Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Wilson Gottardo deixa São José para ser gerente de futebol do Botafogo


Ídolo do Bota na década de 1990, Gottardo chega para a vaga de Sidnei Loureiro, demitido nesta segunda-feira. Botafogo, no entanto, não confirma contratação



Wilson Gottardo deve assumir como gerente de futebol
do Botafogo após deixar o São José (Foto: Filipe Rodrigues)
O ex-zagueiro Wilson Gottardo deve assumir nesta terça-feira como gerente de futebol do Botafogo. Ídolo do Alvinegro no início das décadas de 1980 e 1990, Gottardo atuava como técnico do São José-SP, de onde se desligou nesta segunda-feira. Aos dirigentes da Águia do Vale, ele afirmou que se apresenta ao clube carioca na manhã desta terça-feira.

A assessoria de comunicação do Botafogo nega a contratação, mas confirma que o então gerente, Sidnei Loureiro, deixou o clube. Ao deixar o São José, Gottardo gravou um vídeo para a torcida, classificando a proposta do Bota como inesperada.

- Acreditando bastante no potencial do estado de São Paulo, vim para cá (São José). Como tenho outros sonhos e outras metas, deixei acordado que caso houvesse outra proposta muito boa me desligaria. Não financeira, proposta de trabalho. Surgiu essa proposta inesperada. Agradeço a torcida que esteve presente, me incentivando, me apoiando - disse Gottardo, que foi técnico do São José por um mês.

Wilson Gottardo teve três passagens pelo Botafogo: de 1987 a 90, 1994/95 e 1995/96. Seu título de maior expressão pelo clube foi o de campeão brasileiro, em 1995. Na carreira, também teve passagens por Flamengo, onde foi campeão brasileiro em 1992, e Cruzeiro, onde foi o capitão na conquista da Libertadores, em 1997.

De acordo com o diretor de comunicação e marketing do São José, Diego Mezzogiorno, Gottardo seguirá atuante nos bastidores, pelo menos até que o clube encontre outro técnico. De momento, Valteir Gomes, auxiliar do então treinador, assume a Águia do Vale.

Por Filipe Rodrigues São José dos Campos, SP

Wallyson recupera confiança e afirma que queda de rendimento era prevista


Atacante credita a fase sem gols que passou ao pouco tempo de pré-temporada



Atacante Wallyson afirma que queda de rendimento
 era prevista (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Herói da vitória contra o Deportivo Quito que colocou o Botafogo na fase de grupos da Copa Libertadores, Wallyson caiu de produção. Os gols ficaram mais raros, e ele chegou a perder a posição no ataque do Botafogo, mas se recuperou nos últimos jogos antes da parada.

- Eu sabia que ia acontecer. Antes de acertar com o Botafogo, eu estava treinando no ABC, mas apenas a parte física, o treinamento durou só duas semanas, então uma queda física seria normal. O nível de exigência do Campeonato Brasileiro é alto, e muitas vezes o tempo de recuperação é curto, então, é normal não jogar bem sempre. Mas estou confiante - disse Wallyson, que marcou apenas um gol no Brasileirão, na goleada por 6 a 0 sobre o Criciúma.

Sobre o atual momento do clube, que tem salários atrasados e perdeu dois dirigentes no fim de semana (o vice de futebol, Chico Fonseca, e o gerente de futebol, Sidnei Loureiro), Wallyson evitou falar.

- A gente procura esquecer esses problemas externos, até porque vestimos uma camisa com uma história muito bonita. Em nenhum momento paramos de treinar, ninguém se atrasa para os treinos, o grupo está fechado e quer ainda conquistar muitas coisas.

O atacante de 25 anos ainda comentou sobre o momento do clube no Campeonato Brasileiro.

- Essa parada foi muito boa para nós, porque o Mancini pôde preparar o time da maneira como ele gosta. O Botafogo está em uma posição que ninguém quer, os jogadores aqui estão acostumados a brigar lá em cima, e meu pensamento é só ajudar o clube.

Por Pedro Venancio Rio de Janeiro

Volante Marcelo Mattos volta a treinar com bola no Botafogo


Jogador passou por uma cirurgia no quadril em maio e trabalhava em separado até a semana passada. Emerson e Carlos Alberto treinam em separado do grupo



Marcelo Mattos voltou a treinar com bola no
Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Após um fim de semana turbulento com a saída do gerente de futebol, Sidnei Loureiro, e do vice de futebol, Chico Fonseca, o Botafogo voltou a treinar nesta segunda-feira, no Cefan, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A principal novidade do treino foi a presença do volante Marcelo Mattos, que voltou a treinar com bola, o que não acontecia desde maio, quando precisou parar para uma cirurgia no quadril.

A atividade durou cerca de duas horas e o técnico Vagner Mancini comandou no início um treino em campo reduzido, com uma das traves no círculo central.

Depois, os jogadores formaram filas e passaram a treinar cruzamentos e finalizações. Mesmo com salários atrasados, o clima entre eles era de descontração.

Após o treino de finalização, Mancini misturou as equipes e comandou um "dois toques". No fim, os jogadores alternaram cobranças de pênalti nos dois lados. E o destaque foi o paraguaio Zeballos, que tentou uma "cavadinha", mas acabou chutando por cima do gol de Helton Leite.

Outro que voltou a treinar com bola foi Daniel, que está recuperado de um problema muscular na coxa esquerda. Emerson e Carlos Alberto, no entanto, trabalharam em separado do grupo.

Por Pedro Venancio Rio de Janeiro

Botafogo não deve contratar e técnico diz que tem de fazer time forte com o que tem


Ciente das dificuldades financeiras do clube, Vagner Mancini afirma que não pode se iludir e que não sonha com chegada de reforços para restante da temporada





Vagner Mancini - Treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodre/ SSPress)
Vagner Mancini a não espera reforços
(Foto: Satiro Sodre/ SSPress)
Na parada do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo, após as nove primeiras rodadas, a expectativa era de que, durante os mais de quarenta diz sem competições, a diretoria conseguisse quitar os salários atrasados. Além disso, havia o desejo de torcedores botafoguenses, e também do técnico Vagner Mancini, de que se chegasse reforços.

No entanto, a realidade se apresentou ainda mais cruel. Isso porque, o clube passa por grave crise financeira, o que tem impossibilitado o departamento de futebol de fazer quaisquer investimentos mais elevados. As dificuldades parecem ter conformado Vagner Mancini.

- Sinceramente, não espero. Não adianta ficar me iludindo. Já me foi passado que para um chegar, outro terá de sair. Porque o clube não que onerar mais a folha. Temos que entender. Temos que pensar de forma simples. Não adianta sonhar com o que não tenho. Tenho que fazer o Botafogo um time forte com o que temos hoje. Tivemos um tempo de preparação bom para isso - disse Mancini, que assim que chegou ao clube havia elaborado uma lista de reforços junto da diretoria.

As únicas contratações feitas até foram as de Yuri Mamute, do Grêmio, da Matonense, e Rogério, do Náutico. Ambos ficam no Botafogo por empréstimo. O primeiro terá contrato de um ano e meio e tem sido escalado por Mancini, já que Emerson se recupera de lesão. No entanto, o próprio treinador reconhece que o atacante precisa melhorar.

- Mamute é um jogador de muita força física, e que sabe jogar. É jovem, ainda com dificuldades em termos táticos, mas que melhorou desde que chegou aqui - disse Mancini.
Sobre Rogério, o técnico falou pouco, já que o atacante ainda não se apresentou. Dos três, apenas ele foi indicado pelo treinador.

- Foi meu jogador no Náutico (em 2013). É um atleta forte e de extrema velociidade. É dificil falar de um jogador que ainda não está no Botafogo. A partir que for apresentado, falo mais a respeito - disse o técnico sobre o atacante, trocado por Sassá e Mario Risso.


Alexandre Braz -  LANCENET! 

Mancini elogia Edílson no meio-campo e quer adaptar o jogador nessa função


Técnico do Botafogo tem treinado a equipe com o lateral na função de meia



Edilson tem agradado ao técnico Vagner Mancini
(Foto: Satiro Sodré / Botafogo)
Mesmo sem poder contar com Edílson, suspenso, para o jogo contra o Sport, o técnico do Botafogo, Vagner Mancini, fez questão de montar o time titular com o camisa 33, que marcou um dos gols da goleada por 6 a 2 no jogo-treino contra o JC Soccer. O técnico explica a decisão.

- O Edílson está sendo adaptado, e eu estou tentando fazer com que ele jogue no meio-campo. Não quero que seja mais um improviso essa situação, temos que dar para o atleta um conforto tático para que ele se sinta bem.

Perguntado se pretende ter essa situação como definitiva, e não apenas um uso eventual, Mancini afirmou que sim. O treinador já usou o lateral no meio de campo antes da paralisação do Brasileirão.

- Eu busco as duas coisas, essa é a verdade. O Edílson é um lateral, todo mundo sabe disso, mas com o chute e o passe que ele tem, acho que ele pode ir muito bem no meio.

Ao lado de Edílson no meio-campo, jogaram Bolatti, que sai mais para o jogo, e Aírton, único volante que fica mais preso à marcação. O comandante explicou o posicionamento da equipe, e disse que trabalhará para consertar os erros que viu no jogo-treino.

- O time apresentou algumas falhas, mas é natural que vá crescendo jogo a jogo. Tomamos dois gols no treinamento que foram frutos de erros nossos. Mas tudo isso nós vamos tentar corrigir para que, contra o Sport, a gente tenha uma equipe bem montada em campo, independentemente de ter só um volante de marcação.

O Botafogo enfrenta o Sport no dia 16 de julho, às 19h30, em Recife, no retorno do Campeonato Brasileiro. A partida será válida pela décima rodada do nacional.

Por Pedro Venancio Rio de Janeiro