Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Carleto deixa Flu para trás e se inspira em Nilton Santos por glórias no Bota


Há quase um mês no clube, lateral é apresentando oficialmente e afirma estar impressionado com história alvinegra: "A torcida não merece o que está passando"



Conhecido pelo torcedor carioca pela passagem pelo Fluminense, Thiago Carleto foi apresentando oficialmente nesta quarta-feira como jogador do Botafogo. No discurso, ele deixou claro que sua relação com o Tricolor ficou para trás. O momento é de construir sua história com a camisa alvinegra.

- O que é passado já foi. Sei que as perguntas são inevitáveis, mas o Fluminense é passado. Tenho muitos objetivos na minha carreira. E um deles é conquistar títulos com essa camisa do Botafogo – disse o lateral, campeão brasileiro com o Tricolor em 2012.

Thiago Carleto é, enfim, apresentado oficialmente no Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress)

Carleto não quer ser mais um na história do Botafogo. Desde que chegou ao clube, no início do mês, as glórias alvinegras do passado impressionam o jogador. Para ele, vestir a camisa 6 que foi de Nilton Santos é algo mais do que especial.

- Sei da responsabilidade que é vestir essa camisa 6, por conta do grande jogador que deixou uma história aqui. Eu já conhecia a história do Nilton Santos. Ele dispensa comentários. Eu gostaria muito que ele estivesse aqui hoje para que eu pudesse pedir uns conselhos. Em todos os clubes, o normal é que os ídolos do passado sejam os meias e os atacantes. O Nilton Santos foi lateral-esquerdo, eleito o melhor de todos pela Fifa. Eu quero fazer um pouquinho do que ele fez e ser lembrado pela torcida como um jogador que honrou a camisa do Botafogo.

A história e as glórias do passado impressionam, mas a torcida alvinegra também já conquistou o lateral. Carleto, agora, espera retribuir o carinho, acabar com o sofrimento do torcedor e levar o Botafogo de volta à elite do futebol brasileiro.

- A torcida do Botafogo está carente de ídolos, vitórias, títulos... É uma torcida que não pode passar por isso. Ela merece uma resposta deste grupo. Nós não temos responsabilidade pelo o que aconteceu no ano passado. Temos a responsabilidade de construir uma história a partir de agora. Tenho certeza que essa torcida não merece o que está passando. Esse clube Merece coisas grandes. 

Thiago Carleto deixa o Fluminense para trás e fala de Nilton Santos (Foto: Vitor Silva / SSpress)


Por Felippe Costa, Marcelo Baltar e Sofia Miranda*Rio de Janeiro/GE


No último teste, Botafogo afia a pontaria e goleia o Duque Caxiense



Em ensaio geral antes da estreia no Carioca, Alvinegro vence por 7 a 0 no Engenhão com portões fechados. Luis Ricardo inicia entre os titulares





Botafogo goleia o Duque Caxiense em
jogo-treino (Foto: Marcelo Baltar)
Nos treinos, René Simões cobrou gols. Em campo, o Botafogo correspondeu e afiou a pontaria. Na tarde desta quarta-feira, em ensaio geral para a estreia no Campeonato Carioca, o Alvinegro goleou por 7 a 0 o Duque Caxiense, da terceira divisão do Rio de Janeiro, em jogo-treino com portões fechados no Engenhão. Diego Jardel, Gegê, Rodrigo Pimpão, Sassá, Murilo e Tássio, duas vezes, marcaram.

O faro de gols, no entanto, não foi a única novidade. Contra um time infinitamente inferior tecnicamente, o Botafogo conseguiu sair jogando com velocidade e apresentou muita movimentação, especialmente enquanto os titulares estiveram em campo. Jefferson não teve trabalho. Foi praticamente um jogo de ataque contra defesa.


Luis Ricardo entre os titulares

O time também teve novidade. René Simões surpreendeu e iniciou com o recém-contrato Luis Ricardo entre os titulares. O Alvinegro começou a partida com Jefferson, Luis Ricardo, Roger Carvalho, Renan Fonseca, Carletto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Gegê, Diego Jardel; Rodrigo Pimpão e Bill.

O Botafogo começou afiado. Com sete minutos, Diego Jardel aproveitou cruzamento de Pimpão e abriu o placar. Aos 23, o aniversariante Gegê marcou em bela cobrança de falta. O meia completou 21 anos nesta quarta-feira.

René aproveitou para observar os jogadores durante duelo contra o Duque Caxiense (Foto: Marcelo Baltar)

Jobson recebe elogios


A experiência com Luis Ricardo entre os titulares durou pouco. Aos 33, René trocou o reforço por Gilberto. Bill também saiu para a entrada de Jobson. O atacante entrou muito bem na partida e iniciou a jogada do terceiro gol. Em arrancada pela direita, Jobson se livrou de dois marcadores e rolou para Pimpão escorar para o gol. O lance foi digno de elogios de René.

- Metade do gol foi seu, Jobson – gritou o treinador.

Aos poucos, René promoveu mudanças. Uma delas foi a entrada de Tomas Bastos. Autor de 15 gols da Série B pelo Boa Esporte, o meia iniciou os treinos no Botafogo nesta semana. O jogador mostrou disposição, mas ainda carece de entrosamento com os novos companheiros.

Com muitas substituições, o Botafogo iniciou o segundo tempo com Renan, Gilberto, Alisson, Diego Giaretta e Jean; Aírton, Fernandes, Elvis, Tomas; Sassá e Tássio. Os reservas não deixaram o ritmo cair e ampliaram com Tássio (duas vezes) Sassá e Murilo. O Alvinegro estreia no Campeonato Carioca no sábado, às 17h, contra o Boavista, em São Januário.


Por Marcelo Baltar e Sofia Miranda*Rio de Janeiro*Estagiária, sob a supervisão de Emiliano Tolivia./GE

Sem Pimentinha, Botafogo inscreve 30 jogadores no Campeonato Carioca


Chegada do atacante no Rio é mais uma vez adiada, e jogador não pode ser inscrito, uma vez que ainda não assinou contrato. Clube pode alterar lista até a 10ª rodada


A três dias da estreia, o Botafogo inscreveu 30 atletas no Campeonato Carioca. A principal ausência da lista, divulgada nesta quarta-feira pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), é o atacante Pimentinha. O jogador já chegou a um acordo com o clube. Porém, a apresentação dele foi adiada novamente, e o atleta só deve desembarcar no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira. Como o contrato ainda não foi assinado, ele não aparece na relação. 

Pimentinha só deve chegar ao Rio na próxima segunda, quando poderá assinar contrato (Foto: De Jesus/O Estado)

O regulamento do Campeonato Carioca permite a inscrição de 31 jogadores, sendo que três deles, necessariamente, precisam ser goleiros. Portanto, ainda há uma vaga para o Botafogo inscrever Pimentinha ou qualquer jogador. O regulamento também prevê inclusões ou alterações na relação até a 10ª rodada do Campeonato Carioca.

Todos os demais 13 reforços contratos para a temporada foram inscritos na competição. Inclusive, o lateral Luis Ricardo, contratado por empréstimo, nesta semana, junto ao São Paulo.

Confira os atletas inscritos pelo Botafogo:

Goleiros: Jefferson, Renan e Helton Leite;
Laterais: Gilberto, Carleto, Luis Ricardo e Jean;
Zagueiros: Roger Carvalho, Renan Fonseca, Alisson, Diego Giaretta, Dankler e Igor Rabello;
Volantes: Marcelo Mattos, Willian Arão, Airton, Andreazzi e Fernandes;
Meias: Tomás, Diego Jardel, Elvis e Gegê;
Atacantes: Bill, Rodrigo Pimpão, Jobson, Henrique, Tássio, Sassá, Murilo e André Luiz.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Bota protocola pedido para chamar Engenhão de Estádio Nilton Santos


Alvinegro oficializa a vontade de trocar o nome durante o período da concessão. Oficialmente, local continuaria se chamando Estádio Olímpico João Havelange




O Botafogo aguarda uma autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro para passar a chamar o Engenhão de Estádio Nilton Santos. Após o prefeito Eduardo Paes sinalizar positivamente com a mudança, o clube oficializou nesta semana o pedido para usar o nome enquanto o local estiver sob seu domínio. Oficialmente, no entanto, o local continuaria chamando-se Estádio Olímpico João Havelange

– O Botafogo protocolou o pedido diretamente no gabinete do prefeito Eduardo Paes. Estamos pleiteando o direito de usarmos o nome enquanto a concessão do estádio for do clube. Seria uma autorização para a utilização de um nome fantasia. É mais ou menos como uma loja, que tem sua razão social, mas é conhecida e usa o letreiro com outro nome – disse o presidente Carlos Eduardo Pereira.

Complexo do Estádio Olímpico João Havelange: nome fantasia passaria a ser Estádio Nilton Santos (Foto: Divulgação)

Em seu site, o Botafogo já se refere ao Engenhão como Estádio Nilton Santos, o Niltão. Após 22 meses fechados para reforma na cobertura, o local será reaberto em 7 de fevereiro, na partida contra o Bonsucesso, pela terceira rodada do Campeonato Carioca

Em um primeiro instante, o Engenhão abrirá somente os anéis inferiores da arquibancada, com capacidade para 20 mil pessoas. O Botafogo promete abrir outro cinco mil lugares até abril. A expectativa é que em junho o estádio possa receber sua capacidade completa de 45 mil torcedores.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

René Simões trabalha com abertura no diálogo, e grupo abraça treinador


Zagueiro Roger Carvalho conta que técnico ouve as ideias e a visão de cada jogador, elogia método e diz que elenco está se adaptando: "Ele implantou novas táticas"



Quase um mês de treinamentos foi o suficiente para os jogadores perceberem o jeito de René Simões: o treinador gosta de conversar. Reuniões, troca de ideias antes das atividades. Tudo em prol do Botafogo. A filosofia do comandante, ao que parece, vem agradando. Apesar dos resultados negativos no jogo-treino com o Gonçalense e no amistoso contra o Shandong Luneng, o grupo alvinegro começou a entender a importância das palavras do técnico. É o que acredita Roger Carvalho. O zagueiro contou que a abertura no diálogo é um dos fatores que faz com que a equipe confie em René.

- Ele conversa bastante com todos nós e dá abertura para o jogador mostrar sua visão do jogo. Ele diz o que acha que pode melhorar, pede alguma coisa para cada função... Ele fala com todos, sempre ajustando e ajudando na adaptação. É importante essa troca entre treinador e jogador - disse Roger Carvalho.

René Simões no treino desta terça-feira: treinador é aberto ao diálogo (Foto: Cezar Loureiro/Agência Globo)

O zagueiro disse que René Simões implantou "novas táticas" no Botafogo. Um dos pontos frisados é a marcação específica que cada setor deve fazer sobre o adversário:

- Ele ajusta todos os setores e implantou novas táticas. É uma equipe totalmente nova, e ele vai ajustando a defesa, o meio, o ataque. Fala sobre a maneira que ele gosta na marcação, o jeito que devemos fazer isso. E chama a atenção de todos, assim todo mundo começa a se conscientizar da maneira dele de trabalhar.

Roger Carvalho faz balanço do início de trabalho de René à frente da equipe (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Nesta quarta-feira, René terá seu último teste antes da estreia no Campeonato Carioca, sábado, em São Januário, contra o Boavista. Às 16h30 (de Brasília), a equipe alvinegra enfrentará o Duquecaxiense em jogo-treino que será realizado no Engenhão.

O Botafogo deve iniciar o confronto com a seguinte formação: Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca, Carleto, Marcelo Mattos, Willian Arão, Gegê, Diego Jardel, Rodrigo Pimpão e Bill.


Por Sofia Miranda*Rio de Janeiro*Estagiária, sob a supervisão de Emiliano Tolivia/GE

Para ajustar e entrosar: Bota tem último teste contra Duquecaxiense


Equipe alvinegra realiza jogo-treino nesta quarta, às 16h30, no Engenhão, e René Simões faz os ajustes finais para estreia no Carioca contra o Boavista, sábado





René Simões terá último teste para ajustar sua equipe antes
 do início do Carioca (Foto: Cezar Loureiro/Agência Globo)
A três dias da estreia no Campeonato Carioca, o Botafogo faz o seu último teste, e René Simões, consequentemente, os ajustes finais na equipe. Nesta quarta-feira, no Engenhão, às 16h30 (de Brasília), o Alvinegro enfrenta o Duquecaxiense, o terceiro jogo-treino do período de pré-temporada. O GloboEsporte.com acompanha o duelo por meio do Feed do Botafogo. Diferentemente dos primeiros duelos, contra Gonçalense e Barra Mansa, disputados no Cefat, em Várzea das Moças, este não será aberto ao público.

Até agora, o Botafogo acumulou duas derrotas e uma vitória. O jogo-treino contra o Gonçalense terminou em 1 a 0 para o adversário, o que frustrou os torcedores alvinegros. No teste seguinte, vitória por 2 a 0, sobre o Barra Mansa. Os gols foi marcados pelos atacantes Bill e Sassá. No último sábado, a equipe novamente foi derrotada, também por 1 a 0, dessa vez no Engenhão, pelo Shandong Luneng, time chinês treinado por Cuca.

A equipe que enfrentará o Duquecaxiense não tem novidades. Na terça-feira, René separou o grupo, e os jogadores que receberam o colete da equipe principal foram: Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca, Thiago Carleto, Marcelo Mattos, Willian Arão, Gegê, Diego Jardel, Rodrigo Pimpão e Bill. Durante uma das atividades, Tássio e Jobson também foram testados no setor ofensivo alvinegro.

Esse teste é para isso, para que no Carioca o time esteja mais unido, mais entrosado. Obviamente que não estaremos 100% até sábado, mas bem perto disso
Roger Carvalho, zagueiro do Bota

O teste é novidade para o reforço Tomas Bastos. O meia, que se destacou na Série B pelo Boa Esporte ao marcar 15 gols, treinou pelo segundo dia consecutivo junto ao grupo e deve estar à disposição de René Simões. O lateral-direito Luís Ricardo também está com o elenco. Após a saída de Régis, o atleta, que pertence ao São Paulo, está pronto para concretizar o negócio com o Botafogo por empréstimo.

No mais, o restante dos jogadores deve ter a chance de mostrar serviço para o treinador. Para o elenco, o jogo-treino facilita no entrosamento e no ritmo, já que muitos deles ainda recuperam a forma e esperam estar em boas condições no sábado, quando o time estreia no Campeonato Carioca, em São Januário, contra o Boavista.

- Vamos fazer com que o jogo-treino ajude a entrosar mais a equipe, que é muito nova. Esse teste é para isso, para que no Carioca o time esteja mais unido, mais entrosado. Obviamente que não estaremos 100% até sábado, mas bem perto disso - disse o zagueiro titular Roger Carvalho.


Por Sofia Miranda*Rio de Janeiro*Estagiária, sob supervisão de Jessica Mello./GE

Acerta a pontaria! René Simões dá atenção às finalizações no Botafogo


Time passou em branco em duas ocasiões neste ano, além de 'seca' no ano passado





Bill - Jogo-treino: Botafogo x Barra Mansa (Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
Bill e Pimpão tem a missão de balançar a rede
 neste ano (Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
A falta de gols é um problema que o técnico René Simões terá de resolver neste ano. No Brasileirão do ano passado, o time alvinegro passou em branco nas últimas seis rodadas. Já neste ano ainda sem jogos oficiais, a equipe não conseguiu balançar a rede no jogo-treino contra o Gonçalense e no amistoso diante do Shandong Luneng (CHN). Em ambas ocasiões, o Glorioso foi derrotado por 1 a 0.

Após o revés contra os orientais, o técnico René Simões se mostrou um pouco preocupado com o mau rendimento do ataque. O time criou inúmeras oportunidades, mas não conseguiu fazer gol.

– Não podemos perder gols desta forma num campeonato. A bola pune – disse o treinador, usando uma citação de Muricy Ramalho.

Ainda em formação, o novo ataque alvinegro – formado por Rodrigo Pimpão e Bill – funcionou bem na vitória de 2 a 0 sobre o Barra Mansa, também em jogo-treino realizado na pré-temporada. No primeiro gol do Botafogo, o centroavante aproveitou cruzamento do companheiro. Ainda naquela atividade, a dupla tabelou bastante e esteve perto de balançar a rede em outras ocasiões.

Para o volante Willian Arão, os jogadores devem se preocupar com o presente e esquecer a seca de gols do fim do ano passado.
– Temos que nos preocupar com o que acontece neste ano. Tivemos chances claras de gol no amistoso, mas, por um detalhe, a bola não entrou. O desempenho foi bom – disse.

Com a missão de ser o goleador alvinegro, o centroavante Bill estabeleceu uma meta ousada para esta temporada no Glorioso.
– Meu objetivo é de fazer 30 gols. Quero fazer história no Botafogo. Eu cheguei para marcar meu nome nesse clube maravilhoso com gols – afirmou o camisa 9.

Resta saber se Bill vai conseguir dar fim ao problema da falta de gols. Tássio e Henrique são outras opções de típicos homens de área no banco de reservas do Alvinegro.

ELENCO TEM GOLEADORES DA SÉRIE B

De olho na volta à elite do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Botafogo montou um elenco voltado para a disputa da Série B. Quatro dos seis atacantes do elenco disputaram a Segundona no ano passado: Bill, Pimpão, Sassá e Tássio. Juntos, os três primeiros fizeram 33 gols na Segunda Divisão de 2014.

Além deles, o Glorioso contratou o meia-atacante Tomás, que foi vice-artilheiro da Série B – ao lado de Pimpão –, com 15 gols. Pimentinha, outro reforço, fez oito gols na Segundona do ano passado.

O técnico René Simões deixou claro que a escolha por estes jogadores foi pensada pela diretoria.

– Esse foi um fator preponderante para as contratações desses jogadores. Ainda temos o Tássio, um atacante de 1,93m – destacou o treinador alvinegro.

No ano passado, o artilheiro do Botafogo no ano foi o paraguaio Zeballos, com nove gols. Ele passou boa parte do Campeonato Brasileiro na reserva do time comandando pelo então técnico Vagner Mancini.


Leia mais no LANCENET!