Páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Conselho do Botafogo terá reunião extraordinária para discutir crise


Presidente Maurício Assumpção deverá ser confrontado por conta de contrato que beneficiou empresa de seus familiares por caos financeiro



O Conselho Deliberativo do Botafogo convocou seus membros para uma reunião extraordinária na próxima quinta-feira. O objetivo é discutir a crise do clube, agravada depois da revelação de que uma empresa que tem como sócios parentes do presidente Maurício Assumpção recebe uma comissão de 5% sobre o valor do contrato de patrocínio com a Viton 44. A expectativa é de que Maurício Assumpção compareça ao encontro e seja questionado pelos conselheiros, que vão pedir explicações sobre este acordo, além de buscar justificativas para a grave crise financeira do Alvinegro. No mesmo dia, o TRT vai julgar um recurso do clube, que pede o desbloqueio de pelo menos de parte de suas receitas.

Integrantes mais ferrenhos da oposição desejam iniciar um processo de impeachment do presidente. Mas a verdade é que não haveria tempo hábil para todo trâmite, que inclui convocação de reuniões, votações e prazos para defesa. Isso porque ainda no início de agosto, a Junta Eleitoral do Botafogo – formada pelos presidentes de Conselho Deliberativo, Junta de Julgamento e Recursos e Conselho Fiscal – vai se reunir para dar início aos procedimentos para as eleições de novembro.

Presidente Maurício Assumpção está sendo pressionado pela oposição para se afastar do cargo (Foto: Satiro Sodré)

Dessa forma, Maurício Assumpção somente deixaria de cumprir seu mandato se assim desejar. Alguns integrantes da política do clube têm conversado com o presidente e pessoas próximas a ele sugerindo uma licença e até mesmo a renúncia. No entanto, Assumpção ainda não teria dado pistas sobre seus próximos passos sob grande pressão.

No próximo dia 12 está marcada uma nova reunião do Conselho Deliberativo. Ela é obrigatória pelo estatuto do clube, já que é realizada na data de fundação do Botafogo Football Club. Conhecida internamente como “reunião festiva”, para celebrar os 110 anos do clube, ela promete ser mais um capítulo do confronto da política interna alvinegra.

- De festiva essa reunião não vai ter nada - ironizou um conselheiro do Botafogo.

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro/GE

Após superar dificuldades na infância, Rogério espera vencer no Botafogo


Atacante, de 23 anos, diz que não se importa com os problemas vividos pelo clube e conta que já passou fome e precisou percorrer 18km de bicicleta para ir aos treinos



O Botafogo apresentou na tarde desta quinta-feira o atacante Rogério, de 23 anos, que tinha vínculo com o Náutico e estava no Al Dhafra, dos Emirados Árabes. Ele já estava treinando no clube há algum tempo e foi regularizado durante a semana. Velho conhecido de Vagner Mancini - os dois trabalharam juntos no Timbu -, o jogador mostrou que tem moral com o chefe e já será titular no sábado, às 18h30 (de Brasília) no Maracanã, na partida contra o líder Cruzeiro. 
 
Rogério foi apresentado oficialmente pelo Botafogo na tarde desta quinta-feira (Foto: Vitor Silva / SS Press)
Apesar de estar inativo por causa do tempo em que ficou parado durante o processo de transferência, ele quer compensar com muita determinação dentro de campo.

- É difícil... Estava parado em Dubai, mas já cheguei trabalhando bastante porque sabia que ia acontecer isso (jogar logo no início). Estou me empenhando ao máximo para chegar no jogo no melhor ponto físico possível. Agradeço ao Botafogo pela confiança no meu trabalho, vou conseguir me adaptar bem rápido - disse o atacante, que gosta de atuar mais pelos lados do campo.

Rogério encara a oportunidade de defender o Botafogo como a possibilidade de vencer na vida depois de passar muitas dificuldades. Ele contou que entre os 14 e 16 anos, quando estava começando a carreira no modesto Pesqueira-PE, chegou a passar fome e precisava percorrer 18km de bicicleta para ir treinar.

Antes de chegar já sabia dos problemas (salários atrasados e ambiente conturbado). Sempre encontrei dificuldades na vida e temos que ultrapassar barreiras. Será mais uma para mim. Vim para jogar e, com o decorrer do tempo, essas coisas serão resolvidas e ficaremos tranquilos"
Rogério, atacante do Botafogo

- Todos os jogadores passam por dificuldades. Quando comecei, andava 18km de bicicleta para chegar no treino. Depois, ainda fazia mais 7km na atividade física. Passava fome, mas nunca desisti. Quando aparecem as barreiras, é preciso passar por cima. Sempre tracei metas. Primeiro, queria jogar no Porto-PE. Depois, no Náutico e agora é um prazer chegar a um grande clube como o Botafogo, que revela muitos jogadores para a seleção brasileira.

No Botafogo, Rogério vai encontrar um ambiente conturbado por causa dos atrasos de salários e por causa dos resultados abaixo do esperado. Nada que o assuste, segundo o próprio jogador, que encara esta como mais uma barreira em sua trajetória.

- Antes de chegar já sabia dos problemas. Sempre encontrei dificuldades na vida e temos que ultrapassar barreiras. Será mais uma para mim. Vim para jogar e, com o decorrer do tempo, essas coisas serão resolvidas e ficaremos tranquilos.

O gerente de futebol do Bota, Gottardo, responsável pela apresentação de Rogério, disse que ele se encaixa no perfil desejado pelo clube, já que é versátil e tem vontade de vencer.

- Ele é um atleta que, apesar de jovem, já tem uma boa experiência e conseguiu algumas marcas. Tem um perfil que agrada nosso treinador e também se encaixa nas nossas ideias de trabalho, já que é versátil, joga em mais de uma posição. Além disso, tem vontade, o que é muito importante. 

Em sua primeira entrevista, Rogério garante que problemas extracampo não vão atrapalhar (Foto: Vitor Silva / SS Press)
Ao menos neste início, a posição de Rogério será avançado, ao lado de Emerson. O atacante acredita que na base da conversa ele e Sheik vão ganhar entrosamento rapidamente.

- Eu jogo mais pelas pontas, mas se me colocarem na meia eu faço também, pelos dois lados. Tenho força de vontade. Vou conversar com o Emerson para nos adaptarmos o mais rápido possível.

Sobre a relação com Mancini, com quem trabalhou em 2013, Rogério acredita que ganhou a confiança do técnico com gols.

- Quando trabalhei com ele foi uma das melhores fases minhas no Náutico. Fui vice-artilheiro do campeonato com 16 gols. Acho que passei confiança.

Antes de chegar no Botafogo, Rogério jogou no Porto-PE, Central-PE, Náutico e Al Dhafra, dos Emirados Árabes.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Após problemas com Romero, Benfica quer Jefferson, diz rádio portuguesa


Volante Airton, emprestado ao Alvinegro, pode entrar na negociação entre os clubes




Jefferson está no Botafogo desde 2010
(Foto: Agência Getty Images)
Em meio à crise financeira que assombra o Botafogo, a saída de um dos principais jogadores do time pode trazer ainda mais problemas para o clube. É que, diante das complicações na negociação com o goleiro argentino Romero e da saída do esloveno Jan Oblak, o Benfica agora quer levar Jefferson para Portugal. De acordo com a rádio lusa Renascença, os portugueses já teriam até entrado em contato com o dono das redes alvinegras.

Ainda segundo a mídia portuguesa, o volante Airton, que está emprestado ao time brasileiro pelos Encarnados, pode ser incluído nesta negociação.

Jefferson, que já tinha passado pelo Botafogo na juventude, chegou ao clube como profissional em 2009. Em General Severiano, conquistou o Campeonato Carioca de 2010 e 2013. No mesmo período, pela seleção brasileira, esteve nas campanhas da conquista do Superclássico das Américas, Copa das Confederações e ainda foi um dos convocados da Copa do Mundo deste ano.

Por GloboEsporte.com Lisboa, Portugal

Mancini faz treino coletivo e mantém Rogério e Lucas entre os titulares


Carlos Alberto faz atividade física à parte e é substituído por Zeballos, mas o meia não deve ser problema para o jogo contra o Cruzeiro, neste sábado, no Maracanã


O técnico Vagner Mancini fez nesta quinta-feira, no campo anexo do Engenhão, mais ajustes na equipe que pretende escalar no sábado, contra o líder Cruzeiro, no Maracanã. Em uma atividade coletiva, ele repetiu a escalação da atividade de quarta, com Lucas na lateral direita e Rogério no ataque ao lado de Emerson. A exceção foi Carlos Alberto, que fez um trabalho físico à parte e foi substituído por Zeballos. Mas a tendência é de que o camisa 19 não seja problema para o jogo. 

Vagner Mancini conversou diversas vezes com os jogadores durante o coletivo no Engenhão (Foto: Fred Huber)
Mancini montou a equipe com Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Junior Cesar; Bolatti, Gabriel, Edilson e Zeballos; Rogério e Emerson. A única observação feita pelo treinador foi a entrada de Julio Cesar, no meio de campo, no lugar de Zeballos.

Durante o treinamento, Mancini conversou bastante com os jogadores para orientar o posicionamento e também para repetir jogadas de bola parada. Botafogo e Cruzeiro se enfrentam neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã. O Alvinegro é o 13º colocado do Campeonato Brasileiro com 12 pontos, enquanto o time mineiro é o líder com 28.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Chachito Ramírez chega ao Rio para assinar contrato com o Botafogo


Peruano fará exames médicos nesta quinta-feira e vínculo, que será por empréstimo até o fim do ano, será assinado até o fim da semana





Cachito Ramírez - Treino do Corinthians (Foto: Miguel Schincariol/ LANCE!Press)
Ramírez já está no Rio para acertar com o Botafogo
 (Foto: Miguel Schincariol/ LANCE!Press)
O meia Luiz Ramírez já está no Rio de Janeiro para realizar exames médicos e assinar contrato com o Botafogo. A situação já estava bem encaminhada e os últimos detalhes burocráticos foram resolvidos neste início de semana.

Ramírez vai passar por uma bateria de exames nesta quinta-feira e a expectativa é de que o contrato seja assinado até o fim da semana.

Ramírez, que pertence ao Corinthians, ficará emprestado ao Botafogo até dezembro deste ano, quando termina também o vínculo do jogador com o clube paulista. Neste período, o pagamento do salário do jogador, que é de R$ 130 mil, será dividido entre os clubes.

Ramírez tem 29 anos, iniciou a carreira no Coronel Bolognesi, e ainda passou por Cienciano,  Universitario, ambos do Peru. Jogou também no Libertad, do Paraguai. Em 2011, se transferiu para o Corinthians. No clube paulista, o peruano conquistou o Campeonato Brasileiro de 2011 e a Copa Libertadores de 2012.

Sem espaço no Parque São Jorge, em 2013, foi emprestado para a Ponte Preta. Retornou este ano, mas com as muitas opções do técnico Mano Menezes para a posição dele, foi negociado com o Botafogo.

Ramírez chega ao Botafogo na mesma semana em que o clube carioca perdeu Jorge Wagner, que aceitou proposta do Kashima Antlers, do Japão. Com a grave crise financeira que afeta o Glorioso, a diretoria tem afirmado que só chegará algum reforço caso algum membro do elenco seja  negociado, fato que ocorreu neste momento.


Rodrigo Ciantar -  LANCENET! 

TRT define futuro do Botafogo em uma semana


A foto é de Urbano Erbiste
O Botafogo terá fora de campo, em uma semana, uma das partidas mais difíceis de sua história: os desembargadores do órgão especial do Tribunal Regional do Trabalho julgarão no próximo dia 7 o recurso que pode levar o clube de volta ao Ato Trabalhista. O programa, do qual o Alvinegro foi excluído em julho, por sonegação, livrava-o de penhoras, sob a condição de que 20% de suas receitas fossem destinadas ao pagamento de débitos trabalhistas.

Para voltar ao Ato, o Botafogo se compromete a gastar com dívidas trabalhistas aproximadamente R$ 900 mil por mês - valor que seria descontado de suas cotas de televisionamento - durante dez anos, até que seja quitado o débito total de R$ 100 milhões.

- Seria a salvação do Botafogo - diz o advogado Marcus Donnici, a serviço do clube na decisiva jogada.

Com a corda no pescoço, o Botafogo trabalha com um plano B diante da possibilidade de o recurso ser rejeitado pelos desembargadores: um Ato Trabalhista privado.

- As penhoras levam 100% das receitas do clube. Se não tivermos um novo Ato, tentaremos um privado. Vamos propor aos credores, neste caso, uma fila. O Botafogo se comprometeria a pagar R$ 900 mil por mês até o abatimento total das dívidas trabalhistas - explicou Donnici.

Por: Marluci Martins/Extra

Botafogo vê líder Cruzeiro como chance ideal em tempo de crise


Jogadores afirmam que superioridade do adversário pode ser encarada como estímulo em momento de dificuldades dentro e fora de campo



Carlos Alberto em treino do Botafogo: Cruzeiro como
 chance de reação (Foto: Satiro Sodre / SSPress)
As disparidades entre Botafogo e Cruzeiro vão além da tabela do Campeonato Brasileiro. Não somente 16 pontos de diferença, mas o ambiente atual de cada clube reforça o contraste entre as duas equipes que se enfrentam neste sábado, no Maracanã. No entanto, o Alvinegro adota uma postura que foge do temor ao adversário. Em crise financeira e perto da zona de rebaixamento, o grupo comandado por Vagner Mancini enxerga, sim, a chance de começar a mudar o panorama.

- Esperamos uma grande dificuldade. Mas também é nossa responsabilidade mudar as coisas. De repente, o Cruzeiro está no nosso caminho para que possamos reverter o resultado adverso da partida contra o Flamengo. Nada melhor do que vencer o líder para esquecer o confronto contra o maior rival. Quando você enfrenta um adversário como o Cruzeiro, a concentração é automática, porque contra o líder não se pode bobear - destacou o meia Carlos Alberto.

Para o lateral-esquerdo Junior Cesar, é possível confiar numa vitória sobre o líder, principalmente se o Botafogo fizer seu papel da melhor forma possível, cumprindo as determinações do técnico Vagner Mancini com eficácia.

- No sábado, precisamos fazer acontecer. Podemos vencer, mas não vai ser de qualquer maneira. Precisamos ter aplicação, determinação e fazer o melhor. Assim, vamos nos aproximar do objetivo.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Torcida faz faixa em "resposta" ao time e quer pacto por recuperação


Grupo de botafoguenses vai levar a faixa ao Maracanã, no domingo (no sábado), e quer prestar apoio ao time no treino de sexta-feira, no Engenhão





Faixa da torcida do Botafogo (Foto: Reprodução)
Imagem da faixa feita pela da torcida do Botafogo (Foto: Reprodução)

Após invasão de uma organizada a General Severiano na terça-feira, um grupo de torcedores do Botafogo agora quer firmar um pacto com o time em busca de reação dentro de campo. Uma faixa em “resposta” àquela levada pelos jogadores no último domingo já foi confeccionada e o grupo ainda tenta um encontro com líderes da equipe para firmar esse apoio.

No domingo, ao entrar em campo para o clássico contra o Flamengo, jogadores alvinegros carregaram uma faixa citando o que a diretoria deve a eles e com os dizeres: "Estamos aqui porque somos profissionais e por vocês, torcedores". Na ocasião, os torcedores, ao avistarem a faixa, aplaudiram e entoaram cantos de apoio.

Na faixa feita pelos torcedores, há também uma mensagem contra a diretoria, mas de apoio aos jogadores, pedindo para que o time jogue pela torcida. A seguinte frase está estampada: "Estamos aqui por amor ao Botafogo e para apoiar vocês, jogadores. Jamais por essa diretoria amadora. Joguem por nós!".

A faixa será levada ao Maracanã, no sábado, para o jogo contra o Cruzeiro, mas a torcida também deve ir ao Engenhão nesta sexta-feira, carregando-a para tentar mostrar este apoio aos jogadores após o treinamento.

Nos últimos dias, estes torcedores entraram em contato com alguns dirigentes do clube, entre eles o gerente de futebol Wilson Gottardo, tentando organizar um encontro com os jogadores antes do jogo contra o Cruzeiro, mas não houve uma resposta positiva até agora.

Mesmo com resultados ruins no Brasileiro, a torcida tem evitado críticas ao time, ciente da grave crise financeira no clube. A diretoria tem sido o único alvo dos botafoguenses.


Paulo Victor Reis e Rodrigo Ciantar - LANCENET! 

Lei para salvar clubes tem votação prevista para terça-feira



Deputado revela que um acordo foi feito para que o Projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte seja votado na próxima semana






Deputado federal Otávio Leite (Foto: Viola Jr /Câmara dos Deputados)
Otavio Leite está otimista para o Projeto
 de Lei ser votado na terça-feira
(Foto: Viola Jr /Câmara dos Deputados)
Um acordo costurado entre aliados e opositores do governo foi celebrado para que o Projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte seja votado na terça-feira. Autor do texto substitutivo, o deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) contou que a expectativa é a de aprovação do documento, que deverá sofrer alterações para assegurar a punição aos dirigentes esportivos.

Considerado a salvação financeira dos clubes de futebol, a proposta totaliza os débitos de uma entidade esportiva com o Imposto de Renda, o FGTS, o INSS, a Timemania e o Banco Central. A dívida total será parcelada em 25 anos.

Em contrapartida, os clubes que deixarem de pagar serão rebaixados. Outra medida a ser seguida é a de que as entidades não poderão antecipar receitas provenientes de direitos de TV ou patrocínios.

Caso atrase o pagamento ou antecipe direitos, os clubes serão rebaixados. E os gestores processados por ato de gestão temerária, que prevê uma pena entre dois a oito anos de detenção, além de multa.

– Para ter acesso ao parcelamento, os clubes têm de promover ajustes contábeis e o próprio regulamento da CBF terá de incluir essas obrigações. Isso já garante a punição – considerou Otavio Leite.

Para o deputado, não há dúvidas quanto a punibilidade dos dirigentes, caso as obrigações não sejam seguidas. Mas em seu entendimento é possível fazer ajustes, para evitar dúvidas e até a possibilidade de futuros infratores saírem ilesos.

– Os clubes já vão ter de nos apresentar as Certidões Negativas de Débito. Entendo que os salários dos atletas também precisam estar em dia. Senão, haverá o rebaixamento. Mas essa é uma questão (salários em dia) que podemos deixar mais clara – frisou o deputado.
____________________________________________
BATE-BOLA

Otavio leite
Deputado Federal (PSDB-RJ)

‘Sem CBF, os podem clubes criar uma liga’

1 -O senhor disse estar flexível a receber emendas no texto da Lei. Mas as emendas não poderão atrasar ainda mais a votação?
Um texto sempre pode ser aperfeiçoado. Se forem emendas nesse sentido, melhor ainda. O que não podemos é ficar atrasando por outras questões. Não temos um texto simples. Ele é complexo. E, às vezes, o ótimo é inimigo do bom.

2 - A CBF terá de inserir as obrigações da lei em seu Regulamento Geral de Competições. A entidade já se pronunciou a respeito?
Não tive contato com ninguém. Mas soube por pessoas próximas que eles estão dispostos a mudar.

3 - E se a CBF não fizer as alterações previstas no texto da Lei?
Se a CBF não quiser, os clubes poderão criar uma Liga para se beneficiarem e o governo a reconhecerá como representante das agremiações.

4 - Mas, nesse caso, a Liga poderia ter problemas com a Fifa.
Aí, é um problema a ser resolvido entre a Liga e a Fifa.
_______________________________________________

Após Lei, clubes brigarão por cotas de TV

Representante dos clubes das Séries A e B na negociação do Projeto de Lei de Reponsabilidade Fiscal do Esporte, o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, disse que o próximo passo do grupo será a renegociação da distribuição das cotas de TV. E o dirigente já previu que nada será fácil.

– Depois da Lei de Responsabilidade Fiscal vamos ter de rever a questão das cotas de TV. Não pode um clube do grupo um, como o Corinthians, ganhar R$ 120 milhões e outro, do grupo quatro, apenas R$ 30 milhões – ressaltou Andrade.

O principal argumento do dirigente é o de que com as dívidas equacionadas, os clubes poderão realizar uma melhor distribuição das cotas de TV.

– Clubes como o Flamengo devem ganhar mais. Só que a diferença entre quem ganha mais e quem ganha menos precisa diminuir – considerou Andrade.


Michel Castellar -  LANCENET!