Páginas

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Coritiba e Botafogo fazem duelo dos desesperados no Brasileirão


Equipes estão entre as quatro últimas da tabela e vitória para cada um dos lados pode marcar saída da zona de rebaixamento





Apresentação - Campeonato Brasileiro: Coritiba x Botafogo
Equipes se enfrentam nesta quarta-feira,
 no Couto Pereira
Coritiba e Botafogo vivem situação dramática no Campeonato Brasileiro. Atualmente, as duas equipes se encontram na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, em 20º e 17º lugares, respectivamente. E nesta quarta-feira, às 21h, elas fazem um confronto direto com ares de decisão de campeonato, no Couto Pereira, em Curitiba.

Uma vitória para cada um dos lados pode significar a saída imediata da zona de rebaixamento. Basta que Vitória, Bahia e Criciúma não vençam nos compromissos pela 30ª rodada da competição.

'BOTAFOGO SERÁ ADVERSÁRIO DURO'

Com dificuldades para emplacar uma sequência de vitórias, o Botafogo torce para que os rivais acabem se prejudicando na disputa. O técnico Vagner Mancini lembrou disso e garantiu que, se o Botafogo terá adversários difíceis na briga contra a queda, o Glorioso também será uma pedra no sapato de quem encontrá-lo até o fim do Brasileirão.

- Vão haver jogos de equipes que estão lá embaixo. Isso tira pontos deles. Sobre os adversários difíceis, também serão jogos complicados para elas. O Botafogo será um adversário duro - garantiu o treinador.

Para o confronto, Mancini contará com o retorno de André Bahia, recuperado de lesão na coxa esquerda. Outra volta importante é a do meia Carlos Alberto, que não enfrentou o Santos pela Copa do Brasil por ter defendido o Goiás na competição e foi desfalque contra o Sport por causa de dores musculares. O camisa 19 ficará como opção no banco de reservas.

CORITIBA IRÁ COM FORMAÇÃO OFENSIVA

O Coritiba vinha reagindo no Campeonato Brasileiro até ser derrotado por Goiás e Figueirense em sequência. Novamente ocupando a última posição – são, no total, sete rodadas em 20º –, o Coxa do técnico Marquinhos Santos deverá ter formação ofensiva na "final" diante do Botafogo, outro integrante da zona do rebaixamento.

Na goleada sofrida contra o Figueirense, no último domingo, Sergio Manoel e Rosinei foram os volantes. Já contra a equipe carioca, o treinador provavalmente apostará apenas em Rosinei, com o meia-atacante Martinuccio sendo a novidade entre os titulares para atuar ao lado do camaronês Joel e de Zé Love. Robinho e o capitão Alex completarão o criativo/ofensivo nesta formação. A única ausência segue sendo o volante Helder, que se recupera de dores musculares na região das costas.

Um dos trunfos do Coritiba para derrotar o Botafogo está no fator casa. Antes um mandante sem força, o Coxa vem tendo bom rendimento no Couto Pereira. São quatro vitórias e apenas uma derrota, para o líder Cruzeiro, nos últimos cinco jogos feitos diante do seu torcedor. O aproveitamento geral nesta condição, em todo o Brasileiro, é de 52,3%.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA X BOTAFOGO

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data-hora: 22/10/2014 – 21h
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: José Antônio Chaves Franco Filho (RS) e José Javel Silveira (RS)

CORITIBA: Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Rosinei, Robinho e Alex; Martinuccio, Joel e Zé Love – Técnico: Marquinhos Santos.

BOTAFOGO: Jefferson; Régis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Gabriel e Ramírez (Bolatti); Rogério, Jobson e Wallyson - Técnico: Vagner Mancini.


Leia mais no LANCENET!

Gols e aplicação tática fazem Wallyson virar "equilíbrio" do Botafogo


Reserva há três rodadas, atacante recupera vaga no time e vira imprescindível na formação de Vagner Mancini




Wallyson vira 'equilíbrio' no Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press)
Wallyson começou a temporada de forma promissora no Botafogo, marcando logo quatro gols nos primeiros jogos do time na Libertadores. No entanto, não engrenou. Caiu de produção, foi barrado, ficou um bom tempo na reserva e retornou há apenas duas rodadas como titular. Nelas, contra Corinthians e Sport, fez os dois do Alvinegro e voltou a ser tratado como peça fundamental na equipe.

Ao menos foi desta forma que Vagner Mancini o tratou na entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, no Engenhão. Um pouco antes, no treino, o atacante, que participou da primeira parte, ficou fora do recreativo, por conta de dores musculares, mas nada que preocupe a comissão técnica do Botafogo.

- O Wallyson me dá equilíbrio, é um cara tático, que cumpre bem a função. Eu vejo muita gente dizendo que o Botafogo atua com três atacantes, mas o Wallyson forma a segunda linha de quatro. Contra o Corinthians, ele marcou o Fagner (lateral) até o fim. Mas, se estamos perdendo e temos a bola, ele pode virar mais um atacante - disse o treinador.


Foi justamente na partida contra o Corinthians que Wallyson recuperou a titularidade, há duas rodadas, em Manaus. Foi o primeiro jogo do Botafogo sem o quarteto dispensado. O jogador marcou, de pênalti, o gol da vitória por 1 a 0. No último domingo, diante do Sport, fez, de falta, o gol do empate por 1 a 1.

- Ele tem sido nossa peça mais regular no time, desempenha uma função interessante. Tem tido oportunidades, poderia até ter feito mais gols. O Botafogo tem dificuldade em fazer gols, e o Wallyson tem sido o cara que abraçou essa função nesta reta final e tem feito bem - prosseguiu o treinador.

Na temporada, Wallyson fez 39 jogos pelo Botafogo e marcou sete gols, sendo quatro na Libertadores e três no Brasileiro. O Alvinegro tem o sexto pior ataque do nacional, com 28 gols marcados. Emerson, já dispensado, ao lado de Zeballos, barrado, são os artilheiros, com seis tentos cada. Em seguida vem Daniel, com cinco gols, mas, machucado, só voltará a atuar no ano que vem.

Mesmo assim, Wallyson deverá continuar tendo muitas vezes mais obrigações defensivas do que ofensivas. Rogério e Jobson continuarão sendo os jogadores mais avançados da equipe alvinegra.

- Eu prefiro jogar com um atacante ou um meia que saiba marcar e execute essa função, do que colocar mais um volante no time. Se eu entro com mais um volante, na hora que precisar atacar ou estiver atrás do placar, esse cara terá dificuldades em criar. Ganho mais força com alguém já da função - disse Mancini.

Com Wallyson, o Botafogo deverá entrar em campo para enfrentar o Coritiba, nesta quarta-feira, às 21h, em Curitiba, com Jefferson; Régis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Aírton, Gabriel, Ramirez (Bolatti) e Wallyson; Rogério e Jobson.

O Alvinegro tem 30 pontos e está na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, em 17º. O Coxa é o lanterna, com um ponto a menos.

Por Cauê RademakerRio de Janeiro/GE

Treino tático no Botafogo confirma volta de André Bahia ao time


Zagueiro treina sem sentir dores e será titular. Mancini faz alguns testes na equipe




Bota deve ter time parecido com o que atuou no
 fim de semana (Foto: Cauê Rademaker)
O Botafogo que irá a campo nesta quarta-feira para enfrentar o Coritiba, será um time bem próximo daquele que empatou com o Sport no último domingo. A exceção será a entrada de André Bahia, formando dupla de zaga com Dankler. Com isso, Matheus Menezes volta para o banco.

André Bahia participou normalmente do treino tático desta terça-feira, não sentiu dores musculares e está escalado. A atividade foi procedida de um longo bate papo no centro do gramado e serviu para o técnico Vagner Mancini fazer alguns testes.

Bolatti, que retorna de suspensão, Murilo e Andreazzi chegaram a ser observados ao longo da atividade, que contou mais uma vez com a presença do presidente Maurício Assumpção à beira do gramado.

O time que começou o treino: Jefferson, Regis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Aírton, Gabriel e Ramirez; Rogério, Jobson e Wallyson.

A principal preocupação do treinador foi com o setor defensivo. Quase toda a atividade foi voltada para acertar a defesa, com Mancini parando o treino para orientar até o posicionamento dos atacantes na hora de voltar para marcar. Depois, liberou os atletas para disputar o rachão. Carlos Alberto ficou na academia, mas está relacionado e viaja com o elenco.

A delegação alvinegra viaja na tarde desta quarta-feira para Curitiba. O duelo contra o Coritiba será às 21h desta quarta, no Couto Pereira.

Por Cauê Rademaker Rio de Janeiro/GE

Botafogo se apega à arrancada de 2009 para permanecer na primeira divisão


"Em 2009 tínhamos jogadores mais experientes. Agora é mais garotada, mas não é diferente", disse o atacante Jobson


Lutar contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro não tem sido novidade para o Botafogo. Voltando a ser assombrado pelo fantasma do rebaixamento, o Glorioso se inspira na campanha de 2009 para conseguir arrancada para permanecer na elite do futebol nacional.

Botafogo tenta escapar do rebaixamento 
FERNANDO SOUTELLO/ Agif/Gazeta Press
Naquela ocasião, após 29 jogos o time de General Severiano acumulava 31 pontos na classificação, dois acima da zona de rebaixamento. Daí em diante somou 16 pontos em oito partidas, garantindo a permanência apenas na última rodada.

Na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, um dos gols que assegurou a manutenção da equipe na Série A foi marcado por Jobson. De volta ao clube, o atacante relembra a jornada de cinco temporadas atrás e pondera sobre as diferenças entre os elencos alvinegros.

"Em 2009 tínhamos jogadores mais experientes. Agora é mais garotada, mas não é diferente. São todos profissionais aqui e, apesar de serem novos, são capazes de ajudar o Botafogo. Daquela vez foi mais difícil porque nos livramos na última rodada e esse ano nós ainda temos nove jogos pela frente", explica o jogador, que reestreou no último domingo, mas não evitou o 21º tropeço do Glorioso no Campeonato Brasileiro.

O empate em 1 a 1 com o Sport deixa o Botafogo na 17ª colocação, com 30 pontos - um a menos do que na campanha de cinco anos atrás. Se conseguir repetir o desempenho e conquistar cinco vitórias até o final do Brasileirão, deve se manter com folgas na Série A. Mas para isso precisa mudar completamente de postura, pois só venceu duas vezes no returno.

Nas nove rodadas finais, o Botafogo tem dois confrontos diretos (Coritiba e Chapecoense) e dois clássicos (Flamengo e Fluminense), além de uma visita ao líder Cruzeiro. A jornada tem início nesta às 21 horas (de Brasília), fora de casa contra o Coritiba. Uma vitória no Couto Pereira pode render saída do Z-4, mas o revés talvez deixe o Glorioso na lanterna.

Por Gazeta 

Botafogo passará a semana inteira longe do Rio


Time fará dois jogos decisivos fora de casa. Equipe viaja nesta terça-feira para Curitiba




O goleiro Jefferson e o técnico Vágner Mancini conversam durante o treino do Botafogo. Time ficará a semana inteira fora do Rio - Cezar Loureiro / O Globo

RIO - Após uma semana conturbada, ao menos o Botafogo estará livre da pressão da torcida até domingo. Isso porque os jogadores passarão a semana inteira fora do Rio.

Os atletas viajam nesta terça-feira para Curitiba, onde enfrentarão o Coritiba nesta quarta-feira, no Couto Pereira, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na quinta, o time treinará na capital paranaense e à noite viajará para Manaus, onde treina na sexta. No sábado, o Botafogo fará o clássico contra o Flamengo, na Arena Amazônia.

O Botafogo retorna ao Rio de madrugada, chegando às 7h30m para que os jogadores possam votar.

A semana passada foi a mais conturbada do Botafogo no ano. Enquanto o time era eliminado da Copa do Brasil com uma goleada de 5 a 0 para o Santos, Bolívar, Edilson, Emerson Sheik e Júlio César davam uma coletiva criticando o presidente Maurício Assumpção, que os demitiu do clube.

Após a goleada, a relação entre o goleiro Jéfferson, um ídolo do clube, e o diretor de futebol, Gottardo, estremecia após o jogador não ter entrado em campo no Pacaembu. Os dois trocaram acusações. Jéfferson disse que tinha sido liberado para não entrar em campo depois de 26 horas de viagem de Cingapura, onde defendeu a seleção brasileira, até o Rio. Gottardo rebateu dizendo que a decisão do goleiro fora unilateral. Jéfferson contra-atacou afirmando que tinha sido liberado e acusou Gottardo de ter sido covarde e desleal.

Por fim, no treino de sábado, torcedores do Botafogo invadiram o treino no Engenhãopara fazer cobranças e o ambiente ficou quente após um desentendimento com um deles e Carlos Alberto.

POR MAURÍCIO FONSECA/O GLOBO