Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mancini elogia postura tática do Bota e fala: "Alcançamos vitória expressiva"


Técnico cita "inteligência" dos jogadores no triunfo por 2 a 0 sobre o Palmeiras





Vagner Mancini saiu satisfeito do Prudentão. Mais que isso: aliviado. A vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras tirou o Botafogo da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Triunfo que não acontecia há três jogos (derrotas para Goiás e Grêmio e empate com o Vitória). O treinador elogiou a postura tática do seus comandados nesta quarta-feira. E considerou o resultado “expressivo”. Os gols foram marcados pelos estrangeiros Bolatti e Zeballos.

- O time fez um belo jogo, foi páreo ao Palmeiras em todos os minutos. É lógico que em função do campo pesado o jogo acabou se desenrolando de uma forma no primeiro tempo e de forma diferente no segundo, onde se viu mais espaço após a expulsão do Wesley, mas antes já era um jogo mais descompactado, com muito espaço no setor do meio de campo. Falamos sobre isso no intervalo, da importância de se ter a posse de bola, não errar tanto passe, para que você não se desgastasse e também tivesse oportunidade de gol. Então o Botafogo soube jogar hoje, encarou bem o Palmeiras, não só no aspecto tático, mas também houve muita inteligência dos atletas em determinados momentos e em virtude disso alcançamos uma vitória expressiva - analisou.

Atuação de Emerson Sheik

- É um atleta dedicado, leva ao adversário sempre muita preocupação. A gente já sabia que ele não jogaria domingo, mas hoje seria fundamental a sua boa atuação. E ele fez isso com maestria

Alívio com a vitória

- Essa vitória veio em um momento maravilhoso, porque a situação nos incomodava bastante. Diante do Vitória a gente fez um bom jogo, mas bobeamos. Diante do Grêmio também fizemos um bom jogo, então a equipe vem em evolução e é óbvio que uma vitória dessa dá mais moral ainda.

Aparente domínio do adversário na partida

- Eu discordo. O Botafogo teve no primeiro tempo maior domínio de jogo, na segunda etapa o Palmeiras voltou melhor, após a expulsão do Wesley, mas o Botafogo teve mais a posse de bola, chegou mais a frente. Acho que foi um jogo equilibrado, e no meu ver a vitória foi merecida.

Jogos fora de casa vieram em um bom momento?

- As coisas não estavam complicadas (no Rio de Janeiro). Aquilo que foi passado na imprensa, que tinha uma turma de torcedores, isso aí tem em qualquer clube, em qualquer lugar do Brasil, seja a divisão que for. Óbvio que é uma situação desconfortável porque a equipe estava mal colocada na tabela. Agora nós sabemos que futebol é assim e quem vive no futebol sabe disso, as pessoas que estão de fora é que se impressionam com isso, mas nós não deixamos de fazer nada, a gente foi a campo, fez o treinamento, houve lá um protesto de oito, nove torcedores, mas já tivemos no futebol coisa muito maior que isso. Agora, jogar fora de casa, no Brasileiro, não é tão ruim assim, porque o time da casa tem que se expor. Às vezes você jogando em casa, tomando um gol, você passa a ter dois pesos: o fato de tentar empatar e de se expor. Hoje a nossa equipe soube jogar uma partida onde saiu na frente e felizmente chegou à vitória.

Jogar fora de casa, no Brasileiro, não é tão ruim assim, porque o time da casa tem que se expor. Às vezes você jogando em casa, tomando um gol, você passa a ter dois pesos: o fato de tentar empatar e de se expor.

Vagner Mancini


A importância de vencer às vésperas da pausa para a Copa do Mundo

- A vitória veio em um momento importante, vamos ficar aí cerca de seis semanas afastados dos jogos. Vai ter um período de descanso e aí a gente volta a treinar, mas jogar só a partir do dia 16 de julho. E é duro parar o campeonato e você vendo a sua equipe lá embaixo. Essa vitória tem que ser comemorada sim, pois houve uma entrega fora do normal de todos os jogadores, que se superaram a cada momento dentro de campo. Eu vi muita coisa sendo feita com superação, inclusive o Emerson ficando em campo sentido uma lesão desde o início do jogo. Isso tudo só fortalece uma equipe que está saindo de baixo.

Volta do Gabriel de suspensão e formação para o próximo jogo

- Hoje a gente viu o Edilson jogando até melhor do que contra o Vitória, mais perto daquilo que deve ser um atleta do meio-campo. É muito importante que eu tenha no banco de reserva opções interessantes pra mudar, não só para fazer a substituição no mesmo peso, mas alterar o plano tático. Com Gabriel, Edilson ou Lucas eu sei que do banco eu vou ter alguém que pode entrar durante a partida e ajudar. Essas opções são importantes.

O Botafogo volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Corinthians, fora de casa. O atacante Emerson Sheik, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, não joga.

Por João Paulo Tilio Presidente Prudente

Sheik e Lúcio discutem, e Botafogo bate Palmeiras com gols de gringos


Em jogo tenso por conta da troca de acusações entre atacante e zagueiro, time carioca leva a melhor e vence, graças a Bolatti e Zeballos



lance capital

25 do 2º tempo
Perdendo por 1 a 0, o Palmeiras viu suas chances de reação diminuírem, com a expulsão de Wesley após falta em Sheik.


polêmica

Sheik x Lúcio
Os dois se desentenderam em campo, e o botafoguense acusou o palmeirense de preconceituoso: "Me chamou de gay, coisa que eu não sou".


gols gringos

Botafogo
O time carioca venceu com dois gols de estrangeiros: o argentino Mario Bolatti abriu o placar, e o paraguaio Zeballos fez o segundo, nos acréscimos.

O Palmeiras criou mais chances. O Botafogo foi mais efetivo - e assim venceu por 2 a 0 o duelo na noite desta quarta-feira, em Presidente Prudente, com gols do volante argentino Bolatti e do meia paraguaio Zeballos. Com o resultado, o Verdão perdeu a chance de se entrar no G-4, estacionando nos 12 pontos, e o time da Estrela Solitária se afasta da zona do rebaixamento, com oito.

A vantagem no placar poderia ter sido maior, se a arbitragem não anulasse gol legal de Emerson Sheik no primeiro tempo. O Verdão não pode usar o cansaço pela maratona até chegar à cidade como desculpa, já que teve mais volume de jogo. Parou nas mãos do goleiro Renan e na eficiência dos cariocas, que souberam administrar a vantagem.

Mas nada vai repercutir mais nesse jogo do que a discussão entre Lúcio e Emerson Sheik. O botafoguense acusou o palmeirense de chamá-lo de "gay" - "coisa que eu não sou" - e questionou o caráter do zagueiro, que rebateu, dizendo que o ex-corintiano já foi envolvido "em notícias de contrabando", numa referência ao processo que ele respondeu por conta da aquisição de um carro de luxo importado dos Estados Unidos, em 2010.

Na próxima rodada, as duas equipes voltam a campo no domingo. O Palmeiras encara o Grêmio, às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, enquanto o Botafogo visita o Corinthians, na Arena Corinthians, no mesmo horário.

Felipe Menezes e Zeballos, em lance de Palmeiras x Botafogo (Foto: Célio Messias/Agência Estado)
O jogo

O Palmeiras viveu maratona para chegar até Presidente Prudente, mas quem parecia cansado no primeiro tempo era o Botafogo. Com três atacantes, o Verdão teve maior posse de bola e chegou com mais perigo, com pelo menos quatro boas chances, mas parou no goleiro Renan e nos próprios erros na finalização. O Fogão, utilizando o mesmo esquema, teve cerca de dez minutos de domínio. Foi quando Emerson Sheik até balançou a rede, mas a arbitragem anulou de forma errada, marcando impedimento.

A segunda etapa começou praticamente da mesma que a primeira, com o Palmeiras tendo mais volume de jogo. O Botafogo, porém, foi mais eficiente. Abriu o placar com Bolatti, aos 15, e soube administrar o resultado depois. A situação do Verdão ficou ainda pior após a expulsão de Wesley, responsável pelas melhores chances do time. Coube ao Fogão jogar com tranquilidade, tocar a bola e sacramentar a vitória com Zeballos, aos 48, para a revolta dos palmeirenses, que vaiaram muito após o apito final.

Por Marcelo HazanPresidente Prudente, SP