Páginas

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Santos humilha o Botafogo e está nas semifinais da Copa do Brasil


Peixe venceu por 5 a 0, com gols de David Braz - duas vezes -, Gabriel, Lucas Lima e Geuvânio




Santos x Botafogo - Copa do Brasil (Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press)
Gabigol abriu o placar no Pacaembu
(Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press)
Uma noite mágica para o Santos e de horror para o Botafogo. O Peixe goleou o Glorioso por 5 a 0, no Pacaembu, com extrema facilidade e garantiu a classificação para as semifinais da Copa do Brasil - que já estava encaminhada após a vitória por 3 a 2 no jogo de ida, no Maracanã.

Com gols de David Braz (2), Gabriel, Lucas Lima e Geuvânio, o Santos agora enfrenta o Cruzeiro por uma vaga na decisão do torneio. Já o Botafogo volta a atenção para a fuga da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

APAGÃO CUSTA CARO AO BOTAFOGO

Derrotado por 3 a 2 dentro de casa no jogo de ida, o Botafogo entrou em campo com uma formação ofensiva, apesar dos vários desfalques. Porém, o time remendado não demorou a sucumbir a maior qualidade do Santos. Com apenas cinco minutos de jogo, Gabriel marcou após jogada de Mena pelo lado esquerdo, justamente onde o volante Gabriel atuava improvisado como lateral-direito. E quando o Glorioso tentava assimilar o golpe, David Braz ampliou, após falha de Andrey, e praticamente sacramentou o resultado.

A partir daí, o que se viu foi um passeio santista no gramado do Pacaembu. O Santos aproveitava o péssimo posicionamento da zaga carioca para criar oportunidades. O Botafogo assustou duas vezes com Wallyson - num voleio por cima do gol de Vladimir e numa cobrança de falta no travessão. E só.
O buraco na defesa do Botafogo ficou evidente no gol de Lucas Lima, o terceiro da partida. O apoiador recebeu livre no meio de campo, avançou sem ser importunado, passou por Andrey com facilidade e apenas empurrou para as redes. Golaço. E aos gritos de "Olé" da torcida do Santos, as equipes foram para os vestiários com a partida definida.

MAIS GOLS NA SEGUNDA ETAPA

Mas o Peixe queria mais. Afinal, era a oportunidade de aplicar uma goleada histórica no rival de tanto tempo. E justamente no Pacaembu, onde o Santos não vencia o Botafogo desde 1963 - com direito a perder um título brasileiro no estádio em 1995. Então, Lucas Lima e Geuvânio bombardearam Andrey, que mostrou serviço e fez duas ótimas defesas.

Se depois desses lances o Santos cadenciou um pouco mais a partida, o quarto gol veio de maneira parecida com o segundo. E o autor foi o mesmo. Após bola levantada para a área, Gabriel desviou para defesa de Andrey, mas a bola sobrou limpa para David Braz empurrar para a rede e fazer o segundo - o quarto dele no Pacaembu em quatro jogos na atual temporada.

Entregue, Vagner Mancini fez alterações para evitar o pior. Mas mesmo assim, Geuvânio ainda fez mais um, decretando a ótima atuação santista e fechando o caixão do Botafogo na Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 5 X 0 BOTAFOGO

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data-Hora: 16/10/2014 - 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Cleriston Clay Barreto Leme (Fifa-SE)
Renda e público: R$ 358.365,00 / 13.459 pagantes / 14.865 presentes
Cartões amarelos: Matheus e Dankler (BOT)
Cartões vermelhos: Matheus (BOT)
Gols: Gabriel 5'/1ºT (1-0); David Braz 9'/1ºT (2-0); Lucas Lima 37'/1ºT (3-0); David Braz 17'/2ºT (4-0) e Geuvânio 23'/2ºT (5-0)

SANTOS: Vladimir; Cicinho, Edu Dracena (Neto 24'/2ºT), David Braz e Mena; Alison, Arouca (Alan Santos 26'/2ºT) e Lucas Lima (Renato 18'/2ºT); Geuvânio, Gabriel e Rildo - Técnico: Enderson Moreira.

BOTAFOGO: Andrey; Gabriel, Dankler, Matheus e Guilherme (Sidney 20'/2ºT); Rodrigo Souto, Bolatti e Ramírez; Wallyson (Andreazzi 24'/2ºT), Rogério e Yuri Mamute (Zeballos - intervalo) - Técnico: Vagner Mancini.


Leia mais no LANCENET! 

Em crise financeira, Santos e Botafogo jogam para salvar o ano na Copa BR




Gabriel comemora o 1° gol do Botafogo no Maracanã - Vitor Silva / SSPress


O duelo entre Santos e Botafogo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio do Pacaembu, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil, vale muito mais que a classificação para a semifinal. Em crises financeiras e sem títulos conquistados nesta temporada, os dois clubes querem salvar o ano conquistando a segunda competição nacional mais importante do país.

A classificação para a próxima fase na Copa do Brasil é vista pelos clubes como uma forma de atrair mais patrocinadores e, com isso, fortalecer o fluxo de caixa. O Santos, por exemplo, já atrasou cinco dos dez meses de salário neste ano. No mês passado, o clube pagou dois meses de direitos de imagem (maior parte) e um mês na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), popularmente conhecida como carteira profissional, além de premiações.

"A pressão a gente já tem de chegar e conquistar título. Uma coisa importante para ficarmos sabendo (patrocínios para a próxima fase) e ajudarmos tanto clube como a nós mesmos. Mas nosso foco total mesmo é conquistar o título. Grupo tem condição de buscar esse título. Tem outras grandes equipes, mas vamos fazer de tudo para conquistar", afirmou David Braz.

"Que consigamos fazer o nosso resultado, que é passar para semifinal da Copa do Brasil que é objetivo da gente conseguir título, está difícil no Campeonato Brasileiro, seria milagre se conseguíssemos, mas Copa do Brasil acreditamos que podemos chegar apesar da dificuldade", completou.

O Botafogo, por sua vez, tem 100% de suas receitas penhoradas pela falta de pagamento de tributos, o clube vive asfixia financeira. Já são três meses de salários atrasados em carteira e outros sete de vencimentos referentes a direitos de imagem. Torcedores ilustres da equipe alvinegra entraram ação em meio a crise e reuniram recursos para custear os valores dos jogadores do elenco, mas a crise continua.

Em relação ao time titular, Santos e Botafogo tem mudanças para o jogo. No alvinegro praiano, Enderson Moreira não contará com Robinho, que cumpre suspensão após ser expulso no jogo de ida. Além do camisa 7, Thiago Ribeiro e Aranha seguem vetados pelo departamento médico.

Por opção, Enderson sacou Damião e escalou Gabriel Barbosa. Eugenio Mena e Alison, que defenderam a seleção chilena e seleção brasileira sub 21, respectivamente, voltam ao time nas vagas de Caju e Souza. Rildo no lugar de Leandrinho completam as mudanças na equipe.

No Botafogo, o goleiro Jefferson se apresentou no hotel em São Paulo após servir à seleção brasileira e joga nesta quinta-feira. A presença do capitão ameniza os problemas de Vagner Mancini, que perdeu três nomes importantes para o duelo: André Bahia, Junior Cesar e Airton. Apesar da situação desconfortável no Brasileirão, o alvinegro carioca assegura foco na Copa do Brasil.

"A Copa do Brasil nos dá a possibilidade de terminar o ano de uma forma diferente. O torcedor gosta desse tipo de competição e infelizmente largamos em desvantagem, mas ainda temos a chance de reverter essa situação. O último jogo contra o Corinthians tem que servir como motivação e a equipe vem mostrando a cada dia que, além do aspecto da entrega, temos feito bons jogos e isso tem motivado o torcedor a acreditar que tudo é possível, inclusive avançar na Copa do Brasil", afirmou Mancini.

Como venceu o primeiro jogo por 3 a 2 no Maracanã, o Santos se classifica para a semifinal com um empate ou derrotas por 1 a 0 ou 2 a 1. Se o Botafogo devolver o placar, a vaga será decidida nos pênaltis. Vitória dos cariocas a partir de 4 a 3 eliminam o alvinegro praiano.

FICHA TÉCNICA: SANTOS-SP X BOTAFOGO-RJ

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 16 de outubro de 2014 (Quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Cleriston Clay Barreto Rios (Fifa-SE)

SANTOS: Vladimir; Cicinho, David Braz, Edu Dracena e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Rildo, Geuvânio e (Gabriel.
Técnico: Enderson Moreira

BOTAFOGO: Andrey, Gabriel, Matheus Menezes, Dankler e Guilherme; Rodrigo Souto, Mario Bolatti e Cachito Ramírez; Rogério, Yuri Mamute e Wallyson
Técnico: Vagner Mancini

Samir Carvalho
Do UOL, em Santos (SP)