Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Oswaldo de Oliveira elogia o ex-auxiliar técnico Eduardo Hungaro

Assistente trabalhou com Oswaldo no Botafogo e pode assumir a equipe caso o Glorioso não dispute a próxima edição da Copa Libertadores





Eduardo Hungaro (Foto: Divulgação/ Botafogo)
Eduardo Hungaro pode assumir o Botafogo
 (Foto: Divulgação/ Botafogo)
O Botafogo depende do resultado entre Ponte Preta e Lanús (ARG) - na final da Copa Sul-Americana, nesta quarta, às 21h50, em Buenos Aires -, para escolher o novo técnico. E caso a equipe brasileira seja campeã e "roube" a vaga do Alvinegro na Libertadores, os investimentos do clube carioca serão mais modestos. Sendo assim, o provável treinador será Eduardo Hungaro, auxiliar técnico de Oswaldo de Oliveira durante todo o ano de 2013. E o "criador" elogiou a "criatura".

- O Duda (apelido de Hungaro) é um rapaz muito competente, trabalhador ao extremo e que sabe trabalhar muito bem a situação individual e coletiva da equipe. Será uma aposta promissora e terá exito – afirmou Oswaldo de Oliveira, no Footecon, fórum internacional de futebol que ocorre no Rio de Janeiro.

Caso o Glorioso consiga a vaga na Copa Libertadores, a primeira opção da diretoria é Paulo Autuori, atualmente sem clube. Campeão brasileiro em 1995, ele conta com a simpatia dos cartolas do Botafogo.


Leia mais no LANCENET! 

Terno, gravata e alegria: Perivaldo volta ao Brasil em grande estilo


Ex-jogador do Botafogo, que morou nas ruas de Portugal, volta ao Rio após 23 anos, vibra com recomeço e brinca: 'Emoção é tão grande que até a calça fica pequena'



Perivaldo com o filho (Foto: Raphael Bózeo)
O terno, a gravata, o sapato engraxado e os óculos escuros fizeram o ex-lateral Perivaldo, que atuou no Botafogo, Palmeiras, Bahia, Bangu e na Seleção, voltar ao Brasil em grande estilo. Ele chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, sem jeito nenhum de jogador, mas também não parecia aquele homem que até pouco tempo vivia nas ruas de Lisboa, em Portugal, onde vendia utensílios antigos na Feira da Ladra. Um recomeço alegre, estampado no sorriso de Peri da Pituba, apelido que ganhou carinhosamente nos clubes por onde atuou no futebol brasileiro.

- A emoção de voltar é tão grande que até a calça fica pequena (risos). Agora vou descansar para ver o meu Rio de Janeiro. Pode contar que o Peri vai bater forte aí. A primeira coisa que vou fazer é tomar um banho (risos)- brincou.

Após 23 anos fora do país, ele encontrou dificuldades e até morou na rua. Nas últimas semanas recebeu ajuda da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), através do técnico Alfredo Sampaio, quem foi até a capital portuguesa acompanhado do filho do ex-jogador, o Marcelo, para resgatar Perivaldo da dura vida que levava.

- Esta é a realidade. Temos muitos outros casos assim aqui no Brasil. Nós estamos fazendo isso por outros jogadores, só que não divulgamos. O caso dele é especial, porque é um ex-atleta que estava no exterior e morava na rua. Não podíamos virar as costas para ele. Vai trabalhar conosco a partir do ano que vem, para ter uma vida mais digna - disse o técnico Alfredo Sampaio.
 
Perivaldo chegou com um terço na mão e só o beijou várias vezes na chegada ao Rio (Foto: Raphael Bózeo)

Ainda no Aeroporto do Rio, Perivaldo sentiu novamente o carinho de fãs. Tirou fotos com alguns torcedores que o reconheceram e brincou como uma criança. Com um deles, pegou até o cartão com o telefone do rapaz. O tempo que viveu na rua tirou um pouco da serenidade de Peri, mas certamente a alegria ele não perdeu.

A estada no Brasil já tem cronograma. Nesta semana ele vai conhecer o Novo Maracanã e voltar a alguns pontos turísticos da cidade. Ele ficará hospedado em um hotel na Barra da Tijuca até sexta, quando embarca para a Bahia, na cidade de Itabúna, para rever alguns parentes. Depois, vai até Fortaleza conhecer os dois netos e a família do filho Marcelo, que também foi jogador de futebol e conhecido com Pery por causa do pai. Após matar a saudade, ele ficará por dois meses em uma casa alugada pela Fenapaf, em Itabúna, para se readaptar ao Brasil e principalmente à nova vida.

Perivaldo (Foto: Raphael Bozeo)
História vai virar documentário

A vida de Perivaldo será contada em um documentário que será exibido na SIC, canal da televisão portuguesa, em janeiro. Uma equipe está acompanhando o ex-lateral há três semanas e até o ajudou nos primeiros passos da retomada com roupas e estadia. Os jornalistas chegaram ao Brasil ao lado de Peri e os acompanharão nas próximas semanas.

- A situação dele era muito complicada. Não tinha moradia e estava na rua. O procuramos e estamos filmando com ele há tres semanas. Os brasileiros conhecem o Perivaldo, mas os portugueses não sabem da importância dele para o futebol. Não sabiam que ele jogou no Botafogo, Bangu, Palmeiras, Bahia e na seleção. Quando ele contava que jogou na seleção brasileira, ninguém acreditava nele. Achavam que era mentira - explicou o jornalista Nuno Pereira.

Por GloboEsporte.com (*)Rio de Janeiro - Por Raphael Bózeo, estagiário.

Bolívar projeta grande ano no Bota e seca a Ponte nesta quarta-feira


De contrato renovado, zagueiro vai ficar de olho na decisão da Sul-Americana, ouve informações de D'Alessandro sobre o Lanús e espera jogar mais uma Libertadores



Bolivar é um dos jogadores mais experientes 
do elenco alvinegro (Foto: Thales Soares)
As férias dos jogadores do Botafogo já começaram, mas o caminho a ser seguido no ano que vem ainda está indefinido. De contrato renovado por mais um ano, o zagueiro Bolívar sabe a importância de disputar a Taça Libertadores, título que já tem em seu currículo. Por isso, estará diante da televisão na torcida pelo Lanús, da Argentina, contra a Ponte Preta na final da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira. O confronto será em Buenos Aires.

O Botafogo terminou o Campeonato Brasileiro na quarta colocação, o que garantia a vaga para a Libertadores se não houvesse um clube brasileiro na final da Copa Sul-Americana. Com essa situação, a apreensão é grande. No primeiro jogo, empate em 1 a 1, no Pacaembu.

- Vou assistir ao jogo. Por ser brasileiro é difícil torcer para um time argentino, mas é inevitável. Serei Lanús desde pequeno. É a oportunidade que o Botafogo tem de entrar na Libertadores - disse Bolívar.

A previsão é de dificuldades para a Ponte Preta no confronto. Bolívar buscou informações com o amigo D'Alessandro, seu ex-companheiro no Internacional, que explicou as condições de jogo no estádio conhecido como La Fortaleza.

- Ele falou que fica no meio de uma vila (favela). Depois que entra lá fica complicado - comentou Bolívar.

A classificação para a Libertadores é importante na expectativa de um ano positivo para o Botafogo. O clube quebrará um jejum de 17 anos sem participar da competição caso a vaga se confirme nesta quarta-feira. A confiança do camisa 4 é grande e ele espera uma grande temporada pela frente.

- Acho que o grande mérito da direção nesse momento é manter o elenco. A gente sai na frente pelo entrosamento, com uma base. Mas o Botafogo ainda vai contratar outras peças e na Libertadores é preciso ter jogadores à disposição capacitados para vestir a camisa do clube - afirmou o jogador, que conversou com o técnico Oswaldo de Oliveira, que deixou o clube.

- Falamos rapidamente, mas ele explicou a situação.

Bolívar tinha o desejo de fazer um contrato de dois anos, mas acabou renovando por um. No entanto, ainda não pensa em parar de jogar. Aos 33 anos, planeja atuar por mais duas ou três temporadas.

- Logo que cheguei ao Botafogo fiz um contrato de um ano, mas tinha a intenção de fazer um bom trabalho e renovar. Agora, quero fazer um ainda melhor. No Botafogo, surgiram outras propostas, mas dei minha palavra. Pretendo jogar mais dois ou três anos tranquilamente e depois pensar no que fazer - comentou o zagueiro.

Quem ficou satisfeito com a renovação de Bolívar foi o zagueiro Dória, de 19 anos. A relação dos dois vai além do gramado e em apenas uma temporada juntas se tornaram amigos.

- Falei com ele e ficou muito feliz. É um garoto pelo qual tenho muito carinho. A família dele toda gosta de mim e desde o primeiro dia construímos uma relação bem legal - disse o jovem zagueiro, de férias em Santa Cruz do Sul, sua cidade natal.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Com vaga ainda incerta, diretoria analisa nomes para cargo de técnico


Botafogo espera definir novo técnico após saber se vai disputar ou não a Libertadores






Autuori foi demitido do São Paulo devido aos maus resultados no Campeonato Brasileiro (Foto: Christof Stache/AFP)
Autuori estaria na mira do Botafogo
(Foto: Christof Stache/AFP)
A final da Copa Sul-Americana, disputada nesta quarta-feira entre Ponte Preta e Lanús, vai definir o futuro do Botafogo no próximo ano. Com a vaga na Libertadores em jogo, a diretoria aguarda o desfecho do ano, cercado de expectativas, e ainda conversa sobre o nome do novo treinador. Em entrevista ao LANCE!Net, o vice-presidente de futebol do Glorioso, Chico Fonseca, evitou citar nomes ou especulações.

- A diretoria ainda está conversando sobre esse assunto. Não há nada definido - disse o dirigente, sem dar maiores detalhes.

LANCE!Net apurou que Paulo Autuori é o nome preferido pelos dirigentes para comandar o time no próximo ano, em caso de classificação para a Libertadores. Já se a Ponte conquistar a Sul-Americano, o Botafogo pode, então, optar por uma solução mais barata. 


Paulo Victor Reis - LANCENET!