Páginas

domingo, 28 de setembro de 2014

Barcos decide, eficaz Grêmio vence o Botafogo no Maracanã e cola no G4


Pirata chega a 11 gols no Campeonato Brasileiro e Tricolor completa oitavo jogo sem ser vazado na competição. Alvinegro pode voltar à zona do descenso ainda nesta rodada




Barcos - Botafogo x Grêmio, Campeonato Brasileiro (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
Lá dentro! Barcos vence Jefferson pela primeira vez
 (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
Sobra eficiência ao Grêmio de Luiz Felipe Scolari. Neste domingo, o Tricolor alcançou o nono jogo invicto no Campeonato Brasileiro, sendo oito sem sofrer gols. Isso mesmo. Oito. O time da vez que não conseguiu transpor o goleiro Marcelo Grohe, agora com 810 minutos sem buscar uma bola sequer na rede, foi o Botafogo. Além de não conquistar tal objetivo, o Alvinegro ainda viu Barcos marcar os dois gols gremistas na vitória, por 2 a 0, em pleno Maracanã. O resultado, válido pela 25ª rodada da competição, fez o Grêmio colar no G4.

Com os três pontos conquistados no Rio de Janeiro, o Grêmio chegou aos 43 e só não entrou no G4 do Brasileirão pois tem saldo de gols inferior comparando com o São Paulo, o quarto colocado. O duelo deste domingo ainda foi o 20º do Tricolor sem ser derrotado por equipes cariocas no Brasileirão. Agora são 15 vitórias e cinco empates. Já o Botafogo, agora com 27 pontos, ficará na dependência do complemento da rodada para saber se retornará à zona do rebaixamento. 

PRÓXIMOS JOGOS

O Botafogo volta a atuar no Campeonato Brasileiro no próximo sábado, quando enfrentará o Vitória, no Barradão, a partir das 16h20. Antes, o Alvinegro carioca terá o Santos como adversário, nesta quarta-feira, às 20h30. O duelo, no Maracanã, será o primeiro pelas quartas de final da Copa do Brasil. Já o Grêmio, pelo Brasileirão, receberá o São Paulo como rival, no sábado, a partir das 16h20 e na Arena.

GRÊMIO SUPERIOR

Atuando diante da sua torcida no Maracanã, era de se esperar por um Botafogo chamando a responsabilidade, propondo o jogo. Mas não foi isso que aconteceu nos primeiros 45 minutos de bola rolando. O Grêmio é que tratou de ter o controle do jogo, o que foi evidenciado pela posse de bola: 65% contra 35% do Alvinegro. Ora Luan, ora Dudu trabalhavam como articuladores. Os volantes Ramiro e Fellipe Bastos participaram muito mais do que Ramírez e Zeballos, a dupla que deveria criar para o Botafogo. Deveria, pois não criou. Faltou, na prática, transpor o sempre eficaz Jefferson para o Tricolor gaúcho, que foi superior. A melhor chance foi com Barcos, aos 11 minutos.

Momento exato em que Jefferson impede gol de Barcos  (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Sem a bola na maioria do tempo e chamando, perigosamente, o Grêmio para o seu campo, o Botafogo foi refém dos contra-ataques. Só que eles não vieram. Perigo para Marcelo Grohe com seus mais de 700 minutos sem buscar uma bola sequer na rede? Nenhum. As finalizações de Rogério e Sheik, por exemplo, foram facilmente defendidas. O Botafogo mais assistiu do que jogou, mas o Grêmio não teve o capricho necessário para ir para o intervalo em vantagem.

BOTAFOGO 'DIFERENTE' E... GRÊMIO NA FRENTE!

Vagner Mancini teve que mudar o Botafogo. Zeballos, que praticamente nada fez, deixou o jogo para a entrada de Wallyson. A proposta era clara: mais velocidade no ataque. A mudança que, de fato, precisa acontecer foi vista logo com um minuto. Mais dedicado, o Alvinegro tratou de pressionar o Grêmio e quase abriu o placar em uma belíssima jogada. Ramírez, de trivela, serviu Emerson. De voleio, o camisa 7 viu Grohe operar um milagre. Eis que veio um balde de água fria para o time carioca. Após Ramírez escorregar, o Grêmio teve a bola e, após envolvente troca de passes, abriu o placar com Barcos, aos cinco minutos. Décimo gol do Pirata no Brasileirão.

Ciente da necessidade de tornar o Botafogo mais perigoso e com mais qualidade técnica para transpor a eficaz marcação gremista, Vagner Mancini apostou em Carlos Alberto na vaga de Dankler, levando Gabriel para a lateral direita. Mais exposto, o Botafogo bem que tentou, mas parou exatamente na eficácia defensiva do rival e em suas próprias limitações.

Além de não mostrar a qualidade necessária, o Botafogo ainda colaborou. Após bola mal afastada, Gabriel deu condição para Barcos, que, cara a cara com Jefferson, mostrou frieza e ampliou, aos 31, marcando pela 11ª vez no Brasileirão. Marcelo Moreno, com 12, é o artilheiro. Foi o gol que confirmou o triunfo tricolor. Triunfo de um eficaz Grêmio de Luiz Felipe Scolari. O Botafogo não conseguiu, em nenhum momento, ser um time capaz de vencer seu rival e seguirá sofrendo na luta contra o rebaixamento.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 X 2 GRÊMIO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-hora: 28/9/2014 – 16h
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Renda/Público:R$ 263.010,00/10.462 pagantes/12.498 presentes
Cartões amarelos:
 Airton, Gabriel e Dankler (BOT); Dudu, Wallace, Barcos e Alán Ruiz (GRE)
Cartões vermelhos: Não houve.
Gols: Barcos, 5'/2ºT(0-1) e Barcos, 31'/2ºT.

BOTAFOGO: Jefferson, Dankler (Carlos Alberto, 20'/2ºT), Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; 
Airton, Gabriel, Ramírez e Zeballos (Wallyson, Intervalo); Rogério (Ferreyra, 33'/2ºT) e Emerson – Técnico: Vagner Mancini.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Zé Roberto; Walace, Ramiro, Fellipe Bastos (Riveros, 43'/2ºT) e Luan (Alán Ruiz, 24'/2ºT); Dudu (Matheus Biteco, 36'/2ºT) e Barcos – Técnico: Luiz Felipe Scolari.


Leia mais no LANCENET! 

Com time 'completo', Botafogo enfrenta o Grêmio, que não sofre gols há sete jogos

Alvinegro tem dura missão pela frente neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, já que precisa vencer para fugir das proximidades do rebaixamento





Apresentação -  Botafogo x GrêmioCom a necessidade de fugir das proximidades da zona de rebaixamento, o Botafogo terá uma verdadeira missão pela frente neste domingo: marcar um gol no Grêmio, às 16h, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, algo que nenhum dos últimos sete adversários do Tricolor na competição conseguiu. Com apenas 14 gols sofridos em 24 jogos (média de 0,58) os comandados de Luiz Felipe Scolari têm a melhor defesa da competição. E para furar este bloqueio defensivo, o técnico Vagner Mancini comemora o fato de não poder contar apenas com Edilson e Marcelo Mattos, lesionados. O restante do elenco está à disposição do treinador. 

A única dúvida de Mancini é no ataque. Rogério cumpriu suspensão no último jogo e o técnico não sabe se ele iniciará como titular ou se ficará no banco de reservas. O jovem Murilo, que veio do Internacional, ficará no banco e poderá fazer a estreia dele pelo Botafogo. No treino de sábado, o treinador alvinegro apenas mostrou o que deseja dos jogadores em termos de posicionamento. Sheik e Carlos Alberto foram poupados, mas estarão na partida.

Nos últimos dois anos, o atacante Barcos fez alguns gols no Botaofogo. O centroavante gremista preocupa o técnico Mancini, que espera conseguir uma maneira de seus defensores pararem o argentino.

- Esse (Barcos) é um ponto em que teremos que estar atentos, qualquer vacilo se torna lance de gol. Estamos estudando algumas coisas que qualquer time tem de ter e vamos montar uma estratégia para marcá-lo - disse Mancini, em entrevista coletiva. 

TRICOLOR QUER MELHORAR NO ATAQUE

Se a defesa do Grêmio é quase intransponível, os gaúchos entrarão em campo no Maracanã, às 16h, pela 25ª rodada, buscando outro objetivo: tornar-se uma equipe letal ofensivamente. São apenas 19 gols marcados, o segundo pior desempenho.

Na sequência invicta do time no Brasileirão - oito jogos, com cinco vitórias e três empates -, o Grêmio só marcou seis gols. E apenas uma vez, na vitória diante do Corinthians, no jogo que abriu essa série invicta, o time marcou mais de um gol: foram dois. Foi nesta partida que o goleiro Marcelo Grohe foi vazado pela última vez na competição.

O fato de o Grêmio marcar poucos gols causa desconforto no elenco, principalmente entre os atacantes, assim como destacou Dudu.

- Incomoda a todos, mas o time está tendo um bom desempenho. Se a gente mantiver o que está fazendo, vamos vencer e chegar onde queremos. Nosso time vem pecando um pouco (nas finalizações), mas a gente está melhorando a cada dia e esperamos fazer gols - disse o atacante, em entrevista coletiva.

Barcos, autor de nove dos 19 gols gremistas no Brasileirão (47,3%) está confirmado. As novidades ficam por conta dos retornos do zagueiro Pedro Geromel e do volante Matheus Biteco, que cumpriam suspensão automática. Bressan e Wallace, respectivamente, voltam a ser opções.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X GRÊMIO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-hora: 28/9/2014 – 16h
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (GO)

BOTAFOGO: Jefferson, Dankler, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Airton, Gabriel, Ramírez e Zeballos, Wallyson (Rogério) e Sheik - Técnico - Vagner Mancini.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Fellipe Bastos, Matheus Biteco e Luan; Dudu e Barcos – Técnico: Luiz Felipe Scolari.


Leia mais no LANCENET! 

Da escassez ao excesso, Mancini celebra elenco quase completo


Técnico do Botafogo ressalta importância de contar com boas opções após período de lesões e suspensões que restringiram as alternativas e resultaram em improvisos




Vagner Mancini treino Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
O início do segundo turno do Campeonato Brasileiro representou o começo de um período de dificuldades para Vagner Mancini. Como se não bastasse a dificuldades de administrar um elenco abalado por atrasos de salário, o técnico precisou conviver com suspensões e lesões que em algumas vezes foram problema até para compor o banco de reservas. Mas, coincidência ou não, o fim do jejum de vitórias veio no momento em que o treinador passou a ter mais opções. Após o 1 a 0 sobre o Goiás, a perspectiva é de que contra o Grêmio, neste domingo, ele possa repetir um time titular, o que não ocorre há mais de um mês.

Vagner Mancini só escalou uma mesma equipe titular em três rodadas seguidas, sendo que a última foi na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, dia 23 de agosto. Sem lesões ou suspensões após a vitória sobre o Goiás, na última quinta-feira, o Botafogo pode começar com a mesma equipe neste domingo. Se houver mudanças, somente por opção técnica ou tática do treinador.

Inicialmente, a única dúvida para este domingo é no ataque. Rogério, que volta de suspensão, disputa uma vaga com Wallyson. Mas para Vagner Mancini, o mais importante é contar com opções e até mesmo ter problemas com o excesso de alternativas para algumas posições.

– Estou feliz pelo fato de muitos jogadores terem voltado à equipe. A cara do grupo fica diferente, o banco também fica melhor, com mais opções que podem mudar a situação do jogo. Então ficam as dúvidas para escalar, mas o duro é quando não tem jogador ou não tem tantas alternativas. O momento é bom para o Botafogo – avaliou Mancini.

Entretanto, o Alvinegro ainda permanece atento a possíveis desfalques. Nesta segunda-feira Emerson Sheik será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, assim como Julio Cesar e Ramírez. Na quarta será a vez de novamente Airton estar diante os auditores do tribunal.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE