Páginas

sábado, 12 de outubro de 2013

Tabus quebrados em 2013 estimulam Bota a derrubar mais um contra o Fla


Última vitória sobre o rival em campeonatos brasileiros aconteceu no
dia 7 de outubro de 2000. Times se enfrentam domingo, no Maracanã



O Botafogo tem se especializado em derrubar tabus nesta temporada. Desde a quebra da invencbilidade de um ano do Santos na Vila Belmiro até a conquista da inédita vitória sobre o Flamengo no Engenhão (veja o vídeo), o time vem demonstrando força para superar desafios intensos, inclusive individuais, como o primeiro gol de Rafael Marques pelo clube, que aconteceu no seu 21º jogo.




Essas quebras de tabus e jejuns levam o Botafogo a acreditar na possibilidade de derrubar mais uma. Em campeonatos brasileiros, são 21 jogos sem vencer o Flamengo. A última vitória aconteceu no dia 7 de outubro de 2000, por 3 a 1, no Maracanã.

- Como falei, um clássico te dá um gás a mais para crescer. Tabus como esse são feitos para serem quebrados. Já quebramos muitos esse ano e o Botafogo tem objetivos traçados desde o início do ano - afirmou o zagueiro Bolívar.

Entre os tabus quebrados no Campeonato Brasileiro estão a vitória sobre a Portuguesa no Canindé, onde o Botafogo não vencia desde 1992 (sete jogos). O time também venceu em Criciúma, feito que não alcançava desde 1988 (três jogos). Contra o Corinthians, quebrou uma série de seis partidas como mandante sem vencer.

Contra o Flamengo, além da primeira vitória no Engenhão, o Botafogo ainda quebrou outra marca: o time vinha em uma série de 10 jogos sem vencer o rival, o que voltou a acontecer na semifinal da Taça Guanabara deste ano (2 a 0).

Julio Cesar comemora um dos gols do Botafogo na semifinal da Taça Guanabara: foi a primeira vitória alvinegra sobre o Flamengo em jogos disputados no Engenhão (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

Por isso, o Botafogo se recusa a desistir de seus objetivos. Na Copa do Brasil, o time está nas quartas de final, o que não acontecia desde 2008. No Campeonato Brasileiro, mesmo com a vantagem de 13 pontos do Cruzeiro na liderança, mantém a esperança de brigar pelo título. Faltam 11 rodadas.

- Acho que enquanto houver possibilidade, o Botafogo vai brigar. A gente tem esse objetivo e essa distância não é impossível de recuperar. O Botafogo já provou muita coisa na competição. Vamos ficar ali entre os quatro e desistir apenas quando a possibiidade for zero - avisou Bolívar.

A bola rola para Flamengo x Botafogo às 18h30m deste domingo, no Maracanã.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Seis garotos disputam duas vagas no time que enfrenta o Flamengo


Alex, Bruno Mendes e Henrique brigam pela vaga do lesionado Elias, enquanto Gegê, Hyuri e Octávio disputam o lugar deixado por Lodeiro, que está com a seleção uruguaia




Octávio - Botafogo (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
Octávio pode ser mantido na
 equipe titular do Botafogo
(Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
Sem poder contar com Lodeiro, na seleção uruguaia, e provavelmente, Elias, com um problema na coxa esquerda, o técnico Oswaldo de Oliveira deve escolher dois dentre seis jovens para montar o time que enfrenta o Flamengo, domingo, no Maracanã. No meio, Gegê, Octávio e Hyuri surgem como candidatos para a vaga do camisa 14. Enquanto no ataque a briga está entre Alex, Bruno Mendes e Henrique.

Tamanha juventude dos concorrentes é notada quando percebe-se que, dentre todos, Alex, com 23 anos, é o mais experiente. O comandante deve definir o time, neste sábado, em treino fechado pela manhã. A atividade só será aberta à imprensa a partir das 11h.

Gegê e Hyuri saem na frente pela vaga na meia. O primeiro, inclusive, marcou o terceiro gol da vitória do Botafogo sobre o Náutico, por 3 a 1, na última rodada. Hyuri, por outro lado, apesar de ter apenas 22 anos, tem um pouco mais de experiência no profissional do que Gegê, de 19, o que pode pesar na escalação do time. Octávio, na verdade, corre por fora na disputa. Contra o Timbu, o jovem – mesmo sendo titular – teve atuação apagada e vacilou num lance capital no clássico contra o Fluminense.

Na frente, Henrique pode ser apontado como favorito para conquistar a vaga. No entanto, o camisa 9 ainda não marcou um gol com a camisa alvinegra. Alex, por sua vez, desde que voltou dos Emirados Árabes, não conseguiu reeditar as boas atuações que encheram os alvinegros de esperança.

O terceiro concorrente é Bruno Mendes. Com belas atuações no fim do ano passado, o jovem de 19 anos conquistou os botafoguenses, mas caiu de produção no início desta temporada. Depois, com a ascensão de Rafael Marques, o atacante amargou a reserva e deixou até mesmo de ser relacionado após enfrentar problemas no pé esquerdo.

Em resumo, sobram opções e dúvidas para a escalação.


Leia mais no LANCENET!