Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Atuações: em seleção dos finalistas, Bota escala nove dos 11 jogadores

 

Os volantes Jean e Edinho são as exceções na equipe ideal, que tem supremacia alvinegra no confronto de jogadores em cada posição

                                           
Botafogo e Fluminense chegam à decisão da Taça Rio após atropelarem seus adversários na semifinal, com 5 a 0 sobre o Resende e 4 a 1 sobre o Volta Redonda, respectivamente. Uma disputa entre eles no papel também termina em goleada: o Alvinegro leva a melhor em nove das 11 posições, em comparação entre os jogadores, utilizando-se a escalação do fim de semana e a média de notas do GLOBOESPORTE.COM, dadas em todos as partidas dos quatro grandes.

As duas vitórias tricolores, curiosamente, foram conquistadas na mesma posição: os volantes Edinho e Jean têm números superiores aos de Marcelo Mattos e Gabriel - neste caso, por pouco. Como os esquemas táticos dos times são diferentes, optou-se por comparar Lodeiro x Wellington Nem e Fellype Gabriel x Rhayner, por ocuparem posições semelhantes no campo.

A tabela abaixo mostra, além da nota de cada jogador no Carioca, a média por turno. Ajuda a mostrar o desempenho de cada um ao longo do campeonato. As evoluções que mais chamam a atenção são as de Rafael Marques (que teve 5,33 na Taça Guanabara e 7,0 na Taça Rio), Lodeiro (6,06 e 7,67) e Rhayner (5,14 e 6,44). Jogador com a maior média, Seedorf apresenta uma regularidade impressionante: 7,06 no primeiro turno e 7,0 no segundo.

Dos 22 jogadores na disputa, 15 melhoraram suas médias do primeiro para o segundo turno - sete do Bota e oito do Flu.

Info Comparação Botafogo x Fluminense (Foto: Editoria de Arte)

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Botafogo comemora o Dia do Goleiro e faz homenagem a Paulo Sérgio

Evento em General Severiano reuniu os arqueiros de todas as categorias do futebol do Alvinegro

                                           
Nesta segunda-feira, pelo quarto ano consecutivo, o Botafogo organizou um evento para comemorar o Dia do Goleiro (26 de abril). Desta vez, o homenageado foi o ex-arqueiro Paulo Sérgio, que deu uma palestra para os goleiros de todas as categorias na sede de General Severiano. O evento teve ainda um passeio pelo Túnel do Tempo, onde os jogadores conheceram melhor a história do clube.


Botafogo dia do Goleiro comemoração (Foto: Marcos Silva / Divulgação Botafogo)
Goleiros de todas as categorias do Botafogo (Foto: Marcos Silva / Divulgação Botafogo)
 

Paulo Sérgio recebeu das mãos de Jefferson um quadro personalizado pelo departamento de marketing alvinegro. O ex-goleiro dividiu sua experiência com os mais jovens.

- Todas as críticas que sofri serviram de estímulo na minha carreira. Acordava cedo e ia treinar em Marechal Hermes sabendo que teria que matar um leão por dia. Goleiro tem que ter personalidade para que todo o time confie nele. É uma posição ingrata e, para colocar as luvas, tem que gostar do que faz. Para jogar futebol hoje em dia tem que ser muito profissional para que outro não te ultrapasse - disse Paulo Sérgio ao site oficial do clube.


Botafogo dia do Goleiro comemoração (Foto: Marcos Silva / Divulgação Botafogo)
Paulo Sérgio recebeu um quadro em forma de homenagem (Foto: Marcos Silva / Divulgação Botafogo)

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro


Botafogo, Fluminense e Flamengo disputam próximo teste do Maracanã


Secretário de Esporte e Lazer terá reunião com Ferj nesta quarta. Possível decisão do Carioca e jogos da Copa do Brasil e da Libertadores são opções




torcida reabertura maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Novo jogo-teste do Maracanã será a pós 15 de maio
durante o dia (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Com o Engenhão interditado, a reabertura do Maracanã no último sábado movimenta os clubes cariocas, ávidos para voltarem a disputar um jogo no estádio após três anos. Botafogo, Fluminense e Flamengo estão na briga para diputar o segundo jogo-teste no palco reformado para a Copa do Mundo e das Confederações. Mas segundo o secretário de Estado de Esporte e Lazer, André Lazaroni, o trio terá que esperar, no mínimo, pelo dia 15 de maio. Nesta data, se não eliminarem o jogo de volta, Alvinegro e Rubro-Negro vão entrar em campo pela Copa do Brasil, respectivamente contra CRB, de Alagoas, e Campinense, da Paraíba. No mesmo dia, o Tricolor poderá estar em ação no Rio de Janeiro pelas quartas de final da Libertadores, caso elimine o Emelec, do Equador. Outra opção seria o segundo jogo de uma possível decisão do Campeonato Carioca, no dia 19.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro tentou fazer com que a final da Taça Rio, entre Botafogo e Fluminense, no domingo, já fosse disputada no Maracanã. O presidente da federação, Rubens Lopes, tem uma reunião marcada com André Lazaroni para esta terça-feira, mas o secretário descartou a possibilidade e disse que o encontro servirá para discutir a logística para receber uma partida oficial. De acordo com ele, o segundo jogo-teste terá 50% da capacidade do estádio, que só estará totalmente disponível no amistoso do Brasil contra a Inglaterra, 13 dias antes do início da Copa das Confederações.

O primeiro evento-teste surpreendeu, mas a gente entende que antes do dia 15 não vamos fazer nenhum jogo. Se tiver uma decisão do estadual, aí a gente vai avaliar. É um jogo-teste, mas queremos um jogo à vera para testar o comportamento, banheiro, água, como está fluindo a entrada dos torcedores..."
André Lazaroni, secretário de Esporte e Lazer, sobre o segundo jogo-teste do Maracanã
 
- Vamos conversar amanhã com o Rubens (Lopes), nosso amigo, ele tem falado muito conosco, nos ajudado nessa reabertura do Maraca. O primeiro evento-teste surpreendeu positivamente, mas a gente entende que antes do dia 15 não vamos fazer nenhum jogo. Se tiver uma decisão do estadual, aí a gente vai avaliar. Amanhã vamos conversar sobre o que precisa para se fazer um jogo. Flu e Emelec é dia 8, também está fora. Passando dessa etapa, aí pode ser que seja um jogo dele (Fluminense) dia 15. O Flamengo também joga nesse dia. Tem que ser para depois do dia 15, nada antes. É um jogo-teste, mas queremos um jogo à vera para testar o comportamento, banheiro, água, como está fluindo a entrada dos torcedores... Vamos usar 50% da capacidade do Maraca. E 100% dia 2 de junho, para o jogo Brasil x Inglaterra, que será o terceiro jogo-teste - explicou Lazaroni, em entrevista à Rádio Tupi.

Um fator importante na disputa entre os três clubes cariocas será o horário. Segundo o secretário, o jogo precisará ser realizado durante o dia, pois o entorno do estádio ainda está com muitas obras e poderia causar transtornos à noite.
 
- Jogo à noite complica, o entorno ainda está terminando. Só vai ficar praticamente finalizado em junho, no primeiro jogo da Seleção. A gente não quer causar transtorno, vamos conversar com a prefeitura - afirmou.

Com a reforma do estádio concluída, o próximo passo é educar os torcedores, segundo Lazaroni. O secretário lembrou a unificação dos setores e frisou que o comportamento das pessoas na arquibancada tem que mudar.

- Vamos ter que mudar a nossa cultura dentro do estádio, acho que esse é o grande desafio, mudar o comportamento. Ter comportamento de cidadão. Isso vai ter que aprender.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Botafogo faz coletivo com reservas e integra jovem Octávio




Promessa das categorias de base, meia de 19 anos ocupa vaga de Cidinho, que será submetido a cirurgia no joelho direito na sexta-feira


O Botafogo integrou nesta segunda-feira o meia Octávio, de 19 anos, aos profissionais. Ele vai ocupar a vaga de Cidinho, que será submetido na sexta-feira a uma cirurgia no joelho direito. O jogador, inclusive, já participou da segunda parte do coletivo entre reservas e juniores no campo anexo do Engenhão.

O time que começou o coletivo contou com Renan, Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Renato, Andrezinho e Vitinho; Henrique e Bruno Mendes. Na segunda parte, entraram Milton Raphael, Gilberto, Rodrigo Defendi, Jadson, Rodrigo Dantas, Fabiano, Octávio, Gegê, Jeferson e Sassá, além do zagueiro Cazu, dos juniores.

Octávio, de 19 anos, é mais uma promessa do Botafogo (Foto: Thales Soares)



Octávio é mais uma promessa das categorias de base do clube, da mesma geração de Vitinho. Este ano, vinha sendo o principal jogador do time de juniores, que acabou eliminado do Campeonato Carioca depois de não conseguir a classificação para as semifinais da Taça Rio.

Também reapareceram no clube o volante Dedé, de 19 anos, que estava emprestado ao Bangu, e o goleiro Luiz Guilherme, de 20 anos, de volta depois de mais uma passagem pelo Boavista.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Lodeiro garante estar recuperado e se coloca à disposição contra o CRB


Meia uruguaio fez tratamento intensivo na coxa esquerda, conseguiu ser escalado contra o Voltaço e foi o principal destaque do jogo


Lodeiro se coloca à disposição para enfrentar o
CRB, pela Copa do Brasil (Foto: Fábio Castro / Agif)

O técnico Oswaldo de Oliveira ainda não divulgou se vai escalar força máxima na partida contra o CRB, quinta-feira, em Maceió, pela Copa do Brasil. No domingo, o Alvinegro encara o Fluminense na decisão da Taça Rio, em volta Redonda. Se depender de Lodeiro, ele estará entre os titulares, apesar de ter voltado de uma lesão na coxa esquerda.

O uruguaio, que criou fama no clube de ter uma boa condição física, disse que está se sentindo preparado.

- Qualquer jogador vai querer estar em campo, mas o Oswaldo ainda não nos avisou. Temos um elenco forte, e a decisão é dele. Já me sinto muito bem. Se não estivesse, não teria jogado. Estou recuperado e com muita vontade de jogar - afirmou o camisa 14.

Para entrar em campo contra o Volta Redonda, Lodeiro passou por um tratamento intensivo em três períodos todos os dias. O resultado veio em campo. O meia foi o principal destaque do time com um gol e duas assistências.

- Por sorte pude jogar bem. O trabalho foi bem feito pelo departamento médico, sobretudo pelo Alex Evangelista (fisioterapeuta). Fiquei a semana inteira tratando de manhã até de noite. Ficamos felizes com a forma que tudo aconteceu.

O uruguaio já conseguiu conquistar a admiração da torcida botafoguense, que não cansa de enaltecê-lo. Lodeiro disse que o segredo para isso é demonstrar garra em todos os jogos, durante os 90 minutos.

- É dar o máximo dentro de campo. Pode jogar bem ou mal, ganhar ou perder, mas é preciso se entregar ao máximo. Isso é fundamental para conquistar o coração de qualquer torcedor.

Oswaldo de Oliveira só deve definir nesta terça-feira os jogadores que viajam para Maceió, após a realização dos testes físicos.


Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

CRB e Botafogo se enfrentaram seis vezes em competições nacionais


Glorioso tem cinco vitórias e uma derrota no retrospecto contra o Galo


CRB e Botafogo iniciam o mata-mata da segunda fase da Copa do Brasil na próxima quinta-feira, às 19h30, no Estádio Rei Pelé. Na semana do confronto, o retrospecto pede passagem e dá uma ampla vantagem aos cariocas em competições nacionais.

Os times já se enfrentaram seis vezes no Campeonato Brasileiro, com o Glorioso vencendo cinco jogos e perdendo apenas um. Os artilheiros do confronto são Ferreti e Silva (Botafogo), e Edson (CRB), que marcaram duas vezes cada. O time carioca balançou a rede dos regatianos 13 vezes e sofreu oito gols, saldo de cinco.

Ídolos do CRB, Joãozinho Paulista e Silva já marcaram contra o Botafogo (Foto: Arquivo/Museu dos Esportes)
O primeiro

Apesar da desvantagem no retrospecto, o CRB venceu o primeiro jogo pelo Campeonato Brasileiro. Em 8 de outubro de 1972, o Galo derrotou o time carioca por 3 a 2 no Estádio Rei Pelé, em Maceió, com dois gols de Edson e um de Silva Cão. Ferreti marcou duas vezes para o Botafogo.

O CRB era treinado por Danilo Alvin e atuou diante de sua torcida com: Vermelho; Gato Preto, Djalma Sales, Major e Ademir; Mano, Alves (Válter) e Roberto Menezes; Silva, Rubem Salim e Edson.

O Botafogo era comandado pelo técnico Sebastião Leônidas e jogou com: Wendell; Edmilson (Valtencir), Brito, Osmar Guarnelli e Marinho Chagas; Marco Aurélio, Carlos Roberto, Ademir (Luisinho) e Dorinho; Ferreti e Fischer.

O troco em Maceió

Marinho já enfrentou o CRB (Foto: Divulgação)
Os times voltaram a se enfrentar pelo Brasileirão no dia 31 de outubro de 1973, no Estádio Rei Pelé, e o Botafogo venceu o duelo por 2 a 0, gols marcados por Carlos Roberto e Tuca.

Bicampeão estadual, o CRB tinha a mesma base do ano anterior e foi escalado pelo técnico Wilson Santos com: Vermelho; Tadeu, Bibiu, Major e Altair; Roberto Menezes e Gilmar (Ademir); Orlandinho, Silva, Sarão e Reinaldo (Mica).

O Glorioso era comandado em 73 pelo técnico Paraguaio e venceu a partida em Alagoas com: Wendell; Miranda, Levir Culpi, Nílson Andrade e Marinho Chagas; Dirceu (Valtencir), Nei Conceição, Carlos Roberto; Jorge Luís (Puruca), Tuca e Zequinha.

Três jogos seguidos no Rio

Os outros três confrontos pelo Brasileirão foram disputados no Rio de Janeiro. Em 18 de setembro de 1976, o Botafogo venceu o CRB por 2 a 1, no Maracanã. Rubens Nicola e Mazinho marcaram para os donos da casa, com Joãozinho Paulista descontando para o Galo.

O Botafogo foi escalado por Paulo Amaral com: Ubirajara; Miranda, Osmar Guarnelli, Nílson Andrade e Luizinho; Carbone (Rubens Paraná) e Rubens Nicola; Manfrini, Ademir (Ricardo Silva), Mazinho e Nílson Dias.

O CRB, então comandado por Jorge Vasconcelos, atuou com: César; Valdir Espinosa; Pires, Fifi e Flávio;Ditinho, Deco, Alberto (Joãozinho Gaúcho), Joãozinho Paulista, Gilmar e Silva (Paulinho).

Zagallo e o time de seu pai

Zagallo comandava o Botafogo em 1978
(Foto: Arquivo)
Os times se enfrentaram mais uma vez pelo Campeonato Brasileiro no dia 10 de maio de 1978 e o Botafogo venceu o jogo por 1 a 0, gol de Dé, no Maracanã. Essa partida marcou o encontro do alagoano Mário Jorge Lobo Zagallo, então treinador do Glorioso, com o time de seu pai, Haroldo Zagallo.

O Velho Lobo escalou a equipe alvinegra para a partida com: Zé Carlos; Perivaldo, Osmar Guarnelli, Fred (Geraldo) e Luisinho; Mendoça e Dé; Cremílson (João Paulo), Paulo César Lima e Nílson Dias.

O CRB foi escalado pelo então técnico Jalber Carvalho para o duelo no Rio de Janeiro com: César; Flávio, Sidclei, Deco e Carlos Alberto Rocha; Roberval Davino, Ivan e Dirceu; Jairo Mendonça (Éneas), Silva e Mundinho (Ésio).

Duelo no estádio do Botafogo

O penúltimo confronto no Nacional entre CRB e Botafogo foi disputado em Marechal Hermes no dia 5 de março de 1980. O Glorioso venceu a partida por 3 a 1, com gols de Mendonça e Silva (duas vezes); Enéas marcou para o Galo.

Sob o comando de Paulo Amaral, o time alvinegro atuou com: Paulo Sérgio; Perivaldo, Miltão, Luís Cláudio e Carlos Alberto Batata; Wecsley (Luisinho Rangel), Mendonça (Zé Carlos) e Marcelo Oliveira; Edson, Gil e Silva.

O técnico Jorge Vasconcelos escalou o CRB com: César; Cícero Besouro, Osmar Barão, Flávio (Tinteiro) e Carlinhos; Batista (Élcio), Enéas e Deco; Joãozinho Paulista, Betinho e Américo.

Último jogo vai completar dez anos

Valdo era um dos destaques do Bota em 2003
(Foto: Diego Rodrigues / Globoesporte.com)
O último duelo entre Botafogo e CRB foi disputado no dia 10 de maio de 2003. Pela Série B do Brasileiro, o time carioca derrotou o Galo por 3 a 0, no Estádio Rei Pelé, e arrancou rumo à Primeira Divisão nacional. Os gols da partida foram marcados no segundo tempo por Leandrão, Edivaldo e Dill.

O técnico do CRB era Arnaldo Lira e o time atuou com: Santos, Saulo (Leonardo), Márcio Pereira, Selmo Lima (Claudinho) e Kel; Ânderson, Lico, Cacá e Marcelinho (Rogério); Wagner Wersley e Marquinhos.

O Botafogo era comandado pelo treinador Levir Culpi e jogou com: Max, Márcio Gomes, Edgar, Sandro e Daniel; Túlio, Fernando, Almir (Camacho) e Valdo; Dill (Fábio) e Leandrão (Edivaldo).

Por Victor Mélo Maceió-AL

Dirigente do Botafogo adia assunto Santa Cruz e mantém foco na final


Sidnei Loureiro disse que negociação com o atacante paraguaio não está encerrada, mas voltou a lembrar que a questão financeira é o está dificultando o acerto




Roque Santa Cruz (Foto: Patrick Stollarz/APF)
Roque Santa Cruz segue em pauta para
 o Brasileirão (Foto: Patrick Stollarz/APF)
O assunto Roque Santa Cruz é tratado com muita cautela no Botafogo, já que o clube passa por um momento financeiro muito complicado. Por isso, o gerente técnico do Glorioso, Sidnei Loureiro, garante que só dará prosseguimento à negociação com o atacante paraguaio após o fim do Carioca.

- Assunto Roque Santa Cruz não está encerrado, mas só volta após o término do campeonato. A questão financeira é muito distante e não vamos fazer loucura - disse o dirigente à Rádio Globo.

Uma opção para ajudar a solucionar o problema do ataque alvinegro é o atacante Alex, revelado nas divisões de base do clube e que está jogando no Dybba, dos Emirados Árabes Unidos. Emprestado até maio, o jogador irá retornar ao clube.

- O Alex retorna em maio. É um jogador que conheço bem, pois eu o avaliei para ir para as categorias de base do Botafogo. Jogou lá por quase um ano antes de ser promovido para os profissionais. Acredito que irá nos ajudar muito. Ma só iremos falar de elenco depois do Estadual - afirmou Sidnei, que já foi gerente da base.


Leia mais no LANCENET! 

'Todos que fizeram história no Milan entram no conclave', diz Galliani


Vice-presidente do time italiano reforça chance de Seedorf assumir time como técnico e afirma que Berlusconi tem preferência por ex-campeões



Adriano Galliani, vice-presidente
 do Milan: Seedorf
tem chance de
 assumir time (Foto: Getty Images)
Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, admitiu pela primeira vez oficialmente a chance de entrar em negociações com Seedorf, do Botafogo, para que o holandês assuma o comando do time italiano, caso o atual treinador, Massimiliano Allegri, seja destituído do cargo por Silvio Berlusconi, dono do clube.

- Todos aqueles que fizeram história no Milan entram no conclave. A paixão do presidente por seus grandes ex-campeões é absolutamente real e se aplica a Seedorf, assim como aos outros jogadores que fizeram parte Milan, como Panucci e Costacurta - - afirmou Galliani ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", fazendo uma referência à forma como o Papa é escolhido pelos cardeais na Igreja Católica.

Quem não está gostando das especulações sobre a possibilidade da troca de técnico é a torcida do Milan. Durante a partida contra o Catania, pelo Campeonato Italiano, alguns torcedores levaram cartazes para o San Siro pedindo que a diretoria do clube respeite o trabalho que tem sido feito por Allegri. O treinador agradeceu o carinho e disse não se abalar com as informações que andam circulando pela imprensa sobre sua possível dispensa.

- Eu nunca comentei com o presidente o que está escrito nos jornais. Estou contente por estar no Milan e eu tento fazer o meu trabalho da melhor maneira - diz Allegri.

Rumores, porém, indicam que Berlusconi estaria disposto a tirar Allegri do cargo independentemente do que ocorrer no Italiano - o treinador, inclusive, já teria iniciado conversas para se tornar técnico do Roma, mesmo com contrato até junho de 2014 com o time rubro-negro.

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália