Páginas

sábado, 25 de maio de 2013

PRÉ-JOGO: Campeões estaduais, Timão e Bota fazem 'jogo das faixas' no Pacaembu


Candidatos a protagonistas no Brasileiro, paulistas e cariocas estreiam com confronto direto neste sábado. Ambos querem acumular ‘gordura’



Um título estadual no primeiro semestre tem lá seu peso, mas Corinthians e Botafogo sabem que podem fazer muito mais na temporada. A tabela do Campeonato Brasileiro reserva o encontro de dois fortes candidatos a protagonistas logo na primeira rodada, neste sábado, às 21h (horário de Brasília), no Pacaembu. De cara, pedreira para os dois lados. Um duelo com jeito de decisão, que pode pesar no futuro.

Emerson Sheik e Seedorf, estrelas de Timão e Botafogo (Montagem sobre fotos da Agência Estado)
O Timão foi eliminado precocemente da Taça Libertadores, mas ganhou o Paulista e quer seu sexto título brasileiro para manter a sequência positiva da era Tite e assegurar vaga na edição do ano que vem da competição sul-americana. Sob o comando de Oswaldo de Oliveira fora de campo e Seedorf dentro dele, o Bota ganhou o estadual do Rio de Janeiro com antecedência, não deu chances aos adversários e abocanhou Taça Guanabara e Taça Rio.

Tinha tudo para ser um mero “jogo das faixas”, com as duas equipes comemorando seus títulos estaduais. O Brasileirão, porém, não permite vacilos. Cada uma das 38 rodadas tem seu valor, e os dois rivais querem acumular gordura na tabela de classificação antes da pausa para a Copa das Confederações.

O PremiereFC 4 transmite a partida para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos, a partir das 20h30m.



Corinthians: não fosse a lesão muscular de Alessandro, Tite repetiria a equipe pelo sétimo jogo seguido. O técnico quer manter o padrão de Libertadores e Paulista para o Brasileiro. O lateral-direito será substituído por Edenílson, na única mudança promovida para a partida. O time: Cássio, Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Romarinho e Emerson; Guerrero.

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira terá os seus principais jogadores à disposição. Apenas o zagueiro Dória está fora, já que foi convocado para a seleção brasileira sub-20. O time entrará em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro e Seedorf; Rafael Marques.


Corinthians: Alessandro, com dores no músculo posterior da coxa direita, Renato Augusto, ainda se recuperando de lesão – também no posterior da coxa direita – e Guilherme Andrade, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e fica pelo menos mais cinco meses em tratamento.

Botafogo: além de Dória, convocado para a seleção brasileira sub-20, Oswaldo não conta com o meia Cidinho, submetido a uma cirurgia no joelho direito.


Leandro Pedro Vuaden (RS) apita a partida, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Dibert Pedrosa Moises (RJ). Leandro Vuaden arbitrou 19 jogos no Brasileirão 2012 e, em média, marcou 36,2 faltas, aplicou 3,9 cartões amarelos, 0,21 vermelho e assinalou um total de 5 pênaltis. O campeonato teve média de 5 amarelos, 0,30 vermelho, 36,7 faltas e 0,23 pênalti.



Em 1991, o Corinthians defendia o título brasileiro e começou sua caminhada com boa vitória sobre o Botafogo, no mesmo Pacaembu que recebe o confronto deste sábado. Na ocasião, o Timão fez 2 a 1, gols dos ídolos Neto e Wilson Mano – o Botafogo descontou com Valdeir. O jogo foi tenso para os cariocas: Paulo Roberto e Renato Martins acabaram expulsos, deixando a equipe com dois jogadores a menos.

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Delegação do Bota tem embarque tranquilo depois de semana tensa


Seedorf é o mais assediado no Aeroporto Santos Dumont antes da viagem para enfrentar o Corinthians, no Pacaembu, às 21h deste sábado



Seedorf embarca para enfrentar o Corinthians:
ele foi o mais assediado (Foto: Thales Soares)
Depois de uma semana tensa, a delegação do Botafogo teve um embarque tranquilo para São Paulo na manhã deste sábado, dia do jogo com o Corinthians, no Pacaembu, às 21h (de Brasília), em sua estreia no Campeonato Brasileiro. O grupo decidiu não viajar na sexta-feira por causa do atraso de salários e com a alegação da falta de diálogo com a diretoria.

Seedorf foi o jogador mais assediado no embarque realizado no Aeroporto Santos Dumont. O grupo embarcou com a companhia do gerente técnico Sidnei Loureiro e do gerente executivo Aníbal Rouxinol, que costumam estar em todos os jogos fora do Rio de Janeiro.

O grupo espera pela regularização da situação salarial na próxima semana. A expectativa é de que a viagem para Volta Redonda, onde o Botafogo enfrenta o Santos, quarta-feira, só aconteça também no dia do jogo.

Os jogadores ainda não deram entrevistas sobre o caso. Na sexta-feira, a coletiva de Seedorf que estava programada acabou sendo cancelada depois da divulgação da decisão dos jogadores.

Antônio Carlos, Julio Cesar e Bolívar no Aeroporto Santos Dumont (Foto: Thales Soares)

Por Thales Soares Rio de Janeiro