Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Fã de Recoba, João Gabriel começa "carreira" no Bota com canhota afiada


Novo meia do Alvinegro aponta chute forte como maior virtude e busca vaga no time



João Gabriel define vitória dos reservas do
Botafogo contra o Art Sul (Foto: Raphael Bózeo)
Após brilho pela Matonense, João Gabriel foi emprestado pelo União São João de Araras até o fim do ano para o Botafogo. Aos 23 anos, o meia tem na perna esquerda sua principal arma para chamar a atenção e se manter no Alvinegro por mais tempo. É batedor de falta e dono de um chute potente. Tanto que no jogo-treino dos reservas contra o Artsul nesta quinta-feira, no Cefan, ele saiu do banco e acertou um chute no ângulo, que deu a vitória para o Glorioso por 2 a 1.

A fonte de inspiração dele é uruguaia. O apoiador Álvaro Recoba, ex-Internazionale, é sua maior referência. E a idolatria veio não apenas pelos jogos em que assistiu pela televisão.

- Desde pequeno, pelo videogame, costumava jogar muito com ele e acompanhava o Inter. Olhava para ele e falava que, se fosse jogar um dia, ia me espelhar nele. Tem um pouco do meu estilo, chuta bem de fora e nas cobranças de faltas - conta.

João Gabriel sabe que a disputa por vaga no meio de campo alvinegro será concorrida, mas vê nas suas características um fator que o ajuda na briga por uma vaga. Com pouco tempo no clube e ainda sem estrear por conta da pausa para a Copa do Mundo, ele crê em uma evolução ainda maior. Perguntado sobre qual posição prefere atuar, o apoiador lembra que na Matonense, sua última equipe, era escalado como terceiro atacante. Porém, não vê problemas em se adaptar em outras funções.

- Queria agradecer a oportunidade de estar aqui. Gosto de me movimentar, tocar a bola, e chutar forte de fora da área. Isso (chute de fora) pode ser o diferencial, sim. Essa questão de briga por vaga deixo pro Mancini, vim para fazer meu trabalho. É uma oportunidade única, vinha buscando isso desde a base, quando passei pelo Fluminense. Não dei continuidade por motivos pessoais e estou podendo voltar a jogar por outro clube daqui. Costumo dizer que tenho que matar um leão por dia, independente se é treino ou jogo, tenho que fazer minha parte.

Após a parada para o Mundial, o Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira contra o Sport, na Ilha do Retiro, pela 10ª rodada do Brasileirão. O Glorioso está em 13º lugar na tabela, com nove pontos conquistados, em nove jogos.


Por GloboEsporte.com*Rio de Janeiro* Raphael Bózeo, estagiário

João Gabriel decide e reservas do Botafogo vencem jogo-treino contra o Artsul


Meia de 23 anos, recém-contratado por empréstimo junto ao União São João, entrou no segundo tempo da atividade e marcou um belo gol em chute de fora da área





João Gabriel - Treino do Botafogo no CEFAN (Foto: Vitor Silva/SSPress)
João Gabriel foi o destaque da atividade
 (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Os reservas do Botafogo sofreram, mas conseguiram derrotar o Artsul em jogo-treino realizado na manhã desta sexta-feira, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. A vitória foi por 2 a 1, com gols de Yuri Mamute e João Gabriel, que marcou um belo gol de fora da área nos últimos minutos da atividade e garantiu o triunfo.

Com o gramado bastante encharcado devido à forte chuva que caiu no Rio de Janeiro no início da manhã, o jogo-treino foi bastante disputado e com algumas entradas mais duras. O atacante Yuri Mamute abriu o placar em bonita jogada individual após falha da defesa rival, mas o time de Nova Iguaçu empatou após pênalti cometido por André Bahia.

No segundo tempo, Ferreyra marcou um gol de forma meio esquisita, com a bola batendo em seu corpo e entrando no gol. Porém, o auxiliar assinalou um toque de mão e invalidou o lance. O Artsul chegou a colocar uma bola no travessão, mas João Gabriel acertou um lindo chute no gol da equipe rival, nos instantes finais da atividade, e definiu o placar.

O técnico Vagner Mancini escalou o time com a seguinte formação: Renan (Helton Leite); Dankler, Matheus, André Bahia e Julio Cesar (Sidney); Gabriel (Rodrigo Souto), Edilson (Fabiano), Jorge Wagner (João Gabriel) e Daniel; Yuri Mamute e Ferreyra (Gegê).

No segundo tempo, ele promoveu seis alterações e adiantou Daniel para o ataque. Edilson, considerado titular, está suspenso da partida contra o Sport, na próxima quarta-feira, na Ilha do Retiro, e por isso treinou entre os suplentes.

TITULARES FAZEM TRABALHO TÁTICO E AFIAM A PONTARIA

Antes do jogo-treino começar, Mancini fez uma atividade tática com os titulares e corrigiu o posicionamento da equipe em determinadas situações de jogo.

Além disso, Wallyson, Carlos Alberto e Emerson participaram de uma atividade de finalizações, com Junior Cesar cruzando pelo lado esquerdo e o próprio Vagner Mancini cruzando pela direita.


Luiz Gustavo Moreira - LANCENET!