Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bota é alertado pela CBF sobre caso de antidoping e tira Jobson do banco




Atacante supostamente se recusou a fazer um exame quando estava na Arábia Saudita e, por precaução, fica fora da partida contra o Goiás, no Maracanã




Jobson relacionado para jogo (Foto: Fred Gomes)
O atacante Jobson chegou a ser anunciado oficialmente como um dos jogadores que ficariam no banco de reservas do Botafogo nesta quinta-feira, contra o Goiás, no Maracanã. Uma ligação informal da CBF, no entanto, fez com que o departamento jurídico decidisse por retirar o atleta da relação por precaução.

Quando estava no Al-Ittihad, Jobson teve o contrato rescindido sob a alegação de que supostamente teria se recusado a fazer um exame antidoping, o que poderia lhe render uma punição de até quatro anos, como divulgou o Comitê Antidoping da Arábia Saudita no dia 25 de março. O Botafogo temia uma punição caso coloque o jogador em campo. E não foi preciso. Sem ele, o Bota derrotou o Goiás por 1 a 0.

Marcos Motta, advogado do jogador, mostrou surpresa com a informação.

- É uma surpresa, não há nenhuma comunicação oficial do Jobson com relação a doping. Essa documentação foi toda pedida à federação saudita e ao clube há alguns meses, mas nunca nos foi informado nada. Sobre o ponto de vista técnico, não há documento da Fifa estendendo qualquer punição. Se houvesse punição formal... O Jobson nunca foi notificado de decisão nenhuma. Não há documento ou determinação da Fifa para que os efeitos dessa suspensão que alegam ser proferida na Arábia Saudita seja estendida em nível mundial. O que se tem hoje são informações que partem da federação saudita. Não há absolutamente nada formal da Fifa - afirmou.

O advogado prometeu tomar medidas junto à Fifa para tentar resolver a situação do atacante nas próximas rodadas.

- Estamos analisando a documentação. A documentação que chega é por fax, enviada para a entidade antidoping brasileira. São vias atípicas que essa documentação chegou. Enfim, vamos analisar e entrar em contato amanhã (sexta-feira) com a Fifa para confirmar essas informações. Mas o que posso dizer é que não há nenhuma comunicação da Fifa à CBF informando que o Jobson não tem condição de jogo por uma extensão de efeitos por doping.

Por Fred Huber e Diego Rodrigues Rio de Janeiro/GE

Sheik perde pênalti, mas Bolívar marca e ajuda Bota a vencer o Goiás


Time cresce o aproveitamento como mandante no Maracanã e fica fora da zona de rebaixamento. Jobson é retirado da lista de relacionados


retorno

Carlos Alberto

Há quase dois meses sem entrar em campo, Carlos Alberto voltou a defender o Botafogo. Ele não atuava desde o dia 2 de agosto com um problema no tornozelo.


paredão

Renan
O goleiro bem que tentou ajudar o Goiás, mas não deu. Além de salvar com os pés um chute de André Bahia cara a cara, Renan pegou o pênalti de Sheik.


estatística

jogada aérea
O Botafogo insistiu bastante nas bolas levantadas na área. Foram 20 contra sete do adversário. Teve ainda 11 escanteios contra apenas um do time esmeraldino.

O Maracanã faz bem ao Botafogo. E os números ganharam ainda mais consistência nesta quinta-feira com a vitória por 1 a 0 sobre o Goiás. O gol de Bolívar não ajudou o time apenas a manter-se fora da zona de rebaixamento - é o 15º, com 26 pontos -, mas também a chegar a 66% de aproveitamento como mandante no estádio. Um bom sinal para o que vem pela frente. Domingo, às 16h (horário de Brasília), os alvinegros voltam ao Maraca para receber o Grêmio. O Esmeraldino, 11º colocado com 30 pontos, encara o Santos, no Pacaembu, às 18h30, no mesmo dia.

A maioria dos 7.056 (5.986 pagantes e renda de R$ 127.215,00) presentes pediu por Jobson. Porém, antes de a bola rolar, o atacante acabou retirado do banco de reservas por precaução. O Botafogo recebeu uma ligação informal da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e o departamento jurídico decidiu tirá-lo da relação. Quando estava no Al-Ittihad, o jogador teve o contrato rescindido sob a alegação de que supostamente teria se recusado a fazer um exame antidoping, o que poderia lhe render uma punição de até quatro anos, como divulgou o Comitê Antidoping da Arábia Saudita no dia 25 de março. O advogado Marcos Motta entrará em contato com a Fifa para tentar resolver a situação do seu cliente.

Bolivar comemora com Dankler o gol da vitória do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)

O jogo

O primeiro tempo foi de muita troca de passes e estudo ao adversário, tentando encontrar espaços para a finalização. Porém, com pouquíssimos chutes a gol e goleiros quase não cobrados. O Botafogo apostou muito na jogada aérea (foram 15 bolas levantadas contra apenas duas do adversário), enquanto o Goiás optou mais pelo contra-ataque. No entanto, os primeiros 45 minutos tiveram apenas um lance de perigo: o desvio de André Bahia para defesa de Renan com os pés aos 37 minutos.

Ricardo Drubscky sentiu a necessidade de aumentar seu poder defensivo. Tirou o lateral-direito Moisés, que tinha recebido cartão amarelo, e colocou o atacante Samuel. Consequentemente, deu mais espaço ao Botafogo. O jogo melhorou. Numa das investidas, Wallyson sofreu pênalti de Thiago Mendes. Renan acertou o canto e pegou o pênalti batido à meia altura por Emerson Sheik. Após a cobrança os alvinegros ainda tentaram pressionar, mas sem efeito.

O Goiás respondeu, atacou e levou a tréplica. O escanteio cobrado por Wallyson encontrou Zeballos, que desviou para Bolívar, livre, tocar de cabeça para o fundo da rede. Drubscky se mexeu. Colocou mais um atacante: Wellinton Junior pelo meia Esquerdinha. Mas Renan continuou trabalhando. O Botafogo pressionava. Aí Carlos Alberto, há quase dois meses sem jogar, entrou em campo. O time carioca foi mais cauteloso nas investidas. E segurou o resultado que ajuda a aliviar na luta contra o rebaixamento.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro

Botafogo reencontra o Goiás e busca inspiração no rival para voltar a vencer


Adversários são donos das maiores goleadas no Brasileirão e voltam a se enfrentar após placar elástico do Alviverde. Duelo será nesta quinta, às 19h30, no Maracanã




No primeiro turno, Goiás derrotou o Botafogo,
ainda com Jorge Wagner, por 2 a 0 em Juiz
de Fora-MG (Foto: Vitor Silva/SS Press)
Quando duelaram no primeiro turno, o Goiás venceu por 2 a 0 e esfriou o ânimo do Botafogo, que chegou para o confronto badalado após golear o Criciúma por 6 a 0 na rodada anterior. A marca é a mesma que agora anima os esmeraldinos, que viajaram ao Rio de Janeiro levando na bagagem os 6 a 0 no Palmeiras no último domingo, em casa. Há cinco rodadas sem triunfar e ameaçado pela zona do rebaixamento, o Alvinegro espera dar o troco nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã.

E o Botafogo precisa voltar a vencer para se afastar do Z-4. Nas últimas cinco partidas, foram quatro derrotas seguidas e um empate, o 1 a 1 da última rodada com o Criciúma. O time tem 23 pontos e, depois dos jogos da última quarta-feira, voltou à zona de rebaixamento. A principal novidade estará no banco de reservas: reintegrado há pouco mais de uma semana ao grupo principal, o atacante Jobson foi relacionado e fica como opção a Vagner Mancini. Assim como Carlos Alberto, recuperado de lesão

No Goiás, por sua vez, reina a calmaria. O time, que já chegou a ficar cinco jogos sem vitória, curte o bom momento. A equipe do técnico Ricardo Drubscky, que volta a ficar à beira do gramado, ocupa a zona intermediária da tabela, com 30 pontos. O duelo no Rio será o primeiro de uma sequência fora de casa. No domingo, pegará o Santos, no Pacaembu, e depois entra em campo pelas oitavas da Copa Sul-Americana – o adversário sai do confronto entre River Plate, do Uruguai, e Emelec, do Equador.

O Premiere transmite a partida com exclusividade. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos, e pré-jogo a partir das 19h.



Botafogo: Vagner Mancini terá opções para escalar a equipe, após ser obrigado a levar a campo uma formação desfigurada no empate com o Criciúma. Bolívar, Julio Cesar, Gabriel, Ramírez e Emerson Sheik voltam após cumprirem suspensão. No banco estarão Jobson, recentemente reintegrado ao elenco, e Carlos Alberto, recuperado de lesão. A dúvida fica por conta de Airton, que depende de um efeito suspensivo a ser confirmado nesta quinta-feira para ser escalado. O Botafogo deve começar com a seguinte formação: Jefferson, Dankler, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Rodrigo Souto (Airton), Gabriel e Ramírez; Zeballos, Wallyson e Emerson.

Goiás: sem mistérios, Drubscky confirmou o Goiás com apenas um mudança: recuperado de virose, Felipe Macedo volta ao time na vaga de Jackson, suspenso. Desta forma, o Alviverde vai a campo com Renan, Moisés, Felipe Macedo, Pedro Henrique e Léo Veloso; Amaral, David, Thiago Mendes, Ramon e Esquerdinha; Erik.



Botafogo: Edílson, Bolatti e Marcelo Mattos estão entregues ao departamento médico. Rogério e Sidney cumprem suspensão – assim como Airton, que, entretanto, pode ganhar condição de jogo se obtiver efeito suspensivo nesta quinta.

Goiás: o zagueiro Valmir Lucas e o volante Juliano se recuperam de grave lesão no joelho e só voltam aos campos em 2015.



Botafogo: Carlos Alberto.

Goiás: Alex Alves, Amaral, David, Erik, Esquerdinha, Léo Veloso, Lima e Valmir Lucas.




info árbitros Leandro Pedro Vuaden (Foto: Editoria de Arte)


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Após exames, Maikon deve se juntar ao elenco do Botafogo na sexta-feira


Aos 21 anos, atacante estava no São José-SP e é uma aposta do gerente de futebol do Alvinegro, Wilson Gottardo, que foi seu treinador na equipe paulista



Maikon deve reforçar o ataque do Botafogo (Foto: Filipe Rodrigues)
O atacante Maikon, do São José-SP, está no Rio de Janeiro para a realização de exames médicos antes de acertar os últimos detalhes de sua contratação pelo Botafogo. Se tudo correr dentro do esperado, a tendência é de que ele se junte ao elenco na sexta-feira, quando seus novos companheiros se reapresentam após o jogo contra o Goiás – o Alvinegro enfrenta a equipe alviverde nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã.

Maikon tem apenas 21 um anos e já trabalhou com o atual gerente de futebol do Bota, Wilson Gottardo, que recentemente foi técnico do São José. Os direitos econômicos do atacantes são da empresa "Casa Soccer", que terceiriza o futebol da equipe do interior paulista.

O jogador foi o grande destaque do São José na Copa Paulista – com nove gols, foi um dos artilheiros da competição. Ele deve ser emprestado até o fim do Carioca de 2015 ao Glorioso, que passa a ter a prioridade para a compra.

Por Fred Huber Rio de Janeiro/GE