Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Lodeiro coloca Vitinho no topo: 'É o melhor jogador atuando no Brasil'

 

Uruguaio elogia companheiro de Botafogo, cada vez mais consolidado no time titular. Parceiro desde a base, Gabriel também exalta suas qualidades

                                           

Vitinho e Lodeiro gol Botafogo (Foto: Guito Moreto / O Globo)
Vitinho e Lodeiro comemoram um gol do Botafogo
(Foto: Guito Moreto / O Globo)
Elogiado até pelos adversários, o meia Vitinho, de apenas 19 anos, vem ganhando cada vez mais destaque com a camisa do Botafogo nesta temporada, a sua primeira desde o início trabalhando como profissional. Com 11 gols marcados no ano, ele ainda é o jogador do time que mais vezes entrou em campo em 2013, com 37 jogos.
Tudo isso faz com que os companheiros reconheçam o seu talento publicamente. Suas atuações no Campeonato Brasileiro chamam a atenção. Antes mesmo de se firmar como titular com a saída de Fellype Gabriel, ele já despertava o interesse de clubes europeus.

- Ele é um grande jogador, vem crescendo muito rapidamente e se trata de uma coisa muito boa para a gente, que joga ao lado do melhor jogador atuando no Brasil no momento. É uma sorte ter ele no nosso grupo - afirmou Lodeiro, sem meias palavras.

Vitinho tem sido tratado como joia pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que sempre faz questão de deixá-lo livre para desempenhar seu futebol em campo, sempre com responsabilidade. Seedorf já assumiu publicamente sua intenção de ser uma espécie de tutor.

Fora de campo, o nascimento da filha Manuela ajudou no seu amadurecimento. Em 2012, ele havia disputado apenas duas partidas, uma pelo Campeonato Carioca e outra pela Copa do Brasil, sempre entrando no segundo tempo. Ainda ficou no banco em um jogo no Campeonato Brasileiro, mas não foi utilizado.

Quem o conhece há mais tempo já esperava esse sucesso. O volante Gabriel chegou ao clube em 2011, assim como Vitinho, que foi revelado pelo Audax (antigo Sendas), fica satisfeito em ver o sucesso do amigo e companheiro de time.

- Ele chegou junto comigo na base, sempre fomos próximos. Já era um jogador agressivo, técnico e que finalizava com as duas pernas. O futuro dele é brilhante. Não acho que seja uma promessa, já é uma realidade. Todos têm que melhorar sempre, mas o Vitinho tem uma qualidade enorme. Estou feliz com a ajuda que ele tem nos dado em campo - afirmou Gabriel.

Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro

Lodeiro se emociona ao falar sobre seu primeiro gol no Maracanã


Apoiador uruguaio disse que tinha muita vontade de marcar no mítico estádio, onde a seleção de seu país derrotou o Brasil e sagrou-se campeã mundial de 1950



Botafogo x Atlético-MG (Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
Lodeiro marcou o primeiro gol do Botafogo
contra o Galo (Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
O lindo gol marcado por Lodeiro no Maracanã representou muito para o uruguaio. Além de ter sido o primeiro dele no estádio famoso por conta do Maracanazo, foi marcado na mesma baliza que o de Alcides Ghiggia, algoz da Seleção Brasileira na Copa de 1950. Não à toa, a emoção dele ao falar do tento foi grande.

- Esse gol foi muito importante para mim. Queria fazer um gol no Maracanã, de verdade. Esse estádio para nós, uruguaios, tem uma importância muito grande. Era meu quarto jogo e queria muito marcar esse gol. Tinha muita vontade de marcar no Maracanã, pois ele representa muito para mim - afirmou o camisa 14, garantindo que ainda não sonha em repetir um Maracanazo contra o Brasil na Copa do Mundo do ano que vem:

- Não imaginei ainda marcar um gol pelo Uruguai no Maracanã. Assim que saiu o gol ali, só queria voltar a jogar. Se fosse contra o Brasil seria muito igual ao do Ghiggia, mas não sei (risos).

O chute em arco do uruguaio foi de rara qualidade. Ele aproveitou a oportunidade para comentar a finalização, que teve de ser feita com muita concentração para superar Victor:

- Até agora eu fico olhando o gol e vejo que é dificil. Tinha de fazer a curva aberta porque o goleiro é um grande jogador. A bola ficou perfeita para fazer isso. Eu não tinha muita distância para bater forte, aí tentei colocar efeito. Foi um dos mais bonitos que fiz.


 LANCENET! 

Nome de Hyuri aparece no BID e atacante já pode estrear pelo Botafogo


Jogador foi contratado por empréstimo junto ao Audax-RJ e já treina com o elenco alvinegro



Hyuri - Audax (Foto: Divulgação)
Atacante se destacou no Estadual pelo
Audax (Foto: Divulgação)
Se ainda não fez nenhuma contratação de impacto neste segundo semestre, o Botafogo segue reforçando o elenco para dar mais opções ao técnico Oswaldo de Oliveira. E nesta sexta-feira, o nome do atacante Hyuri - contratado por empréstimo de um ano junto ao Audax-RJ - apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Sendo assim, ele já pode fazer sua estreia com a camisa do Glorioso assim que estiver preparado fisicamente. Ele fez seu primeiro treino com bola e ao lado do elenco na última quarta-feira.

O atleta de 21 anos se junta a Rafael Marques, Alex, Elias, Henrique, Sassá e Bruno Mendes como opções para o ataque do Alvinegro. Oswaldo foi o maior entusiasta da sua contratação, após se encantar com as atuações do jogador contra o Botafogo, pelo Campeonato Carioca, e em um jogo-treino disputado durante a paralisação para a Copa das Confederações.


Leia mais no LANCENET! 

Pancada no joelho direito tirou Seedorf do jogo contra o Atlético-MG


Apoiador teve o problema no jogo contra o Internacional, na semana passada, em confronto pelo Campeonato Brasileiro



Seedorf - Treino do Botafogo (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
Seedorf está com dores no joelho direito
(Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
Dores no joelho direito, decorrente de uma pancada sofrida no jogo contra o Internacional, na semana passada. Este foi o motivo pelo qual Seedorf não enfrentou o Atlético-MG, na noite de quinta-feira, na primeira partida entre as equipes pela fase de oitavas de final da Copa do Brasil.

Como ainda não está recuperado do problema, o apoiador continua como dúvida para o próximo compromisso do Botafogo, domingo, às 18h30, no Durival de Britto, em Curitiba, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para este confronto, Julio Cesar, suspenso, não joga.

Além dessa pancada no joelho, Seedorf tem sido poupado de alguns treinos com bola devido ao grande desgaste físico a que tem sido submetido com a maratona de jogos do time na temporada. Por isso, na partida contra o Atlético-Mg, pelo Brasileirão, em Belo Horizonte, o jogador não teve condições de atuar.

Atlético-MG não consegue vencer tabu e perde para o Botafogo


LANCENET! 

VÍDEO Oswaldo enaltece participação da torcida em virada do Botafogo



Oswaldo enaltece participação da torcida em virada do Botafogo






Confiante, Oswaldo minimiza gol do Atlético-MG





LANCE

Sem saber se terá Seedorf, Oswaldo diz não pensar em poupar atletas


Preservado contra o Galo, craque holandês será reavaliado. Técnico diz que Vitinho e Lodeiro rendem melhor ao lado do camisa 10




Oswaldo pensativo durante o jogo contra
o Galo (Foto: Guito Moreto / O Globo)
O técnico Oswaldo de Oliveira ainda não tem certeza se poderá contar com Seedorf na partida contra o Atlético-PR, domingo, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro. Por causa de dores no joelho direito, ainda consequência de um lance contra o Inter, o camisa 10 não entrou em campo na vitória sobre o Atlético-MG por 4 a 2, quinta, no Maracanã, para correr o risco de agravar o problema. Ele fará tratamento até a hora do jogo contra o Furacão.

Perguntado sobre a chance de poupar alguns titulares no Brasileiro de olho no jogo de volta contra o Galo, na próxima quarta, Oswaldo descartou a hipótese. Os titulares que não tiverem problemas físicos vão para campo.

- O Seedorf está evoluindo e vamos aguardar até domingo. Não tem como antecipar nada. Não podemos nos dar ao luxo de poupar jogadores, não passa pela nossa cabeça. Quem não puder não vai jogar, mas quem estiver pronto, vai. Temos um trabalho de preparação física excelente para estes atletas.

O treinador comentou sobre o desempenho do time sem o holandês na partida contra o Atlético, e em especial a participação de Vitinho e Lodeiro. Ambos foram bem, mas Oswaldo acredita que eles rendem melhor quando estão com o camisa 10 perto deles.

- As melhores partidas do Vitinho e do Lodeiro foram com Seedorf. A medida que vão amadurecendo, jogam bem sem ele também. Hoje foram muito bem, mas acho que foram melhores quando estiveram com o Seedorf. O Lodeiro oscila, jogador não é uma máquina. Ele sofre interferência direta das convocações para seleção uruguaia, afeta ele. Hoje, com uma sequência, já esteve melhor e espero que prossiga sim.

O Bota é o líder do Brasileiro com 29 pontos, um a mais do que o Cruzeiro, que no sábado enfrenta a Ponte Preta no estádio Moisés Lucarelli.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Atuações: Vitinho e Lodeiro lideram o Bota, e Ronaldinho vai bem no Galo



Dupla alvinegra comanda a maioria das ações do time da casa, enquanto o Gaúcho é a fonte de criatividade mineira com bons passes e inteligência








JEFFERSON - GOLEIRO
Não foi muito exigido durante o jogo e não teve chances de defesa nos gols do Atlético.
Nota - 6,0

GILBERTO - LATERAL-DIREITO
Atuação um pouco abaixo das anteriores. Sua maior dificuldade foi na recomposição defensiva nos rápidos contra-ataques do Galo.
Nota - 5,5

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Depois de um primeiro tempo em que demorou a achar os homens de frente do Galo, melhorou e conseguiu desarmes importantes.
Nota - 6,5

DÓRIA - ZAGUEIRO
Assim como seu companheiro, cresceu no jogo depois de um início mais instável. Bem nos confrontos diretos com os atacantes.
Nota - 6,5

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Tímido no ataque, teve alguns problemas nas jogadas em alta velocidade do Galo, principalmente com Luan e Fernandinho.
Nota - 5,5

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Trabalho importante na marcação no setor de criação do Galo, especialmente em Ronaldinho.
Nota - 6,5

GABRIEL - VOLANTE
Desdobrou-se na cobertura pelos dois lados e deu boa dinâmica ao meio de campo alvinegro.
Nota - 6,5

LODEIRO - MEIA
Foi o jogador com o qual a torcida se acostumou no Carioca. Teve boa movimentação, marcou um gol, e chutou a bola no gol contra de Leonardo Silva.
Nota - 8,0

VITINHO - MEIA
Além de dribles bonitos e finalizações perigosas, iniciou os lances de três gols do Botafogo e fez o seu perto do fim.
Nota - 8,5

LUCAS ZEN - VOLANTE
Entrou aos 43 minutos do segundo tempo e pouco fez.
Sem Nota

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Mais uma vez atuou pelos lados e foi bem. Esbanjando confiança, marcou mais um gol no ano.
Nota - 7,5

ALEX - ATACANTE
Preso entre os zagueiros, teve atuação discreta. Ainda sem o ritmo ideal, teve dificuldades de dar sequência nos lances e fazer as jogadas de pivô.
Nota - 5,0

HENRIQUE - ATACANTE
Entrou no lugar de Alex aos 37 minutos do segundo tempo.
Sem nota



VICTOR - GOLEIRO
Quando o Botafogo acertou o gol, a bola entrou, mas não pode ser culpado em nenhuma das quatro vezes - em duas houve desvio.
Nota: 5,5

MARCOS ROCHA - LATERAL-DIREITO
Marcou o primeiro gol do Galo e esteve bem no apoio no primeiro tempo. Depois, sumiu.
Nota: 6,0

LEONARDO SILVA - ZAGUEIRO
Bom na bola alta, mas comprometeu a atuação com um gol contra de pura infelicidade, além da dificuldade para conter o ímpeto do rival nos 45 minutos finais.
Nota: 4,5

RÉVER - ZAGUEIRO
Primeira etapa acima da média, mas, como toda a defesa, caiu demais no segundo tempo e bateu cabeça.
Nota: 5,0

JUNIOR CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Conseguiu uma bela jogada no início, mas foi discreto no restante da partida.
Nota: 5,5

PIERRE - VOLANTE
Muita dificuldade para proteger a defesa e erros de passes. Perdeu a bola no quarto gol.
Nota: 4,0

JOSUÉ - VOLANTE
Também não soube reduzir o espaço no meio de campo e sobrecarregou a zaga. Com a bola, foi melhor que o companheiro.
Nota: 4,5

GUILHERME - MEIA-ATACANTE
Teve o mérito de fazer o segundo gol nos 20 minutos em que jogou e evitar um prejuízo maior.
Nota: 6,5

RONALDINHO - MEIA
Duas assistências e muita categoria quando a bola caiu em seus pés.
Nota: 7,0

FERNANDINHO - MEIA
Ainda tenta se acertar na nova equipe. Começou bem, com tabelas, mas, apesar da luta, aos poucos foi se apagando no ataque.
Nota: 5,5

NETO BEROLA - ATACANTE
Tentou imprimir mais velocidade e conseguiu duas boas jogadas
Nota: 6,0

LUAN - ATACANTE
Muita correria e algumas jogadas produtivas. Mas perdeu duas chances e desperdiçou contragolpes também.
Nota: 5,0

JÔ - ATACANTE
Perdeu o duelo com a zaga carioca e esteve apagado.
Nota: 4,0

ALECSANDRO - ATACANTE
Entrou com pouco tempo e não acrescentou.
Sem Nota

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Sem Seedorf, mas com brilho de Vitinho, Bota vence o Galo por 4 a 2


Jovem tem atuação destacada e deixa o sua marca na vitória do Glorioso. Gol no fim mantém esperança do Galo de ir às quartas da Copa do Brasil


o personagem

Vitinho
Com participação em três dos gols e tendo feito ele mesmo o quarto, em belo chute de fora, a revelação do Botafogo assume papel de protagonista no time.

iluminado

Guilherme
O atacante entrou no segundo tempo e, aos 44, bateu na saída de Jefferson para marcar. O gol tornou a missão do Galo menos ingrata para o jogo de volta.

maestro

Lodeiro
Na ausência de Seedorf, o uruguaio chamou para si o comando do time do Botafogo. Além de ter feito um belo gol, foi eficaz durante todo jogo.

O Botafogo mostrou que, apesar da liderança de Seedorf, hoje possui um time com padrão de jogo capaz de falar por si. Sem o holandês, que ficou fora com dores no joelho, mas liderado por grande atuação do discípulo Vitinho, o Alvinegro venceu o Atlético-MG por 4 a 2, no Maracanã, de virada, e conquistou boa vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Motivo de festa para a maioria dos 16.153 torcedores (com renda de R$ 668.975,00) que pagaram ingresso na noite desta quinta-feira e aplaudiram a jovem estrela da companhia, com direito a gritos de "olé".

Vitinho coroou uma grande noite com um gol, o quarto, mas fez bem mais: movimentou-se muito, passou boa parte do tempo com a bola nos pés e teve participação nas jogadas dos outros três gols, marcados por Lodeiro, Leonardo Silva (contra, após cruzamento de Lodeiro) e Rafael Marques. Para o Galo, fizeram Marcos Rocha e Guilherme, este último já no finzinho, gol que mantém o Galo com chances palpáveis no confronto. Seedorf, que assistiu à partida da tribuna, já não havia jogado no primeiro encontro entre os times nesta temporada, no dia 7 de agosto, pela 12ª rodada do Brasileiro. Na ocasião o Glorioso também atuou bem e sofreu um gol de empate (2 a 2) no último lance da partida disputada no Independência. Lodeiro também deixou sua marca em Minas Gerais.

O Botafogo agora pode até perder por um gol de diferença na partida de volta, na próxima quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no estádio Independência, em Belo Horizonte, que garante a classificação para as quartas de final. Ao Galo resta a missão de vencer por dois gols para buscar a vaga. O vencedor desta série pega o time que passar do confronto entre Flamengo e Cruzeiro.

Destaque da partida, Vitinho não deixou de lembrar de Seedorf e ressaltou a importância do mentor em seu amadurecimento como jogador.

- Seedorf não pode jogar, não está se sentindo bem. Mas ele tem participação em tudo que está acontecendo na minha vida. O time está de parabéns pela partida que fez hoje, pela determinação. Tive a oportunidade de finalizar no gol e acertar um belo chute.

Ronaldinho admitiu que o resultado não foi bom, mas destacou os gols fora de casa para manter a esperança em uma virada do Galo, como tem sido a característica do time na temporada, em especial na campanha do título da Taça Libertadores.

- Tem que ser (com sacrifício), como foi em toda a nossa campanha da Libertadores. Não foi um bom resultado, mas fizemos dois gols fora de casa, e isso é importante na Copa do Brasil. Vamos entrar no Horto para fazer dois e tentar a classificação.

No fim de semana, os times voltam, a atuar pelo Campeonato Brasileiro. No domingo, o Botafogo visita o Atlético-PR no estádio Durival de Brito, às 18h30m (de Brasília), enquanto o Galo recebe a Portuguesa no Independência, às 16h (de Brasília).

Vitinho e Lodeiro comemoram um dos gols do Botafogo contra o Galo (Foto: Guito Moreto / O Globo)
Galo começa melhor, e Bota se recupera

A etapa inicial se dividiu em duas partes. No início, um Galo mais ligado, bem coordenado na marcação, para a roubada de boa e saída veloz nos contra-ataques. O Botafogo era o oposto. Ainda tentava descobrir como jogar sem seu coordenador holandês. A marcação sobre Ronaldinho não chegava a ser individual, mas tinha Gabriel quase o tempo todo por perto. Mas os espaços entre os zagueiros e o meio-campo estavam lá para os outros atleticanos aproveitarem. O primeiro aviso veio na arrancada de Fernandinho, desde o grande círculo, que por pouco não entrou. Na próxima, o contra-ataque mortal do Atlético-MG parou no fundo da rede de Jefferson. De Luan para Ronaldinho, e um tapa de primeira para Marcos Rocha. O lateral bateu rasteiro, na saída de Jefferson, e correu para o abraço.

O golpe parece ter acordado o Botafogo. Subitamente, a marcação avançou, e a lentidão foi substituída por uma movimentação mais intensa no ataque. O atacante Alex, que substituiu Seedorf, tentava fazer o pivô na frente da área, e Rafael Marques e Vitinho mudavam de lado constantemente. Com a chegada de Lodeiro, que assumiu a função de organizador que normalmente fica com o holandês, o Botafogo chegou ao empate. Um belo chute do uruguaio após troca de passes, colocado, não deu chances ao arqueiro Victor. A pequena torcida presente ao Maracanã se animou, e o time também. No minuto seguinte, Vitinho quase virou em chute rasteiro. O Galo seguia com a estratégia do contragolpe, e se Luan não errasse o último passe, Ronaldinho teria deixado o seu.

Dois gols em dez minutos

Ronaldinho Gaúcho recebe o combate de Marcelo Mattos (Foto: Guito Moreto / O Globo)
Ajudou muito na estratégia do Botafogo que o segundo gol tenha saído logo no início da segunda etapa. Vitinho conseguiu grande virada de bola para Lodeiro, que na lateral bateu rasteiro para dentro da área. Leonardo Silva tentou cortar e colocou para dentro. Cheio de confiança, o time de Oswaldo de Oliveira foi para cima em busca de ampliar a vantagem. Mais uma vez a jogada começou pelos pés de Vitinho, e Rafael Marques chutou colocado. A bola ainda bateu em Junior Cesar antes de entrar. Em dez minutos, o Botafogo tomou o controle da partida e colocou o Galo em situação complicada, mesmo para o jogo de volta.

Até por isso, o técnico Cuca saiu em busca de mais um gol, que atenuasse a desvantagem mineira. Colocou Guilherme no lugar de Josué e Neto Berola na vaga de Fernandinho. O Galo aumentou seu volume de jogo e passou a se aproximar perigosamente da área do goleiro Jefferson. O Botafogo, por sua vez, seguia apostanto na coletividade. Melhor exemplo foi a jogada ensaiada em cobrança de falta, que colocou Rafael Marques na cara de Victor. Desta vez, o goleiro pegou. No entanto, ele não conseguiu evitar o quarto gol um pouco mais tarde, em chute preciso de Vitinho da entrada da área. O Galo parecia abatido, mas conseguiu forças para arrancar mais um gol fora de casa, com Guilherme, que recebeu livre na área e tocou fora do alcance de Jefferson. O tento reacendeu a esperança de chegar às quartas de final, embora a vantagem seja toda do Botafogo na próxima quarta-feira.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro