Páginas

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Botafogo espera definir técnico e diretor para repatriar Loco Abreu


Decidido pelas saídas de Vagner Mancini e Wilson Gottardo, clube discute via email prós e contras do retorno de atacante uruguaio ao clube




Volta de Loco Abreu é discutida internamente no
 Botafogo (Foto: globoesporte.com)
Loco Abreu é quase uma unanimidade na torcida do Botafogo. Mas quando se trata de sua volta ao clube, é uma questão que divide opiniões. Desde esta terça-feira o atacante uruguaio é assunto de troca de emails entre integrantes da nova diretoria, mas os primeiros contatos ainda não foram feitos. O clube pretende em primeiro lugar acertar os nomes do treinador e do diretor de futebol, já que foi decidido pelas saídas de Vagner Mancini e Wilson Gottardo. O comunicado oficial sobre as dispensas deverá ser feito até o fim desta semana.

A maior parte dos dirigentes alvinegros quer a volta de Loco Abreu. O departamento de comunicação e marketing mostrou entusiasmo com a possibilidade. O ídolo é visto como personagem determinante para recuperar a autoestima da torcida após o rebaixamento. Além disso, o retorno facilitaria a composição da dívida financeira do clube com o uruguaio. Outra corrente mostra algum receio, já que em outubro o camisa 13 completou 38 anos.

No segundo turno do Campeonato Brasileiro o Botafogo tentou repatriar Loco Abreu. Mas o uruguaio declinou do convite alegando já ter assumido o compromisso de permanecer no Rosario Central, da Argentina, até o fim de 2014. Com o encerramento do vínculo a negociação neste momento seria facilitada, já que o atacante não esconde o desejo de retornar ao clube pelo qual atuou de 2010 a 2012.

Mas em relação a uma questão há consenso. Antes de chegarem os reforços, o Botafogo precisa definir quem serão os responsáveis por gerenciá-los e treiná-los. Em relação ao executivo do futebol, o mais falado é o de Anderson Barros, que trabalhou no Alvinegro de 2009 e 2012. Seu contrato com o Coritiba termina em 31 de dezembro e sua situação é instável por conta das eleições presidenciais no clube paranaense. Ele ainda não foi contactado pelos alvinegros, mas é visto como o nome ideal por alguns dos dirigentes.

- Vejo o Anderson como o perfil ideal para tocar esse projeto. No Botafogo ele mostrou ser um ótimo disciplinador, algo que entendemos ser fundamental nesse momento. Mas a questão ainda será melhor discutida internamente - explicou um integrante da diretoria que conviveu com Anderson Barros em seu início de trabalho no Botafogo.

Em relação ao treinador, nomes vêm sendo estudados, mas desde já o Botafogo tem traçado o perfil pretendido: alguém que chegue com a consciência de que não poderá contar com contratações de impacto ou peso econômico, já que o ano de 2015 será de grandes dificuldades financeiras.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Após reunião, Jefferson fica mais longe do Botafogo


Sem perspectivas financeiras, diretoria acaba por não apresentar projeto para sanar dívida. Empresário se diz aberto a ouvir propostas de outros clubes





Futuro de Jefferson pode estar mais distante do
Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress)
A permanência de Jefferson é tratada como prioridade pelo Botafogo. Mas nesta terça-feira os representantes do goleiro deixaram a reunião com a diretoria sem terem ouvido qualquer proposta relativa a planejamento futuro ou planos de acerto da dívida com o jogador, que chega a R$ 2 milhões. Com todas as receitas bloqueadas, o clube se vê ainda sem perspectivas de investimento.

Jefferson tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2015 e sempre deixou claro o desejo de encerrar a carreira no clube. Ao mesmo tempo, avisou que sua permanência dependeria da questão financeira e das perspectivas de montagem do time para a próxima temporada. Como nenhuma dessas questões foram esclarecidas, o futuro do ídolo está oficialmente em aberto a partir de agora.

- Até o momento não conversamos com outros clubes. Mas como gestor da carreira do Jefferson, após uma reunião em que não houve consenso, não posso me furtar em escutar eventuais propostas. É algo natural do mercado. Hoje esperávamos algo mais concreto vindo do Botafogo - explicou Gerson Sá, que representou o fundo MFD, que gerencia o camisa 1, na reunião com a diretoria alvinegra.

Renovação de André Bahia será discutida na segunda-feira

O empresário, entretanto, mostrou que há boa vontade de Jefferson em permanecer e aguardar a movimentação da diretoria por entender que o Botafogo enfrenta uma grave crise financeira.

- Entendemos que a situação do Botafogo é delicada e acredito que todos os esforços serão feitos para que o Jefferson fique. Ele não quer sair do Botafogo. Mas hoje não foi apresentado absolutamente nada em relação ao passado ou ao futuro - frisou.

Um outro assunto da reunião foi André Bahia, que tem a carreira gerenciada pela mesma empresa. Foi apresentada à diretoria um documento de intenção de renovação, formulado pela gestão anterior, e o Botafogo reforçou o desejo da permanência do zagueiro. Entretanto, o clube pediu até segunda-feira para dizer se confirma ou não os termos do documento, que já incluem salário e tempo de contrato.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Botafogo busca nomes no mercado e estuda retorno de Loco Abreu em 2015



Loco Abreu comemora gol do Botafogo sobre o Resende no Estadual do Rio Satiro Sodré/Agif/AE

Rebaixado para a segunda divisão no Campeonato Brasileiro, o Botafogo tenta se remontar para a próxima temporada. Atrás de jogadores que tenham identificação com o clube e que saibam que o ano de 2015 será difícil, a diretoria tem um nome em pauta que agrada em cheio a torcida: trata-se de Loco Abreu. O uruguaio encerrou seu contrato com o Nacional-URU, o de empréstimo com o Rosário Central-ARG e não ficará em nenhum dos clubes.

Loco Abreu tem vontade de retornar ao Botafogo após sair do clube em 2012 por divergências com o técnico Oswaldo de Oliveira, que o deixou no banco de reservas. Hoje em dia, o uruguaio admite que foi infantil ao sair do Alvinegro e diz que o treinador não teve culpa no episódio. Assim, o atacante tem como objetivo voltar a General Severiano para desfazer a impressão ruim deixada e reiterar sua idolatria com os botafoguenses.

Segundo apuração do UOL Esporte, Loco Abreu está dentro da realidade financeira do Botafogo, que vê poucas opções no mercado para reforçar à equipe em 2015. Jogadores que interessam até tem, o problema é o dinheiro para trazer os atletas.

E alguns dirigentes já ventilam a possibilidade de trazer o jogador de volta ao Botafogo. Para eles, Loco Abreu tem muita identificação com o clube e poderia ter papel importante na próxima temporada, quando o Alvinegro disputará a Série B e terá a missão de voltar à elite do futebol nacional. Outros diretores foram pegos de surpresa com a informação, mas não se opões à volta do ídolo.

O retorno de Loco Abreu poderia ter ocorrido ainda em 2014, quando o Botafogo procurou o atacante. Entretanto, o uruguaio agradeceu o contato e preferiu cumprir o contrato com o Rosário Central-ARG, onde foi vice-campeão da Copa Argentina, derrotado pelo Huracán.

Na semana passada, Loco Abreu concedeu entrevista à Rádio Globo e deixou claro sua posição sobre uma negociação. Ele ainda disse que uma antiga dívida do Botafogo com ele não seria empecilho. "Os caras sabem lá que eu estou sempre pronto para ajudar. Se eles acham que eu posso ser positivo, favorável para eles, eles sabem que podem contar comigo. Dinheiro não é problema nesse momento", afirmou o atacante uruguaio.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Apostas em 2014, estrangeiros vão embora do Botafogo



GAZETA PRESS
Ferreyra começou bem, mas entrou em má fase, sofreu lesão e foi o primeiro a ser liberado pelo Botafogo

Apostando em alguns casos de sucesso recentes, como o meia Lodeiro e os atacantes Herrera e Loco Abreu, o Botafogo decidiu investir pesado na contratação de estrangeiros para a atual temporada. Assim, apostou em nomes como o volante Mario Bolatti e o atacante Tanque Ferreyra, ambos argentinos, e no meia paraguaio Pablo Zeballos. Mais recentemente o time conseguiu com o Corinthians a liberação do apoiador peruano Cachito Ramírez. Porém, com o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro a estratégia se mostrou ineficiente e agora todos estão fora dos planos para a próxima temporada.

Cachito Ramírez foi informado que não terá o contrato renovado e o clube e já entrou em contato com o Corinthians para tratar de sua devolução. Ele sai sem dívidas, pois era o clube paulista quem arcava com seus vencimentos. O Internacional também foi procurado pelo Glorioso, que informou os planos de devolver Bolatti, que não cosneguiu se firmar. O jogador ainda teria que receber alguns meses de salários, mas é possível que o Colorado arque com a dívida e, em troca, os cariocas renovem o empréstimo por seis meses do lateral direito Gilberto, a fim de que o jogador siga reforçando o Internacional na disputa da Copa Libertadores.

Tanque Ferreyra foi o primeiro a ser liberado. O jogador chegou a um acordo com a diretoria, mesmo tendo contrato por dois anos, e aceitou a sua liberação em troca da dívida que o clube tem com ele. Ferreyra já está acertando a transferência para o Olimpia, do Paraguai, que disputará a Copa Libertadores na próxima temporada. O clube paraguaio também pode ser o destino de Pablo Zeballos, que ainda tem R$ 800 mil por receber do Alvinegro.

"O Zeballos é um jogador que tem mercado e que não vai permanecer no Botafogo. Apesar do que aconteceu com o clube, ele foi o artilheiro do Botafogo e tem boas perspectivas. O próprio Olimpia é um caso a se pensar, pois é um grande clube e vai disputar a Copa Libertadores. Além disso, pode pagar um salário no mesmo nível que ele recebe no Brasil", informou Eder Zenlucas, agente do paraguaio.

A saída dos quatro estrangeiros vai mostrando que, aos poucos, o Botafogo vai ter um elenco completamente diferente em 2015. A diretoria passada já havia dispensado o zagueiro Bolívar, o lateral direito Edilson, o lateral esquerdo Julio Cesar e o atacante Emerson Sheik. O lateral direito Lucas procurou a Justiça para se desligar do clube.

A lista de dispensas seguirá grande. Nomes como o zagueiro Dankler, o meia Ronny e os atacantes Bruno Corrêa e Yuri Mamute estão fora dos planos. O volante Marcelo Mattos terá que aceitar uma redução salarial para permanecer - o que é pouco provável. Já nomes como o goleiro Helton Leire, o lateral direito Régis, o lateral esquerdo Junior Cesar, o volante Rodrigo Souto e os atacantes Wallyson e Rogério estão tendo as situações analisadas. Jobson foi completamente descartado e terá contrato rescindido.

Do atual elenco os únicos nomes que a diretoria tem certeza de que deseja a permanência são o goleiro Jéfferson, o zagueiro André Bahia e o volante Aírton - este por ter contrato em vigor. Além disso, a ordem é apostar em jovens, como o volante Gabriel e o meia Daniel. A ideia da diretoria é ter o elenco encaminhado em 5 de janeiro, data da reapresentação.

ESPN.com.br com agência Gazeta Press

Com Renha convidado, Botafogo visita possível CT da base


Ex-vice de futebol integra comitiva que analisou instalações do Cefat, em Niterói, que pode abrigar formação de jogadores alvinegros



Ainda envolvido com as dificuldades do presente, o Botafogo olha para o futuro. Na última segunda-feira integrantes da diretoria estiveram no Cefat (Centro de Formação de Atletas TROPS), na localidade de Várzea das Moças, Niterói, com o intuito de transformá-lo no centro de treinamento das categorias de base do clube. O objetivo é firmar um acordo de arrendamento do local, com o Alvinegro usando toda a estrutura já montada. Um dos integrantes da comitiva foi Manoel Renha, convidado para comandar a base. No entanto, o ex-vice de futebol ainda analisa as condições e, por isso, não deu sua resposta.

Atletas mirins do Botafogo participaram da inauguração do Cefat, em 2013: local pode ser o principal CT da base alvinegra (Foto: Flickr do Botafogo)

O Cefat já vinha sendo utilizado pelo Botafogo para jogos e alguns treinamentos dos times de base e sediou um núcleo oficial de escolinhas. No entanto, a ideia é de que o local seja usado em sua plenitude, já que o terreno de Marechal Hermes está sem qualquer construção e não há intenção no momento de investimentos. O terreno de Várzea das Moças conta com dois campos oficiais (105m x 68m), arquibancada para até 1.000 pessoas, bar, campo auxiliar para aquecimento e treinamentos (50m x 25m), caixa de areia, quatro vestiários para atletas, dois vestiários para árbitros, uma sala de palestras, piscina, alojamento para até 68 pessoas e estacionamento para 100 veículos.

O terreno pertence ao empresário e ex-vice de patrimônio do Botafogo Marcos Antônio Tristão e é administrado por sua filha Vanessa Tristão. As partes iniciaram as conversas para a formalização de um contrato. De acordo com o planejamento da diretoria, o Cefate seria complementado pelo Caio Martins, que continuaria a ser usado pelas categorias de base. Como os dois locais estão em Niterói, a logística seria facilitada.

O Cefat foi inaugurado em setembro de 2013, num evento que contou com a participação do então presidente Maurício Assumpção e de jogadores profissionais do Botafogo.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Diretoria do Botafogo e representantes de Jefferson e André Bahia se reúnem para discutir futuro dos jogadores


Capitão alvinegro tem situação mais complicada para continuar no clube, com quem tem vínculo até dezembro de 2015; renovação do zagueiro deve ser mais fácil de ser conduzida







Jefferson - Treino do Botafogo (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
Diretoria e representantes de Jefferson e Bahia têm reunião nesta terça (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Com o fim do Campeonato Brasileiro, o Botafogo dará, nesta terça-feira, os primeiros passos no planejamento do elenco para a temporada 2015. A nova diretoria alvinegra tem reunião marcada com representantes do goleiro Jefferson e do zagueiro André Bahia e começará, pelos dois principais jogadores do time no Brasileirão, a montar a espinha dorsal do ano que vem.

A situação do goleiro é a mais complicada. Com uma alta quantia ainda a receber do clube, entre direitos de imagem e salários atrasados, o clube buscará uma composição que não onere tanto o caixa do Glorioso em 2015.

Escolhido melhor goleiro da competição e titular da Seleção Brasileira, Jefferson tem o nome constantemente ligado a transferências para clubes do Brasil e do exterior, mas a preferência é do Botafogo, clube no qual é ídolo.

- Será o nosso primeiro contato em relação ao Jefferson. É claro que o Jefferson tem sondagens, mas não demos qualquer sequência nas conversas. Vamos ouvir antes a nova diretoria do Botafogo, para saber se eles têm algum projeto para o Jefferson ou não - disse Gerson Sá, um dos representantes do camisa 1 do Botafogo.

Em relação a André Bahia, as conversas devem ser mais fáceis. Além do interesse de ambas as partes em estender o vínculo por mais uma temporada, o defensor assinou um termo de compromisso, ainda com a diretoria comandada por Mauricio Assumpção. A reunião de hoje deve apenas acertar os últimos detalhes para a renovação.

Durante a semana, a diretoria alvinegra também se reunirá com outros representantes de jogadores do atual elenco para iniciar conversas para uma possível renovação ou comunicar dispensas de jogadores que possuem contrato até o fim da atual temporada


Luiz Gustavo Moreira/RADAR - LANCENET!