Páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sheik é advertido por críticas à CBF, mas perde 4 jogos por xingar juiz



Sheik reclama com a arbitragem ao ser expulso na partida entre Botafogo e Bahia (Buda Mendes/Getty Images)
O Botafogo perderá Emerson Sheik pelos próximos quatro jogos. Ele foi julgado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportivo) nesta segunda-feira (29) no Rio de Janeiro. A punição máxima era de 18 partidas. Como já cumpriu uma partida, ele vira desfalque contra o Vitória, Palmeiras e Corinthians.

A pena não foi pior porque ele conseguiu ser apenas advertido pelas ofensas à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e absolvido pela jogada violenta que levou o segundo amarelo.

O atacante foi denunciado por infração aos artigos 243-F (ofensa ao árbitro), 254 (jogada violenta), e 258 (atitude reiterada de afronta e reclamação contra instituições e autoridades com claro intuito intimidatório e desrespeitoso através da mídia, todos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Cada infração prevê penas de até seis partidas.

Felipe Bevilacqua, auditor do caso, pediu a absolvição no 254. No 258, ele entendeu que o protesto poderia ter acontecido, mas não dentro do gramado. Ele ainda destacou a exploração da mídia no caso apenas para o personagem e não para o motivo do desabafo, e ainda usou Richarlyson, do Vitória, como exemplo do mesmo ato e na falta da repercussão. Por isso, só deu uma advertência. Já em relação ao 243-F, por ofender o árbitro, ele pediu uma suspensão de quatro partidas.

Na sua defesa, Sheik não fez questão de minimizar a sua revolta com a atuação do árbitro Igor Benevenuto na partida contra o Bahia.

"Achei o árbitro extremamente despreparado para o jogo. As imagens são bem claras. Levei uma falta e quando virei pedi cartão para o jogador que fez a falta. E ele deu cartão para mim. Isso é uma safadeza. Em nenhum momento me referi a ele diretamente. Não falei que ele era bandido, safado, como foi citado. Na segunda falta, a imagem é clara. Não atingi na coxa. A lesão que ele publicou não foi daquele lance", disse Emerson Sheik em sua própria defesa.

O procurador William Figueiredo mostrou insatisfação com a tática adotada pelo atacante para se defender no julgamento.

"Isso é muito mais ofensivo. É mesma coisa que você falar que um jogador erra o passe precisa ir para a Série D", disse William Figueiredo. "A questão aqui não é ofensa à CBF ou não. É conduta antidesportiva. Queremos a conduta profissional. O atleta, na sequência da expulsão, profere todas essas palavras aqui. Isso é ofensa. É 243-F", completou.

Depois disso, antes dos votos, Aníbal Rouxinol, advogado que defendeu apenas Sheik, afirmou que o jogador paga por ser falastrão e fugir das falas comuns no futebol.

"O futebol está ficando chato, dizem muitos meios. E claro que quando algo foge do padrão isso faz ele pagar. Se fôssemos analisar isoladamente todos os lances, não temos a gravidade tamanha para gerar a presença de todos os veículos de comunicação presentes", afirmou.

"O que o Emerson fez é o que lhe assegura a constituição: liberdade de expressão. É um direito fundamental", completou.

Ramirez é absolvido

Cachito Ramírez poderia também pegar até 12 jogos de suspensão pelo 254-A, que diz respeito à agressão. Ele foi apenas advertido pela maioria de votos, com a desqualificação para o artigo 250, de ato hostil.

Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro

Mancini se irrita em treino de reservas e reclama de "preguiça" dos atletas


Bronca dá resultado, e times se empenham mais na atividade. Jobson se destaca



Jobson vai bem em treino (Foto: Fred Huber)
Enquanto os jogadores titulares do Botafogo fizeram apenas uma atividade regenerativa na academia nesta segunda-feira, dia seguinte à derrota para o Grêmio por 2 a 0, os reservas foram a campo para um trabalho tático. Em determinado momento, o técnico Vagner Mancini, insatisfeito com a lentidão de alguns suplentes, se irritou, parou a bola e gritou:

- O que está acontecendo é que este time azul (os reservas) está com uma preguiça do c... para treinar. Má vontade aqui, não. Se estiver com preguiça é só falar que eu tiro do treino - disparou Mancini.

A bronca parece ter surtido efeito, e os jogadores passaram a mostrar mais empenho. Jobson, que participou normalmente da atividade, foi um dos destaques com dribles e gols. Caras novas do elenco, o lateral-direito Régis e o atacante Murilo também treinaram no campo.

O Bota ainda não sabe quando poderá contar com Jobson. O clube foi comunicado pelo Ministério do Esporte - por meio de seu controle de dopagem - que o atleta foi condenado a oito anos de suspensão na Arábia Saudita e que, por isso, não poderia jogar. Em contato com o Alvinegro, a CBF também recomendou que ele não fosse escalado até que a situação fosse esclarecida, o que ainda não aconteceu.

O Botafogo se prepara o duelo com o Santos, nesta quarta-feira, às 19h30, no Maracanã. jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Por Fred Huber Rio de Janeiro/GE

Botafogo vive a expectativa do julgamento de Sheik nesta segunda


Sheik será julgado por dizer que CBF "é uma vergonha". Ramírez e Julio Cesar também estão na mira do STJD e preocupam Mancini para a montagem da equipe





A derrota por 2 a 0 para o Grêmio no Maracanã, combinada a outros resultados da rodada, deixou o Botafogo a apenas um ponto da zona de rebaixamento. A equipe se prepara para voltar à Copa do Brasil – contra o Santos, na quarta –, mas o trabalho a ser feito por Vagner Mancini para recuperar a equipe no Brasileirão vai depender diretamente do que acontecerá no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Nesta segunda-feira Emerson Sheik será julgado por três incidentes ocorridos na derrota por 3 a 2 para o Bahia. O principal deles foi o de ter ido ao encontro de uma câmera de televisão para dizer que A CBF “é uma vergonha”. A pena máxima é de 18 partidas de suspensão.

Por esta atitude, Emerson foi denunciado por ofender a honra de alguém por fato relacionado ao desporto e agir de forma contrária à ética desportiva, segundo consta no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Sheik também vai responder por jogada violenta, no lance que causou sua expulsão. O atacante vai comparecer ao STJD, no Rio de Janeiro, em sessão que tem início previsto para 17h (há outros julgamentos na pauta).

Emerson desabafa contra a CBF e pode pegar gancho no julgamento desta segunda-feira (Foto: Getty Images)

Sheik não é o único problema do Bota

Como se não bastasse ter um de seus principais jogadores sob risco de suspensão, o Botafogo terá outros dois titulares na mira dos auditores. O meia Ramírez vai responder por agressão (quatro a 12 jogos de suspensão), e o lateral-esquerdo Julio Cesar foi denunciado por agir de forma contrária à ética desportiva. Ambos também foram expulsos na derrota para o Bahia.

Vagner Mancini sabe que corre o risco de sofrer uma nova onda de desfalques poucos dias depois de contar com novas possibilidades até para o banco de reservas. No entanto, se diz confiante em ter Emerson, Ramírez e Julio Cesar à disposição após a sessão do STJD.

- Sinceramente, não acredito que ele pegue 18 jogos de suspensão. Não fez nada demais para isso. Há pouco tempo o tribunal puniu o Petros por seis meses e depois reduziu para três jogos. Acredito que eles terão sensibilidade para entender o momento. Não sou advogado, mas acredito que vão entender o peso emocional. O Emerson falou o que todo o Brasil fala. Ele sabe que falou a coisa errada na hora errada ou a coisa certa na hora errada, depende do ângulo que você enxergar. Ele vai ao tribunal falar, dar o seu depoimento, e isso também vai ajudar.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE