Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Vitória e Botafogo fazem duelo de desesperados para fugir da degola


Rubro-Negro baiano recebe o Glorioso em partida muito importante contra o rebaixamento




Apresentação Vitória x Botafogo
Vitória e Botafogo se enfrentam neste sábado
Num típico duelo de times desesperados para se afastar da zona da degola ou pelo menos se aproximar deste objetivo, Vitória e Botafogo se enfrentam, neste sábado, às 16h20, no Barradão, em Salvador (BA). A partida é válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de vitória, o Glorioso deixa o grupo dos quatro últimos. Já o Rubro-Negro Baiano depende do resultado positivo para, pelo menos, se aproximar do 16º colocado na tabela.

Décimo sétimo colocado, o Alvinegro entra pressionado para vencer, já que o Palmeiras goleou a Chapecoense por 4 a 2, na quinta-feira. Com o resultado, o Alviverde ultrapassou o time carioca na tabela de classificação. Por isso, só a vitória é suficiente para tirar o Botafogo do grupo dos quatro últimos colocados.

Para piorar, a sexta-feira foi complicadíssima no clube de General Severiano. O presidente Mauricio Assumpção anunciou a saída de quatro jogadores: Bolívar, Edilson, Emerson e Julio Cesar. eles tiveram os contratos rescindidos e não fazem mais parte dos planos do Botafogo.

Dessa forma, é provável que o time titular conte com jovens jogadores e outros atletas que estavam na reserva recentemente. Matheus, reserva de Bolívar, pode ganhar vaga de Bolívar, enquanto Carlos Alberto pode ganhar uma oportunidade no time titular. O lateral-direito Régis, contratado recentemente, também pode estrear.

VITÓRIA ENTRA COM FORÇA MÁXIMA

O Vitória, 18º colocado da Série A com 24 pontos, passou 12 rodadas na zona de rebaixamento e, agora, quer vencer para tentar fuga do Z4. No entanto, mesmo que triunfe, a equipe baiana, que vem de duas derrotas seguidas, não sairá da degola nesta rodada.

No embate do primeiro turno do Brasileirão, o Rubro-Negro baiano empatou com o Botafogo por 1 a 1, em Macaé. Porém, na atual condição das duas equipes, um empate não é bom para nenhum dos times, pois os dois encontram-se na zona de rebaixamento à Série B.

Para o confronto frente ao Alvinegro carioca, Ney Franco terá todos os seus titulares à disposição. O treinador poupou os principais jogadores do elenco na partida contra o Nacional de Medelín pela Copa Sul-Americana.

O volante José Welison, que atuou em Medelín, sofreu um entorse e é dúvida para a partida. O goleiro Gustavo e o meia Neto Coruja continuam se recuperando de lesão.

VITÓRIA X BOTAFOGO

Local: Barradão, Vitória (BA)
Data-Hora: 16/9/2014 - 16h20
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE-Fifa)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Albino Andrade Albert Júnior (PE)

Vitória: Gatito Fernandez; Nino Paraíba, Kadu, Roger Carvalho e Juan; Luiz Gustavo, Cáceres, Marcinho e EscuderoVinicius e DineiTéc: Ney Franco

Botafogo: Andrey, Dankler (Régis) Matheus, André Bahia e Junior Cesar; Airton (Bolatti), Gabriel e Ramírez, Wallyson (Carlos Alberto), Rogério e Zeballos. Téc: Vagner Mancini.


Leia mais no LANCENET! 

Empresário de Sheik detona Botafogo após dispensa: "Lá é uma zona"


As polêmicas de Emerson Sheik
A dispensa de Emerson Sheik e outros três jogadores pegou de surpresa o empresário do atacante, Reinaldo Pita. O agente disse não saber o motivo que levou o clube a tomar a tal atitude e detonou o presidente Maurício Assumpção.

"Soube disso meia-noite, não tenho nada a falar nesse momento. Não teve motivo, quem fez isso foi o presidente do Botafogo. Os dois diretores que me ligaram ontem, que comandam o futebol, são contrários à atitude que o presidente está tomando. Lá é uma zona mesmo", disse Pita.

Por decisão de Assumpção, foram afastados o lateral direito Edílson, o zagueiro Bolívar e o lateral esquerdo Júlio César, além de Emerson Sheik. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (03) para explicar as dispensas, o dirigente afirmou que tomou a atitude por "motivos técnicos e de comportamento", visando salvar o clube do rebaixamento no Brasileirão.

"Não estou dizendo que os jogadores são santos, mas não sei qual é o motivo. Então não posso falar nada. Os diretores foram corretos comigo. O presidente é que é um doente, recebe comissionamento de imagem. Então pode se esperar de tudo. Se você souber [o motivo], me avisa", afirmou Pita.

Diretoria e elenco do Botafogo têm vivido em rota de colisão nos últimos meses devido aos constantes salários atrasados. Sheik e Bolívar, ao lado do goleiro Jefferson, eram um dos líderes do grupo e reclamaram publicamente dos dirigentes em diversas oportunidades.

Atualmente o Botafogo ocupa a 17ª colocação do Brasileirão, com 26 pontos, na zona do rebaixamento. Sem os atletas dispensados, o clube carioca volta a campo neste sábado, às 16h20 (horário de Brasília), para enfrentar o Vitória no Barradão.

Vanderlei Lima
Do UOL, em São Paulo

Assumpção anuncia demissões e diz que atletas foram avisados na quinta


Apenas Emerson soube da rescisão do seu contrato nesta sexta. Sobre os outros três, dirigente afirma: "Não era para eles estarem aqui hoje"



Maurício Assumpção anuncia rescisão de contrato
 de quatro jogadores (Foto: Fred Huber)
O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira pela manhã para explicar as saídas de Emerson Sheik, Bolivar, Júlio César e Edilson. O dirigente anunciou que os quatro tiveram seus contratos rescindidos.

- Todos os contratos estão rescindidos. Vinha amadurecendo a ideia e ontem (quinta-feira) comuniquei a algumas pessoas próximas que tomaria esta decisão. No fim do dia, liguei para o Gottardo (gerente de futebol) e falei que não era uma ingerência, mas que era uma decisão que o presidente está tomando - afirmou.

O dirigente disse ainda que os quatro atletas foram avisados na última quinta-feira sobre seus desligamentos do clube.

- Todos eles foram contactados pessoalmente na quinta-feira, o único que não foi o Emerson. Todos os agentes também foram contactados. Todos receberam através de email um documento similiar ao que o Bolívar recebeu na primeira vez que isso aconteceu. Foram avisados, inclusive, que não era para se apresentarem hoje aqui. Vieram porque devem ter as razões deles. Mas não era para estarem aqui - disse.

Veja os principais tópicos da entrevista de Assumpção:

Perda de jogadores importantes dentro do elenco

Titulares? O único que estava relacionado para o próximo jogo era o Bolívar. Os outros, ou estão suspensos ou estão com problema de lesão. Minha preocupação neste momento é outra. Neste momento, estamos rebaixados. Quem é o responsável por isso? Eu. Se sou o responsável, vou tomar as atitudes que acho que vão tirar o time do rebaixamento.

Motivos para a decisão

- Uma das questões que posso colocar é a parte técnica de determinados jogadores que não são condizentes com os discursos. Posso me reservar o direito de não dizer nomes. É uma decisão do presidente do clube, e isso deixei claro para o Gottardo.

Participação do técnico Mancini

- O Mancini, quando conversou comigo, colocou o cargo à disposição. Disse que respeitava minha decisão como funcionário. Não aceitei. Se tem uma pessoa que pode reverter a situação é ele.

Maneira como os jogadores foram comunicados

- Todos eles foram contactados pessoalmente na quinta-feira, o único que não foi o Emerson. Todos os agentes também foram contactados. Todos receberam através de email um documento similar ao que o Bolívar recebeu na primeira vez que isso aconteceu. Foram avisados, inclusive, que não era para se apresentarem hoje aqui. Vieram porque devem ter as razões deles. Mas não era para estarem aqui.

Emerson e Bolivar deixam o campo após conversa com Gottardo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)


Por Fred Huber Rio de Janeiro/GE

Crise aumenta: Bota rescinde com Sheik, Bolívar, Julio Cesar e Edilson


Jogadores são comunicados que estavam fora dos planos antes de treino desta sexta-feira, no Engenhão, e presidente confirma fim dos contratos dos jogadores



Emerson e Bolivar deixam o campo após aviso
de afastamento (Foto: Fred Huber)
A sexta-feira do Botafogo era para ser de tranquilidade antes da viagem para Salvador, onde a equipe enfrenta o Vitória, neste sábado, às 16h20 (de Brasília). Mas o treino recreativo no campo anexo do Engenhão foi apenas um pano de fundo para uma crise muito maior. Emerson, Bolívar, Edilson e Julio Cesar, quatro dos principais jogadores e líderes do elenco, foram afastados por causa de divergências com a diretoria. Em seguida, o presidente do clube, Maurício Assumpção, anunciou a rescisão de contrato dos jogadores.


– Vinha amadurecendo a ideia e ontem (quinta-feira) comuniquei a algumas pessoas próximas que tomaria esta decisão. No fim do dia, liguei para o (gerente de futebol, Wilson) Gottardo e falei que não era uma ingerência, mas sim uma decisão que o presidente está tomando – disse Assumpção, justificando que problemas financeiras não são uma exclusividade do Alvinegro. – Nas últimas semanas tenho ouvido situações parecidas em outros clubes. Mas o Botafogo parece ser o único com coisas erradas. Estava servindo de desculpa para alguns, e alguma coisa precisava ser feita.

Bolívar, Julio Cesar e Edilson chegaram a ir para o campo. Depois, receberam a notícia de Gottardo e do técnico Vagner Mancini. Eles se mostraram revoltados com gestos ríspidos: o lateral-esquerdo atirou o copo d'água no chão, e o zagueiro falou com o dedo em riste.

Edilson, que se recupera de problemas na coxa e no púbis, chegou a correr em volta do gramado. Emerson foi o último a chegar ao campo, onde ficou apenas cerca de cinco minutos. Logo voltou para o vestiário com os demais afastados.

É neste clima que o Botafogo enfrenta o Vitória neste sábado, às 16h20, no Barradão. O Alvinegro está em 17º lugar no Brasileiro, na zona de rebaixamento, com 26 pontos.

Novo capítulo de uma crise sem fim
O Botafogo convive com atraso de salários desde o início do ano, graças à penhora de todas as receitas alvinegras pela fazenda e pelo TRT. O clube foi excluído do Ato Trabalhista em 2013 e, desde então, vem lutando para ser reintegrado – no orçamento para 2014 constava premiações referentes a uma ida à decisão da Taça Libertadores, mas a equipe foi eliminada na primeira fase. Daí em diante a crise foi ficando cada vez pior.

No início de abril, logo depois da queda na competição sul-americana, a diretoria anunciou a dispensa de Bolívar, considerado líder de um movimento que fez os jogadores, em protesto pelos atrasos, não se concentrassem antes das partidas. Os jogadores se uniram e garantiram a permanência no zagueiro. Já no Campeonato Brasileiro, a equipe entrou em campo para o clássico contra o Flamengo, no Maracanã, com uma faixa em alusão aos problemas financeiras, situação que causou mal-estar na diretoria.

No fim de agosto, o lateral-direito Lucas entrou na Justiça para pedir a rescisão de seu contrato, protegido pelos três meses de salário e depósitos de FGTS atrasados, e teve o pedido atendido. Uma comissão de notáveis, formada por torcedores ilustres, mas que optaram pelo anonimato, decidiu ajudar colocando em dia os direitos de imagem. O ambiente melhorou, mas não por muito tempo. Houve novos atrasos destes mesmos valores.

Hoje o Alvinegro está às vésperas de completar três meses de salário em carteira e sete de direitos de imagem. Após a derrota para o Grêmio, semana passada, o goleiro Jefferson, capitão da equipe, reclamou publicamente do abandono da diretoria, afirmando que jogadores, comissão técnica e torcida estavam sozinhos na briga para evitar o rebaixamento à Segunda Divisão. Houve também insatisfação do elenco ao saber que Mauricio Assumpção comemorara no fim de semana seu aniversário num sítio particular, e o presidente rebateu as críticas.


Por Fred Huber Rio de Janeiro/GE