Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Seedorf abre guerra contra pessimismo no Bota: "por que insistem nisso?"



Seedorf orienta o time do Botafogo em jogo contra o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro (Vitor Silva/SSPress)
O pessimismo que ronda os muros de General Severiano está com os dias contados. Pelo menos é o que deseja Clarence Seedorf. O jogador do Botafogo decidiu dar um basta nos comentários que preveem a queda alvinegra no Campeonato Brasileiro e demonstrou irritação ao ser questionado sobre o assunto em coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

Seedorf disse que cansou de ser perguntado sobre o pessimismo vivido no dia a dia do clube. Ele reclamou da forma como alguns jornalistas e botafoguenses encaram o clube e pediu que isso mude a partir de hoje.

"Por que vocês insistem nisso? Ninguém fala o que o Botafogo vem fazendo nessa temporada. Levem em consideração o investimento que temos no início da temporada. Com todo respeito, o que o Corinthians e Fluminense fizeram nessa temporada, mesmo tendo mais verba para gastar? Não vivi 100 anos de Botafogo, nem cinco. Quando cheguei me pediram para transformar o Botafogo, para que o clube passasse a ser mais otimista e acho que estou ajudando nesse processo", disse o holandês.

Seedorf, no entanto, admitiu que o pessimismo cultuado em General Severiano atrapalha o Botafogo. Para provar que o Alvinegro merece ter mais carinho nesse sentido, o camisa 10 lembra que a equipe mostrou força ao bater o Atlético-MG, mesmo após ser eliminado de forma traumática pelo Flamengo na Copa do Brasil.

"Esse pessimismo atrapalha, claro. Mas temos que tirar esses fantasmas daqui. Essa reação que o grupo mostra é o que importa. Se o time fica em depressão por perder, vai sentir mais pressão. Aí isso altera a técnica, alguns jogadores não jogam o que sabem, pois a perna pesa. Mas não nesse Botafogo. Nosso ambiente é o contrário. Temos alegria, vontade de ajudar um ao outro. Esse grupo é diferente", afirmou.

O Botafogo volta a campo neste domingo, às 17h, para enfrentar o Internacional, em Caxias do Sul. Com 53 pontos, o Alvinegro pode sair do G-4 do Brasileirão após cinco meses. Isso porque o Goiás, com 52, joga no sábado contra o Flamengo e precisa de um triunfo para passar o time de General Severiano.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Com Seedorf de volta e sob chuva, Botafogo realiza treino em campo reduzido



Técnico Oswaldo de Oliveira seguiu a prepração para o jogo de domingo, contra o Internacional; Lodeiro não participou novamente das atividades




Seedorf voltou a treinar com bola nesta
 quinta (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
Com a presença de Seedorf - que treinou com bola pela primeira vez na semana - e de debaixo de muita chuva, Oswaldo de Oliveira comandou um treino técnico em campo reduzido para o elenco do Botafogo, na manhã desta quinta-feira, no campo anexo do Engenhão. A atividade foi muito disputada, e nela, Seedorf chegou a discutir com e Rafael Marques e Elias.

Na primeira parte do trabalho, em um dos campinhos, o treinador dividiu o time titular entre defesa e ataque. Depois mesclou titulares e reservas. O destaque deste treino foi um belo gol de cabeça do camisa 10 - algo pouco comum para o holandês. Oswaldo ainda deu um treino de dois toques para aprimorar os passes.

Lodeiro, que será desfalque nos próximos três jogos, e que já não tinha treinado na quarta-feira, não trabalhou em campo novamente. O uruguaio ficou na academia. Na sexta-feira, ele se apresenta a seleção uruguaia para a disputa da repescagem contra a Jordânia por uma vaga na Copa do Mundo de 2014.

O meia Cidinho, recuperado da cirurgia no joelho esquerdo, realizada em maio, participou do treino com bola pelo segundo dia consecutivo. No entanto, ele deve voltar a jogar apenas em 2014.

Com 53 pontos, o Botafogo ocupa a quarta colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. No domingo, ás 17h, o time enfrenta o Internacional, pela 33ª rodada, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Alexandre Braz - Lancenet

LANCE!Net analisa queda do Botafogo, que pode custar a vaga na Libertadores





Perda de jogadores, queda de produção do ataque e má fase de Lodeiro e Seedorf contribuem para que time não faça campanha tão boa no segundo turno do Brasileiro



Saída de Vitinho foi um dos motivos para a
 queda alvinegra (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Vice-campeão do primeiro turno do Brasileiro, o Botafogo tem apenas a 11ª campanha do returno. Esta queda fez o time cair na tabela e colocar em xeque a vaga na Libertadores 2014. Mas quais os motivos para tamanho declínio?

O primeiro é a saída de jogadores como Fellype Gabriel e Vitinho. O antigo camisa 11 era o motor do time, mas foi negociado. Em seguida, o garoto ocupou a vaga, deu velocidade ao ataque, fez gols, mas, quando o time se acostumou a atuar com um novo estilo, também saiu.

– Vários fatores contribuíram para a queda. A saída de jogadores, a maratona de jogos... Todos estão vivendo isso, menos o Cruzeiro. Temos de voltar a trabalhar, falar menos e ganhar os jogos. É o que precisamos – disse o lateral Julio Cesar.

Além das saídas de certas peças, os principais jogadores caíram de produção. Os estrangeiros Lodeiro e Seedorf, por exemplo, não mantiveram o nível do início da competição.

– Eles são experientes e sabem lidar com a má fase. É difícil manter a regularidade o ano todo. Mas eles vão evoluir – afirmou o camisa 26.
O ataque também caiu significativamente. No primeiro turno, o time teve um dos setores ofensivos mais efetivos do Brasileiro, com 32 gols. Mas a má fase de Alex, Henrique e Bruno Mendes, que estão em branco na competição – além da lesão de Elias, que desfalcou o time por sete jogos –, ajudaram no declínio.

– A culpa não é só do ataque, mas de um todo. Tivemos uma queda visível. Os números mostram isso. O ataque voltará a fazer gols e vamos ganhar os próximos jogos – analisou o lateral-esquerdo alvinegro.

A queda é evidente. Resta saber o que fazer para evitar que ela se prolongue e a vaga na Libertadores escorra pelas mãos. De novo.

LANCEPRESS!

Lodeiro, em queda no Bota, fica fora de três jogos para defender Uruguai


Ausência do jogador para os compromissos com sua seleção é um dos motivos apontados para a sua queda de rendimento



Lodeiro defenderá o Uruguai contra a
 Jordânia na repescagem para a Copa
(Foto: Satiro Sodre / SSPress)
Lodeiro se tornou uma peça fundamental no Botafogo e foi apontado com um dos principais responsáveis pelo título do Carioca, quando foi o autor de oito gols. O cenário atual, no entanto, é bem diferente. Após atuações abaixo da sua média, o uruguaio perdeu até a condição de titular para o jovem Gegê. No último domingo, o camisa 14 entrou no segundo tempo e teve uma participação discreta. Neste Brasileiro, em 23 jogos, ele marcou quatro gols, todos no primeiro turno.

A barração deixou Lodeiro cabisbaixo, e o próprio Oswaldo de Oliveira confirmou que o meia se abateu. Uma das causas que o técnico sempre cita, quando perguntado sobre a queda de rendimento do jogador, são as convocações para seleção uruguaia. Para ele, o camisa 14 demora a readquirir o ritmo do time.

Por causa da repescagem das Eliminatórias da Copa, Lodeiro ficará ausente mais uma vez, agora pelas três próximas rodadas. O Uruguai enfrenta a Jordânia nos dias 13 e 20.

O lateral-esquerdo Julio Cesar comentou as situações de Lodeiro e também de Seedorf, outro que teve altos e baixos recentemente. O jogador acredita que a parte física pode pesar nestes casos.

- Eles são jogadores experientes, sabem lidar com estas situações. É um ano difícil, com jogos atrás de jogos, então é difícil manter uma regularidade fazendo partidas convincentes em sequência. Agora, com mais tempo para treinar, vão evoluir e ajudar o Botafogo.

Lodeiro só poderá atuar nas últimas três rodadas do Brasileiro, contra São Paulo, Coritiba e Criciúma. No próximo domingo, o Botafogo enfrenta o Internacional no estádio Centenário, em Caxias do Sul. O Glorioso é o quarto colocado com 53 pontos.

Por Fred Huber Rio de Janeiro