Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Caça às bruxas: auxiliar técnico Jair Ventura deixa o Botafogo


Filho de Jairzinho é o sétimo membro da comissão técnica a deixar o clube nos últimos dois dias





Jair Ventura e Oswaldo de Oliveira - Treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Mais um auxiliar de Oswaldo deixa o clube
 (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
O Botafogo demitiu o auxiliar técnico Jair Ventura na tarde desta terça-feira, após uma reunião em General Severiano. Filho de Jairzinho, Ventura é o sétimo membro da comissão técnica alvinegra a deixar o clube nos últimos dois dias.

A reformulação do departamento de futebol segue as palavras de Mauricio Assumpção. Insatisfeito com a queda de rendimento da equipe no returno do Campeonato Brasileiro, o presidente declarou no último dia 3, que mudanças poderiam ser feitas.

Além de Jair, o técnico Oswaldo de Oliveira, o auxiliar Luiz Alberto, os preparadores físicos Ricardo Henriques, Leandro Cardoso e Marlos Almeida e o fisiologista Altamiro Bottino também deixaram o Glorioso.


Alexandre Braz - LANCENET!

Bota faz reformulação na preparação física e demite vários funcionários


Reuniões estão sendo realizadas nesta terça em General Severiano para anunciar as mudanças. Equipe das categorias de base deve ser promovida aos profissionais



Fisiologista Altamiro Bottino deixa o clube
(Foto: Satiro Sodré / AGIF)
As mudanças do Botafogo não esperam apenas a definição da vaga na Taça Libertadores do ano que vem. Uma série de reuniões vem sendo realizadas em General Severiano para comunicar a demissão de funcionários do departamento de preparação física.

Já foram informados da saída o fisiologista Altamiro Bottino, no clube há seis anos e considerado referência em sua função, e os auxiliares de preparação Leandro Cardoso e Marlos Almeida. Outros membros da comissão técnica também vão conversar com os dirigentes do clube no decorrer da tarde.

O Botafogo já havia anunciado a saída do técnico Oswaldo de Oliveira na segunda-feira, um dia depois da vitória sobre o Criciúma e a confirmação do quarto lugar no Campeonato Brasileiro. Com ele, deixaram o clube o auxiliar Luiz Alberto e o preparador físico Ricardo Henriques.

A vaga na Libertadores de 2014 só será conquistada caso a Ponte Preta não conquiste a Copa Sul-Americana na final contra o Lanús, da Argentina, nesta quarta-feira. Só com essa situação definida é que o Botafogo anunciará oficialmente o nome do novo treinador.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Libertadores 2014: restam apenas cinco vagas para a competição


Dos 38 participantes, 33 já são conhecidos. Sorteio dos grupos ocorre na quinta-feira, no Paraguai. Última vaga brasileira ficará com Botafogo ou Ponte Preta



Atlético-MG é o atual campeão da
Libertadores (Foto: Maurício Paulucci)
A 55ª edição da principal competição sul-americana de clubes começa a ganhar forma na próxima quinta-feira, às 22h de Brasília. A Confederação Sul-Americana de Futebol vai sortear os grupos da Taça Libertadores da América 2014. O evento ocorrerá na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Dos 38 participantes, apenas cinco ainda não são conhecidos: um argentino, um boliviano, um brasileiro e dois chilenos.

A disputa ocorrerá entre 29 de janeiro e 13 de agosto, com uma pausa para a Copa do Mundo no Brasil. A Conmebol ainda não divulgou o formato do sorteio deste ano.

Confira a situação dos classificados de cada país:

ARGENTINA

Vélez Sarsfield: supercampeão da temporada 2012/13
Newell’s Old Boys: campeão do Torneio Final
Argentina 3: campeão do Torneio Inicial
Arsenal de Sarandí: campeão da Copa Argentina
Lanús: melhor desempenho na Copa Sul-Americana 2013

A última vaga será do campeão do Torneio Inicial, e quatro times disputam o título: Vélez, San Lorenzo, Newell's e Lanús. Em caso de igualdade em pontos, haverá jogo-desempate. Se o título não ficar com o San Lorenzo, que é o atual líder, ficará com um time já classificado. Desta forma, o Lanús ocuparia a posição Argentina 3 e entraria direto na fase de grupos. O River Plate (segundo melhor do país na Sul-Americana) seria beneficiado, ocuparia a posição Argentina 5 e jogaria a pré-Libertadores


BOLÍVIA

Bolívar: campeão do Clausura 2013
Bolívia 2: campeão do Apertura 2013
Oriente Petrolero: vice-campeão do Clausura 2013

O líder do Apertura, Bolívar, já está classificado. Na vice-liderança - e com a vaga até o momento - está o The Strongest. Faltam duas rodadas.

BRASIL

Atlético-MG: campeão da Libertadores 2013
Cruzeiro: campeão do Brasileiro 2013
Flamengo: campeão da Copa do Brasil 2013
Grêmio: vice-campeão do Brasileiro 2013
Atlético-PR: terceiro colocado no Brasileiro 2013
Brasil 6: Botafogo ou Ponte Preta

O Atlético-PR disputará a pré-Libertadores. O Botafogo também jogará a fase prévia se tiver a classificação confirmada. Para isso, precisa torcer para que a Ponte Preta não seja campeã da Copa Sul-Americana. Se a Macaca vencer a disputa com o Lanús, fica com a vaga. O clube de Campinas também disputaria a pré-Libertadores.

CHILE

Unión Española: campeão do Torneio Transición
Chile 2: campeão do Apertura 2013
Chile 3: campeão da Liguilla do Torneio Apertura 2013

Universidad Católica e O'Higgins se enfrentam nesta terça-feira e definem quem é o campeão do Apertura. A Liguilla é disputa pelos times que se classificam entre 2º e 5º no Apertura e define a última vaga do Chile na Libertadores.

COLÔMBIA

Atlético Nacional: campeão do Apertura 2013
Deportivo Cali: melhor pontuação na temporada 2013
Independiente Santa Fe: segunda melhor pontuação na temporada 2013


EQUADOR

Emelec: campeão do Apertura 2013
Independiente José Terán: vice-campeão equatoriano
Deportivo Quito: terceiro colocado (joga a pré-Libertadores)

MÉXICO

Santos Laguna: 1° lugar na fase classificatória do Apertura 2013
León: 2° lugar na fase classificatória do Apertura 2013
Monarcas Morelia: 3° melhor colocado na fase classificatória do Apertura 2013

PARAGUAI

Nacional: campeão do Apertura 2013
Cerro Porteño: campeão do Clausura 2013
Guaraní: melhor time excetuando-se os dois campeões (joga a pré-Libertadores)

PERU

Peru 1: Real Garcilaso ou Universitario
Peru 2: Real Garcilaso ou Universitario
Sporting Cristal: melhor campanha entre os demais times (joga a pré-Libertadores)

Real Garcilaso e Universitario são os finalistas do campeonato e são os dois representantes do país na fase de grupos. O campeão ficará com a posição Peru 1. O vice fica com a posição Peru 2.

URUGUAI

Peñarol: campeão uruguaio
Defensor Sporting: vice-campeão uruguaio
Nacional: melhor pontuação geral da temporada (joga a pré-Libertadores)

VENEZUELA

Zamora: campeão da temporada 2012/2013
Deportivo Anzoátegui: vice-campeão da temporada 2012/2013
Caracas: melhor campanha entre os demais (joga a pré-Libertadores)

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Montenegro critica Oswaldo: 'Usava a esposa quando queria falar mal do time'


Ex-presidente do Botafogo chamou ex-técnico alvinegro de frio e pessimista





Botafogo x Bahia - Oswaldo de Oliveira (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Oswaldo foi taxado de frio por Montenegro
 (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Conhecido pelas declarações fortes e posições polêmicas, Carlos Augusto Montenegro, ex-presidente do Botafogo, não mediu as palavras para descrever a passagem do técnico Oswaldo de Oliveira por General Severiano. Membro influente da política do clube, Montenegro disse que o treinador era frio e nunca teve a empatia da torcida. E ainda fez graves acusações contra o treinador.

- Quando ele queria criticar o time, mandava a mulher fazer pela internet. Ele é a maior montanha-russa de emoções. É o cara mais frio que já vi. Nunca teve empatia e quando o time perdia uma partida, ele não mostrava vibração. Ele mesmo passava a mensagem de que não acreditava no time. Tinha um pessimismo tremendo. Ainda chegou ao cúmulo de dizer que torcia para a Ponte Preta na final da Sul-Americana - esbravejou Montenegro.

Apesar de todas as críticas, o ex-presidente alvinegro afirmou que Oswaldo conseguiu algumas coisas boas na sua passagem de dois anos pelo clube.

- O Botafogo venceu partidas antológicas com ele, apesar de outras humilhantes - como a goleada para o Flamengo. Mas Oswaldo teve participação fundamental na conquista do Estadual desse ano e no lançamento de muitos garotos da base do Botafogo.


Luiz Gustavo Moreira - LANCENET!

Mais um certo: após Edílson, Bolívar renova por um ano com o Botafogo


Depois de se tornar um dos líderes do grupo, zagueiro garante permanência para a próxima temporada antes mesmo da definição da vaga na Libertadores



Bolivar Botafogo e Portuguesa (Foto: Andre Durão)
O primeiro a renovar contrato depois do fim do Campeonato Brasileiro foi o lateral-direito Edílson. Agora, o Botafogo acertou com o zagueiro Bolívar até o fim de 2014. Aos 33 anos, ele chegou ao clube no começo da temporada passada e terminou 2013 como o jogador que mais entrou em campo, com 58 jogos, ao lado do lateral-esquerdo Julio Cesar. Sempre como titular.

O acerto com Bolívar aconteceu antes mesmo da definição da vaga na Taça Libertadores do ano que vem. O Botafogo terminou na quarta colocação no Campeonato Brasileiro e depende da derrota da Ponte Preta para o Lanús, da Argentina, na final da Copa Sul-Americana para se classificar. Se conseguir, quebrará um jejum de 17 anos sem participar da competição.

Além de Bolívar e Edílson, o Botafogo ainda precisa resolver a situação do atacante Elias, que está emprestado pelo Resende até o fim do ano. Já o atacante Bruno Mendes também encerra seu compromisso no dia 31 de dezembro e não deve ficar.

O Botafogo espera a final da Copa Sul-Americana para definir o novo treinador. A saída do técnico Oswaldo de Oliveira foi confirmada na segunda-feira, uma dia depois da vitória sobre o Criciúma, no Maracanã, que garantiu a melhor campanha do clube desde a criação do sistema de pontos corridos no Campeonato Brasileiro em 2003.

Por Thales Soares Rio de Janeiro