Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Bruno Mendes vai do céu ao inferno em dez meses no Botafogo

Após início meteórico com gols e conquista da torcida, jogador passa a ser uma das últimas opções no ataque alvinegro




HOME Bruno Mendes - Botafogo(Foto: Wagner Meier/AGIF)
Bruno Mendes não vem passando
 por um bom momento no Botafogo
(Foto: Wagner Meier/AGIF)
Bruno Mendes chegou ao Botafogo em setembro do ano passado, cheio de pompas e circunstâncias. Artilheiro nas categorias de base do Guarani e uma peça importante no time vice-campeão paulista de 2012, o jogador foi comprado por um grupo de investidores, que o registrou no Macaé e o emprestou ao Alvinegro.

Em outubro, ele entrou no time já balançando as redes. Com cinco gols marcados em cinco partidas, o atacante rapidamente virou o xodó dos botafoguenses e do treinador Oswaldo de Oliveira.

Porém, no fim de 2012, quase teve o contrato com o Glorioso rescindido. Em virtude de uma dívida do Bugre com o ex-zagueiro Andrei, o atacante teve o contrato com o Botafogo interrompido. Em acordo com a Justiça, a equipe do Sul Fluminense assumiu a dívida, e o compromisso com o Botafogo foi reativado.

Convocado para o Sul-Americano Sub-20, na Argentina, Bruno Mendes prometia ter uma temporada ainda mais promissora. No entanto, em virtude da péssima campanha da garotada, o jogador - assim como Dória e Jadson - voltou com o moral abalado.

Mas a confiança de Oswaldo em seu futebol permaneceu. Seu desempenho, no entanto, já não era o mesmo. O primeiro gol  dele no ano pelo Botafogo só saiu contra o Audax, na 4ª rodada da Taça Guanabara. Depois, o camisa 38 voltou a balançar as redes em abril na última rodada da Taça Rio, quando o clube mandou os reservas a campo no confronto contra o Volta Redonda.

Um outro detalhe também pode ser encarado como um dos motivos pela queda do atacante. Quando veio para o Botafogo, o empresário de Bruno Mendes era Gustavo Arribas, sócio da empresa Haz, que comprou os direitos econômicos dele. O atacante, porém, mudou a equipe de assessoria dele e atualmente é agenciado por Juan Figer. Após a troca, a carreira não prosperou como esperava-se, a ponto de o treinador Oswaldo de Oliveira falar em entrevista coletiva que não se opõe a uma saída do camisa 38.

Bruno Mendes: de xodó a uma das últimas opções no Botafogo







Em dez meses, Bruno, que chegou ao Glorioso como herói do ataque, se transformou em apenas uma das úlitmas opções do elenco na posição. Atualmente, ele não vem sendo relacionado para os jogos e, nos treinamentos, trabalha separadamente do grupo.


Marcelo Perillier (RJ) LANCENET! 

Jefferson completará 300 jogos pelo Botafogo e vai receber homenagem

Goleiro foi muito elogiado pelo vice de futebol, Chico Fonseca, que não revelou o que será feito para o jogador nos próximos dias




Jefferson - Treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Jefferson completará 300 jogos pelo
Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Capitão e referência do Botafogo, Jefferson completará contra o Grêmio, no domingo, 300 jogos pelo clube. Assim como Marcelo Mattos e outros atletas que atingem números expressivos com a camisa do clube, o camisa 1 será homenageado pelo Glorioso.

Com muito moral em General Severiano, o goleiro foi elogiado pelo vice-presidente de futebol do clube, Chico Fonseca. Mesmo sem revelar a surpresa que será feita para Jefferson, ele rasgou elogios ao capitão alvinegro:

- O Jefferson é um atleta símbolo do Botafogo, exemplar, um dos melhores atletas que já vi no clube, uma pessoa que merece todo o nosso carinho, respeito e toda homenagem que a diretoria puder fazer, com certeza fará. Não posso ficar falando pois deixará de ser surpresa. Ele merece tudo isso, e um grande time começa com um grande goleiro e isso ocorre com o Botafogo - disse Chico à Rádio Tupi.


LANCENET! 

Elias exalta estreia pelo Botafogo e elogia elenco alvinegro

Jogador comentou o bom tratamento do grupo na chegada dele ao Glorioso




Elias - Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Elias quase marca no primeiro jogo pelo
 Bota (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Além de vencer o Fluminense por 1 a 0 e assumir a liderança do Brasileiro, o jogo na Arena Pernambuco, domingo, marcou também a estreia de Elias com a camisa do Botafogo. O jogador, contratado pelo alvinegro em maio após as boas atuações no Carioca pelo Resende, comemorou bastante essa primeira oportunidade de defender o Glorioso.

- Foi um sonho realizado essa minha estreia pelo Botafogo. Fiquei muito feliz em ter vestido essa camisa. Só tenho a agradecer a todos, que me receberam muito bem - disse o jogador, enaltencendo a capacidade de união do elenco:

- Com um grupo assim, que chega, brinca e conversa, dá vontade de trabalhar. Parece até uma família.



Elias comenta a sua estreia pelo Fogão


O Botafogo treina na manhã desta quarta-feira, no Engenhão, preparando-se para o próximo compromisso, contra o Grêmio, às 16h, no domingo, na Arena do Grêmio, válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.     

Leia mais no LANCENET! 

Antes de pegar o Grêmio, Bolívar diz que Botafogo está com cara de gaúcho

Zagueiro disse que ainda é especial enfrentar o antigo rival; jogador afirma que pela forte marcação, alvinegros têm se assemelhado aos times do Sul




Coletiva do Bolívar - Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Bolívar está motivado para encarar o
Grêmio (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Com cara de time gaúcho. Esta é a opinião de Bolívar sobre o futebol que o Botafogo vem apresentando nesta temporada. Segundo o zagueiro, a forte marcação exercida pelo time de Oswaldo de Oliveira o leva a fazer tal comparação. Com uma história marcante no Internacional, ele se prepara para enfrentar seu maior rival da carreira, o Grêmio, domingo, na Arena do Grêmio, às 16h, pela 7ª rodada do Brasileirão.

- O Botafogo está com cara de time gaúcho. Forte e equilibrado na marcação e rápido nos contra-ataques.  Quando nós (times gaúchos) enfrentávamos um carioca, sabíamos que não eram de muita marcação. Os cariocas jogam mais - disse Bolívar, em entrevista coletiva, nesta terça, no Engenhão.



Bolívar revela o segredo do líder Botafogo






Mesmo tendo jogado grandes partidas contra o Grêmio, o zagueiro afirma que ainda é especial enfrentá-los. Apesar da rivalidade, o jogador diz ter grande respeito pelos tricolores.

- Por tudo que vivi no Internacional, jogar contra por uma equipe do Rio dá um gostinho especial. Tenho respeito grande pelo Grêmio, trabalhei dois anos nas categorias de base e tenho muitos amigos lá. Por ser natural do interior do estado, sei que a família toda vai estar assistindo. É um jogo especial - disse o jogador, falando sobre o reencontro com o técnico gremista, Renato Gaúcho:

- Decidimos o Campeonato Gaúcho de 2011 e o Inter venceu. O Renato era o técnico do Grêmio e Falcão o do Inter, os dois grandes ídolos dos dois clubes eram os treinadores. O Renato tem o time nas mãos. Tem uma equipe competitiva e conta com a admiração de todos.


Alexandre Braz -  LANCENET! 


Reservas e juniores do Botafogo disputam coletivo no Engenhão


Provável substituto de Gabriel contra o Grêmio, Renato participa da atividade. Recuperado de lesão na coxa, Antônio Carlos também treina com o grupo


Com a liderança do Campeonato Brasileiro no bolso, o Botafogo voltou a treinar na manhã desta terça-feira de olho no confronto com o Grêmio, domingo, em Porto Alegre. Os titulares fizeram um trabalho de recuperação física, enquanto reservas e juniores disputaram um coletivo no campo anexo do Engenhão.

Na atividade, o técnico Oswaldo de Oliveira observou a participação de Renato, provável substituto de Gabriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já Lucas Zen, outro candidato, chegou a ir ao Engenhão, mas foi liberado para resolver problemas particulares.

Observado por Oswaldo, Renato participou do coletivo desta terça-feira (Foto: Thales Soares)

A novidade no treinamento foi a presença do zagueiro Antônio Carlos. Ele participou do coletivo e mostrou estar recuperado de uma lesão muscular na coxa direita sofrida na vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, dia 8 de junho. Foi a segunda vez que ele passou pela situação. A primeira aconteceu no dia 24 de fevereiro, no empate em 2 a 2 com o Boavista.

O Botafogo volta a treinar nesta quarta-feira em dois períodos, em General Severiano. O time tem 13 pontos e está na primeira colocação do Campeonato Brasileiro.


Por Thales Soares Rio de Janeiro

A Síndrome da liderança e a força do Fogão!


@felipaodfemBlog do Felipaodf



Dedicação! Esse foi o segredo que os jogadores do Botafogo empregaram na partida contra o “poderoso” Fluminense na disputa da liderança do campeonato, no último domingo, em Recife.

No post do pré-jogo – Quem tem medo do Flu?, não duvidávamos dessa possibilidade: “De qualquer forma, estou otimista quanto a uma vitória sobre o Flu e uma combinação de resultados que nos permita assumir a ponta da tabela de vez. Nada mal para o recomeço dessa boa caminhada do time, até aqui” veja na íntegra o texto e confirme: http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/07/que-venha-o-flu.html

Foi uma aula de marcação e transpiração o jogo todo, até que a Estrela brilhou!

Seedorf, que completava 1 ano de sua apresentação à torcida (07) no Engenhão e vestia a camisa 10 do Fogão pela primeira vez, desferiu um petardo de fora da área que surpreendeu Cavalliere e colocou o Bota na liderança do campeonato. Acabava dessa forma, a “síndrome da liderança”, um mau que assolava o time alvinegro e que consiste em dar mole sempre que a possibilidade de chegar no topo da tabela se apresentava.

Essa possibilidade já havia acontecido no jogo diante do Bahia, pela 5ª. rodada, quando bastava uma vitória pra assumir a ponta e o time jogou muito mal, sendo derrotado por 2×1 pelo tricolor baiano, em Aracaju. O tema voltou repercutir entre os torcedores nas redes, com declarações, invariavelmente, pessimistas.

Essa possibilidade já havia acontecido no jogo diante do Bahia, pela 5ª. rodada, quando bastava uma vitória pra assumir a ponta e o time jogou muito mal, sendo derrotado por 2x1 pelo tricolor baiano, em Aracaju. O tema voltou  repercutir entre os torcedores nas redes, com declarações, invariavelmente, pessimistas... mais »


Entre lições e otimismo, Oswaldo sente o gostinho especial da liderança


Técnico lembra que o Brasileiro ainda está no começo, mas reconhece a sensação positiva do momento do Botafogo: 'Dá vontade de ser campeão'



Oswaldo de Oliveira valoriza a liderança do Bota
(Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)
No ano passado, o Botafogo liderou o Brasileirão nas duas primeiras rodadas. Logo em seguida, no entanto, veio uma derrota por 3 a 2 para o Cruzeiro, de virada, no Engenhão. O time saiu do topo, caiu de rendimento ao longo do campeonato e terminou na sétima colocação, sem conseguir a sonhada vaga na Taça Libertadores.

Agora, o Botafogo assume a liderança do Campeonato Brasileiro na sexta rodada, depois de uma vitória sobre o Fluminense, e tem o Grêmio pela frente no domingo, em Porto Alegre. Com 13 pontos, está um à frente do Coritiba, que enfrenta o Atlético-PR também no domingo, no Couto Pereira.

- É muito bom o gostinho. Dá vontade de ser campeão - afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.

Apesar das palavras positivas em um clube que não conquista o título nacional desde 1995, Oswaldo ainda procura manter os pés no chão. Nesta temporada, o time vem fazendo excelente campanha, com apenas duas derrotas e 22 vitórias, coroadas com a conquista do Campeonato Carioca.

- Claro que é melhor estar lá do que não estar, mas o campeonato ainda está iniciando e muita coisa vai acontecer. Vamos tentar manter esse estado de vitória o maior tempo possível - disse Oswaldo.

Para manter o bom aproveitamento, o treinador precisará fazer mudanças. O volante Gabriel levou o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Fluminense e está fora. Renato e Lucas Zen disputam a posição para o jogo contra o Grêmio. O restante do time deve ser mantido.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Bota mantém escrita de bons inícios no Brasileirão; desafio é manter fôlego


Alvinegro chegou a ser líder nas duas primeiras rodadas do ano passado, mas não teve boa sequência e sequer foi à Libertadores. Marcelo Mattos ressalta união do grupo para mudar de patamar




HOME - Botafogo x Fluminense (Foto: Guga Matos/JC Imagem)
Botafogo vive boa fase até o momento
(Foto: Guga Matos/JC Imagem)
Líder atual do Brasileirão, o Botafogo não estava tão desacostumado a sentir esse sabor, já que foi puxou a tabela nas duas primeiras rodadas do campeonato passado. Mantê-la, porém, é o desafio. Nos últimos anos, as seguidas falhas em momentos-chaves renderam ao clube a fama de ficar no ‘quase’. Lesões, tropeços inesperados em casa ou turbulências internas minaram as campanhas do Alvinegro na competição. Mas neste ano, a história promete mudar.

E quem acredita em um desfecho feliz é o capitão Jefferson, que participou das campanhas recentes do Glorioso no Brasileirão.

– Essa liderança representa a união dos jogadores. Estamos sabendo separar os problemas que enfrentamos trabalho em campo. É um time que chegou para ser campeão. Esperamos chegar ao título e, consequentemente, à Copa Libertadores do ano que vem – afirmou o goleiro, que teve ótima atuação no “Clássico Vovô”, domingo.

O motivo para tanta confiança é a campanha realizada até o momento. Principalmente se for considerado o desempenho contra times considerados favoritos ao título.

Foram três partidas até agora, com duas vitórias contra Cruzeiro e Fluminense, como mandante, e um empate contra o Corinthians, em pleno Pacaembu.

O volante Marcelo Mattos pregou cautela e falou que pensa em um passo de cada vez.

– Não podemos nos precipitar e falar em título ainda. É claro que o Botafogo, por ser o Botafogo, sempre entra nas competições almejando o título. Não tem como ser diferente. Nossa meta é nos mantermos sempre entre os primeiros colocados para, quando chegar na reta final da competição, estarmos com chances reais de terminar em primeiro lugar – comentou o volante, ao LANCE!Net.


Alexandre Braz e Luiz Gustavo Moreira (RJ) LANCENET!