Páginas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Pimpão troca Série A para ajudar no acesso do Bota: "Fiz a escolha certa"


Atacante revela que sua vontade pesou no acerto, se diz impressionado com trabalho no clube e espera auxiliar com sua experiência na quinta vez que disputará a Série B


A boa temporada de 2014 de Rodrigo Pimpão despertou o interesse de vários clubes. Algumas propostas chegaram da elite do futebol brasileiro. Autor de 13 gols na Série B e um dos destaques do América-RN na campanha na Copa do Brasil, o atacante terminou o ano cobiçado. Mesmo assim, fechou as portas para equipes da Série A e aceitou a proposta do Botafogo, apesar do rebaixamento para a Segunda Divisão.



Apresentado oficialmente nesta quarta-feira, Rodrigo Pimpão revelou que pesou sua vontade na negociação que o levou para o Botafogo. O jogador afirmou que teve de intervir para ir para o futebol carioca e garante, com um sorriso no rosto, ter feito a escolha certa.

- Interferi para vir para o Botafogo. Eu tinha propostas de clubes da Série A, mas não me arrependo. Fiz a escolha certa. Sou muito feliz pelo carinho que recebo aqui no clube – disse Pimpão.

A Série B, aliás, não assusta Pimpão. O atacante já disputou a competição em quatro oportunidades por quatro clubes diferentes: Vasco, Paraná, América-MG, América-RN. Em 2009, ele viveu situação semelhante, em sua primeira passagem pelo futebol carioca, quando foi contratado para ajudar o Vasco a subir. Aos 27 anos, Pimpão espera usar toda sua experiência na segunda divisão do futebol brasileiro para ajudar no acesso do Botafogo.

- Tenho a experiência de ter atuado no Vasco na Série B em 2009. Quando vim coloquei isso na balança, em relação à pressão. A torcida vai estar em cima pra conseguir acesso. O Vasco tinha acabado de cair para a Série B. Éramos um grupo novo também. Espero passar um pouco dessa minha experiência. São cinco anos de Série B. É muito diferente.

Confira os principais trechos da apresentação:

Jogo-treino
Sentimos uma diferença. No primeiro jogo bate a ansiedade de mostrar o jogo. Então essa segunda partida já deixamos isso de lado e botamos o futebol para jogar. Ainda falta muito, mas vamos ganhar ritmo aos poucos.

Primeiros dias de Botafogo
Estou muito feliz e impressionado com a qualidade do trabalho e dos funcionários. Eles nos trazem conforto para fazermos um trabalho bem feito. Estou impressionado com o trabalho da comissão técnica

Parceria com Bill
Conhecia o Bill de nome. Ele é uma pessoa muito extrovertida, de grupo e tem tudo para dar certo. Eu tenho que fazer o meu trabalho, ele também, e todos tem que assumir a responsabilidade


Memórias do Campeonato Carioca
Não lembro muito do Campeonato Carioca de 20 anos atrás. Comecei a jogar com 20 anos. Até então, não levava a sério, não tive base. Comecei a acompanhar o futebol a partir daí

Amistoso
Vai ser um bom teste. A equipe do Shandong Luneng disputa a Liga Asiática. Já os enfrentei pela Champions League da Ásia, quando tive a oportunidade de marcar um gol em 2011. É uma equipe qualificada. Tem o Vagner Love, Montillo, Aloísio... Será um bom teste para o Carioca.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo BaltarNiterói, RJ/GE

Botafogo mostra evolução e vence jogo-treino contra o Barra Mansa


Apesar de espaços na defesa, equipe apresenta melhoras com nova formação e faz 2 a 0 em equipe da Série A carioca: 2 a 0, gols de Bill e Sassá





Sasá marca um dos dois gols da vitória do
Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein)
Se os jogos-treinos servem para experiências que visam à melhor formação, René Simões pode dizer que a atividade desta quarta-feira foi válida. Menos pela vitória por 2 a 0 sobre o Barra Mansa – gols de Bill, aos 12 minutos do primeiro tempo, e Sassá, de pênalti, aos 41 minutos do segundo – e mais pela forma como o Botafogo atuou no campo do CEFAT, em Várzea das Moças. Com uma formação diferente daquela que começou na derrota para o Gonçalense, no último sábado, o time mostrou melhor articulação e desenvoltura, principalmente no ataque.

O Botafogo iniciou com a seguinte escalação: Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Alisson e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel e Gegê; Rodrigo Pimpão e Bill. A dupla de ataque funcionou bem, com Pimpão fazendo de forma satisfatória a função de abastecer Bill. Foi assim que nasceu o gol alvinegro. Após receber na direita, Pimpão cruzou rasteiro para o centroavante, que se antecipou à marcação e desviou no primeiro pau.

A dupla contava com uma colaboração que vinha principalmente pelos lados do campo. Os laterais Gilberto e Carleto se apresentavam bem à frente. A surpresa positiva foi Gegê. Praticamente inutilizado em 2014, o meia recebeu a chance de ser titular, mostrou bom passe e poder de articulação com os homens de frente. Mas em termos defensivos o Alvinegro continuou a apresentar falhas, errando na marcação e deixando espaços para o adversário.

Se Diego Jardel, outro que não foi titular no primeiro jogo-treino, foi apenas discreto, Willian Arão aproveitou melhor a oportunidade. Muito cobrado por René Simões, principalmente no posicionamento, o volante mostrou boa presença na frente. Quase marcou dois gols de cabeça em lances consecutivos após cobranças de escanteio.

Ao contrário do compromisso anterior, os titulares atuaram quase 60 minutos. A partir de então René Simões começou a fazer suas modificações. Ao deixar o campo, Jefferson optou por passar perto do público que compareceu em bom número ao CEFAT. O goleiro da seleção brasileira foi ovacionado e simpaticamente parou para cumprimentar os torcedores.

Com as modificações, a equipe naturalmente caiu de rendimento e continuou apresentando alguns problemas de marcação. Mas contou com o ímpeto de Jobson e Sassá. Determinados a ganhar espaço, os atacantes impuseram velocidade e deram trabalho ao Barra Mansa. Aos 41 minutos o volante Airton sofreu pênalti, e Sassá cobrou para fazer 2 a 0.

O Botafogo tem neste sábado seu último teste antes do início da temporada. Neste sábado a equipe enfrenta o Shandong Luneng, da China, em amistoso às 17h, no Engenhão, com portões fechados.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo BaltarNiterói,RJ/GE

Bota pode transferir estreia no Carioca para Volta Redonda ou São Januário


Entulhos no entorno do Engenhão ainda preocupam. Clube tem até quinta-feira para definir local da partida contra o Boavista, no dia 31 de janeiro




Engenhão está fechado desde o primeiro semestre de
2013 para obras na cobertura (Foto: Alexandre Lage)
Em meio à indefinição sobre a abertura do Engenhão, o Botafogo tem até essa quinta-feira para definir onde jogará na estreia no Campeonato Carioca, em 31 de janeiro, contra o Boavista. Prevista para o estádio alvinegro, a partida pode ter seu local alterado por conta dos entulhos no entorno.

De acordo com o estatuto do torcedor, o Botafogo precisa definir o local da partida até dez dias antes da realização. O clube monitora a situação do Engenhão e terá um encontro com membros da Prefeitura do Rio nesta quinta. A diretoria já cogita levar o jogo para outro estádio. O Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e São Januário, são opções, uma vez que jogar sem a presença de público está descartado.

- Estamos monitorando diariamente o Engenhão. O Anderson Simões, vice administrativo, está trabalhando no sentido de ter essa avaliação constante das obras do entorno, que é o que realmente nos preocupa. O acesso ao estádio ainda está muito difícil. Até quinta tomaremos uma decisão em conjunto com a Prefeitura. Não queremos assumir o risco de reabrir o estádio com um monte de entulhos, já que a expectativa é de casa cheia. Caso a partida contra o Boavista não seja no Engenhão, podemos levar para Volta Redonda ou, quem sabe, tentar São Januário. O certo é que o Botafogo jogará com a presença da torcida na estreia – disse o presidente alvinegro, Carlos Eduardo Pereira.

O vice-presidente de futebol, Antônio Carlos Mantuano, está pessimista quanto à realização da partida contra o Boavista no Engenhão. O dirigente, inclusive, revelou que já entrou em contato com o Vasco para saber da possibilidade de a partida ser realizada em São Januário.

- O estádio está com alguns sérios problemas, principalmente no entorno. O que nos foi prometido era que isso seria entregue no dia 31 de janeiro – no dia de nossa estreia contra o Boavista no Estadual. É bem provável que não tenhamos condições de realizar o primeiro jogo no nosso estádio. Teremos que nos desculpar com a nossa torcida. Os torcedores devem entender que a situação não é por nossa parte. Estamos já em contato com o Vasco e é bem provável que a estreia seja em São Januário – disse Mantuano, à Rádio Brasil.

Além dos entulhos no entorno, o Engenhão vem sofrendo com uma série de incêndios nas obras da cobertura. Nesta terça-feira, o setor Norte pegou fogo, que logo foi controlado. Ninguém ficou ferido, mas foi a segunda ocorrência em uma semana, e a terceira nos últimos quatro meses. O Botafogo, no entanto, não acredita que o ocorrido possa atrasar a reabertura do estádio.

- Não foi nada grave que represente alguma preocupação – disse Mantuno.

Ainda sem público, o Botafogo voltará a jogar no Engenhão no próximo sábado, às 17h, contra o Shandong Luneng, da China. Antes, porém, o Alvinegro enfrenta o Barra Mansa, em jogo-treino, nesta quarta, às 16h30, no Cefat, em Várzea das Moças.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE