Páginas

domingo, 15 de setembro de 2013

Botafogo vence Santos na Vila Belmiro e mantém caça ao Cruzeiro


Com dois gols de Elias, time carioca ganha por 2 a 1 e agora pega o líder no Mineirão. Peixe cai para a nona colocação



nome do jogo
Elias
Elias voltou a jogar bem. Fez os dois gols do Botafogo em quatro conclusões a gol - mesmo número de Rafael Marques, outra peça central do ataque alvinegro.


foi bem

Cicinho
A vitória do Botafogo não deve ocultar a atuação de Cicinho pelo Santos. Fez a jogada do golaço de Cícero e deu a Thiago Ribeiro duas chances de marcar.


jogão

Lado a lado
Foi um jogo muito vivo na Vila Belmiro, especialmente no primeiro tempo. A partida teve 27 conclusões a gol - 13 do Santos e 14 do Botafogo.

O Botafogo, feito zagueiro dos mais chatos, não dá espaço ao Cruzeiro, bufa no pescoço do líder, não permite que ele fuja. Se a Raposa ganha, o Alvinegro ganha também. A perseguição do vice ao ponteiro do Brasileirão teve novo episódio neste domingo, na Vila Belmiro, com vitória de 2 a 1 sobre o Santos. Elias fez os gols gols do time carioca, e Cícero descontou para o Peixe. Foi a quarta rodada seguida em que Botafogo e Cruzeiro venceram juntos. Detalhe: eles se enfrentam na próxima quarta-feira, no Mineirão.

Elias comemora: foram dele os dois gols da vitória do Botafogo (Foto: Luiz Fernando Menezes / Agência estado)
O resultado referendeu a solidez do time carioca. O Santos não jogou mal. Mas os visitantes, certeiros, fizeram valer sua melhor montagem, sua construção mais edificada. O ótimo jogo na Vila Belmiro permitiu que a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira subisse para 42 pontos - quatro atrás do líder. O Santos, com 28, caiu para nono - mas ainda tem um jogo a recuperar. Na próxima rodada, a equipe da Vila visita o Grêmio na Arena. O jogo é na quarta-feira.

A derrota santista representou a quebra da invencibilidade de mais de um ano do Peixe em casa. O Botafogo não vencia no estádio desde 2001.

Intensidade

Só no primeiro tempo, foram 17 finalizações no duelo entre Santos e Botafogo. O número dá uma ideia da intensidade (e da qualidade) da partida na Vila Belmiro. Especialmente nos primeiros minutos, o jogo impressionou pela sucessão de chances criadas, pela agilidade na troca de passes, pela velocidade de raciocínio. Um time atacava, o outro reagia; um time reagia, o outro contra-atacava.

O Santos criou mais. O Botafogo criou melhor. O time da casa agrediu especialmente com Cicinho, ótima válvula de escape pela direita. Em chute dele, Thiago Ribeiro chegou um piscar de olhos atrasado - teria feito o gol. O atacante, livre, depois perderia grande chance em nova jogada do lateral. Jefferson não teve paz. Fez enorme defesa em cabeceio de Leandrinho e viu pancada de Alisson raspar o travessão.

Mas foi o Botafogo, mais organizado, mais mecânico, quem encontrou o gol. Foi aos 33 minutos. Julio Cesar apareceu bem na esquerda e mandou na área. Rafael Marques cabeceou, mas Aranha salvou. No rebote, quase sobre a linha, Elias completou: 1 a 0.

Vitória garantida

O início do segundo tempo deu a impressão de que o time carioca poderia cozinhar o Santos em fogo baixo na Vila Belmiro. Mas os visitantes fizeram mais do que isso. Amordaçaram o adversário, tomaram conta do campo e logo deram novo golpe. Aos 11 minutos, Renato abriu bem na direita para Hyuri. O cruzamento foi na cabeça de Elias, preciso na conclusão: 2 a 0.

O porém é que o Santos não merecia uma morte tão precoce. Seria injustiça com ele. Cícero, aos 22, encaixou uma pancada de canhota. Foi um chute raro: forte, em diagonal, teleguiado, a quase 128km/h. Golaço. Mais uma vez, a origem da jogada foi o lateral-direito Cicinho.

O jogo ficou aberto. Edílson, de falta, mandou no travessão do Santos. E o Peixe seguiu tentando vazar outra vez a zaga adversária. Mas sem sucesso. Sólido, o Botafogo assegurou a vitória e manteve a caça ao Cruzeiro.

Por GLOBOESPORTE.COM Santos

Com Hyuri em alta, Botafogo visita Santos, berço de jovens promessas


Jovem virou xodó da torcida carioca com gols decisivos. Neste domingo, visita o estádio onde já surgiram nomes como Pelé, Robinho e Neymar



Gabriel e Hyuri, as duas grandes promessas de
Santos e Botafogo (montagem globoesporte.com)
Com três gols em três jogos, Hyuri deixou o anonimato para virar o novo xodó da torcida do Botafogo. Neste domingo, às 18h30m (de Brasília), pela 21ª rodada do Brasileirão, o jovem, que completa 22 anos no próximo dia 26, terá a missão de ser um dos líderes do time carioca diante do Santos, na Vila Belmiro, palco que, desde a era Pelé, acostumou-se a ser o berço de grandes promessas – muitas delas que se tornaram realidade – do futebol brasileiro. Que o digam Pita, Juary, Robinho, Diego, Neymar...

O oportunismo de Hyuri foi decisivo em duas das últimas três vitórias do Botafogo no Brasileirão, contra Coritiba (3 a 1) e Corinthians (1 a 0). Com auxílio do atacante, o time da Estrela Solitária, que soma 39 pontos e iniciou a rodada em segundo lugar, pretende dar sequência à perseguição ao líder Cruzeiro, que venceu o Atlético-PR no sábado e abriu sete pontos de vantagem. Para isso, terá de quebrar um longo jejum contra o rival, pois não vence na Vila desde 2001.

O Santos, por sua vez, apega-se ao retrospecto em casa para se reabilitar no Brasileirão. O Peixe, que vem de derrota para o Flamengo (2 a 1) no Rio de Janeiro, encerrou a 20ª rodada em sétimo lugar, com 28 pontos, e confia na invencibilidade de mais de um ano na Vila para se reaproximar do G-4. E se o Bota tem Hyuri, o Alvinegro também confia em seus garotos, como Alison e Gabriel, possíveis titulares - o técnico Claudinei Oliveira fez mistério e não revelou a escalação.

O PremiereFC 1 transmite a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, com vídeos, em Tempo Real.


Santos: as duas principais dúvidas do técnico Claudinei Oliveira são Arouca e Montillo. Recuperados de lesão, treinaram durante a semana, restando saber se começarão a partida como titulares ou no banco. O Peixe deve atuar com: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Mena; Alison, Renê Júnior (Arouca), Cícero e Renato Abreu (Montillo); Thiago Ribeiro e Gabriel.

Botafogo: a equipe tem a volta de Jefferson. O goleiro estava a serviço da Seleção e ficou fora dos últimos quatro jogos. Por outro lado, o técnico Oswaldo de Oliveira perdeu Lodeiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O time vai a campo com Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Hyuri, Seedorf e Rafael Marques; Elias.



Santos: Giva (ombro esquerdo), Alan Santos (coxa esquerda), Marcos Assunção (joelho direito), Gustavo Henrique e Jubal (com a seleção brasileira sub-20)

Botafogo: Lodeiro, suspenso, é o principal desfalque. Oswaldo também não conta ainda com Gilberto e Gabriel, que se recuperam de lesões musculares, além de Lucas, que sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo, e Cidinho, submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo.


Santos: Aranha, Arouca, Cícero, Cicinho, Durval, Neilton, Rafael Galhardo e Thiago Ribeiro.

Botafogo: Bolívar, Dória, Edilson, Gabriel, Lucas e Renan.


André Luiz de Freitas Castro (GO) apita o jogo, auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Nadine Schramm Câmara Bastos (SC). O árbitro trabalhou em oito partidas neste Brasileiro. André de Freitas aplicou 4,1 cartões amarelos em média e dois vermelhos (0,3 por partida). Ainda marcou média de 27,1 faltas por jogo e assinalou um pênalti (0,1 por partida). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,6 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.


Santos: ainda não perdeu como mandante neste Brasileirão. Foram quatro vitórias e cinco empates. Tem a segunda defesa menos vazada (17 gols sofridos em 19 jogos), mesmo sendo a quarta equipe que menos faltas cometeu (15,84 por jogo). É a sétima que mais roubou bolas de adversários (13,68) e a oitava que mais finalizações sofreu (12,16), mas é também a quinta com melhor índice de finalizações certas sofridas (34,2) e a segunda com melhor índice de finalizações sofridas que viraram gol (7,4%).

Botafogo: já venceu quatro como visitante (Criciúma, Portuguesa, Vasco e Ponte Preta). É o quarto melhor ataque (33 gols marcados em 20 jogos) e o terceiro time que mais finalizações fez (13,70/jogo), além de ter o sexto melhor índice de finalizações certas (38,7%) e o sétimo melhor índice de finalizações que viraram gol (12,0%). No Brasileirão, em 24 jogos com mando do Santos, foram 11 empates, nove vitórias do Peixe e quatro vitórias do Botafogo.



Botafogo e Santos se enfrentaram no Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, pela 20ª rodada do Brasileirão de 2005. Em campo, muito equilíbrio e empate em 3 a 3. Emerson e Alex Alves (2) foram às redes pelo time carioca. Já Ricardinho, Diego e Elton marcaram para o Peixe. Os dois times acabaram com expulsos: Scheidt (Botafogo) e Flávio (Santos).Clique e saiba mais sobre este jogo no Futpédia.

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP