Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Encontro com dirigentes sela apoio de torcidas organizadas ao Botafogo


Membros dos sete principais grupos do clube estiveram nesta sexta-feira no Engenhão para manifestar apoio ao time. Diretoria trata reunião como positiva



Na véspera da estreia no Campeonato Carioca, o Botafogo recebeu, nesta sexta-feira, membros das sete principais torcidas organizadas para uma reunião no Engenhão. No encontro, as partes reconheceram a importância da temporada e firmaram um pacto pelo Alvinegro. Não houve cobranças, e os torcedores manifestaram apoio ao time.

- Foi ótimo. Muito positivo - disse, rapidamente, o vice de futebol, Antônio Carlos Mantuano.

Além de membros das organizadas, participaram do encontro o vice de futebol, Antônio Carlos Mantuano, o gerente, Antônio Lopes, e o técnico René Simões. A reunião não teve a presença de jogadores. 

Treino da pré-temporada, em Niterói, tiveram boa presença e apoio dos torcedores do Botafogo (Foto: Marcelo Baltar)
No final de 2014, com o clube em situação complicada no Campeonato Brasileiro, membros de uma torcida organizada invadiram o Engenhão durante um treino da equipe e ameaçaram jogadores. Em conversa com os atletas, o clima ficou pesado e quase terminou em briga. O meio-campo Carlos Alberto, que já deixou o clube, foi um dos mais cobrados e discutiu com os vândalos. Em outro episódio, um grupo fez vigília em General Severiano contra decisão do então presidente Maurício Assumpção, que havia rescindido o contrato dos jogadores Emerson, Bolívar, Edilson e Julio Cesar.

O Botafogo estreia no Campeonato Carioca neste sábado, às 17h, contra o Boavista, em São Januário. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Últimos ajustes: Botafogo ensaia jogadas antes da estreia no Carioca


Na véspera do jogo contra o Boavista, treinador comanda treino de bolas paradas e confirma time para a primeira partida oficial do ano





Elenco alvinegro faz último treino antes do jogo
contra o Boavista (Foto: Marcelo Baltar)
Após quatro semanas de pré-temporada, o técnico René Simões fez os últimos ajustes na equipe do Botafogo que estreia neste sábado, contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca. Durante quase duas horas, sob um sol escaldante e muito calor, os jogadores treinaram jogadas ensaiadas em cobranças de faltas e escanteio, no campo anexo do Engenhão.

Na atividade, René escalou a equipe titular que treinou durante a maior parte da pré-temporada e definiu o time para a estreia. O Botafogo vai iniciar o Campeonato Carioca com Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel e Gegê; Rodrigo Pimpão e Bill.

No início do treino, René pediu para que as câmeras de televisão não gravassem as jogadas ensaiadas, uma vez que ele não quer dar dicas para os adversários. Durante toda a atividade, o técnico incentivou seus jogadores e cobrou capricho nas finalizações.Os atletas também treinaram cobranças de pênalti.

O Botafogo estreia no Campeonato Carioca neste sábado, às 17h, contra o Boavista, em São Januário. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.

Por Marcelo Baltar e Thiago CorrêaRio de Janeiro/GE

 

Sassá ganha espaço em pré-temporada e vira 12º jogador no Botafogo



Vitor Silva / SSPress
Se no início de 2014 alguém dissesse que Sassá estivesse com moral no Botafogo seria chamado de louco. Tanto que ele está completamente desprestigiado e foi emprestado ao Náutico. E foi em Recife que tudo mudou. Ele se firmou como titular, marcou nove gols na última Série B e voltou para o Alvinegro para a chance final.

E esse início de ano tem sido especial para Sassá. Mesmo com as contratações de Rodrigo Pimpão e Bill, o atacante tem se destacado nos treinamentos e revezando vaga no time titular. Quando ele é o escolhido, o Botafogo muda o esquema para três atacantes. Atualmente o jogador tem ficado entre os reservas, mas não como qualquer outro.

Sassá mostrou qualidade nessa pré-temporada e ganhou a confiança do técnico René Simões. E isso tem se refletido em campo. Uma espécie de 12º jogador, o atacante tem recebido as oportunidades e correspondido. Ele marcou dois gols em jogos-treino – nas vitórias sobre Barra Mansa e Duquecaxiense.

O time principal não deverá ser alterado para a estreia do Carioca, neste sábado, em São Januário. Caso os titulares não aproveitem a oportunidade, o técnico René Simões não precisa pensar duas vezes. Sassá será convocado para ajudar o Botafogo.

"Para a gente que é atacante é muito boa essa briga porque não ficamos acomodados. Sempre tem gente atrás querendo o nosso espaço e quando entrarmos lá dentro não podemos dar bobeira, não vai ser fácil recuperar depois. E titular claro que eu quero ser, mas para isso tenho que mostrar dentro de campo, me destacar nos treinos e isso fica para o professor definir quem ele prefere", disse Sassá..

"Estou feliz demais com mais uma oportunidade que o Botafogo me proporcionou. Fiz seis meses muito bons no Náutico e isso também contribuiu para a minha volta. Joguei e isso ajudou muito no meu amadurecimento. Consegui fazer uma boa campanha e pra mim foi bom por ter feito gols e ter me destacado", concluiu o atacante.

Atualmente o Botafogo conta com muitas opções para o ataque: Bill, Rodrigo Pimpão, Jobson, Tássio, Henrique, Murilo, André Luiz e Pimentinha, que chegará ao clube na próxima segunda-feira. Sassá mandou recado para os concorrentes. Agora falta reconquistar os torcedores alvinegros.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Com a prioridade de voltar à elite, Botafogo usará Carioca para avaliar equipe


Com muitas contratações e mudanças também na comissão técnica e na diretoria, Botafogo terá no Estadual a oportunidade de ver quem ficará e sairá para a Série B






O Botafogo deve usar o Campeonato Carioca como preparação para o grande objetivo deste ano: voltar à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. No entanto, o Glorioso também está de olho no título da competição. O caneco serviria para elevar o moral de todos num ano complicado.

O time ainda está em formação. Com 14 reforços e uma reformulação no elenco após o rebaixamento do ano passado, o Botafogo entra no Campeonato Carioca muito diferente daquele time que terminou o Campeonato Brasileiro.

Com tantas mudanças, o Glorioso chega no Estadual sem favoritismo, mas ainda tem chances de conquistar o título. Se o time conseguir se entrosar rapidamente, pode chegar às finais da competição sem fazer muito esforço. Isto porque, os clubes de menor investimento estão longe de serem grandes ameaças neste ano.

O presidente Carlos Eduardo Pereira já deixou claro que o Botafogo precisa, pelo menos, fazer uma campanha digna das tradições do clube. No ano passado, com o time reserva na maioria dos jogos, o Alvinegro fez a pior campanha dele na história da competição.

Por isso, neste ano, é a equipe principal que irá a campo, em princípio, em todos os jogos.

A torcida, por sua vez, vai precisar ter bastante paciência. Os primeiros testes no Carioca serão fundamentais para a diretoria ter uma ideia se os reforços realmente têm condições de vestir a camisa alvinegra e representar bem o clube no Brasileirão da Série B.

O Estadual também será muito importante para jovens como Jean, Gilberto, Gegê e André Luis. O lateral-direito e o meia serão titulares e terão a oportunidade de provar para a diretoria alvinegra que têm condições de serem mantidos na equipe. Caso eles não consigam deslanchar, o clube deve ir em busca de novos reforços no mercado.

SOBE E DESCE

SOBE

LEVE
Como o foco é a Série B, a perda do título não será tão cobrada pela torcida.

DESCE

PADRÃO
Com muitas mudanças em relação ao ano passado, o time pode demorar a engrenar.

Paulo Victor Reis - LANCENET! 

Driblador, Pimentinha chega para infernizar a vida dos rivais no Carioca


Ano passado, pelo Sampaio Corrêa, meia foi o segundo que mais dribles deu nos adversários na Série B do Brasileirão. Agora, ele usará a característica a favor do Botafogo



Pimentinha se destacou pelo Sampaio Corrêa
em 2014 (Foto: Site Oficial)
Desde a saída de Vitinho para o CSKA (RUS), em 2013, o Botafogo não tem alguém no elenco capaz de desmontar as defesas adversárias com dribles. Quer dizer, não tinha. O ágil Pimentinha promete infernizar as defesas adversárias e deixar os zagueiros rivais com a cabeça quente.

No ano passado, ele foi o segundo maior driblador da Série B, com 71 dribles em 26 partidas – média de 2,7. Melhor do que a do "campeão" Jonathan Cafu, ex-Ponte Preta e atualmente no São Paulo. Cafu deu 78 dribles em 32 jogos e uma média de 2,4 por partida.

– Sempre tive essa característica, de driblar e de usar a velocidade. Vim do futsal e tenho essa facilidade. Até mesmo pelo meu tamanho – afirmou o jogador de 1,65 metro, em entrevista ao LANCE!Net.

O Glorioso anunciou quinta-feira, no site oficial, a chegada de Pimentinha na próxima segunda. Ele realizará exames médicos, assinará contrato e se juntará ao elenco o mais rápido que possível para poder iniciar os trabalhos visando a disputa do Campeonato Carioca.

Assim que se tornar jogador do Alvinegro, de fato, Pimentinha será inscrito no Estadual. O nome dele não consta na lista de 30 nomes enviados para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), mas o limite de inscritos é de 31 e Pimentinha herdará a última vaga.

Pela burocracia e a falta de entrosamento com o restante do elenco, o ex-jogador do Sampaio Corrêa prefere não fazer uma previsão para a estreia, mas acredita que não deve demorar para ocorrer.

– Tenho que ver com os preparadores físicos, mas não devo demorar. Estou bem fisicamente. Não tenho muita gordura – garantiu.

Alívio para os rivais, que vão ter mais tempo para se preparar para os dribles do "Messi do Nordeste".

CONFIRA UM BATE-BOLA COM O NOVO REFORÇO DO BOTAFOGO, EXCLUSIVO AO LANCE!NET:

'RENÉ VAI DAR UMA CARA AO TIME'

1) Você já conhece alguém do atual elenco do Botafogo?

R: Só de enfrentar pela Série B, como o Rodrigo Pimpão, o Bill... Nunca joguei do lado de nenhum deles.

2) Você chegou a conversar com o René Simões ou o Antônio Lopes?

R: Falei com o Antônio Lopes, que foi uma pessoa que me tratou super bem. Ele me deu muita confiança e é um cara vitorioso por onde passou.

3) Acompanhou a preparação do Botafogo para a temporada?

R: Vi alguns lances dos amistosos, mas não se pode tirar uma conclusão ainda. Chegou um time novo e o René, aos poucos, vai dar uma cara ao time.


Luiz Gustavo Moreira -  LANCENET! 

Botafogo aposta em nomes da Série B para voltar à elite



Pimpão, Bill, Tomás e Pimentinha estão entre os reforços do time para 2015


Bill, Pimpão e Fernandes são três das novas caras alvinegras - Divulgação / Botafogo

RIO - Apesar dos problemas financeiros e do teto salarial de R$ 50 mil, o Botafogo conseguiu atrair alguns destaques da última Série B, como Bill, Pimpão, Tomás e Pimentinha, que marcaram 47 gols no torneio. Com a permanência de Jefferson, o elenco tem a volta à Série A como o grande objetivo em 2015.

Jefferson - Principal nome do elenco alvinegro, o goleiro e ídolo do clube terá mais uma vez a responsabilidade de liderar o elenco dentro e fora de campo.

Gilberto - O lateral volta do empréstimo ao Internacional querendo demonstrar maturidade e evolução. Com as saídas de Lucas, Edilson e Régis, terá a oportunidade de começar o ano como titular.

Roger Carvalho - Com experiência no futebol italiano, o zagueiro deverá ser o comandante da defesa, que sofreu muitas críticas no ano passado.

Renan Fonseca - Após uma boa temporada pelo Santa Cruz, o jovem zagueiro chega com a responsabilidade de assumir a titularidade e melhorar um dos setores mais carentes da equipe

Thiago Carletto - O lateral já passou por grandes clubes, como Fluminense e São Paulo, porém nunca se firmou. Espera uma sequência de jogos no Botafogo, já que conta apenas com o jovem Jean como concorrente. Nos treinos ele tem sido titular.

Marcelo Mattos - Um dos mais altos salários do elenco, o volante luta para se mostrar recuperado dos problemas físicos que o atormentaram nos últimos anos.

Willian Arão - O jogador tem a confiança do treinador René Simões e desponta como favorito para a vaga deixada por Gabriel.

Gegê - Lançado por Oswaldo de Oliveira em 2013, o meia esteve um pouco esquecido no último ano. Volta a ser uma aposta, mas deve perder a posição para Tomás.

O atacante Diego Jardel é uma das novidades do Botafogo neste ano - Divulgação / Botafogo

Diego Jardel - Com uma temporada de altos e baixos pelo Avaí, o meia chega com a responsabilidade de ser um dos armadores do time, que não conta com um especialista na posição desde a saída de Jorge Wagner no começo de 2014.

Rodrigo Pimpão
- Chega com a responsabilidade de dar mais movimentação ao ataque alvinegro e ajudar em um dos grandes problemas da equipe em 2014: A falta de gols.

Bill - Contratado para ser o homem-gol do Botafogo em 2015, o atacante conta com a experiência em grandes equipes e com os 20 gols marcados no ano passado pelo Ceará.

PRINCIPAIS RESERVAS

Renan - Após pedir para ser negociado no ano passado, o goleiro volta a vaga de reserva de Jefferson. Com a disputa da Copa América no meio do ano, deverá ter chances como titular do alvinegro.

Alisson - O jovem zagueiro foi um dos destaques do Paraná na Série B de 2014. Apesar disto, deve começar como opção no banco de reservas.

Dankler - Muito criticado pela torcida alvinegra, o zagueiro começará a temporada como reserva e não deverá ter vida fácil com a torcida quando tiver oportunidade.

Airton - Um dos remanescentes de 2014 o jogador está emprestado até o meio do ano pelo Benfica. Tem o primeiro semestre para provar que tem qualidade para continuar no elenco.
O jovem Fernandes é outra opção para o técnico René Simões - Vitor Silva / SSPress / SSPress

Fernandes - Sempre tratado como um jogador de muito talento na base do Botafogo, o jovem pode ser a esperança da torcida em 2015. Tem ganhado espaço com René Simões.

Tomás - Principal destaque do Boa Esporte durante a Série B de 2014, o meia deverá tomar o espaço de Gegê entre os titulares do técnico René Simões.

Pimentinha - Jogador de velocidade e dribles curtos, o atacante irá disputar espaço com Bill e Pimpão no ataque titular da equipe. É conhecido como o Messi do Nordeste.

Jóbson - Apesar de terminar o ano em baixa e vaiado pela torcida, o atacante continua no elenco. Poderá ser a sua última chance no clube, já que o contrato se encerra no meio do ano. Nos treinamentos ele tem mostrado mais maturidade e garra para ocupar seu espaço.


POR CAROLINA OLIVEIRA CASTRO/O GLOBO