Páginas

sábado, 5 de outubro de 2013

Mesmo com um jogador a menos, Grêmio vence o Botafogo no Maracanã

Tricolor Gaúcho conquista importante resultado e continua vivo na busca pelo título do Brasileirão, enquanto o Glorioso amarga o sexto jogo seguido sem vitória







Mesmo com um jogador a menos desde os 29 minutos do primeiro tempo, o Grêmio conseguiu uma importante vitória fora de casa, ao bater o Botafogo, por 1 a 0, na noite deste sábado, no Maracanã, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por Alex Telles, em um belo chute de fora da área. A derrota em casa deixou mais uma vez a torcida alvinegra frustrada, já que o time faz péssima campanha no segundo turno da competição.

Com o resultado, o Tricolor Gaúcho chegou aos 48 pontos, ainda na caça ao líder Cruzeiro. Já o Alvinegro permaneceu estacionado nos 43, em terceiro, porém cada vez mais perto do grupo que busca chegar ao G4. 

Na próxima rodada, o Botafogo vai até Recife, enfrentar o Náutico, quarta-feira, às 21h50. Já o Grêmio encara o Criciúma, às 19h30, na Arena do Grêmio.


MESMO COM KLEBER EXPULSO, GRÊMIO SAI NA FRENTE

Diferentemente das últimas partidas, o Botafogo começou o jogo com uma postura mais insinuante, num estilo muito parecido com o que levou o time ao topo do Brasileirão por um bom tempo. O único que destoava da boa atuação da equipe era o craque Seedorf, com erros de passes simples, apesar de muito participativo. Por outro lado, o Grêmio agredia com jogadas aéreas, principalmente nos escanteios. Perigoso, o Tricolor Gaúcho também tentava se defender para sair em velocidade no contra-ataque.
Aos 29 minutos, Kleber, que já tinha recebido amarelo, foi expulso por entrada dura em Dória. Os gremistas reclamaram muito, mas não teve jeito. Depois de ser avisado pelo auxiliar, o árbitro Wilton Pereira Sampaio não pensou duas vezes e mandou o atacante para o chuveiro.


Mais um cartão! Kleber é expulso depois de entrada violenta





Com um a menos em campo, o Grêmio parecia uma presa fácil. No entanto, não foi isso o que aconteceu. Aos 37 minutos, Alex Telles recebeu ótimo passe na entrada da área alvinegra e mandou uma bomba no ângulo esquerdo de Jefferson, que apenas observou: 1 a 0 para o Tricolor Gaúcho, para a surpresa geral. Mesmo com 10, o Grêmio se tornou ainda mais perigoso e voltou a assustar o Botafogo com Pará, em chute de fora da área. Do outro lado, os meias do Botafogo tentavam, sem sucesso, chegar ao gol adversário. O jogo, então, ficou morno e chegou ao intervalo com os visitantes na frente do placar.


GRÊMIO SEGURA RESULTADO, E TORCIDA DO BOTAFOGO PERDE A PACIÊNCIA

O Botafogo voltou para o segundo tempo com Bruno Mendes no lugar do inoperante Lodeiro, que já tinha cartão amarelo. Para pressionar um pouco mais o adversário, o técnico Oswaldo de Oliveira adiantou a marcação, os volantes e também os laterais. E, depois de muitos jogos sem vitórias, o Glorioso entendeu que precisava chutar para chegar ao gol. Até mesmo o zagueiro Dória se lançou ao ataque para tentar superar Dida.

Satisfeito com o resultado, o Grêmio apenas tocava a bola e tentava segurar a pressão alvinegra, que não conseguia se transformar em chances claras de gol. Com todos os jogadores atrás da linha do meio de campo, o Tricolor Gaúcho se segurava como podia.

Mesmo com dois atacantes e um homem a mais em campo, o Botafogo continuava sem força para marcar o primeiro gol. Na tentativa de mudar a postura do time, Oswaldo de Oliveira lançou o meia Jeferson e o atacante Sassá em campo, mas sem sucesso.

Insatisfeita, a torcida alvinegra passou a vaiar alguns jogadores nos minutos finais da partida. Houve ainda o grito de 'Time sem vergonha' por parte dos mais exaltados. Do outro lado, os gremistas, em minoria, gritavam alto e festejavam a vitória. Fim de papo, com o Tricolor Gaúcho cada vez mais em ascensão, enquanto o Botafogo não para de cair de rendimento.


FICHA TÉCNICA: 

BOTAFOGO 0 X 1 GRÊMIO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 5/10/2013 - 21h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Renda e público: R$ 356.995,00/ 10.959 pagantes; 14.418 presentes
Cartões amarelos: Kleber, Ramiro, Alex Telles e Bressan (GRE); Lodeiro, Dória, Henrique e Gilberto (BOT)
Cartões vermelhos: Kleber (GRE).
Gols: Alex Telles 37'/1ºT (1-0)

BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto, Dankler, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Jeferson, aos 24'/2°T), Renato, Lodeiro (Bruno Mendes, no intervalo), Seedorf e Rafael Marques; Henrique (Sassá, aos 31'/2°T) – Técnico: Oswaldo de Oliveira.

GRÊMIO: Dida, Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Adriano, aos 35'/2°T), Riveros e Alex Telles; Kleber e Barcos (Lucas Coelho, aos 39'/2°T) – Técnico: Renato Gaúcho.


Paulo Victor Reis LANCENET! 

Com veteranos em busca de brilho, Bota e Grêmio duelam pelo 2º lugar




Seedorf e Zé Roberto, grandes destaques no início do Brasileiro, tentam ser protagonistas novamente. Gremista deve começar no banco mais uma vez



O Maracanã será palco neste sábado, às 18h30m, de um duelo que promete ser disputado no mais alto nível, entre equipes de destaque no Campeonato Brasileiro, o Botafogo e o Grêmio. Estará em jogo a segunda posição na tabela e a esperança de diminuir a diferença em relação ao líder Cruzeiro, que está em 11 pontos. O atual dono do segundo lugar é o time gaúcho, que tem 45 pontos, e o Alvinegro vem logo atrás, na terceira posição com 43.

Muito do sucesso de Bota e Grêmio, especialmente no início da competição, teve a participação de dois craques veteranos, Seedorf, de 37 anos, e Zé Roberto, de 39. Ambos, no entanto, tiveram uma queda de rendimento e buscam brilhar novamente na reta final do Brasileiro. Um dos líderes da equipe, O camisa 10 holandês ainda desfruta de muito prestígio com os companheiros e o técnico Oswaldo de Oliveira e não parece correr o risco de perder sua vaga entre os titulares.

O mesmo não aconteceu com o camisa 10 gremista. Ele era titular absoluto com Luxemburgo, que havia indicado sua contratação, e manteve sua condição no início do comando de Renato Gaúcho, inclusive como artilheiro da equipe, até machucar a coxa esquerda. No período que ficou fora, cerca de um mês, o Grêmio conseguiu bons resultados - cinco vitórias seguidas - no esquema 3-5-2. O veterano voltou a ser relacionado dia 31 de agosto, contra a Ponte. De lá para cá, foram dez partidas. Entrou no segundo tempo em duas. Começou outras quatro. E ficou no banco nas quatro últimas. Nenhuma como capitão, posto agora ocupado por Barcos. Na ausência do Pirata, Kleber assume a condição.

O SporTV transmite a partida ao vivo para todo o Brasil (menos para o estado do Rio de Janeiro), e o PremiereFC exibe através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos.


Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira tem alguns problemas e dúvidas para montar seu time. Bolívar, Edilson e Gabriel estão suspensos, e apenas dois substitutos estão confirmados: Dankler e Gilberto. No meio de campo, Renato irá jogar se não tiver dores. No ataque, Henrique e Bruno Mendes disputam uma vaga. A provável escalação do Alvinegro é: Jefferson, Gilberto, Dankler, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro, Seedorf e Rafael Marques; Henrique (Bruno Mendes).

Grêmio: Renato Gaúcho não revelou a escalação e depende da recuperação de dois jogadores para mandar a campo o que tem de melhor no Grêmio: Rhodolfo (gripado) e Riveros (dores musculares) não participaram do último treino. A tendência é que a dupla fique à disposição, e o treinador opte pelo retorno do esquema 3-5-2. Vargas, suspenso - homem cuja entrada mudava o esquema - pode dar lugar ao zagueiro Saimon. O time provável é: Dida; Saimon, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Riveros, Ramiro e Alex Telles; Kleber e Barcos.


Botafogo: Elias e Hyuri não foram liberados pela preparação física para esta partida. Bolívar, Edilson e Gabriel estão suspensos. Cidinho e Lucas, que foram submetidos a cirurgia, seguem no departamento médico sem previsão de retorno.

Grêmio: Vargas, suspenso, é o único titular impedido de atuar. Além dele, Gabriel (joelho esquerdo) está machucado.


Botafogo: Elias, Lucas, Marcelo Mattos, Rafael Marques, Renan e Seedorf.

Grêmio: Alex Telles, Bressan, Ramiro, Vargas, Werley e Zé Roberto.


Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) apita o jogo, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP). O árbitro trabalhou em 11 partidas neste Brasileiro, inclusive Botafogo x Cruzeiro, pela 3ª rodada, Botafogo x Internacional, pela 14ª rodada, além de Atlético-PR x Grêmio, pela 6ª rodada, e Vasco x Grêmio, pela 15ª rodada. Wilton Pereira aplicou 4,8 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 36,1 faltas por jogo e assinalou quatro pênaltis (média de 0,4). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,4 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.


Botafogo: mais uma vez fica o alerta para a equipe de Oswaldo de Oliveira, que é lider disparada em número de passes errados. Contra o Flu, a equipe teve um número mais baixo de erros em relação às seis rodadas anteriores e o que se viu foi um desempenho melhor em campo. Por outo lado, a equipe também arrematou pouco a gol, apenas nove vezes, e uma das virtudes do Botafogo é arriscar bastante. Está atrás apenas do Cruzeiro em número de finalizações à meta adversária, com média de 14 por partida.

Grêmio: no histórico entre as equipes no Maracanã, o Grêmio leva vantagem. Em jogos do Campeonato Brasileiro, o Tricolor obteve cinco vitórias, contra três derrotas e outros três empates. A equipe de Renato Gaúcho é a terceira que menos finaliza na competição, mas conta com uma ótima eficiência na frente. Com 31 gols marcados, a média é de uma bola na rede a cada 8,3 arremates. Outra virtude do time gaúcho é o baixo número de impedimentos. É o segundo time que menos fica em posição irregular.


Em 1995, ano em que se sagrou campeão brasileiro, o Botafogo bateu o Grêmio em um jogaço no estádio Olímpico.

Pela sétima rodada do primeiro turno, o time alvinegro venceu o rival por 3 a 2, com dois gols de Túlio Maravilha e um do atacante Narcizio. Paulo Nunes e Jardel marcaram para o Tricolor gaúcho.

Com os dois tentos marcados, Túlio se tornou artilheiro isolado do Brasileirão, que, na ocasião, tinha o Glorioso como líder do Grupo A. Veja a ficha do jogo no Futpédia.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro