Páginas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Botafogo vacila, sofre com erro da arbitragem e empata com Voltaço



Alvinegro leva gol aos 47 minutos do segundo tempo, logo após árbitro apontar erradamente impedimento em gol que decretaria vitória



lamentação

Arbitragem
O Botafogo teve dois gols mal anulados, um em cada tempo. Após o segundo, de Fernandes, o time sofreu o gol de empate

artilheiros

Pimpão/Jardel
O atacante Rodrigo Pimpão e o meia Diego Jardel marcaram nesta quarta seus primeiros gols com a camisa do Botafogo

erro

Gegê
Um erro ao tentar um drible próximo à área propiciou o primeiro gol do Volta Redonda. Saiu no intervalo

Ao contrário do que ocorreu em sua estreia na temporada, o Botafogo não precisou de muito tempo para fazer seus gols - um no início de cada tempo. Mas novamente apresentou erros que desta vez lhe custaram dois pontos. Com um gol sofrido aos 47 minutos do segundo tempo, o Alvinegro ficou no empate em 2 a 2 com o Volta Redonda, nesta quarta-feira, no Estádio Raulino de Oliveira, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. Rodrigo Pimpão e Diego Jardel anotaram para o time da Estrela Solitária, enquanto Henrique fez o primeiro da equipe da casa. Desde agosto de 2014 que a equipe não alcança dois triunfos consecutivos.

Gilberto lamenta chance perdida: expressão da decepção do Botafogo com empate em Volta Redonda (Foto: Fernando Soutello / Ag. Estado)
O Botafogo passou a impressão de que poderia ter conquistado os três pontos, não fossem alguns erros individuais ao longo da partida. O principal deles, protagonizado por Gegê, custou um gol na rede de Jefferson, que mais uma vez se destacou com boas defesas. Depois de atuar diante de um público de 1.659 pagantes (2.236 presentes), o Alvinegro vive a expectativa de um número maior de torcedores neste sábado, contra o Bonsucesso, na partida que marca a reabertura do Engenhão - denominado pela diretoria Estádio Nilton Santos. Já o Volta Redonda entra em campo no domingo, fora de casa, contra a Cabofriense.

Se contra o Boavista o Botafogo precisou insistir até a parte final do segundo tempo para abrir o placar, contra o Volta Redonda o gol apareceu rapidamente. Apareceu porque não nasceu de uma jogada construída, mas de uma rebatida errada de um jogador adversário nos pés de Rodrigo Pimpão, após cruzamento de Carleto. O atacante chutou no canto e fez aos três minutos seu primeiro gol com a camisa alvinegra.

Mas a vantagem que poderia dar tranquilidade ao Botafogo logo desapareceu. Pouco tempo depois de Jefferson, titular da seleção brasileira, não ter vergonha de dar um chutão para a lateral ao receber uma bola mal recuada, o jovem Gegê não usou da mesma simplicidade ao ver-se numa situação difícil. Pressionado por Niltinho na frente da grande área alvinegra, ele tentou o drible e perdeu a bola. Ela sobrou para Higor Leite, que achou Henrique em boa posição para chutar cruzado e empatar para o Volta Redonda aos sete minutos.

Embora houvesse tempo de sobra para se reagir, o Botafogo não conseguiu se organizar da melhor maneira para buscar uma nova vantagem no placar. Com um setor de criação do meio-campo sem expressividade, a equipe ficou dependente dos avanços de seus laterais. E o Volta Redonda se aproveitou disso para puxar os contra-ataques, principalmente com Hugo nas costas de Gilberto.

Num de seus avanços, aliás, o lateral-direito do Botafogo chegou a marcar um gol, mal anulado pela arbitragem, mas num lance de difícil visualização. No entanto, o time de René Simões nem pôde ir para o vestiário reclamando. Antes do intervalo, Jefferson fez duas grandes defesas em cabeçadas consecutivas do zagueiro Luan.

Castigo nos minutos finais

O Botafogo voltou do intervalo com Fernandes no lugar de Gegê. A substituição teve seu efeito sentido imediatamente. Logo aos três minutos o volante de 19 anos deu início ao contra-ataque puxado por Rodrigo Pimpão. O atacante avançou pelo lado direito e cruzou com precisão para Diego Jardel, que entrava em velocidade na área, e cabeceou para fazer o segundo gol alvinegro.

Depois de repetir o feito de chegar à vantagem no início, o Botafogo fez diferente no segundo tempo. A equipe mostrou melhor posicionamento defensivo, impedindo que o Volta Redonda tivesse os mesmos espaços da primeira etapa. O time de René Simões, entretanto, continuou a sofrer alguns sustos, principalmente como consequência de erros individuais de passe ou de saída de bola.

E quando aparentava que conseguiria segurar-se na base da vontade e sem levar muitos perigos ao adversário, o Botafogo sofreu o gol de empate, marcado por Magnum, de cabeça, aos 47 minutos. Mas o lance foi ainda mais lamentado porque logo antes o árbitro Rodrigo Nunes de Sá anulou erradamente o gol marcado por Fernandes, apontando um impedimento inexistente do volante.

Por GloboEsporte.com Volta Redonda,RJ/GE

Botafogo busca segunda vitória e fim do jejum de atacantes


Homens de frente do Glorioso balançaram a rede pela última vez, oficialmente, em outubro de 2014, na vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo. Bill e Pimpão tem grande concorrência no banco




Bill chutou uma bola no travessão na vitória sobre
 o Boavista (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, pela segunda rodada do Campeonato Carioca, às 19h30, para enfrentar o Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira, casa do adversário. Além de buscar a segunda vitória na competição, o Glorioso tenta acabar com o longo jejum de gols dos atacantes.

Bill e Rodrigo Pimpão, que passaram em branco na primeira rodada, precisam marcar presença e balançar as redes adversárias. Além deles, o elenco conta com outros sete atacantes: Jobson, Sassá, Murilo, Henrique, Tássio, André Luis e o recém-chegado Pimentinha. Ou seja, a concorrência por uma vaga é para lá de acirrada.

Os homens de frente do Alvinegro não fazem gols, em partidas oficiais, há mais de três meses. A última vez que isso aconteceu foi no dia 25 de outubro de 2014, na vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo, pela 31rodada do Brasileirão, gols de Wallyson e Rogério. Neste ano, além da vitória de 1 a 0 sobre o Boavista (gol do zagueiro Roger Carvalho) , o Botafogo enfrentou o Shandong Luneng (CHN), em amistoso no Engenhão, e foi derrotado: 1 a 0.

Só em jogos-treino, os atacantes desencantaram. Na vitória sobre o Barra Mansa (2 a 0), Rodrigo Pimpão tabelou com Bill, que marcou. Já na goleada de 7 a 0 sobre o Duquecaxiense, os homens de frente foram à forra. Diego Jardel, Gegê, Rodrigo Pimpão, Sassá, Murilo e Tássio – duas vezes – fizeram os gols do Glorioso naquela ocasião.

Agora, basta que os atacantes mostrem a mesma boa pontaria dos jogos-treino diante do Voltaço. Na vitória sobre o Boavista, a equipe alvinegra mandou no jogo, mas conseguiu fazer apenas um gol, somente aos 38 minutos do segundo tempo (Roger Carvalho, de cabeça), após muita insistência.


Leia mais no LANCENET! 

Meia com vocação ofensiva, Tomas chega ao Botafogo em busca de gols


Relacionado para enfrentar o Volta Redonda, meia de 22 anos destaca gosto pelas finalizações



Tomas é o 13º reforço apresentado pelo Bota
(Foto: Gustavo Rotstein)
Tomas não é atacante de ofício, mas seus números mostram vocação ofensiva. Apresentado nesta terça-feira como novo reforço do Botafogo, ele marcou pelo Boa Esporte na Série B do ano passado os mesmos 15 gols de Rodrigo Pimpão, agora seu companheiro de clube. Relacionado para a partida contra o Volta Redonda, nesta quarta, o jogador de 22 anos chega disposto a corresponder às expectativas no que diz respeito a quantidade e qualidade.

- Sou meia de armação, que procura chegar à frente para finalizar e tento colocar meus companheiros na cara do gol. No Boa Esporte tive muita liberdade para chegar à frente, e isso fez muita diferença. Meu estilo é de chutar de fora da área, sempre que tiver oportunidade eu gosto de finalizar.

Embora tenha atuado pelo Boa Esporte no ano passado, Tomas foi emprestado pelo J Malucelli, do Paraná, até o fim da temporada. O meia admitiu que recebeu propostas de outros clubes, inclusive de fora do país, mas afirmou que a decisão de assinar com o Botafogo foi tomada em conjunto e com o incentivo de uma pessoa em especial.

- Conversei com a minha família, e tomamos a decisão de vir para o Botafogo. Tenho um tio botafoguense. O nome dele é Ronaldo e mora no Tocantins. Ele me falou para vir porque vou ajudar o time a voltar à Primeira Divisão - disse.

O meia é o 13º jogador apresentado pelo Botafogo para a temporada 2015. O próximo será o atacante Pimentinha, que desembarcou no Rio de Janeiro mas ainda não treinou com o grupo. Ele passa por exames e terá questões burocráticas resolvidas nesta semana.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE