Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

René muda formação do Bota e dá chance a Arão, Diego Jardel e Gegê


Técnico abandona esquema com três atacantes, retoma 4-4-2 e promove mudanças. Jobson se recupera e volta a treinar, e presidente assiste a momentos finais do treino


Após o primeiro teste do ano, hora de testar mudanças no Botafogo. A segunda-feira que começou com intenso trabalho físico terminou com nova formação no Cetaf, em Várzea das Moças, Niterói (RJ): saiu o 4-3-3 que enfrentou o Gonçalense em jogo-treino no sábado e voltou o tradicional 4-4-2. E o meio de campo foi o setor que mais sofreu alterações: além da troca do atacante Sassá pelo meia Gegê, Willian Arão e Diego Jardel substituíram Airton e Elvis, respectivamente. O time treinou com Jefferson, Gilberto, Alisson, Roger, Carletto, Mattos, Arão, Gegê, Diego Jardel, Pimpão e Bill.

René Simões conversa com novos titulares antes do treino tático desta segunda-feira (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Sempre falando muito em campo, o técnico René Simões utilizou a nova escalação num trabalho tático ofensivo, onde os titulares deveriam se movimentar e criar jogadas contra a marcação dos zagueiros reservas Giaretta e Renan Fonseca. Na parte final da atividade, a dupla de defesa foi chamada pelo comandante, que substituiu quase todos os jogadores. Mantendo o 4-4-2, entraram também Jean, Airton, Fernandes, Jobson e Sassá, que ganhou elogios do treinador após uma arranca do meio de campo.

- Maravilha, garoto! - gritou René.

Carlos Eduardo Pereira chegou no fim do dia e viu
últimos minutos do treino (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Após deixar o treino da manhã com dores na coxa esquerda, o atacante se recuperou a tempo de participar normalmente do trabalho da tarde. As ausências da atividade foram Cidinho, Andreazzi e Andrey, machucados, além de Régis, liberado para resolver problemas particulares.

O clima foi de descontração. A derrota por 1 a 0 para o Gonçalense não prejudicou em nada o ambiente, e os jogadores se divertiram durante o aquecimento e brincaram com membros da comissão que se atrasarem por alguns segundo. Como punição, eles tiveram que fazer flexões em campo, método que René costuma usar para punir atletas por atrasos ou erros nos treinos. O presidente Carlos Eduardo Pereira chegou ao Cetaf já no final do dia e acompanhou os últimos momentos dos trabalhos. O mandatário já havia aparecido no local no jogo-treino de sábado.

Por Marcelo Baltar Niterói, RJ/GE

Botafogo inicia segunda semana de treinos na expectativa de dois reforços


Grupo se reapresenta para a pré-temporada nesta segunda-feira, e clube alvinegro espera confirmar Tomás e Pimentinha. Lateral-esquerdo está na mira




Pimentinha foi destaque do Sampaio Corrêa na
Série B de 2014 (Foto: De Jesus/O Estado)
No último sábado, o Botafogo fez uma espécie de apresentação de seu novo elenco ao público, no jogo-treino contra o Gonçalense. Mas depois do domingo de folga, nesta segunda-feira o grupo inicia sua segunda semana de pré-temporada na expectativa de mais caras novas. O meia Tomás e o atacante Pimentinha são esperados para se juntarem ao elenco que trabalha no Cefat, em Várzea das Moças, Niterói (RJ).

O Botafogo acertou na noite da última quinta-feira a contratação de Tomás, que marcou 15 gols pelo Boa Esporte no Brasileirão da Série B do ano passado e pertence ao J Malucelli. O meia, que tem 22 anos e depende somente dos exames médicos para ser anunciado, teve suas características enaltecidas pelo técnico René Simões.

- Tomás é um jogador muito agressivo, que cria e tem boa bola parada. Quero agradecer aos donos do J Malucelli, porque tinham propostas de outros dois grandes clubes brasileiros e uma dos Emirados Árabes. Mas eu disse a eles, que o Tomás agora não jogaria nesses dois clubes e que no clube do Oriente Médio a brigaria para não cair - observou o treinador.

Em relação a Pimentinha, já existe um acordo com o Sampaio Corrêa pelo empréstimo. Mas a chegada do atacante de 27 anos depende da liberação do presidente do clube maranhense, que passa férias no Chile. Mas a expectativa é de que o jogador que marcou oito gols na Série B em 2014 se junte ao grupo nesta semana.

Para fechar o elenco do primeiro semestre, o Botafogo tenta a contratação de um lateral-esquerdo. Ele chegaria para suprir a saída de Lima, que se desligou após acionar o clube na Justiça. Há alguns nomes sendo observados, mas ainda sem negociações concluídas.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Bota busca parceiros para transformar Engenhão em Estádio Nilton Santos


Clube alvinegro disponibiliza até e-mail para atrair colaboradores e mudar identidade visual de seu estádio com imagens do ídolo no jogo com o Boavista, dia 31 de janeiro


Mesmo sem ainda ter recebido uma resposta da Prefeitura do Rio de Janeiro ao seu pedido formal, o Botafogo está determinado a institucionalizar Nilton Santos como o nome de seu estádio. Para isso, pretende preparar toda uma nova identidade visual a tempo do primeiro jogo oficial do ano no Engenhão - contra o Boavista, inicialmente dia 31, pelo Campeonato Carioca. Mas por conta da falta de recursos, o clube busca colaboradores.

Atualmente, decoram o hall de entrada e de imprensa do estádio fotos de jogadores que já deixaram o clube, como Seedorf, Lodeiro e Rafael Marques. A ideia é substituí-las pelas de Nilton Santos, reforçando o novo nome do Engenhão idealizado e já difundido entre os torcedores. O clube pretende fazer o mesmo do lado de fora.

No entanto, por causa das dificuldades financeiras, o Botafogo ainda busca no mercado empresas do ramo gráfico dispostas a colaborar, principalmente por meio de permutas. Para concretizar este e outros projetos, o clube criou um canal de comunicação. O endereço de e-mail parceiros@botafogo.com.br está à disposição para que companhias se manifestem e vejam suas marcas expostas pelo Alvinegro.

Engenhão passou por obras e voltará a receber jogos após quase dois anos fechado (Foto: Philippe Matta)
- O momento é de contar com os parceiros. A empresa que quiser disponibilizar seus produtos vai ter como contrapartida seu nome exposto no site oficial do Botafogo e nas redes sociais - explicou Márcio Padilha, vice-presidente de comunicação do clube, deixando claro que o clube pretende firmar parcerias que vão além da identidade visual do Estádio Nilton Santos.

Ainda na mudança das características do Engenhão, em uma segunda etapa o Botafogo pretende tirar o azul das cadeiras e implementar o preto e branco. Os assentos vermelhos - instalados por um antigo patrocinador - já foram retirados. A intenção do clube é também modificar até a cor da pista de atletismo, que passaria a ser preta.

Porém, quando se fala nos patrocinadores do uniforme, não existe o planejamento de permuta. Depois de fechar com a Viton 44 para o peito (cerca de R$ 9 milhões por ano), o Botafogo busca parceiros que façam investimentos nos demais espaços disponíveis na camisa alvinegra.

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro/GE