Páginas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Caio Martins é uma boa


Caio MartinsÉ fato que o Botafogo não terá o Engenhão por muito tempo. É fato que é uma vergonha, como bem colocou o Montenegro na matéria publicada no LANCE!Net, tudo o que está acontecendo. Mas agora é preciso pensar em uma casa. A primeira opção para a diretoria, ao que parece, é o Maracanã. Mas gostaria de manifestar a minha opinião, compartilhada por boa parte da torcida alvinegra (basta dar uma olhada nas redes sociais), e sair em defesa de Caio Martins.

Quando o Botafogo deixou o Caio Martins muito se falou que fez bem. Que o time se apequenava em Niterói. Tá bom. Mas me diz uma coisa, desde então, o que o Fogão ganhou em termos nacionais? e internacionais?

Caio Martins foi por muito tempo o caldeirão do Fogão. Lá, era muito difícil ganhar do Botafogo. Os times de outros estados penavam mesmo e reclamavam de jogar lá. Até mesmo a imprensa de outros estados abordava o fato às vésperas de confrontos com o Alvinegro. Foi lá que o clube ganhou boa parte de seus jogos na conquista do Brasileirão de 1995 e da da Conmebol dois anos antes. Alguém esquece a virada contra o Atlético-MG nas semifinais desta mesma Conmebol? Depois de perder de 3 a 1 em Minas o Glorioso, com um time limitado, mandou o Galo para casa com um sonoro 3 a 0.

Sei que lá o time caiu em 2002, naquele fatídico jogo com o São Paulo. Mas caiu porque mandou outros jogos no Maracanã que não deveria, como contra Inter, Juventude e Atlético-MG. Além disso, aquele time do Mauro Ney era duro de engolir, não dá para colocar a culpa em Caio Martins, palco de várias agradáveis lembranças.

Já que tomaram o Engenhão do Botafogo sou a favor de uma versão Fogão Retrô e passar a mandar os jogos no Caio Martins. O que você acha amigo torcedor?

por Eduardo Mansell/Ninguém Cala - Lancenet

Vice-presidente de futebol do Botafogo prevê ano de problemas financeiros


Chico Fonseca não descarta venda de jogadores para aliviar a folha salarial

Chico Fonseca - Botafogo (Foto: Reprodução/L!TV)
Sem Engenhão, Chico Fonseca prevê ano complicado
 no Bota - (Foto: Reprodução/L!TV)
A interdição do Engenhão causou um impacto financeiro bastante negativo nas receitas do Botafogo. Sem receber verbas das empresas pelo uso de publicidade no estádio e dos alugueis de Flamengo e Fluminense, o Glorioso convive com os salários atrasados. Caso a situação não melhore, a previsão do vice-presidente de futebol Chico Fonseca é de um ano complicado para o clube.

- Estamos trabalhando diariamente desde o fechamento do Engenhão, tivemos uma perda muita grande de faturamento. Não vai ser simples equilibrar o ano do Botafogo - disse o dirigente em entrevista à Fox Sports.

Chico Fonseca afirmou, ainda, que não descarta a venda de atletas para equilibrar a balança, já que isto provoca um alívio no caixa do clube:

- Além de um ganho financeiro, existe uma certa economia quando você deixa de ter o encargo salarial do jogador. Temos que analisar no aspecto financeiro e no aspecto técnico também.

Um dos jogadores que vem sendo mais cotado para ser vendido é o volante Fellype Gabriel, que despertou interesse do futebol árabe.

Leia mais no LANCENET!

Laudo de comissão trata reforço no Engenhão como 'imprescindível'

Em documento divulgado pela Prefeitura, engenheiros revelam sequência de obras a ser realizada no estádio. Prazo para reabertura é de 18 meses

A Prefeitura do Rio divulgou nesta quarta-feira em seu site oficial o laudo feito pela comissão especial formada por três engenheiros, que determinou a solução para o problema da cobertura do Engenhão e previu o prazo de 18 meses para a sua reabertura a partir do início da obra. Nas recomendações do trio, há o entendimento de que "o reforço estrutural imediato é imprescindível para que o estádio possa ser utilizado com os níveis mínimos de segurança exigidos pela legislação vigente".

No laudo divulgado pela Prefeitura, há explicações de todo o procedimento e dos documentos analisados. No entanto, apenas o estudo realizado pela empresa alemã SBP, que determinou o fechamento do Engenhão no dia 26 de março, foi levado em consideração, assim como a realização de novos ensaios em túnel de vento com a estrutura atualizada da Wacker Ingenieure.

Laudo Engenhão (Foto: Divulgação)
Laudo mostra como será feito o início do trabalho no Engenhão (Foto: Divulgação)

Os engenheiros citam a discordância da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), em relação ao fato da SBP ter realizado um novo estudo de vento com o modelo baseado na estrutura como construída, em detrimento do anterior realizado pela RWDI (Canadá) e que foram utilizados no projeto original. Segundo eles, ouvidas as críticas, respaldadas por uma consultoria da Building Research Establishment (Inglaterra), a Wacker Ingenieure fez sua defesa:

- Esta comissão entendeu serem mais adequados os valores das cargas de vento desta última (Walker). Será mostrado, todavia, que as conclusões finais das análises são as mesmas independentes dos distintos ensaios de túnel de vento realizados - afirmou o laudo.

A comissão ainda fez considerações finais sobre as estruturas dos arcos e tirantes, e as treliças, da cobertura do Engenhão. Além disso, divulgou imagens de como será feita a sequência da obra no estádio.

Para ela, "há necessidade urgente de colocação dos arcos numa posição estruturalmente correta (...). Qualquer que seja a metodologia de intervenção para a reabilitação estrutural, deve-se sempre procurar uma solução que requeira o menor prazo de execução de modo a devolver o equipamento público à população".

Veja as recomendações da comissão:

- Desenvolver um estudo do escoramento da estrutura, associado à elaboração de um
procedimento compatível de transferência de cargas tanto no escoramento como no
descimbramento;

- Estudar novos travamentos dos arcos de modo a evitar deslocamentos horizontais
excessivos;

- Definir uma forma mais eficiente de transferência das cargas horizontais da cobertura
e que não produzam grandes esforços no centro dos tirantes;

- Estudar um reforço estrutural dos arcos e tirantes, e dos pendurais caso necessário;
- Estudar um reforço das tesouras e dos respectivos travamentos destas, visando a
substituição mínima de joists de modo a colocar entre as tesouras elementos
estruturais mais robustos, em termos de resistência e rigidez estrutural, necessários
para os travamentos no plano da cobertura. Alternativamente pode ser previsto um
sistema independente para travamento lateral das tesouras, deixando para as joists
somente o papel de terças.


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

CBF divulga datas e horários dos jogos da 3ª fase da Copa do Brasil


Partidas em que Botafogo e Flamengo são mandantes estão com locais indefinidos. Jogos de ida serão nos dias 2, 3, 9, 10, 11 e 18 de julho



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira os horários e locias dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil. A ordem dos jogos já havia sido definida em um sorteio anterior. As partidas de ida ocorrerão nos dias 2, 3, 9, 10 e 11 e 18 de julho. Os jogos de volta serão nos dias 17, 18, 24 e 25 de julho.

Os locais dos jogos em que Botafogo e Flamengo serão mandantes ainda estão indefinidos. O Alvinegro recebe o Figueirense no dia 3 de julho, às 21h50m, e o Rubro-Negro mandará sua partida no jogo de volta contra o ASA, no dia 17 de julho, às 21h50m.

A partir da terceira fase não há mais eliminação do jogo de volta em caso de vitória do time visitante por dois ou mais gols de diferença na primeira partida.

Confira as datas e horários dos jogos da terceira fase da Copa do Brasil:
02/07

19h30m - Salgueiro x Criciúma - Estádio Cornélio Barros - Salgueiro

03/07

21h50m - Goiás x ABC - Estádio Serra Dourada - Goiânia

21h50m - Botafogo x Figueirense - Estádio a definir
09/07

21h50m - Cruzeiro x Atlético-GO - Estádio Mineirão - Belo Horizonte

10/07

19h30m - Ponte Preta x Nacional-AM - Estádio Moisés Lucarelli - Campinas

21h50m - ASA x Flamengo - Estádio Coaracy Fonseca - Arapiraca

21h50m - Internacional x América-MG - Estádio Centenário - Caxias do Sul

21h50m - Santos x Crac - Estádio Vila Belmiro - Santos

11/07

21h50 - Fortaleza x Luverdense - Estádio Presidente Vargas - Fortaleza

17/07


19h30m - Criciúma x Salgueiro - Estádio Heriberto Hülse - Criciúma

19h30m - Atlético-GO x Cruzeiro - Estádio Serra Dourada - Goiânia

21h50m - Flamengo x ASA - Estádio a definir

21h50m - América-MG x Internacional - Estádio Independência - Belo Horizonte

21h50m - ABC x Goiás - Estádio Fraqueirão - Natal

18/07

21h50m - Luverdense x Fortaleza - Estádio Passo das Emas - Lucas do Rio Verde

21h50m - Naviraiense x Atlético-PR - Estádio Antônio Virotti - Naviraí

24/07

21h30m - Nacional-AM x Ponte Preta - Estádio Roberto Simonsen - Manaus

21h50m - Figueirense x Botafogo - Estádio Orlando Scarpelli - Florianópolis
21h50m - Crac x Santos - Estádio Genervino da Fonseca - Catalão

25/07

21h - Atlético-PR x Naviraiense - Estádio Durival de Brito - Curitiba


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Seedorf vira 'atacante' no Botafogo e tem melhor média de gols da carreira


Seedorf marcou 17 gols e tem média superior a dos tempos de Milan e Real Madri
Seedorf se consagrou no futebol pela técnica demonstrada dentro de campo. O jogador nunca teve notoriedade por ser um grande artilheiro, mas essa situação está mudando no Botafogo. Mais do que isso. O holandês passou a ser escalado mais avançado no Alvinegro, chegando a ocupar a posição de atacante em algumas oportunidades, e alcançou a melhor média de gols de toda sua carreira.

O último confronto diante da Ponte Preta foi o 46º com a camisa do Botafogo. Na oportunidade, Seedorf marcou seu 17º gol pelo Alvinegro e alcançou média de 0,36 por jogo, a melhor de sua carreira. O número é maior que o dobro do obtido no Milan, equipe que mais tempo ficou: foram 409 jogos e apenas 38 gols, com média de 0,14.

O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, diz que percebeu a necessidade de deixar Seedorf mais próximo do gol logo em seu primeiro treino com bola. O treinador afirma que o holandês tem grande capacidade de drible e teria muitas chances de finalizar ou servir companheiros. A teoria foi comprovada na prática. E o Alvinegro colhe os frutos.

“Ele está mais próximo do gol do que quando atuava no Milan nos últimos anos. Lá, ele não poderia fazer essa função, pois havia o Kaká e outros jogadores para isso. Logo no primeiro jogo dele, contra o Grêmio, demos margem para que ele fizesse isso e ouvi muita gente dizer que não poderia fazer isso, que não conseguiria jogar de costas, que o Oswaldo estava inventando. Agora, com um drible apenas já entra na área e chuta. Não tem segredo, nada mirabolante”, disse o comandante alvinegro.

O Botafogo é apenas o quinto de seis times pelo qual Seedorf mais atuou. Porém, os 17 gols marcados até o momento já ultrapassam o total marcado na Sampdoria (3), Ajax (11) e Inter de Milão (11), ficando atrás apenas de Real Madrid (19) e Milan (38).

Seedorf e o Botafogo estão de folga até o dia 17 de junho. O elenco se reapresenta no dia 18, no Engenhão. Em seguida, o grupo seguirá para Pinheiral, cidade vizinha a Volta Redonda e onde a equipe fará uma intertemporada. A próxima partida oficial é no dia 7 de julho, contra o Fluminense, já que o Campeonato Brasileiro sofreu uma paralização para a disputa da Copa das Confederações.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

O perde e ganha do Botafogo com a venda de Fellype Gabriel



Bruno Voloch



Fellype Gabriel está deixando o Botafogo.

Nas próximas horas o clube vai confirmar a venda do jogador para o Al Shabab, dos Emirados Árabes. O Botafogo, segundo consta, deve embolsar algo em torno de R$ 4 milhões. Fellype vai colocar no bolso uma grana considerável.

Nada mais justo.

Fellype Gabriel chegou ao Botafogo indicado por Oswlado de Oliveira. Indicado não, bancado por Oswaldo e sob desconfiança da torcida.

Não demorou muito, conquistou seu espaço, ganhou a vaga de titular e se tornou um dos jogadores mais importantes taticamente. Para integrantes da comissão técnica, ’um cara imprescindível’ ao esquema.

Fellype evoluiu com Oswaldo no Japão, é um jogador moderno, sabe atacar, marcar e precisa apenas de ‘ajustes’ no condicionamento físico, uma vez que raramente completa um jogo sem ser substituído.

Fellype aprovou e deixa o Botafogo com portas abertas. Foi uma gratíssima surpresa.

Oswaldo de Oliveira diz que Vitinho pode fazer a função de Fellype. Só o tempo dirá.

A diretoria comemora. O dinheiro da negociação servirá para colocar parte da dívida com o elenco em dia. A situação incomodava aos jogadores e a venda de Fellype chega em ótima hora.

O Botafogo perde dentro de campo.

O Botafogo ganha fôlego financeiro com a saída de Fellype Gabriel.

Montenegro, sobre Engenhão: 'É uma vergonha o que fizeram'

Carlos Augusto Montenegro é um dos maiores defensores da devolução do estádio à prefeitura do Rio de Janeiro, principalmente após a constatação de problemas na estrutura




Carlos Augusto Montenegro - (foto: Fernando Soutello/AGIF)
Montenegro revoltado com estágio
 atual do Engenhão (Foto:
Fernando Soutello/AGIF)
Um dos maiores defensores da devolução do Engenhão à prefeitura do Rio de Janeiro, o ex-presidente do Botafogo e conselheiro do clube Carlos Augusto Montenegro expressou toda a sua revolta com o fechamento do estádio, devido à suposta irresponsabilidade das construtoras.

– É uma vergonha o que fizeram. Digo isso como cidadão antes de falar como botafoguense. O dinheiro gasto para fazer esse elefante branco foi maior até do que o programado inicialmente. O Botafogo pegou o estádio na boa vontade, mas foi ludibriado. Sempre foi o último a saber de tudo. É uma vergonha muito grande. Fico triste com isso – disse Montenegro, contrariado.

Enquanto isso, a diretoria alvinegra segue calada e sem se posicionar sobre o assunto. A expectativa é que o presidente Mauricio Assumpção fale até o fim da semana sobre qual serão os próximos passos do clube.

Montenegro acha que Engenhão será devolvido ao Botafogo apenas em 2017


Mandatário acredita que estádio ficará fechado até o encerramento das Olimpíadas e Paralimpíadas.


  •  Atualmente a concessão do Engenhão suspensa até que o estádio possa voltar a ser utilizado, o Botafogo ainda não cogita devolvê-lo de vez à prefeitura. De acordo com Carlos Augusto Montenegro, muitas pessoas ainda têm o pé atrás para tomar essa decisão.

– Vejo muitos botafoguenses que não são partidários da devolução. Parece que querem conviver com essa vergonha. Ele vai fechar até 2015 e depois tem de deixar ele livre para usarem na Olimpíada e na Paralimpíada. Com isso, o Botafogo só vai ver o estádio em 2017! - disse Montenegro, que não acredita que o estádio seja petrimônio do Botafogo:

- Quem não quer que devolva, fala que é nosso patrimônio, mas não é. Isso está ficando vergonhoso e gerando um prejuízo enorme ao clube.

Leia mais no LANCENET!