Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Seedorf comemora sucesso após ' decisão de risco' de jogar no Brasil


Em entrevista à revista 'France Football', holandês fala pela primeira vez do receio de atuar no país e elogia Oswaldo de Oliveira: 'Me deu novo impulso'




Campeão carioca, vice-líder do Campeonato Brasileiro, referência para jogadores e crianças... A fama após um ano e dois meses desde que chegou ao Brasil para defender o Botafogo chama a atenção e desperta a curiosidade da imprensa mundial. A revista francesa "France Football" foi a mais recente a vir ao Rio de Janeiro para uma entrevista com o holandês no Copacabana Palace. À reportagem, publicada neste mês de setembro, o craque de 37 anos comemorou o sucesso na terra que chama de "Meca do futebol", voltou a salientar as diferenças do esporte praticado no Brasil para o da Europa, rebateu as críticas de que o país é reduto para jogadores veteranos, elogiou o técnico Oswaldo de Oliveira e falou pela primeira vez sobre o receio que teve antes de aceitar a proposta do clube carioca.

Em pouco mais de um ano, Seedorf virou ídolo da torcida do Botafogo (Foto: Satiro Sodre / SSPress)
Ao ser questionado sobre o motivo pelo qual escolheu disputar um campeonato praticamente sem europeus, Seedorf falou que não recebeu muitas oportunidades em sua última temporada no Milan (2001-12), da Itália, e que precisava mudar de ares para manter sua motivação. Mas o jogador, apesar de ser casado com uma brasileira (Luviana), admitiu que foi uma "decisão de risco" aceitar a proposta depois de 20 temporadas na Europa e após um "namoro" de dois anos com o Botafogo.


Foi uma escolha difícil, com um pouco de risco, mas no final tudo
é quase perfeito aqui. Brasil é realmente a "Meca do futebol", e receber uma recepção como foi dos torcedores, não só do Botafogo mas de todo país, é inacreditável" 
Seedorf, sobre aceitar a proposta do Botafogo após dois anos de namoro com o clube


- Eu decidi procurar por um novo desafio em um país onde o futebol é valorizado. Foi uma escolha difícil, com um pouco de risco, mas no final tudo é quase perfeito aqui. (...) Viver no Brasil hoje é como um sonho. Para mim, é uma grande experiência na terra do futebol. Brasil é realmente a "Meca do futebol", e receber uma recepção como foi dos torcedores, não só do Botafogo mas de todo o país, é algo inacreditável - revelou o holandês, mostrando-se surpreso ao ser informado pela imprensa francesa de que muitos recém-nascidos no país estão sendo batizados com o seu nome.

Um dos responsáveis por sua adaptação ao futebol nacional é Oswaldo de Oliveira. O holandês, que fala sete idiomas (português, holandês, francês, inglês, italiano, espanhol e o crioulo), disse que o entendimento com o comandante de uma equipe é essencial para o rendimento individual e coletivo.

- Geralmente, eu entendo muito rápido o que os treinadores pedem, e quanto mais antenado com o técnico, mais fácil se é para implementar as orientações. Esse é o caso aqui no Botafogo. O Oswaldo me deu um novo impulso, uma nova vida, até. Foi fundamental para a minha evolução pessoal aqui - elogiou.

Holandês se sente em casa no Rio de Janeiro
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Uma das perguntas mais respondidas por Seedorf em entrevistas, a comparação do futebol brasileiro, mais técnico, com o europeu, mais tático, voltou a ganhar destaque nas palavras do jogador, que também usou o forte calor do país para justificar porque a velocidade do esporte não mantém tanta intensidade como na Europa. Porém, o holandês defendeu o futebol nacional dos questionamentos com relação aos veteranos como Juninho Pernambucano (38 anos), Zé Roberto (39) e Ronaldinho Gaúcho (33) ainda jogam em alto nível no país.

- Mas isto não só no Brasil especialmente. Veja Ryan Giggs (39 anos), do Manchester United. Se nós prestarmos atenção em seu corpo, não aparenta a idade que tem. Com experiência, você não precisa correr muito, você se torna um melhor jogador com melhor posicionamento e sendo mais eficiente. Costacurta (ex-Milan, que jogou até os 41 anos) e Cafu (que jogou até 38), também demonstraram isso no final.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Lodeiro afirma que recusou propostas por ter compromisso com o Botafogo e com a torcida

Apoiador uruguaio recebeu proposta de um clube russo, que cobriu o valor de sua multa rescisória. Entretanto, ele preferiu ficar para tentar os títulos do Brasileiro e da Copa do Brasil




Na contramão da opção feita por alguns companheiros de Botafogo, que aceitaram propostas do exterior nesta temporada, Lodeiro recusou várias ofertas de clubes europeus – a última de uma equipe russa. Tudo para seguir a caminhada em busca de se tornar ídolo da torcida, lutar por títulos e marcar o nome na história da equipe alvinegra.

A proposta que veio da Rússia era para um contrato de cinco anos e um salário três vezes superior ao que o jogador recebe atualmente no Brasil. Mas o que teria levado Lodeiro a fazer diferente, dizer não aos europeus e permanecer em General Severiano? O LANCE!Net foi à casa dele, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para falar com apoiador, que explicou a decisão.


– O Botafogo é minha casa. Tive uma proposta séria, que pagaria a cláusula contratual. Era só eu assinar e ir embora. Mas, primeiro, tenho compromisso com meus companheiros, com o Botafogo e com a torcida. Tenho muito sonhos para realizar aqui. Quero brigar até o fim pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil, coisas que dinheiro algum pode pagar – contou Lodeiro.

A negociação de Lodeiro estava praticamente decidida, mas, na última hora, o gerente executivo do clube, Aníbal Rouxinol, e o empresário de meia, Gerardo Cano, decidiram em reunião pela permanência em General Severiano.

– Foi difícil, tem muitas coisas e você tem de colocar na balança. A questão financeira iria solucionar minha vida neste aspecto. Existem muitas pessoas que gostaria de ajudar. Mas minha gana era ficar aqui. Foi difícil, mas estou no caminho certo. O Botafogo é minha casa. Vou para o clube e fico feliz – disse.

Já Aníbal destacou a boa relação entre a direção do Botafogo, Lodeiro e o empresário dele para a permanência do uruguaio no clube.

– Não aumentamos em nada o salário dele. Ele e o Gerardo (Cano) confiaram no nosso projeto. Na questão financeira não daria para competir – disse Aníbal ao L!Net.


Alexandre Braz e Luiz Gustavo Moreira - (RJ) LANCENET! 

Chegou a hora! Botafogo e Cruzeiro fazem duelo de titãs no Mineirão

Alvinegro não encara jogo como final, enquanto Raposa sonha em se distanciar





Apresentação Cruzeiro x Botafogo
Palco histórico do futebol brasileiro, o Mineirão receberá nesta quarta-feira um dos maiores confrontos da temporada. Líder do Brasileirão, o Cruzeiro, terá pela frente ninguém menos do que o segundo colocado, o Botafogo. A partida é considerada como uma "final antecipada" por grande parte das torcidas, mas é vista com olhos mais tranquilos pelos elencos. A partida, que começa ás 21h50, terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net.

De um lado, Marcelo Oliveira opta pelo retorno de Ceará ao time titular em detrimento de Mayke. Por sua vez, Oswaldo de Oliveira não terá a sensação Dória e se vê obrigado a lançar André Bahia. Com mudanças ou não, a tendência é que o futebol mostrado por ambos os times seja o mesmo que vem encantando o Brasil.

Mudança importante

Em time que está ganhando também se muda. Pelo menos é que o Marcelo Oliveira deverá fazer para a partida contra o Botafogo, nesta quarta-feira. Conforme adiantado pelo treinador, Ceará deverá retornar ao time principal do Cruzeiro, enquanto Mayke volta para o banco de reservas. Esta deverá ser a única mudança na equipe celeste para o confronto decisivo diante do time carioca.

Em clima de decisão, os jogadores prometem espírito de muita luta contra o vice-líder do Brasileiro, mas não querem perder o foco e manter o bom futebol que o time tem mostrado principalmente dentro de casa.

- Este é o jogo que pode definir uma distância boa para o segundo colocado. Temos de ficar atentos para vencer dentro de casa. Não podemos modificar nosso modo de jogar, principalmente dentro de casa. Temos que ter a mesma pegada, a mesma atenção, para sair com a vitória – falou o meia Éverton Ribeiro.

Uma vitória poderá, ainda, igualar a campanha do Cruzeiro ao do esquadrão de Alex, no ano de 2003. No ano da tríplice coroa, o time estrelado alcançou a marca histórica de oito vitórias seguidas, nunca repetidas na história dos pontos corridos. Para chegar a este recorde, a força do time estrelado será colocada à prova, justamente seu principal concorrente e líder em aproveitamentos fora de casa.

Sem clima de decisão

Apesar da grande oportunidade que tem pela frente, o Botafogo tem tratado o duelo contra o Cruzeiro com extrema tranquilidade. Não à toa, Seedorf pediu a palavra na véspera do momento decisivo e preferiu tirar o peso das costas dos companheiros. De acordo com o camisa 10, o importante é fazer uma boa partida para deixar o Mineirão com a vitória.

Nenhum jogador do Botafogo, ninguém da comissão técnica e nem da diretoria pensa que isso é uma final. É apenas mais um jogo. Vamos procurar seguir somando pontos. É claro que é um grande jogo, E assim deve ser vivido. Sabemos que os grandes jogos todo mundo quer assistir e é normal essa expectativa diferente. Porém, não é uma final.

Para o confronto, Oswaldo de Oliveira não contará com Dória. O jovem zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Desta maneira, ele alçará aos titulares André Bahia, seu reserva imediato. Outra ausência será a do volante Gabriel, que ainda não se recuperou de lesão na coxa direita e começa a perder espaço para o experiente Renato. 

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X BOTAFOGO

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 18/9/2013 - 21h
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Marcelo Bertanha Barison (SP)

CRUZEIRO: Fábio, Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Borges - Técnico: Marcelo Oliveira.

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro, Seedorf e Rafael Marques; Elias - Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Leia mais no LANCENET!