Páginas

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Com goleiros que não atuam há muito tempo, Bota e Palmeiras duelam em jogo decisivo


Glorioso recebe o Alviverde em jogo fundamental na luta contra o rebaixamento do Brasileirão. Partida marca retorno oficial de Helton Leite e Fernando Prass





Apresentação: Campeonato Brasileiro: Botafogo x Palmeiras
Botafogo e Palmeiras duelam nesta quarta no
 Maracanã (Foto: Arte LANCE!Net)
Botafogo e Palmeiras fazem um duelo fundamental na luta contra o rebaixamento nesta quarta-feira, às 19h30, no Maracanã, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Penúltimo colocado na tabela, com apenas 26 pontos em 26 jogos, o Glorioso precisa da vitória para deixar o grupo dos quatro últimos. Já o Alviverde almeja o resultado positivo para se afastar cada vez mais da queda para a Série B.

HELTON LEITE ASSUME O GOL ALVINEGRO

Sem poder contar com Jefferson, servindo à Seleção Brasileira principal, e Andrey, servindo à Seleção Brasileira sub-21, o terceiro goleiro Helton Leite assume o gol alvinegro. O camisa 12 não atuava desde março, quando atuou no Campeonato Carioca. Helton chegou a ter destaque em algumas partidas e defendeu um pênalti de Fred, na goleada dos reservas do Glorioso sobre o rival, por 3 a 0. No entanto, com o passar do tempo, Helton foi perdendo espaço, mas agora se diz motivado novamente.

- Estou muito satisfeito por ter essa oportunidade. Espero fazer um jogo que já venho fazendo nos treinos. Sabemos da guerra que vai ser quarta-feira, é um divisor de águas. Espero que possamos estar ligados durante os 90 minutos para vencer esta partida - comentou.

O técnico Vagner Mancini também falou da situação de Helton. O treinador alvinegro comentou que teve uma conversa com o goleiro.

- Tivemos uma conversa. Ele tem a confiança do treinador e também de todo o grupo de maneira geral. Que ele seja uma peça interessante - disse o comandante alvinegro.

O Botafogo terá o desfalque de Dankler para esta partida. O camisa 3 será substituído por Matheus Menezes na zaga. Carlos Alberto e Rogério não treinaram nesta terça-feira por causa de cansaço muscular, mas, inicialmente, não preocupam para a partida.

FERNANDO PRASS DE VOLTA AO PALMEIRAS

O Palmeiras encara o Botafogo com Fernando Prass no gol. Sem jogar desde 4 de maio, quando fraturou o cotovelo direito contra o Flamengo - operado duas vezes, o goleiro foi confirmado no time titular pelo técnico Dorival Júnior.

- O Fernando (Prass) está muito seguro, tranquilo e confiante. 100% ambientado. Agora ele precisa de sequência de jogos. Espero que seja um grande retorno. Ele está com vontade enorme de voltar a jogar. O pior momento de um jogador profissional é quando ele está fora de combate. Imagino que ele tenha sentido isso neste período. A volta dele traz mais uma liderança ao time - explicou o treinador.

- Temos alguns jogadores com liderança na natural, como o Lúcio e o Valdivia. O Wendel também é uma liderança do elenco. É muito importante a volta do Fernando (Prass), o grupo sente uma confiança maior com a presença dele - complementou.

Sem Prass, o Palmeiras realizou 30 jogos entre maio e outubro. Ao todo, foram 10 vitórias, 15 derrotas e 5 empates. Neste período, Deola e Fábio foram os titulares do gol.

BOTAFOGO X PALMEIRAS

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 
8/10/2014 - 19h30
Árbitro: 
Fabricio Neves Correa (RS)
Auxiliares: 
Fabricio Vilarinho da Silva (GO) Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS)

Botafogo: Helton Leite, Régis, Matheus, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Gabriel, Fabiano (Carlos Alberto) e Ramírez; Rogério (Wallyson) e Zeballos. TÉC: Vagner Mancini.

Palmeiras: Fernando Prass, João Pedro, Lúcio, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley e Valdivia; Cristaldo e Henrique. TÉC: Dorival Júnior.


Leia mais no LANCENET!

Comissão desiste de afastamento, mas quer limitar poderes de presidente


Grupo pedirá ao Deliberativo que Maurício Assumpção seja obrigado a submeter qualquer novo contrato ou rescisão de contrato vigente à sua aprovação




Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, vive
fim de gestão turbulento (Foto: Agência Estado)
A comissão de crise nomeada pelo Conselho Deliberativo do Botafogo decidiu na manhã desta terça-feira que levará adiante a proposta ao presidente do poder, José Luiz Rolim, de convocação de uma sessão extraordinária. Mas o pedido não será para um "impeachment" do presidente. Sem tempo para costurar os votos necessários para o afastamento, já que as eleições ocorrem em 25 de novembro, os membros da comissão pedirão a Rolim a votação de outra medida: não permitir que o atual presidente do Botafogo assine qualquer novo contrato ou rescinda qualquer contrato vigente, incluindo de jogadores, sem uma análise prévia da comissão de crise, que é composta por todas as correntes que disputarão o pleito no próximo mês.

De acordo com o presidente da comissão, Gustavo Noronha, o pedido já está sendo redigido. Ele afirmou já ter conversado por telefone por Rolim, que sinalizou que deverá convocar a sessão extraordinária.

- Todos os contratos novos a serem assinados, e os antigos que vierem a ser rescindidos, que sejam submetidos a uma análise da comissão. Isso inclui jogador, qualquer contrato - disse Noronha.

Em entrevista nesta segunda-feira ao GloboEsporte.com ele afirmou não ter "nada contra" a convocação de uma sessão para o afastamento, mas avaliou que seria muito difícil o grupo ter sucesso pois serão necessários dois terços dos votos dos membros do conselho e a grande maioria dos conselheiros foi eleita pela chapa da situação. A urgência em limitar os poderes de Assumpção, que está com todas as receitas do clube bloqueadas, é impedir que o atual mandatário tomem decisões que interfiram na próxima gestão.

Nos últimos dias, Assumpção tomou uma decisão drástica e que causou polêmica, e críticas, dentro do clube. Ele rescindiu os contratos de quatro jogadores, entre eles dois dos principais líderes do elenco alvinegro: Émerson Sheik, Bolívar, Edílson e Julio Cesar. Se a nova medida for aprovada, ele só poderá tomar esse tipo de decisão novamente com aval da comissão.

Por Vicente Seda Rio de Janeiro/GE

Mancini muda chavão e diz que jogo contra o Palmeiras "vale 18 pontos"


Técnico estabelece meta de 50% de aproveitamento até o fim do Brasileirão e quer forçar time a mirá-la a cada vez que entrar em campo



Em meio à crise extracampo e má fase técnica, o Botafogo vai encarar uma das missões mais importantes na reta final do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira. A equipe faz duelo direto com o Palmeiras, no Maracanã, na luta contra o rebaixamento. Ao discutir o famoso chavão "jogo de seis pontos", o técnico Vagner Mancini aumentou a margem ao falar em 18 pontos. Segundo ele, esta é a meta a ser alcançada em 12 rodadas - ou seja, um aproveitamento de 50%.

- Acho que é o jogo de 18 pontos para a gente. Vamos ter de somar os 18, isso se não tiver necessidade de mais por causa da tabela. Na média, é isso que vamos perseguir. Cada vitória, então, representa um passo até os 18 pontos. Isso já foi passado a eles (atletas). Sempre que você vive uma situação difícil, tem que abrir o peito e encarar de frente com tudo o que tem. O rival é direto na briga e temos de ter capacidade de sermos superiores, senão não sairemos dessa. Lá em Presidente Prudente, no primeiro turno, nós vencemos, dá confiança, mas não tem relação. Há a necessidade de pontuarmos mais dentro de casa - ressaltou.

Vagner Mancini orienta o lateral-direito Régis durante o treinamento do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)

No momento, após 26 partidas, o Alvinegro fez 33,% de pontos e precisa, no cálculo do treinador, de seis vitórias. Cinco vitórias e três empates, para Mancini, não devem ser suficientes por causa do critério de desempate. E além do papo e dos estímulos, a única fórmula par retomar o caminho certo é minimizando os erros e tendo um pouco mais de sorte.

Acho que é o jogo de 18 pontos para a gente. Vamos ter de somar os 18, isso se não tiver necessidade de mais por causa da tabela"

Vagner Mancini


- Voltar a ganhar é o que precisamos, não tem outra maneira de resgatar a confiança. Digo isso porque o Botafogo tem jogado bem, não só contra o Vitória (sábado passado). Mas em outras derrotas vem tendo desempenho melhor. As vezes peca na finalização, no excesso de erro de passe. Sabemos das dificuldades contra o Palmeiras, mas a necessidade de vencermos e o Maracanã são os ingrediente mais fortes para nos recuperarmos nessa sequência.

A escalação não vai sofrer alterações drásticas. O técnico preferiu não divulgar o time, mas colocou o jovem Fabiano como única dúvida no meio de campo.
- Não é hora de mudar, há a necessidade de passar a confiança em dose maior para apresentarmos novamente um bom futebol e as coisas darem certo. A dúvida vai existir com Fabiano ou Wallyson. Amanhã vamos decidir a equipe. Mas o grosso, 90%, vai ser a que enfrentou o Vitória - confirmou Mancini.

Na semana passada, o Botafogo deixou de contar com quatro titulares. Edilson, Julio Cesar, Bolívar e Emerson Sheik foram afastados e terão seus contratos rescindidos. Destes, o lateral-esquerdo, o zagueiro e o atacante vinham atuando, enquanto o lateral-direito estava machucado. Regis, Junior Cesar, Dankler e Rogério ocuparam as vagas, respectivamente.

O Botafogo deve ir a campo com Helton Leite, Régis, Matheus Menezes, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Gabriel, Fabiano e Ramírez; Rogério e Zeballos

Por André Casado Rio de Janeiro/GE

Mancini: "Botafogo precisa do Jobson mais do que o Jobson do Botafogo"


De renegado a fundamental para a reação na luta contra o rebaixamento, atacante tem liberação para jogo contra o Palmeiras aguardada com ansiedade pelo treinador





A situação cada vez mais difícil do Botafogo no Campeonato Brasileiro transformou a possível chance de Jobson em um mar de ansiedade por uma virada dentro de campo. Reintegrado há três semanas, o atacante ainda não pôde jogar por uma suspensão imposta pela federação sauditapor ter se recusado a fazer um exame antidoping que clube e advogados tentam impugnar. Enquanto isso, Vagner Mancini deixa claro que o atacante pode ser o ingrediente necessário para o time voltar a vencer.

Nas primeiras entrevistas, o treinador apostava na qualidade do jogador, mas ainda se mostrava reticente quanto à parte física e ao que poderia render. Nesta terça-feira, após mais alguns treinos, se apegou à possível reação da torcida quando vir uma de suas antigas esperanças novamente em campo e lembrou o cenário de 2009, no qual o atacante foi decisivo para salvar o Alvinegro.

- Hoje, o Botafogo precisa do Jobson mais do que o Jobson do Botafogo. Estamos numa mesma situação que em 2009, quando ele foi o responsável por tirar o clube do rebaixamento. O torcedor sabe que é uma joia que, apesar de já ter uma certa idade, ainda precisa ser lapidada, mas pode ser muito mais valiosa. Existe uma ansiedade grande para essa liberação. Que chegue rápido, e ele possa ser uma peça diferente e render aquilo que nós esperamos. Tem o aspecto do torcedor, que também vai inflamar quando o vir jogar bem - afirmou. 

Jobson, marcado por Bolatti no treino do Botafogo: cresce a ansiedade pelo seu retorno (Foto: Vitor Silva / SSPress)
A resposta da CBF através da Fifa sobre a punição de Jobson foi positiva, mas o Botafogo quer algo por escrito do STJD. Assim, ele deve ficar no banco de reservas nesta quarta-feira, contra o Palmeiras, no Maracanã, e enfim começar sua terceira passagem.

Se nos primeiros dias o atacante, de 26 anos, mostrou-se tímido diante dos novos companheiros, agora já é fácil vê-lo brincando nas rodas e sorrindo bastante. O cabelo está tingido de loiro, a atitude é semelhante à do garoto de outros tempos, mas, até aqui, o comportamento fora das quatro linhas tem sido correto.

Por André Casado Rio de Janeiro/GE

Com seis jogos a realizar no Maracanã, Botafogo precisa do apoio da torcida


Glorioso ainda terá outros dois jogos com mando de campo, porém que serão realizados na Arena da Amazônia, em Manaus. Partida contra o Palmeiras é a primeira decisão




Torcida do Botafogo (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Torcida do Botafogo será fundamental na reta final
do Brasileirão (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)

Com apenas 26 pontos conquistados em 26 partidas, o Botafogo vai precisar do apoio da torcida nesta reta final de Campeonato Brasileiro para reagir. O Glorioso ainda vai realizar seis jogos no Maracanã, sendo que um deles é o clássico contra o Fluminense, e pode conquistar preciosos pontos para fugir da degola.

O lateral Régis falou da importância da torcida alvinegra para que a equipe se sinta mais confortável e confiante.

– Sabemos que é um momento em que precisamos de um apoio. Aliás, já temos visto essa força. É um pedido que fazemos, que eles demonstrem esse apoio, que já tem apresentado, para nos ajudar ainda mais. A ideia é que possamos sair o mais rápido possível dessa situação – comentou o lateral.

Para o goleiro Helton Leite, o apoio da torcida depende da postura da equipe em campo. Na opinião do defensor, não tem faltado carinho por parte dos alvinegros.

– Acho que tudo parte do nosso empenho em campo. Se a gente entra devagar, a torcida não apoia tanto. Se entrarmos empenhados, acho ela vai naturalmente apoiar. Eles já têm sido presentes. Estão indo aos estádios, apoiando. Não tem nada para falar da torcida. Eles já estão incentivando – comentou.

Os ingressos para a decisiva partida contra o Palmeiras, nesta quarta-feira , estão à venda. Os bilhetes mais baratos custam R$ 15 (meia-entrada).

Em caso de vitória, o Botafogo pode deixar a zona de rebaixamento. Por isso, é hora do torcedor abraçar o time e dar uma força a mais para que a equipe tenha um bom desempenho em casa.

Além dos seis jogos no Maracanã, o Glorioso terá ainda outros dois jogos com mando de campo, contra Flamengo e Corinthians, na Arena da Amazônia.


Leia mais no LANCENET!