos.

“Eu tenho ouvido muito nesse momento as pessoas dizendo que tem que entender que agora é o momento de ajudar o futebol carioca. Desculpa, mas ajudar mais o futebol carioca do que o Botafogo tem feito nos últimos três anos, impossível, principalmente com o fechamento do Maracanã, apesar de todas as críticas que a gente vem recebendo, principalmente com relação ao estado do gramado. Recebemos uma quantidade de jogos muito maios do que poderíamos suportar, fomos bombardeados de tudo quanto é lado, e ninguém apareceu para defender o Botafogo, que entendeu que o nosso estádio era o único com condições de receber grandes públicos, grandes clássicos, e jogos importantes, e assim temos feito desde então. Então esse discurso, dizendo que o Botafogo agora está querendo tomar uma posião radical e tal, desculpa, mas essa carapuça eu não visto. Até proque todo mundo sabe qual o histórico recendo do Botafogo em relação ao próprio interesse do futebol carioca.”

O jogo do Botafogo diante do Friburguense, que seria realizado nesta quinta-feira, foi adiado para o dia 10 de abril, em Moça Bonita. Enquanto o clássico contra o Vasco, que seria no Engenhão, neste domingo, foi adiado para a quarta-feira, dia 3 de abril, no Raulino de Oliveira.

Por: Jessica Toneloto e Thiago Veras/Rádio Tupi

Com mudanças na tabela, Seedorf está fora do clássico contra o Vasco



Meia iria cumprir suspensão diante do Friburguense, mas jogo foi passado para depois do clássico entre Vasco e Botafogo



Com a mudança na data do jogo entre Botafogo e Friburguense desta quinta-feira para o dia 10 de abril, em Moça Bonita, o meia Seedorf está fora do clássico contra o Vasco, partida esta que acabou se tornando a sequente para o Alvinegro depois de encarar o Madureira e ter o camisa 10 expulso no confronto.

Pela ordem atual das partidas, o próximo desafio do Botafogo no Estadual será contra o Vasco, na quarta-feira, 3 de abril, em Volta Redonda.

Entenda...

Clássico entre Vasco e Botafogo é adiado para quarta-feira


Duelo entre Botafogo e Friburguense, acabou sendo transferido para o dia 10 de abril e será em Moça Bonita. CBF também adiou estreia do Glorioso na Copa do Brasil




Estádio Raulino de Oliveira (Foto: Divulgação)
Estádio Raulino de Oliveira vai receber
 o clássico entre Vasco e Botafogo
(Foto: Divulgação)
A Ferj e os quatro grandes do Rio decidiram em uma reunião na manhã desta quarta-feira adiar o clássico entre Vasco e Botafogo, que estava marcado para domingo. Sem o Engenhão, interditado pela prefeitura, o jeito encontrado foi transferir o duelo para a quarta-feira da próxima semana, dia 3 de abril, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Outros jogos que estavam previstos para o Engenhão também tiveram novos locais definidos. A partida desta quarta-feira entre Fluminense e Macaé, às 19h30, foi para São Januário. Enquanto isso, a partida entre Botafogo e Friburguense, que estava marcada para esta quinta-feira, foi transferida para o dia 10 de abril e será em Moça Bonita, mesmo local do duelo do Flu, no fim de semana, contra o Boavista.

Existia um problema quanto a esta data, já que o Glorioso entraria em campo no dia 11, contra o Sobradinho-DF, pela Copa do Brasil. Porém, a CBF também adiou este duelo para o dia 17/4.

Para a diretoria do Vasco, a decisão foi uma derrota, já que fazer duelos contra os rivais em São Januário sempre foi uma luta dos cartolas cruz-maltinos, representados no encontro pelo diretor executivo René Simões.

Durante a reunião, as partes chegaram a um impasse. Quando já estava praticamente definido que o clássico seria realizado no estádio do Vasco da Gama, o Botafogo endureceu, fazendo com que novas conversas fossem iniciadas e a decisão ficou mesmo para Volta Redonda.


Igor Siqueira - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET! 

Oswaldo monta time com Bruno Mendes e Rafael Marques na frente



Em trabalho técnico, treinador mostra que time deve ter dois atacantes diante do Boavista



Bruno Mendes - Botafogo (Foto: Ruano Carneiro/LancePress!)
Bruno Mendes deve ser titular
(Foto: Ruano Carneiro/LancePress!)
Bruno Mendes ao lado de Rafael Marques no ataque. Esta é a novidade do time do Botafogo para o jogo desta quinta-feira, às 19h30, em São Januário, pela terceira rodada da Taça Rio. Sem Seedorf, suspenso, e também com o desfalque de Lodeiro, que estava com a seleção uruguaia, e retorna ao Rio nesta quarta, Oswaldo de Oliveira comandou um treino técnico, nesta manhã, em General Severiano, onde montou a sua equipe com os dois atacantes.

Na atividade, o treinador insistiu muito nas jogadas alternadas entre Julio Cesar e Vitinho pelo lado esquerdo de ataque. Fora da equipe titular desde o jogo contra o Boavista, na última rodada da fase inicial da Taça Guanabara, Bruno Mendes também mereceu atenção especial do treinador. Em uma jogada, em que o jogador perdeu um gol, Oswaldo esbravejou:

- Tira a bola do goleiro, Bruno...

Pela formação que treinou nesta quarta, o time do Botafogo que deve iniciar a partida contra o Friburguense, é: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel e Vitinho; Rafael Marques e Bruno Mendes


Alexandre Braz Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!

Sem Seedorf, Botafogo terá de mostrar que não é dependente do meia



Time alvinegro tem péssimo aproveitamento sem o camisa 10 em campo




Oswaldo e Grupo - Treino do Botafogo (Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
Oswaldo reúne o grupo
para mais uma batalha
(Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
No Botafogo, Seedorf é líder, craque e referência. Com ele, o Glorioso ganha em qualidade e respeito dos adversários. Mas sem o holandês a situação passa longe de ser animadora. E contra o Friburguense, quinta-feira, o Alvinegro terá de provar de vez que consegue sobreviver sem o camisa 10.

Desde que foi contratado, em junho do ano passado, Seedorf rapidamente mostrou por que sempre foi tão badalado. Após sua estreia, contra o Grêmio, no dia 22 de julho, o holandês ficou fora apenas de sete jogos do Alvinegro, que acusou o golpe. Com o camisa 10 em campo, o Glorioso tem aproveitamento de 59,04%, pouco mais do que o dobro do aproveitamento sem ele, que é de apenas 28,57%.

– A gente espera que ele fique fora só por um jogo. Precisamos muito dele em campo, afinal de contas, ele vai fazer falta tanto no futebol como na experiência. Se você pensar em um time sem o Seedorf, qualquer um perde muito. Não é qualquer jogador – afirmou o atacante Rafael Marques, lembrando que a qualidade do companheiro poderá ser sentida:

– Aquele último passe não vai ter. É um cara experiente e que tem muita qualidade. Sem ele, fica mais complicado jogar ali na frente. Mas quem entrar vai dar conta.

E no que diz respeito aos gols marcados, a ausência Seedorf também é um problema e tanto. Com ele, foram 60 gols em 35 jogos (média de 1,7 por partida). Em contrapartida, sem o holandês foram apenas oito gols em sete jogos, atingindo a média de 1,1 por partida. Então, a lógica é simples, Oswaldo de Oliveira terá de se coçar bastante para armar um Botafogo forte sem a grande referência.

Oswaldo terá de mudar esquema

Com Seedorf suspenso, Oswaldo de Oliveira terá de quebrar a cabeça para escolher o substituto do holandês. E uma das possibilidades é que Rafael Marques seja recuado e Bruno Mendes vire a referência do ataque alvinegro.
Mesmo na expectativa por uma possível mudança, Rafael evitou dar opinião sobre o que é melhor para ele:

– A melhor escalação é a que o Oswaldo optar. Meu gol saiu ao lado do Bruno. Se for assim mesmo, com o Bruno na frente e eu na meia, tudo bem. O importante é que o Botafogo esteja forte e saia de campo vitorioso mais uma vez.

Outra alternativa é o retorno de Renato, que pode ser adiantado para fazer a função de Seedorf. Porém, o camisa 8 não joga desde a primeira rodada da Taça Guanabara e está sem ritmo de jogo.

Lodeiro deve ser desfalque

Sem poder contar com Seedorf, a principal opção para o lugar do camisa 10 seria o uruguaio Lodeiro, que chega nesta quarta-feira de viagem com a seleção uruguaia.

Porém, como ele participou das duas partidas do Uruguai pelas eliminatórias, contra Paraguai e Chile, a tendência é que seja poupado da partida contra o Friburguense para entrar inteiro no clássico contra o Vasco, no domingo de Páscoa.

Lodeiro atuou os 90 minutos na última sexta e foi um dos melhores em campo no empate entre Uruguai e Paraguai (1x1).


Luiz Gustavo Moreira e Walace Borges Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!