Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Assumpção brinca sobre Libertadores: 'Se ficarem fora, mato um por um'


Em entrevista ao blog do jornalista Rica Perrone, presidente do Bota fala também sobre relação com a torcida, permanência de Seedorf em 2014 e uso do Engenhão



A derrota para o Goiás no último fim de semana deixou a disputa pela vaga para a Libertadores mais apertada, mas o presidente Maurício Assumpção continua inabalável em sua confiança de que o time estará na competição continental em 2014. O planejamento para a próxima temporada já começou, mas o dirigente sabe que nada pode ser fechado antes desta pendência ser resolvida.

Maurício revelou uma promessa dos jogadores, de não deixarem a classificação escapar, mas mostrou que a ansiedade pela vaga não abalou seu bom humor. E garantiu: um eventual fracasso não será perdoado facilmente.

- Não vamos ficar fora da Libertadores. De jeito nenhum. Os jogadores me prometeram que vão entrar na Libertadores. Se eles ficarem fora, estão mortos. Mato um por um - disse, seguido de uma gargalhada, em entrevista ao blog do jornalista Rica Perrone.

Maurício Assumpção não duvida da classificação do Botafogo à Libertadores (Foto: Fábio Castro / Agif)
A torcida merece um capítulo à parte para o presidente alvinegro. A pressão existe, sobretudo diante de decepções recentes no que diz respeito à perseguição por uma vaga na Libertadores. Recentemente, um cartaz no Maracanã deixou clara a opinião das arquibancadas: é obrigação. Maurício vê com bons olhos o alto grau de exigência, mas não considera ideal a relação dela com os jogadores. A baixa frequência incomoda, principalmente com o que avalia como um bom desempenho do time nos últimos anos.

Se eu tivesse que ter um sonho como presidente, seria ter essa união entre torcida e jogadores
de uma forma plena."
Maurício Assumpção

- Faremos uma reunião com uma agência de publicidade para fazer um estudo sobre o comportamento do nosso torcedor, para entendermos um pouco mais. Estamos chegando bem em todas as competições. Os jogadores não conseguem entender, porque vêm de outros clubes e não conhecem a cultura do Botafogo. Eles me perguntam: "O que mais precisamos fazer? (para que a torcida compareça)". Já fizemos diversas ações de marketing do time com a torcida. Aí vem uma derrota e parece que tudo aqui vai por água abaixo. A torcida tem um papel fundamental. E se eu tivesse que ter um sonho como presidente, seria ter essa união entre torcida e jogadores de uma forma plena.

O Engenhão é outra preocupação do presidente alvinegro. Fechado até o fim do próximo ano para resolver problemas de estrutura, o estádio gera prejuízo. Menor atualmente, já que o clube não paga mais a taxa de manutenção à Prefeitura, mas o fechamento emperrou alguns projetos e fez com que o Botafogo precisasse entrar em acordo com o consórcio do Maracanã para mandar seus jogos. Ainda assim, Maurício garante que não abrirá mão do estádio e espera por dias rentáveis mesmo com a reabertura do Maracanã.

- O Engenhão é um bom negócio mesmo com o Maracanã aberto. Não há a menor chance de o Botafogo abrir mão. Dependendo do que o Maracanã vai fazer, com a obrigação de mínimo de número de jogos, eles vão perder muitos eventos paralelos ao futebol. Estamos fazendo ajustes, através dos quais o Botafogo será ressarcido de todo o prejuízo causado pela interdição do estádio. Isso acontecerá aos poucos e de forma que o Botafogo não será prejudicado. O Botafogo parou de pagar a manutenção, não é mais nossa responsabilidade.

A postura de Maurício foi muito criticada por alvinegros na época da interdição do Engenhão. Torcedores cobraram uma atitude mais combativa. O presidente, no entanto, apela para a estratégia para justificar seus atos.

Presidente fala do relacionamento
 com o prefeito Eduardo Paes
(Foto: Edgard Maciel de Sá)
- Dizem que eu não brigo com o prefeito porque vou ser candidato a deputado. Isso não vai acontecer. Eu me filiei a um partido porque o Governador, o vice e o Prefeito são desse partido. Achei que não houvesse nada demais. Falam que uso o Botafogo como trampolim. Mas o tempo vai dizer quais foram as providências que tomamos. Dentro em breve vocês vão ficar sabendo de uma novidade que é muito por conta dessa negociação que o Botafogo está fazendo (pelo fechamento do Engenhão).


No Maracanã, o Botafogo joga suas últimas fichas neste Brasileiro em busca da vaga na Libertadores. Muito do planejamento para o ano que vem depende da classificação na competição continental, incluindo o papel de Seedorf. O contrato do holandês é até junho de 2014, e o presidente espera que ele seja cumprido até o final.

As notícias sobre problemas de relacionamento no vestiário protagonizadas pelo jeito meio durão do meia foram rechaçadas pelo presidente alvinegro, que deu uma nova perspectiva sobre o papel do experiente jogador para o ambiente interno do departamento de futebol.

Seedorf fica até julho de 2014. Pelo Botafogo ele não sai. A não ser que ele tenha algum outro projeto.
De idiota e burro ele não tem nada. Ele vai avaliar o ano dele, as possibilidades para o próximo
ano, e avaliar o que vai fazer.
Maurício Assumpção

- Seedorf fica até julho de 2014. Pelo Botafogo ele não sai. A não ser que ele tenha algum outro projeto. De idiota e burro ele não tem nada. Ele vai avaliar o ano dele, as possibilidades para o próximo ano, e avaliar o que vai fazer. Se o Seedorf tem problema de relacionamento com o elenco, queria trazer mais cinco Seedorfs. Ele chacoalhou lideranças no Botafogo que não sabiam o seu papel de líderes da equipe. Para se chegar a esse processo é normal que aconteçam chacoalhadas. E que bom que aconteceu isso.

O holandês foi um reforço que teve impacto imediato, e o presidente admite que precisaria encontrar outro profissional com perfil parecido caso perdesse o jogador. Contratar, no entanto, nunca é fácil, principalmente pelo orçamento limitado. E o dirigente revela nomes de alguns jogadores que o Alvinegro perdeu para concorrentes por falta de dinheiro.

- O Thiago Ribeiro estava certo para vir, o Dagoberto também. Não vieram por causa da grana. O Ronaldinho era um sonho para o time de 2010. Se estivesse conosco, tenho certeza de que ele teria ido para a Copa. Falei isso para o Assis (irmão e empresário de R10).

Maurício Assumpção se aproxima do seu último ano de mandato. Pelo estatuto do clube, não pode se candidatar a nova reeleição e garante que não pretende disputar outra vez o cargo no futuro. Como pontos positivos, comemora a reestruturação das finanças do clube e das categorias de base. O saneamento econômico é comemorado como uma conquista, algo como o título carioca de 2010, considerado por ele o momento mais feliz de sua passagem pela presidência. A cavadinha de Loco Abreu na disputa de pênaltis quase rendeu um ataque cardíaco, mas a contratação do uruguaio é outro ponto considerado um sucesso.

- Ganhamos com a cavadinha do Loco Abreu, pude comemorar com meu filho e com meu pai. Foi bacana. Lembro de chegar para o André (Silva, ex-vice de futebol) e falar: "Esse fdp está maluco?". O André me respondeu: "Não sei, mas a bola entrou". E ele repetiu isso na Copa. Não é loucura... é sangue frio. A gente não contratou como ídolo - ele se fez ídolo. Quando soube que ele só jogava com a 13, chamamos o Zagallo. E foi uma loucura com torcida querendo invadir a apresentação. Tomamos um impacto com o que aconteceu. E pensamos: "Esse cara dá liga". Um dos produtos que mais vende na nossa loja é a camisa celeste alvinegra".

Depois de sofrer com o quase rebaixamento em 2009, Maurício se orgulha dos avanços que enxerga em General Severiano. E espera que a evolução possa seguir nos próximos anos.

- Muita coisa foi feita por essa direção que tem que continuar. Em três ou quatro anos o Botafogo deve estar em uma outra realidade financeira, em outro patamar.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Com Lucas, reservas do Botafogo disputam coletivo no Engenhão


Lateral-direito atua pela primeira vez nesse tipo de treinamento desde a fratura no tornozelo esquerdo, em julho deste ano. Titulares voltam de folga em atividade leve



Reservas do Botafogo treinam nesta
 terça (Foto: Thales Soares)
O Botafogo teve um dia de novidades no campo. Nesta terça-feira, o lateral-direito Lucas participou do coletivo dos reservas no campo anexo do Engenhão, o seu primeiro desde a fratura no tornozelo esquerdo, sofrida em julho, no confronto com o Grêmio, ainda no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, em Porto Alegre.

Lucas ainda não está à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para jogar. No entanto, existe a expectativa de que possa ir pelo menos para o banco de reservas nas quatro últimas rodadas da competição, confirmando a previsão de recuperação para novembro.

Os titulares ficaram apenas na academia do Engenhão para um treinamento regenerativo. Dória participou do coletivo, pois estava suspenso na derrota por 1 a 0 para o Goiás. Lodeiro, que perdeu a vaga no time para Gegê, também atuou.

O próximo jogo do Botafogo é contra o Internacional, domingo, em Caxias do Sul. Com 53 pontos, o time está na quarta colocação no Campeonato Brasileiro, na zona de classificação para a Taça Libertadores do ano que vem. Faltam seis confrontos para o fim da competição.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Presidente do Botafogo garante: 'Não vou ficar fora da Libertadores'


Mauricio Assumpção diz que os jogadores prometeram conquistar classificação


Mauricio Assumpção não quer nem
 pensar em ficar fora da Liberta
(Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, nem sequer cogita que o Botafogo fique fora da Libertadores do próximo ano. O mandatário alvinegro revelou que os jogadores o prometeram a classificação para a competição sul-americana.

- Eu não vou ficar fora da Libertadores. Não tem essa de frustração. Os caras me prometeram isso. Se não fizerem, estão mortos (risos) - brincou o mandatário alvinegro, em entrevista ao blogueiro Rica Perrone.

Apesar da confiança na classificação, o presidente do Glorioso mostrou-se um pouco chateado com a derrota para o Goiás, sofrida no último domingo, por 1 a 0, no Serra Dourada (GO).

- Foi um resultado que, obviamente, não estava no contexto. Era importante a gente manter, no mínimo, aqueles quatro pontos de vantagem. Era uma situação que a gente precisava. Agora é recuperar em cima do Inter lá (no Sul), vai ser uma pedreira - disse.

LANCEPRESS! 

Vaivém! Bruno Mendes não vai continuar no Botafogo em 2014


Clube não procurou atacante para renovar e Grupo HAZ, detentor de 75% dos direitos econômicos dele, já busca um clube para que o atacante possa atuar na Europa



Bruno Mendes teve ano muito ruim
(Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Com parte dos problemas resolvidos, Bruno Mendes, a partir de agora, terá de procurar um clube para jogar em 2014. O motivo é que o Botafogo já mostrou não ter interesse em renovar o contrato – que termina em 31 de dezembro deste ano –, deixando claro que o atleta poderia buscar novos ares. Desta maneira, a menos que uma reviravolta aconteça, ele não usará a camisa alvinegra no próximo ano.


Acompanhando a má fase do jogador, que não fez gols no Brasileiro, o Grupo HAZ – dono de 75% dos direitos econômicos – já começa fazer contatos na Europa, para que o atual camisa 38 do Glorioso possa atuar com mais frequência. De acordo com a imprensa francesa, o Mônaco vem acompanhando o desenvolvimento do jovem.

Pelo lado do atacante, a vontade de permanecer em General Severiano também é pequena. Isso pelo fato de ter perdido o espaço que conquistou no ano passado. Dos 20 jogos que disputou em 2013, ele marcou apenas dois gols (ambos pelo Campeonato Carioca). Ainda existe a possibilidade de o Glorioso vender o percentual que tem do camisa 38 (25%) para o clube que acertar a contratação.
Alexandre Braz e Walace Borges

Em confrontos diretos, Botafogo fez apenas um ponto de 15 possíveis



Botafogo vacilou diante do Goiás, no
domingo (Foto: Carlos Costa/ LANCE!Press)
De olho na Libertadores do próximo ano, o Botafogo tem um desempenho pífio nos confrontos diante dos principais adversários na luta por uma vaga na competição sul-americana – Grêmio, Atlético-PR e Goiás. Em cinco jogos disputados neste Campeonato Brasileiro, foram quatro derrotas e um empate, contra o Esmeraldino, ainda no primeiro turno.

Para o goleiro Jefferson, porém, enfrentar rivais diretos na luta por vaga no G4 ou times sem maiores pretensões não faz diferença.

– É indiferente. Estamos no G4. Se fizermos os pontos que precisamos, vamos nos classificar. Dependemos apenas de nós. Teremos um jogo difícil contra o Internacional, mas vamos tentar vencer – disse o camisa 1 do Glorioso, durante o desembarque da equipe, na manhã desta segunda-feira, no Aeroporto Santos Dumont.

Apesar do fraco aproveitamento, o técnico Oswaldo de Oliveira não entra em desespero quando o assunto é a sonhada vaga na Libertadores. O treinador lembra que restam seis rodadas para o fim do Brasileiro.

– Ainda temos seis jogos. Por que eu vou temer perder a vaga agora? Vamos jogar e tentar vencer. Não tenho medo de nada. Vamos jogar – disse o comandante alvinegro.

Um fator comum nas "decisões" contra os rivais da parte de cima da tabela é a pouca produtividade do ataque alvinegro. O time marcou apenas dois gols nos cinco jogos.

Como esperança, a torcida ainda pode esperar o duelo contra o Atlético-PR, no dia 17, no Maracanã, em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão. Devido ao atual momento do time – pressionado após a aproximação do Goiás – o jogo ganha cada vez mais ares de decisão.

De acordo com o site Infobola, idealizado pelo matemático Tristão Garcia, o Alvinegro tem 69% de chances de se classificar para a Libertadores, contra 53% do Goiás.

LANCEPRESS!