Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Ídolos do Bota garantem presença na partida contra o Criciúma




Ex-jogadores estarão à disposição da torcida para fotos e autógrafos. Time precisa vencer e torcer por tropeço dos adversários para conseguir uma vaga na Libertadores



 
Bota faz corrente para se garantir na Libertadores
(Foto: Gabriel Assis)
Precisando vencer e torcer pelo tropeço de seus adversários para garantir uma vaga na Libertadores, o Botafogo enfrenta o Criciúma neste domingo, às 17h (de Brasília), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Sabendo da importância de ter seus torcedores por perto, o Botafogo convidou alguns ex-jogadores e ídolos do clube para estarem presentes no jogo no Maracanã. Mauricio, Gonçalves, Donizete Pantera, Wagner, Carlos Roberto, Mendonça, Adalberto Leite e Luisinho Quintanilha assistirão à partida juntos no Setor Premium Oeste (Maracanã Mais) e se colocaram à disposição da torcida para fotos e autógrafos.

- Nossos ídolos são nossa história e estarão juntos com o Botafogo na corrente positiva. Nessa hora, o peso da tradição é importante - destacou o vice-presidente social e de comunicação do clube, Carlos Thiago Cesario Alvim.



Em quinto lugar no Brasileirão com 58 pontos, o Glorioso tem 47% de chances de garantir uma vaga no G-4. Caso a Ponte Preta conquiste a Sul-Americana, o número de vagas diminui para três e as chances do Bota, para 12,8%.



Por GloboEsporte.comRio de Janeiro

Com propostas para deixar o Bota, Oswaldo diz que vai definir situação dele após partida de domingo

Técnico do Glorioso diz que está focado na classificação do time para a Libertadores




Botafogo x Flamengo - Oswaldo de Oliveira (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
Oswaldo de Oliveira pode estar de saída do
Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
Com propostas milionárias para deixar o Botafogo ao fim desta temporada, o técnico Oswaldo de Oliveira disse que vai definir o futuro dele após a partida de domingo, contra o Criciúma, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

- Domingo, depois da partida, nós vamos definir, e o Botafogo também terá a oportunidade de expressar o que está pensando. Eu estou muito focado na classificação do Botafogo para Libertadores - disse o comandante alvinegro, em entrevista ao programa 'Show do Apolinho' , da Rádio Tupi.

Oswaldo falou também sobre o ano do Botafogo. O treinador disse que a queda de rendimento na reta final do Brasileiro foi algo natural.

- É uma situação que a gente previa. As pessoas costumam esquecer as coisas que passaram e as dificuldades que foram encontradas em toda temporada. A carência de títulos do Botafogo fez com que os torcedores ficassem exigentes. Foi um trabalho em grupo e muito bem planejado e desenvolvido - disse o técnico.


LANCENET! 

Elias não participa de treino tático e Bruno Mendes se destaca entre titulares


Atacante titular está se recuperando de um problema muscular na coxa esquerda e pode dar chance para o reserva no último jogo da temporada, domingo, contra o Criciúma 





Bruno Mendes - Treino do Botafogo (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Bruno Mendes pode ser titular no domingo
 (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Pela segunda vez na semana, Elias, que se recupera de um problema muscular na coxa esquerda, não participou do treino com bola com o time do Botafogo, na manhã desta quinta-feira, dando lugar a Bruno Mendes. Com isso, o atacante, que voltou a marcar gols pelo time nos último jogos pode ser titular na partida de domingo, às 17h, no Maracanã, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Criciúma. Como havia acontecido na quarta-feira, lodeiro foi mantido no time no lugar de Hyuri. Elias realizou um treino físico ao lado do campo.

O técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treino tático. Na primeira parte da atividade, o treinador trabalhou a parte ofensiva do time titular contra os reservas. Após uma pausa para os jogadores beberem água, devido ao forte calor, o treinador inverteu, com os reservas atacando os titulares. Lodeiro e Bruno Mendes, escalados como titulares, foram destaques. Quem também não treinou foi Marcelo Mattos, que ficou na academia. A princípio, o volante não preocupa para o duelo contra os catarinenses.

Com 58 pontos, o Botafogo ocupa a quinta colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O time luta para voltar ao G4 e conseguir vaga na Copa Libertadores. Para isso aocntcer, além de vencer o Criciúma, os alvinegros precisam de um tropeço de Goiás ou Atlético-PR, adversários na luta pela vaga.

Além disso, se terminar em quarto, a Ponte Preta não pode ganhar a Copa Sul-Americana, competição em que disputou o primeiro jogo da final contra o Lanús (ARG). No primeiro confronto, no Pacaembu, em São paulo, o placar ficou em 1 a 1. A decisão será na próxima quarta.


LANCEPRESS! - LANCENET! 

Gabriel se consolida, e veteranos disputam posição no Bota ao seu lado


Jovem volante vira referência na posição, enquanto Renato, de 34 anos, e Marcelo Mattos, de 29, se alternam no time titular na reta final da temporada



Gabriel se firma como dono da posição nesta
temporada (Foto: Vítor Silva / SSPress)
Gabriel surgiu no ano passado no Botafogo em uma situação de emergência na qual o técnico Oswaldo de Oliveira se viu obrigado a fazer mudanças para recuperar o ritmo perdido. De lá para cá, o volante, de 21 anos, se estabeleceu como dono da posição e vê ao seu lado Marcelo Mattos e Renato disputarem a outra vaga na reta final da temporada.

Gabriel disputou 43 jogos no ano. Destes, em apenas um saiu do banco de reservas, ainda assim no começo da temporada, quando voltava de uma lesão na coxa direita. Ele foi substituído apenas cinco vezes.

Em comparação aos companheiros de posição, Gabriel tem mais consistência. Aos 29 anos, Marcelo Mattos jogou 56 vezes, mas foi substituído em 17. Apenas uma vez ficou no banco, no empate em 1 a 1 com o São Paulo, quando entrou no segundo tempo.

Já Renato, de 34 anos, vive um ano mais de baixos do que de altos. Dos 32 jogos que disputou, saiu 14 vezes do banco de reservas. Em outros 10, mesmo relacionado, acabou não sendo utilizado por Oswaldo. Ele ainda foi substituído em seis. Ou seja, completou apenas 12 partidas.

Para o jogo contra o Criciúma, domingo, no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o favorito é Renato, que participou do treinamento técnico de quarta-feira entre os titulares. No entanto, Oswaldo ainda vai comandar trabalhos táticos e coletivos antes do confronto.

- O Renato pode alternar a posição comigo em alguns momentos. Com o Marcelo Mattos também acontece. Claro que ele tem mais poder de marcação e o Renato é mais com a bola no pé, com um talento raro. Não sei ainda quem vai jogar - afirmou Gabriel.

O Botafogo está na quinta colocação no Brasileiro, com 58 pontos. O time precisa vencer o Criciúma e torcer contra Goiás e Atlético-PR para ter chances de classificação para a Taça Libertadores do ano que vem.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Seedorf só sai do Bota para jogar em outro clube do Brasil se pagar multa


Valor é calculado em cima do salário de R$ 700 mil, mas reduz de acordo com a proximidade do fim do contrato, que termina no dia 30 de junho do ano que vem



Seedorf treina para último jogo do Botafogo
no ano (Foto: Satiro Sodre / SSPress)
Os questionamentos sobre a permanência de Seedorf no Botafogo são intensos. O jogador não confirma sua continuidade no clube, ainda que tenha contrato até 30 de junho do ano que vem, e não costuma responder sobre o assunto. Nesta quarta-feira, o blog "Bastidores F. C." revelou que um dirigente do Flamengo afirmou que o holandês se ofereceu para defender o clube em 2014.

No Botafogo, não há quem cogite tal possibilidade de transferência para outro clube brasileiro. A única forma de a situação se tornar real será com o pagamento da multa contratual, que é calculada em cima do salário do jogador, de R$ 700 mil. Ela reduz com a proximidade do fim do contrato.

A única forma de negociação da multa é se Seedorf admitir o fim de sua carreira como jogador e decidir iniciar os trabalhos como técnico. O Milan já foi apontado como destino inicial. Este ano, o holandês deve terminar o curso a distância de treinador da Federação Holandesa e chancelado pela Uefa.

Apesar das dúvidas, existe a certeza no Botafogo de que Seedorf não deixará o clube em caso de classificação para a Taça Libertadores do ano que vem. Para isso, o time precisa vencer o Criciúma, domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, e torcer contra Goiás e Atlético-PR.

Deborah Martin, assessora de imprensa de Seedorf, negou com veemência que haja qualquer negociação para a saída do holandês.

- Seedorf não está conversando com o Flamengo e qualquer informação sobre uma transferência em janeiro não passa de rumor. Não há absolutamente verdade alguma sobre este tema e a fonte que passou a informação simplesmente a inventou - disse.

Seedorf também tem planos de trabalhar como comentarista na Copa do Mundo de 2014. Sua contratação pelo Botafogo no ano passado por exemplo demorou a ser anunciada à espera do fim da Eurocopa, quando fez o mesmo trabalho para a BBC.

A preocupação no Botafogo e no staff de Seedorf é em não alimentar especulações. O mesmo procedimento foi adotado na época de sua contratação, quando os dirigentes do clube e o jogador se recusavam a falar sobre o assunto.

Por Thales Soares Rio de Janeiro