Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Botafogo desembarca em clima leve depois de quebrar jejum de vitórias

 

Time chega ao Rio nesta quinta-feira e já pensa no clássico com o Flamengo, domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro

                                           
 
A vitória por 3 a 1 sobre o Náutico, quarta-feira, na Arena Pernambuco, tirou um peso das costas do Botafogo. Nesta quinta-feira, os jogadores desembarcaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim com sorrisos e em um ambiente bem mais leve do que o vivido nos últimos cinco jogos.


Rafael Marques no desembarque Botafogo (Foto: Thales Soares)
Rafael Marques chega satisfeito pelo fim da série negativa do Botafogo (Foto: Thales Soares)
 
Domingo, o time volta a campo para enfrentar o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O fim do jejum de vitórias aumentou a confiança dos jogadores para o clássico.

- Voltamos com a terceira colocação. Isso dá mais confiança para o decorrer do campeonato e, lógico, para o clássico de domingo. Chegar aqui e poder falar da vitória é mil vezes melhor do que dar satisfação por uma derrota - disse Rafael Marques.

Autor do primeiro gol na quarta-feira, Rafael Marques já se sentia incomodado com a série ruim. O time havia perdido para Bahia, Ponte Preta e Grêmio no Maracanã. Depois de vencer fora de casa, a expectativa é por um triunfo diante da torcida.

- A gente estava querendo logo uma vitória. Nos últimos cinco jogos conseguimos só um ponto, e isso estava incomodando muito. Não via a hora de reencontrar a vitória - comentou.

No desembarque, a boa notícia foi o caminhar sem problemas do atacante Elias. O jogador saiu de campo no primeiro tempo do jogo com o Náutico, sentindo dores na coxa esquerda, mesmo local onde havia sofrido uma lesão que o afastou do time por quatro jogos.

Por Rio de Janeiro

Com 18 gols, Rafael Marques iguala marca de Elkeson no Bota em 2012


Atacante marca o primeiro gol na vitória por 3 a 1 sobre o Náutico, em Recife, quebra jejum pessoal de oito jogos e lidera artilharia do time no ano



O Botafogo ainda tem 11 rodadas pela frente no Campeonato Brasileiro e, pelo menos, mais um jogo pela Copa do Brasil. Na vitória por 3 a 1 sobre o Náutico (veja o vídeo), quarta-feira, em Recife, Rafael Marques chegou na temporada a 18 gols, mesmo número de Elkeson, artilheiro do time em 2012, ainda com dois meses de futebol pela frente. Além disso, quebrou um jejum pessoal de oito jogos sem marcar.

Coincidentemente, os dois passaram por um processo de adaptação. Elkeson mudou de posição com a chegada do técnico Oswaldo de Oliveira e as negociações de Herrera e Loco Abreu no passado. Ele passou a ser o principal atacante e demorou a engrenar.

Rafael Marques penou em 2012, quando chegou ao clube e ficou seus 20 primeiros jogos sem fazer gol, quebrando o jejum apenas este ano. Depois disso, virou o artilheiro do time na temporada, com nove gols no Campeonato Brasileiro, cinco na Copa do Brasil e quatro no Carioca.

Elkeson, que agora defende o Guangzhou Evergrande, precisou disputar 54 jogos, sendo 46 como titular, para alcançar a marca de 18 gols. Já Rafael Marques disputou 45 jogos este ano, todos desde o início.

Rafael Marques celebra o gol que marcou diante do Náutico (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Rafael Marques, agora, tem marcas maiores a superar pela frente. Em 2011, Loco Abreu terminou com 26 gols. Em 2010, o uruguaio também liderou o time com 25.

O próximo jogo do Botafogo é o clássico com o Flamengo, domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Rafael Marques deve estar em campo, afinal, participou de todos os jogos do time na competição.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Gegê faz primeiro gol no profissional e ganha elogios de Seedorf


Meia, de 19 anos, se emociona com o feito e com o carinho dos colegas




Destaque das categorias de base do Botafogo, o meia Gegê conseguiu nesta quarta-feira, na vitória do Botafogo por 3 a 1 sobre o Náutico, na Arena Pernambuco, fazer seu primeiro gol no profissional. Esta foi a sétima partida do jogador, de apenas 19 anos. Ele recebeu um belo passe de Edilson, dominou e chutou firme no canto direito do goleiro Ricardo Berna, já aos 45 minutos do segundo tempo e decretou a vitória alvinegra.

Na comemoração, Gegê foi cercado pelos companheiros e se emocionou. Orgulhoso, o meia contou que recebeu elogios até de Seedorf.

- A galera ficou muito feliz com o gol. Todos sabem que eu venho trabalhando muito forte, e graças a Deus eu pude fazer e ajudar o Botafogo. O Seedorf veio me dar os parabéns agora no fim do jogo. Poder trabalhar com ele e com esse grupo é espetacular.

Gegê não vinha tendo muitas oportunidades recentemente, mas desta vez conseguiu aproveitá-la bem. Sua última partida foi a vitória do Bota contra o Santos por 2 a 1.

Gegê é saudado pelos companheiros após o gol (Foto: Matheus Britto/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Por GLOBOESPORTE.COM Recife

Seedorf: 'Mostramos que temos condições de chegar aos nossos objetivos'


Porém, apoiador não revelou se a meta alvinegra ainda é chegar ao título ou se o time se contentará com a vaga na Copa Libertadores do próximo ano



Náutico x Botafogo - Gol do Botafogo (Foto: Antonio Carneiro/ LANCE!Press)
Vitória sobre o Náutico mostrou que elenco está
 fechado (Foto: Antonio Carneiro/ LANCE!Press)
Depois de passar seis jogos sem vencer - cinco pelo Campeonato Brasileiro e um pela Copa do Brasil -, o Botafogo voltou a sair de campo com os três pontos. E o apoiador Seedorf afirmou que o time não vai desistir de seus objetivos, mesmo sem revelar se o grupo ainda pensa no título ou se ficará satisfeito com a vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

- Esse grupo não vai desistir. Temos de ter muita vontade para chegar no final do Campeonato Brasileiro com o maior número de pontos possíveis. Hoje mostramos de novo que temos condições de chegar aos nossos objetivos. Estamos olhando para o nosso melhor - disse o camisa 10, de forma misteriosa.

O jogador, que se destacou com um golaço de fora da área, elogiou a postura do Alvinegro durante toda a partida, mesmo longe de seus domínios:

- As coisas vão bem dentro do vestiário. Quando não conseguimos na técnica, vai na raça. Vamos voltar a fazer as coisas que sabemos. É esse o estilo de jogo que queremos ter. Vai ser um ano muito difícil, mas vamos para cima. Essa é a força do grupo, que está querendo chegar longe.

Sai zica! Seedorf volta marcar pelo Botafogo




Leia mais no LANCENET!

Seedorf ressurge, Botafogo vence o Náutico e encerra jejum no Brasileiro


Holandês cria jogada do primeiro gol e marca o segundo, em belo chute, na vitória por 3 a 1 na Arena Pernambuco, que deixa o time em terceiro lugar


garçom

Edílson

Mais uma vez, o lateral-direito mostrou sua precisão em passes importantes. Ele deu as assistências para os gols de Seedorf e Gegê.


deu certo

passes

O volante Renato mostrou sua importância. Sem correria, controlou o jogo no meio. Ele deu 47 passes sem erro, mesma marca de Seedorf.


deu errado

marcação

O técnico Marcelo Martelotte optou por um sistema de zoneamento para marcar Seedorf. O holandês jogou livre e decidiu o jogo para o Botafogo.

A batuta de Seedorf estava pesada. O holandês passou 13 jogos sem fazer gols, vivendo o seu maior jejum com a camisa do Botafogo. Foram dias duros, com uma série de cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, que derrubaram o time da segunda para a quarta colocação. Mas o holandês despertou e liderou os companheiros na vitória por 3 a 1 sobre o Náutico, nesta quarta-feira, na Arena Pernambuco, garantindo a terceira colocação, com 46 pontos, dois atrás do Grêmio, e com um novo ânimo para o clássico com o Flamengo, domingo, no Maracanã, pela 28ª rodada da competição.

- Esse grupo não vai desistir porque é uma escolha nossa. Vamos tentar fazer o máximo possível. O time está de parabéns - disse Seedorf, em entrevista ao "Premiere".

Para o Náutico, o poço segue cada vez mais fundo. Depois de uma série de três jogos sem perder, o time sofreu novamente duas derrotas seguidas, estacionou nos 17 pontos, ocupando a lanterna do Campeonato Brasileiro e terá pela frente o Internacional, em Caxias do Sul, no domingo.

- Eu acredito (na fuga do rebaixamento), não sei meus companheiros. O negócio é ter mais atenção, só isso - afirmou Bruno Collaço, lateral do Náutico.

O início do jogo ainda deu a impressão de que as últimas rodadas poderiam influenciar no desempenho dos times em campo. Logo aos oito minutos, Seedorf perdeu a bola para Elicarlos, o argentino Morales aproveitou passou para Maikon Leite chutar de fora da área e contar com uma falha do goleiro Renan para abrir o placar a favor do Náutico.

O Botafogo não conseguia impor o seu jogo e apostava em chutões para a frente na tentativa de aproveitar uma sobra de bola. Quando colocou a bola no chão, chegou ao empate. Aos 25 minutos, Seedorf fez boa jogada dentro da área e cruzou de esquerda, Elias dividiu com William Alves e Rafael Marques pegou o rebote com um belo chute de primeira para empatar o jogo.

Holandês assume o jogo

A partir daquele momento, Seedorf se transformou e começou a se apresentar mais para o jogo. Com a faixa de capitão, já que Jefferson está a serviço da seleção brasileira, ele carregou o time. O que não livrou o Botafogo de dois sustos. Renan se redimiu da falha no gol do Náutico e salvou o Botafogo em duas oportunidades, uma delas em cabeçada perigosa de William Alves, aos 30.

Seedor passou a calibrar o pé. Aos 31, arriscou chute de fora da área e Ricardo Berna fez uma defesa em dois tempos. Pouco depois, fez grande jogada pelo lado esquerdo e chutou forte para o goleiro do Náutico novamente aparecer. Até que, aos 39, Edílson cobrou escanteio do lado direito e encontrou o holandês livre na entrada da área para dominar a e acertar uma bomba, desta vez, sem defesa, marcando o gol da virada do Botafogo.

Mesmo com a saída do atacante Elias, machucado, no fim do primeiro tempo para a entrada de Henrique, o Botafogo não perdeu o ímpeto de ataque com a virada. Com apenas dois minutos jogados no segundo tempo, Bolívar, de cabeça, e Rafael Marques, em grande jogada de Seedorf, já haviam protagonizado boas chances de aumentar o placar.

Na função de Oswaldo de Oliveira, que não viajou para Recife por precaução depois de uma arritmia cardíaca, o auxiliar Luiz Alberto mexeu mais uma vez aos 11 minutos, colocando Hyuri no lugar de Octávio. No minuto seguinte, no entanto, quem levou perigo foi o Náutico. Morales fez um carnaval na defesa do Botafogo e Renan salvou.

O técnico Marcelo Martelotte também tentou melhorar o ataque do seu time. Aos 13, tirou Hugo para colocar o uruguaio Olivera, apostando em um atacante mais alto e de área. Pouco depois, tirou o volante Derley e colocou Marcos Vinícius, abrindo mais o Náutico na tentativa de empatar o jogo.

O Náutico começou a pressionar o Botafogo, aproveitando a ineficiência do contra-ataque do adversário. Aos 28 minutos, o auxiliar Luiz Alberto tentou consertar o time ao trocar Rafael Marques por Gegê. A resposta de Martelotte foi com a entrada de Jones Carioca no lugar de Morales.

Com a proximidade do fim do jogo, o Botafogo passou a trocar ainda mais passes para conter o adversário. Nos pés de Renato, o controle acontecia, e o time foi até mais perigoso. Hyuri teve a chance de fazer o terceiro, mas parou em Berna, aos 34. Henrique também teve a sua. No fim, Renato deu ótimo lançamento para Edílson, que tocou para Gegê bater com categoria e fechar com chave de ouro a vitória alvinegra por 3 a 1, marcando pela primeira vez como profissional.


Por GLOBOESPORTE.COM Recife